Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Roma em Agosto: É Mesmo Verdade que Fecha Tudo?

Como é Roma em Agosto? Saiba que na Itália ainda vige bastante o regime de “férias coletivas”.

Em Agosto, grande parte dos italianos estará engarrafada na autoestrada, lotando as filas de embarques dos aeroportos e pagando três vezes mais por duas ou três semanas de férias que, em junho ou setembro são muito mais baratas.

Mas fazer o quê? Se você está vindo para cá, saiba como fica Roma no verão.

Nos anos do grande boom econômico pós-bélico, ou seja, no auge das décadas de 50-60, quem comandava a vida do italiano médio era o ritmo das fábricas. Com as fábricas fechando no mês mais quente do ano, as férias eram “em agosto ou nunca”.

Leia mais:

Obviamente nos últimos anos, isso mudou bastante. Me lembro que quando vim morar aqui, em 1999, Roma em agosto quase parecia um deserto.

Mas a globalização, o aumento do turismo, a abertura de shopping centers e supermercados que funcionam 24 horas por dia, fez com que o ritmo de vida durante o auge do verão mudasse bastante.

Como é Roma em Agosto? Fecha mesmo tudo? Boato ou verdade?

Mas o que realmente acontece? Será mesmo verdade que fecha tudo? Onde dormir, onde comer, onde comprar? Suas férias em Roma em agosto valerão a pena ou não?

roma em agosto

Apesar de morar na Itália há mais de 20 anos, levei um tempo para compreender como funciona o suposto “tudo fechado em agosto”.

Na verdade, tudo depende se você vai viver a vida do cidadão normal, em um bairro residencial, onde a maioria das atividades comerciais é de propriedade de comerciantes locais, e alguns deles até são seus vizinhos… ou se você vai viver a vida de turista, em bairro de turista e fazendo programa de turista.

Se o seu caso for o primeiro, não, você não vai morrer de fome em Roma no verão, mas muitas atividades comerciais fecham, principalmente a partir da segunda semana de agosto, com o auge do “fechamento de massa” mais ou menos do dia 07 até o dia 20.

Os supermercados e as farmácias ficam abertos, alguns bares também. As farmácias funcionam em um esquema de turnos: cada bairro deve ter um certo número de farmácias abertas algumas horas do dia (e da noite), conforme o contingente de habitantes.

roma em agosto
Como podem ver na foto, até as paróquias fecham para férias, convidando os fiéis a retornarem às missas a partir de Setembro. Aqui na foto o aviso estava na porta da Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, perto da Piazza Navona.

Portanto, saiba que o comércio local, nos bairros residenciais, fica bem reduzido. Essa informação é bem importante para quem vai alugar apartamento em Roma, em sites como Booking.com ou AirBnb.

++ Leia Mais | Como participar de uma missa do papa. Dicas aqui!

3 DICAS RÁPIDAS DE HOSPEDAGEM:

ONDE SE HOSPEDAR EM ROMA PERTO DOS PONTOS TURÍSTICOS

Como a maioria dos pontos turísticos estão espalhadas pelo centro histórico de Roma, os melhores bairros onde se hospedar em Roma e fazer tudo a pé são: Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza di Spagna:

  1. Hotel em Roma nos arredores da Fontana di Trevi. Dica: Relais Fontana di Trevi
  2. Hotel em Roma nos arredores do Pantheon. Dica: Hotel Adriano
  3. Hotel em Roma nos arredores da Piazza di Spagna. Dica: Hotel San Silvestro

Roma em Agosto nos bairros turísticos: vida (quase) normal

Se o seu destino for o Trastevere, o Campo de’ Fiori, Termini, Piazza di Spagna, Vaticano saiba que dá pra sentir bem menos o efeito “férias italianas”.

Escadaria na Praça do Campidoglio no vai e vem do mês de agosto. | Crédito: Shutterstock

Apesar de muitos locais abertos serem aqueles do tipo caça-turistas, com um pouco de paciência, principalmente fora das datas que citei acima (no auge do êxodo de massa) e do feriado de Ferragosto (no dia 15/08), você encontrará o que comer, o que comprar e, com certeza o que fazer.

As principais e mais famosas atrações turísticas (Coliseu, Basílica de São Pedro, Museus Vaticanos) não fecham em Agosto e há muitos eventos no verão romano: cinema ao ar livre, discotecas ao ar livre, etc.

E o feriado de Ferragosto?

Quando vim morar na Itália, no dia 15 de Agosto, o famoso feriado de Ferragosto, era um dia entregue às moscas.

Todos os italianos aproveitam essa data para fazer uma scampagnata, ou seja, um dia na praia, um piquenique nos parques, um passeio em cidadezinhas de montanha. Geralmente os restaurantes de hotéis-fazenda e as praias com quiosque-restaurante estarão lotados.

Essa foto foi tirada bem no centro de Roma, perto do Pantheon, e no dia 15 de Agosto. Viram como tem bastante gente pela cidade? | Crédito: Shutterstock

Na cidade algo já mudou! Ano passado, por exemplo, muitas grandes redes de supermercado (como o Carrefour), anunciaram que ficariam abertos no horário normal. Outras redes de supermercados abriram em regime de meio expediente.

Portanto, se você se hospedar em um bairro residencial em Roma, provavelmente terá um supermercado aberto, mas as atividades menores fecham.

Para quem está no centro, em bairros turísticos, haverá sempre lugares para comer e beber.

As atrações turísticas principais abrem nesse dia, com exceção dos Museus do Vaticano. Aliás, é até fácil que nessa data os monumentos estejam lotados, afinal é feriado!

(Vai visitar os Museus do Vaticano? Evite filas e compre o seu ingresso antecipado, com direito a cancelamento e devolução se mudar de ideia.)

Qual é a temperatura em Roma em Agosto?

A temperatura em Roma em agosto registra oficialmente máximas de 33°C e mínimas de 19°C. Na verdade, na primeira quinzena faz muito calor e as temperaturas superam facilmente 35°C.

A partir da segunda quinzena é fácil de a temperatura máxima começar a baixar um pouco e termos alguns dias de chuvas passageiras de verão.

Leia também:

Chove em Roma em Agosto?

Agosto é um mês com temperaturas muito quentes na primeira quinzena, e com temperaturas mais amenas na segunda quinzena.

O que faz das temperaturas serem mais amenas na segunda quinzena é porque começa um período que, apesar de não ser chuvoso, apresenta algumas pancadas de chuvas de verão.

Geralmente não são chuvas que duram o dia todo, e nem comprometem o programa turístico.

++ Leia Mais | Roma com chuva: como curtir a cidade dos dias molhados?

Fazer as Malas: o que vestir em Roma em Agosto?

Dia 15 de Agosto é o auge do verão e as temperaturas não fazem inveja às cidades mais quentes do Brasil. Coloque na sua mala: camisetas, vestidos, saias, shorts, bermudas, sandálias.

Ponha também um biquini na mala. Quem sabe você não decide passar uma tarde na praia, ou o seu hotel tem piscina?

Mas não esqueça duas coisas muito importantes: as igrejas e, sobretudo a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano, não permitem a entrada com ombros de fora, e roupas acima do joelho, tanto para homens, como mulheres ou crianças.

Então, coloque uma camiseta de meia manga ou um xale para cobrir os ombros. Saiba que eles barram mesmo! Na Basílica de São Pedro há o controle de roupas!

Outra coisa importante a ser considerada: se você for viajar de trem, muitas vezes o ar condicionado está muito frio. Leve sempre consigo umas pashminas ou uma blusa de manga comprida bem levinha, de algodão.

Enfim, considera uma coisa: mais pro final de agosto às vezes chove e a temperatura refresca um pouco. Tenha sempre na mala uma jaqueta impermeável (leve) para chuva, sobretudo se for um modelinho corta-vento.

Também pode ser bom ter 1 par de tênis e uma calça comprida em caso de mudança brusca de temperatura. Isso acontece geralmente a partir do dia 20 de Agosto.

Mas, no geral, 90% das roupas da sua mala devem ser roupas de verão.

Leia também:

  1. O que fazer no Vaticano: dicas completas
  2. Escola na Roma Antiga: Fatos e Curiosidades
  3. Museus Grátis em Roma: cultura sem custo

O que fazer em Roma em Agosto?

As principais atrações turísticas funcionam normalmente, então se o seu programa prevê um itinerário mais clássico, saiba que há muito o que fazer em Roma em Agosto.

Se você curte uma praia, a mais próxima de Roma é o litoral de Ostia. Dá para chegar lá pegando o metrô na Estação Piramide-Ostiense.

Do centro de Roma até Ostia são cerca de 40 minutos de viagem. Há outras praias muito frequentadas pelos romanos: Santa Severa, Santa Marinella, Cerveteri, Marina di San Nicola, Terracina, San Felice Circeo, Gaeta.

Para todas você precisará de cerca 1 hora de viagem saindo de Roma.

Estando em pleno verão, a maioria dos monumentos tem opções de abertura noturna. E escurece praticamente às 9 da noite, então você pode curtir muito o seu dia. Para saber mais sobre aberturas noturnas leia os posts a seguir:

Em Agosto ainda dá para encontrar um restinho da liquidação de verão (que começa na primeira semana de Julho). A maioria das lojas vai colocar os artigos ainda em liquidação nas araras no fundo da loja.

Nessa época do ano as vitrines estarão decoradas com artigos de outono, então combina perfeitamente com a estação do hemisfério sul. Perfeito, não?

Diversão: shows, teatro e cinema ao ar livre. Viver a movida romana!

Como o verão também é a hora da Estate Romana (trad.: verão romano). Estate Romana, apesar do nome assim tão literal, é o nome do evento oficial que reúne tudo aquilo (acredite, é muita coisa!) que acontece durante essa temporada, com o auge no mês de Julho!

A parte baixa do Lungotevere (a marginal do Rio Tibre) vira uma grande quermesse: inúmeras barraquinhas, lounges, restaurantes, bares e até mesas de pingue-pongue às margens do Rio.

Quando vai anoitecendo uma grande parte dos romanos dá uma passadinha por lá.

Festivais de cinema ao ar livre

Existem pelo menos três interessantes festivais de cinema ao ar livre: um no Trastevere, uma na Isola Tiberina (a pequena ilha que divide o Trastevere do Gueto Judaico) e um na Piazza Vittorio, no bairro Esquilino, o bairro multicultural não muito longe da Estação Termini e da Basílica de Santa Maria Maggiore.

Operas, Balés e Teatro Clássico ao ar livre nas antigas ruínas romanas

Todos os anos há dois enormes festivais de música e teatro dentro de antigas ruínas romanas. Durante o verão o Teatro dell’Opera transfere os seus espetáculos de balé e ópera para as Termas de Caracalla.

Já no teatro de Ostia Antiga é possível assistir aos clássicos do antigo teatro grego e romano, com suas tragédias e comédias.

Também é o momento da temporada do Shakespeare Globe Theatre. Sim! Também temos um teatro shakesperiano, que abre exclusivamente durante o verão.

++ Leia Mais | Pegar o Uber em Roma vale mesmo a pena?

Museus e monumentos abertos até tarde… a sua chance de ver os Museus Vaticanos vazios!

Muitos museus prolongam de até 1 hora o seu horário de encerramento, e muitos abrem até as 23h todas as sextas-feiras.

Também é a hora para aproveitar e ver as principais atrações abertas e iluminadas à noite: Coliseu, Museus Vaticanos, Castelo Sant’Angelo e Fórum Romano, são algumas delas.

Incrivel, né? Mas, sim, um dos corredores dos Museus Vaticanos vazios! Graças à abertura noturna de primavera-verão

Flanar por Roma, por que não?

Mas se seu objetivo é somente curtir a cidade, essa época, graças ao anoitecer não antes das 21h, nos permite viver a cidade intensamente. Pode ser uma boa desculpa para descobrir cantinhos inusitados da cidade.

O que comer em Roma em Agosto: Pratos de verão

Como temos estações muito bem definidas, a culinária muda muito ao longo do ano. Vou elencar para vocês alguns clássicos do verão:

Prosciutto e Melone: um prato de presunto de Parma (ou San Daniele) e melão cantalupe. Pode ser sevido como antepasto ou mesmo como prato principal.

Prosciutto e Fichi: uma variação de presunto com melão, é o presunto de Parma (ou San Daniele) com figos.

Insalata Caprese: a salada Caprese é uma deliciosa e simples combinação de muçarela de búfala, tomate e majerição. Tudo temperado com azeite. Há quem coloque pimenta do reino, mas não é uma opção corriqueira.

Panzanella: a Panzanella é uma salada típica da Toscana, mas a gente a encontra cada vez mais em Roma. Ela é feita de pão dormido bem torrado (o pão é amolecido), tomate, cebola. Há quem coloque também cubinhos de pepino, ou cenoura ralada, azeitonas, etc.

Spaghetti alle vongole: o espaguete com ameijoas é um prato clássico do verão italiano. Não perca a chance de prová-lo, companhando de um bom copo de vinho branco.

Aperitivo com Spritz: O Aperol Spritz é a bola da vez em matéria de drinks que são a cara do verão. Há muitos lugares com a fórmula aperitivo, em que você paga um couvert e com o drink vem um pratinho com comidinhas. Nessa época eu adoro happy hour que servem frutos do mar junto com Spritz, prosecco ou algum vinho branco ou rosé.

Roma em Agosto: época para sorvetes e bebidas geladas

Os italianos tomam sorvete quase o ano todo. A maioria das sorveterias costuma fechar em Janeiro e Fevereiro, e já reabrem em Março, com a chegada da primavera.

Mas é pelo menos de Maio a Outubro, alcançado picos em Junho, Julho e Agosto, que o sorvete vira parte da nossa vida cotidiana.

Portanto, aproveite essa época para degustar um dos alimentos preferidos dos italianos. Com a onda da “gourmetização”, há vários sorveteiros inovando bastante nos sabores. Então, não estranhe se você encontrar sorvete de gorgonzola, ou até mesmo de abóbora ou rosas.

Lista de sorveterias que valem muito a pena em Roma:

Estamos acostumados a consumir grande parte da nossa própria produção nacional de vinhos, afinal, qualquer festinha com amigos é sempre uma boa desculpa para abrir algumas garrafas. Mas essa é a hora de abandonar os tintos e passar aos brancos e rosés.

Chegou a hora do prosecco, do Franciacorta, dos rosés para acompanhar todas as delícias que já citei aqui acima. Um prato de peixinhos, lulas e camarões fritos, servidos com um bom vinho branco ou um rosé… é tudo o que a gente quer no verão!

Mas confesso que também é a hora do (Aperol) Spritz.

Este drink de origem vêneta é a bola da vez em todos os bares romanos: do pé-sujo ao bar mais requintado. Ficar sentando com os amigos em uma mesinha na calçada tomando um spritz, enquanto a luz do dia cala lentamente, é simplesmente uma maravilha. Esse é o espírito do verão!

roma em agosto drinks gelados
Caffè Shakerato do Bar Ciampini. O café frio batido com gelo é um dos meus companheiros fiéis durante o verão!

Mas deixando um pouco de lado os vinhos e coquetéis, também é possível se refrescar com deliciosos shakes de café, cremes de café e também café batido com gelo (caffè shakerato). Um caffè shakerato com uma pequena quantidade de Bailey’s é uma ótima pedida!

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Como é Roma em Agosto? Saiba que na Itália ainda vige bastante o regime de “férias coletivas”.

Em Agosto, grande parte dos italianos estará engarrafada na autoestrada, lotando as filas de embarques dos aeroportos e pagando três vezes mais por duas ou três semanas de férias que, em junho ou setembro são muito mais baratas.

Mas fazer o quê? Se você está vindo para cá, saiba como fica Roma no verão.

Nos anos do grande boom econômico pós-bélico, ou seja, no auge das décadas de 50-60, quem comandava a vida do italiano médio era o ritmo das fábricas. Com as fábricas fechando no mês mais quente do ano, as férias eram “em agosto ou nunca”.

Leia mais:

Obviamente nos últimos anos, isso mudou bastante. Me lembro que quando vim morar aqui, em 1999, Roma em agosto quase parecia um deserto.

Mas a globalização, o aumento do turismo, a abertura de shopping centers e supermercados que funcionam 24 horas por dia, fez com que o ritmo de vida durante o auge do verão mudasse bastante.

Como é Roma em Agosto? Fecha mesmo tudo? Boato ou verdade?

Mas o que realmente acontece? Será mesmo verdade que fecha tudo? Onde dormir, onde comer, onde comprar? Suas férias em Roma em agosto valerão a pena ou não?

roma em agosto

Apesar de morar na Itália há mais de 20 anos, levei um tempo para compreender como funciona o suposto “tudo fechado em agosto”.

Na verdade, tudo depende se você vai viver a vida do cidadão normal, em um bairro residencial, onde a maioria das atividades comerciais é de propriedade de comerciantes locais, e alguns deles até são seus vizinhos… ou se você vai viver a vida de turista, em bairro de turista e fazendo programa de turista.

Se o seu caso for o primeiro, não, você não vai morrer de fome em Roma no verão, mas muitas atividades comerciais fecham, principalmente a partir da segunda semana de agosto, com o auge do “fechamento de massa” mais ou menos do dia 07 até o dia 20.

Os supermercados e as farmácias ficam abertos, alguns bares também. As farmácias funcionam em um esquema de turnos: cada bairro deve ter um certo número de farmácias abertas algumas horas do dia (e da noite), conforme o contingente de habitantes.

roma em agosto
Como podem ver na foto, até as paróquias fecham para férias, convidando os fiéis a retornarem às missas a partir de Setembro. Aqui na foto o aviso estava na porta da Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, perto da Piazza Navona.

Portanto, saiba que o comércio local, nos bairros residenciais, fica bem reduzido. Essa informação é bem importante para quem vai alugar apartamento em Roma, em sites como Booking.com ou AirBnb.

++ Leia Mais | Como participar de uma missa do papa. Dicas aqui!

3 DICAS RÁPIDAS DE HOSPEDAGEM:

ONDE SE HOSPEDAR EM ROMA PERTO DOS PONTOS TURÍSTICOS

Como a maioria dos pontos turísticos estão espalhadas pelo centro histórico de Roma, os melhores bairros onde se hospedar em Roma e fazer tudo a pé são: Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza di Spagna:

    1. Hotel em Roma nos arredores da Fontana di Trevi. Dica: Relais Fontana di Trevi
    2. Hotel em Roma nos arredores do Pantheon. Dica: Hotel Adriano
    3. Hotel em Roma nos arredores da Piazza di Spagna. Dica: Hotel San Silvestro
 

Roma em Agosto nos bairros turísticos: vida (quase) normal

Se o seu destino for o Trastevere, o Campo de’ Fiori, Termini, Piazza di Spagna, Vaticano saiba que dá pra sentir bem menos o efeito “férias italianas”.

Escadaria na Praça do Campidoglio no vai e vem do mês de agosto. | Crédito: Shutterstock

Apesar de muitos locais abertos serem aqueles do tipo caça-turistas, com um pouco de paciência, principalmente fora das datas que citei acima (no auge do êxodo de massa) e do feriado de Ferragosto (no dia 15/08), você encontrará o que comer, o que comprar e, com certeza o que fazer.

As principais e mais famosas atrações turísticas (Coliseu, Basílica de São Pedro, Museus Vaticanos) não fecham em Agosto e há muitos eventos no verão romano: cinema ao ar livre, discotecas ao ar livre, etc.

E o feriado de Ferragosto?

Quando vim morar na Itália, no dia 15 de Agosto, o famoso feriado de Ferragosto, era um dia entregue às moscas.

Todos os italianos aproveitam essa data para fazer uma scampagnata, ou seja, um dia na praia, um piquenique nos parques, um passeio em cidadezinhas de montanha. Geralmente os restaurantes de hotéis-fazenda e as praias com quiosque-restaurante estarão lotados.

Essa foto foi tirada bem no centro de Roma, perto do Pantheon, e no dia 15 de Agosto. Viram como tem bastante gente pela cidade? | Crédito: Shutterstock

Na cidade algo já mudou! Ano passado, por exemplo, muitas grandes redes de supermercado (como o Carrefour), anunciaram que ficariam abertos no horário normal. Outras redes de supermercados abriram em regime de meio expediente.

Portanto, se você se hospedar em um bairro residencial em Roma, provavelmente terá um supermercado aberto, mas as atividades menores fecham.

Para quem está no centro, em bairros turísticos, haverá sempre lugares para comer e beber.

As atrações turísticas principais abrem nesse dia, com exceção dos Museus do Vaticano. Aliás, é até fácil que nessa data os monumentos estejam lotados, afinal é feriado!

(Vai visitar os Museus do Vaticano? Evite filas e compre o seu ingresso antecipado, com direito a cancelamento e devolução se mudar de ideia.)

Qual é a temperatura em Roma em Agosto?

A temperatura em Roma em agosto registra oficialmente máximas de 33°C e mínimas de 19°C. Na verdade, na primeira quinzena faz muito calor e as temperaturas superam facilmente 35°C.

A partir da segunda quinzena é fácil de a temperatura máxima começar a baixar um pouco e termos alguns dias de chuvas passageiras de verão.

Leia também:

Chove em Roma em Agosto?

Agosto é um mês com temperaturas muito quentes na primeira quinzena, e com temperaturas mais amenas na segunda quinzena.

O que faz das temperaturas serem mais amenas na segunda quinzena é porque começa um período que, apesar de não ser chuvoso, apresenta algumas pancadas de chuvas de verão.

Geralmente não são chuvas que duram o dia todo, e nem comprometem o programa turístico.

++ Leia Mais | Roma com chuva: como curtir a cidade dos dias molhados?

Fazer as Malas: o que vestir em Roma em Agosto?

Dia 15 de Agosto é o auge do verão e as temperaturas não fazem inveja às cidades mais quentes do Brasil. Coloque na sua mala: camisetas, vestidos, saias, shorts, bermudas, sandálias.

Ponha também um biquini na mala. Quem sabe você não decide passar uma tarde na praia, ou o seu hotel tem piscina?

Mas não esqueça duas coisas muito importantes: as igrejas e, sobretudo a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano, não permitem a entrada com ombros de fora, e roupas acima do joelho, tanto para homens, como mulheres ou crianças.

Então, coloque uma camiseta de meia manga ou um xale para cobrir os ombros. Saiba que eles barram mesmo! Na Basílica de São Pedro há o controle de roupas!

Outra coisa importante a ser considerada: se você for viajar de trem, muitas vezes o ar condicionado está muito frio. Leve sempre consigo umas pashminas ou uma blusa de manga comprida bem levinha, de algodão.

Enfim, considera uma coisa: mais pro final de agosto às vezes chove e a temperatura refresca um pouco. Tenha sempre na mala uma jaqueta impermeável (leve) para chuva, sobretudo se for um modelinho corta-vento.

Também pode ser bom ter 1 par de tênis e uma calça comprida em caso de mudança brusca de temperatura. Isso acontece geralmente a partir do dia 20 de Agosto.

Mas, no geral, 90% das roupas da sua mala devem ser roupas de verão.

Leia também:

O que fazer em Roma em Agosto?

As principais atrações turísticas funcionam normalmente, então se o seu programa prevê um itinerário mais clássico, saiba que há muito o que fazer em Roma em Agosto.

Se você curte uma praia, a mais próxima de Roma é o litoral de Ostia. Dá para chegar lá pegando o metrô na Estação Piramide-Ostiense.

Do centro de Roma até Ostia são cerca de 40 minutos de viagem. Há outras praias muito frequentadas pelos romanos: Santa Severa, Santa Marinella, Cerveteri, Marina di San Nicola, Terracina, San Felice Circeo, Gaeta.

Para todas você precisará de cerca 1 hora de viagem saindo de Roma.

Estando em pleno verão, a maioria dos monumentos tem opções de abertura noturna. E escurece praticamente às 9 da noite, então você pode curtir muito o seu dia. Para saber mais sobre aberturas noturnas leia os posts a seguir:

Em Agosto ainda dá para encontrar um restinho da liquidação de verão (que começa na primeira semana de Julho). A maioria das lojas vai colocar os artigos ainda em liquidação nas araras no fundo da loja.

Nessa época do ano as vitrines estarão decoradas com artigos de outono, então combina perfeitamente com a estação do hemisfério sul. Perfeito, não?

Diversão: shows, teatro e cinema ao ar livre. Viver a movida romana!

Como o verão também é a hora da Estate Romana (trad.: verão romano). Estate Romana, apesar do nome assim tão literal, é o nome do evento oficial que reúne tudo aquilo (acredite, é muita coisa!) que acontece durante essa temporada, com o auge no mês de Julho!

A parte baixa do Lungotevere (a marginal do Rio Tibre) vira uma grande quermesse: inúmeras barraquinhas, lounges, restaurantes, bares e até mesas de pingue-pongue às margens do Rio.

Quando vai anoitecendo uma grande parte dos romanos dá uma passadinha por lá.

Festivais de cinema ao ar livre

Existem pelo menos três interessantes festivais de cinema ao ar livre: um no Trastevere, uma na Isola Tiberina (a pequena ilha que divide o Trastevere do Gueto Judaico) e um na Piazza Vittorio, no bairro Esquilino, o bairro multicultural não muito longe da Estação Termini e da Basílica de Santa Maria Maggiore.

Operas, Balés e Teatro Clássico ao ar livre nas antigas ruínas romanas

Todos os anos há dois enormes festivais de música e teatro dentro de antigas ruínas romanas. Durante o verão o Teatro dell’Opera transfere os seus espetáculos de balé e ópera para as Termas de Caracalla.

Já no teatro de Ostia Antiga é possível assistir aos clássicos do antigo teatro grego e romano, com suas tragédias e comédias.

Também é o momento da temporada do Shakespeare Globe Theatre. Sim! Também temos um teatro shakesperiano, que abre exclusivamente durante o verão.

++ Leia Mais | Pegar o Uber em Roma vale mesmo a pena?

Museus e monumentos abertos até tarde… a sua chance de ver os Museus Vaticanos vazios!

Muitos museus prolongam de até 1 hora o seu horário de encerramento, e muitos abrem até as 23h todas as sextas-feiras.

Também é a hora para aproveitar e ver as principais atrações abertas e iluminadas à noite: Coliseu, Museus Vaticanos, Castelo Sant’Angelo e Fórum Romano, são algumas delas.

Incrivel, né? Mas, sim, um dos corredores dos Museus Vaticanos vazios! Graças à abertura noturna de primavera-verão

Flanar por Roma, por que não?

Mas se seu objetivo é somente curtir a cidade, essa época, graças ao anoitecer não antes das 21h, nos permite viver a cidade intensamente. Pode ser uma boa desculpa para descobrir cantinhos inusitados da cidade.

O que comer em Roma em Agosto: Pratos de verão

Como temos estações muito bem definidas, a culinária muda muito ao longo do ano. Vou elencar para vocês alguns clássicos do verão:

Prosciutto e Melone: um prato de presunto de Parma (ou San Daniele) e melão cantalupe. Pode ser sevido como antepasto ou mesmo como prato principal.

Prosciutto e Fichi: uma variação de presunto com melão, é o presunto de Parma (ou San Daniele) com figos.

Insalata Caprese: a salada Caprese é uma deliciosa e simples combinação de muçarela de búfala, tomate e majerição. Tudo temperado com azeite. Há quem coloque pimenta do reino, mas não é uma opção corriqueira.

Panzanella: a Panzanella é uma salada típica da Toscana, mas a gente a encontra cada vez mais em Roma. Ela é feita de pão dormido bem torrado (o pão é amolecido), tomate, cebola. Há quem coloque também cubinhos de pepino, ou cenoura ralada, azeitonas, etc.

Spaghetti alle vongole: o espaguete com ameijoas é um prato clássico do verão italiano. Não perca a chance de prová-lo, companhando de um bom copo de vinho branco.

Aperitivo com Spritz: O Aperol Spritz é a bola da vez em matéria de drinks que são a cara do verão. Há muitos lugares com a fórmula aperitivo, em que você paga um couvert e com o drink vem um pratinho com comidinhas. Nessa época eu adoro happy hour que servem frutos do mar junto com Spritz, prosecco ou algum vinho branco ou rosé.

Roma em Agosto: época para sorvetes e bebidas geladas

Os italianos tomam sorvete quase o ano todo. A maioria das sorveterias costuma fechar em Janeiro e Fevereiro, e já reabrem em Março, com a chegada da primavera.

Mas é pelo menos de Maio a Outubro, alcançado picos em Junho, Julho e Agosto, que o sorvete vira parte da nossa vida cotidiana.

Portanto, aproveite essa época para degustar um dos alimentos preferidos dos italianos. Com a onda da “gourmetização”, há vários sorveteiros inovando bastante nos sabores. Então, não estranhe se você encontrar sorvete de gorgonzola, ou até mesmo de abóbora ou rosas.

Lista de sorveterias que valem muito a pena em Roma:

Estamos acostumados a consumir grande parte da nossa própria produção nacional de vinhos, afinal, qualquer festinha com amigos é sempre uma boa desculpa para abrir algumas garrafas. Mas essa é a hora de abandonar os tintos e passar aos brancos e rosés.

Chegou a hora do prosecco, do Franciacorta, dos rosés para acompanhar todas as delícias que já citei aqui acima. Um prato de peixinhos, lulas e camarões fritos, servidos com um bom vinho branco ou um rosé… é tudo o que a gente quer no verão!

Mas confesso que também é a hora do (Aperol) Spritz.

Este drink de origem vêneta é a bola da vez em todos os bares romanos: do pé-sujo ao bar mais requintado. Ficar sentando com os amigos em uma mesinha na calçada tomando um spritz, enquanto a luz do dia cala lentamente, é simplesmente uma maravilha. Esse é o espírito do verão!

roma em agosto drinks gelados
Caffè Shakerato do Bar Ciampini. O café frio batido com gelo é um dos meus companheiros fiéis durante o verão!

Mas deixando um pouco de lado os vinhos e coquetéis, também é possível se refrescar com deliciosos shakes de café, cremes de café e também café batido com gelo (caffè shakerato). Um caffè shakerato com uma pequena quantidade de Bailey’s é uma ótima pedida!

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Respostas de 28

  1. Adorei suas dicas, estou indo com a minha família em agosto, mas na segunda quinzena e também vamos para outras cidades e países, quanto tempo você nos indicar ficar em Roma? Qual seria o tempo suficiente para conhecermos os principais pontos turísticos?

  2. Olá, poderia dizer como está a situação do metrô de Roma, li em algum site que a linha fecharia para manutenção em Agosto. Ela já voltou a funcionar? Estou indo à Itália em Outubro, meu hotel é bem próximo ao metrô em Roma e está nos meus planos utilizá-lo. Desde já agradeço.

    1. A linha B vai fechar parcialmente todos os dias a partir das 21h e aos finais de semana.
      Seu hotel fica perto de qual estação?
      Abs,
      Luciana

  3. Boa tarde!
    O transporte público ( ônibus/metro) funciona normalmente no dia 15/08??
    Fiquei preocupada!
    Muito obrigada!

    1. Funciona, sim. Mas os ônibus podem estar com intervalos maiores. Metrô funciona normalmente.
      Abs,
      Luciana

  4. Eu nem fazia ideia desse questão de fechar tudo em agosto. Mas já tinha desconsiderado ir nesse mês por causa do calor!

    Mas essa dica foi ótima pra me preparar.

  5. Eu nem fazia ideia desse questão de fechar tudo em agosto. Mas já tinha desconsiderado ir nesse mês por causa do calor.

    Mas essa dica foi ótima pra me preparar.

  6. EU não sabia que as igrejas de Roma faziam as mesmas exigências para as crianças. Ano passado fui na Espanha onde algumas igrejas tinham regra de vestimenta, mas não se aplicava aos pequenos (e eu num lapso nem havia me preocupado com isso). Um ponto a ser observado na minha ida a Roma.

  7. Confesso que nao sabia sobre esse fechamentos. Quase me planejei para ir em Agosto esse ano, mas os planos mudaram.

  8. Eu fui pra Roma justamente nessa época e realmente estava muito quente! O pior foi chegar numa cidade nova em pleno Ferragosto, tudo fechado na cidade, pena não ter lido esse seu post antes

  9. Que interessante esse detalhe sobre Roma. O mês de Agosto é um pouco “morto” em Portugal também!

  10. Ótimo saber que em agosto Roma não fica tão as moscas assim. Sempre me pergntei: como pode uma cidade turística “fechar” no verão?
    Por outro lado, como gosto de conhecer os locais, viajar nesta época está fora de cogitação, já que eles tiram o merecido descanso anual.
    Obrigada pelas dicas!

  11. Que saudade que me deu de Roma lendo essas informações. Quando fui estava aberto tudo que eu queria, mas tive a vida de turista mesmo haha.

  12. Muito boas estas informações sobre Roma em agosto, sempre ouvi dizer que tudo fecha por lá nesta época, e tinha dúvidas, agora sei que é possível aproveitar a cidade. Obrigada por compartilhar.

  13. Roma é magnífica… Mas é muito interessante saber sobre estas datas que fecham quase tudo, assim podemos planejar conhecer Roma com mais cuidado com as datas!

  14. Nada como dicas de quem mora na cidade e pode realmente dizer como é Roma em agosto. Olha, eu fui uma vez e passei tanto, mas tanto calor, que agora só vou em meses mais amenos. O bom do verão é poder se acabar nos sorvetes (um melhor que o outro) e depois compensar comendo uma saladinha caprese (adoro).

  15. Oi Luciana! Acabei comprando as passagens sem saber e vou visitar a Toscana bem na semana do Ferragosto… Estava me programando para alugar um carro e devolvê-lo em Firenze exatamente no dia 15. Sabes se as locadoras de carro funcionam durante o feriado? Obrigada!

    1. Provavelmente não abrem, mas muitas indicam o lugar onde você pode estacionar o carro e deixar as chaves.
      Abs,
      Luciana

  16. Oi Luciana! Suas postagens estão me ajudando muito! Vamos para Roma em Agosto com meus 2 filhos pequenos. Chego dia 5 e retorno dia 16/08, mas nesse meio tempo também vamos para Paris. Vc tem alguma sugestão do que fazer com as crianças no dia 15? Eles tem 1 e 4 anos =)
    Obrigada!
    Laiz

  17. Oi . Estarei indo para Roma tb de 13 a 18 de agosto desse ano .Fiquei tenso qdo li sobre o Ferragosto . Cancelo a viagem??

    1. Oi, Ronaldo.
      Não cancela, não. As cidades turísticas não estarão funcionando a todo vapor, mas quase! Os pontos turísticos principais abrem.
      Particularmente eu adoro Agosto em Roma!
      Um abraço,
      Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!