Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Galleria Borghese: Uma Visita que Vale a Pena

A Galleria Borghese em Roma é um dos museus de arte mais importantes do mundo!

Apesar do seu pequeno tamanho, situado em uma antiga mansão de dois andares, que pertenceu à rica e poderosa família Borghese, o seu concentrado de obras-primas, de valor inestimável, faz dele um museu altamente aconselhável a todos os amantes da arte e da beleza.

A Galleria está situada dentro da Villa Borghese, um dos maiores parques verdes de Roma.

O  parque em si já é uma rica fonte de atrações em Roma: museus dentro e nos imediatos arredores, jardim zoológico, teatro shakesperiano, jardins para piqueniques, fontes, estátuas e até um cinema exclusivo para crianças.

Em uma cidade com grandes museus como os Capitolinos, ou os vizinhos Museus do Vaticano _os quais atraem uma quantidade simplesmente incontável de visitantes todos os dias_ fica até difícil acreditar que em um espaço tão pequeno existam tantas obras de arte importantes.

Leia mais:

galleria-borghese-5
A beleza está em todos os lugares: olhem esse teto…

Se você não tiver muito tempo para ler todo o post, vá diretamente para o tópico de interesse:

O que tem pra ver na Galleria Borghese?

Se pudesse resumir de maneira muito sucinta o que faz da Galleria Borghese um museu assim tão especial, diria que é a feliz combinação entre as obras de arte ali expostas, mas também o riquíssimo ambiente que as circunda.

Saiba também que importantes peças do Museu do Louvre faziam parte da coleção de arte da Galeria Borghese.

galleria-borghese-6

Essas cerca de 400 peças outrora pertencentes ao acervo da Galeria Borghese, atualmente se chamam Coleção Borghese do Louvre.

O prédio era um palácio pertencentes a muitos herdeiros de uma das mais ricas e poderosas famílias italianas de todos os tempos (e que ainda tem herdeiros até hoje!): os Borghese.

Portanto, enquanto contemplamos as obras de arte, podemos também imaginar como era viver em meio a tanto luxo e riqueza.

++ Rapidez e praticidade: ingresso para a Galeria Borghese

Andar térreo da Galleria Borghese: ambiente dedicado principalmente às esculturas

O esplendor já começa assim que subimos alguns degraus e alcançamos o salão de entrada. Cada sala pela qual passamos nos deleita tanto com outras obras quanto com ambiente ricamente decorados.

galleria-borghese-12

Logo no início do circuito, na sala número 1, a protagonista é a escultura de Pauline Bonaparte Borghese, representada como Venus Victrix.

A estátua nua de Antonio Canova foi tema de muitos escândalos. Pauline era irmã de Napoleão Bonaparte, e após a viuvez, se casou com Camillo Borghese.

galleria-borghese-8

Um casamento cheio de infidelidades, de ambas as partes, e Pauline sempre afirmou que foi ela mesma a pousar nua para a sua própria escultura.

Um verdadeiro escândalo numa época em que as prostitutas eram as únicas mulheres que geralmente pousavam nuas para os artistas.

galleria-borghese-9

Em seguida é a vez de visitar três salas como três esplêndidas estátuas de Bernini: o Davi (1623-1624), Apolo e Dafne (1622-1625) e uma das esculturas mais famosas e importantes da arte mundial: o Rapto de Proserpina (1621-1622).

rapto-de-persefone-galleria-borghese


Proserpina e Plutão na mitologia romana, Perséfone e Hades na mitologia grega. É impossível não ficar boquiaberto diante de tanta delicadeza, beleza e perfeição.

Algumas leituras interessantes sobre arte:

galleria-borghese-4
O Rapto de Perséfone

Um dos detalhes que faz dela uma das mais famosas esculturas de Bernini: os dedos de Plutão que comprimem a coxa de Perséfone, dando a impressão que não estamos vendo uma escultura de mármore, mas a perna de um ser humano.

Detalhe esse que já havia sido “introduzido” na escultura, com o Rapto das Sabinas, do artista Giambologna (Loggia dei Lanzi, Florença).

galleria-borghese-7
Enéias e Anquises

Na oitava e última sala do andar térreo estão pendurados seis dos doze quadros de Caravaggio de posse da família Borghese: Rapaz com cesto de frutas, Autorretrato como Baco ou Baco enfermo, São Jerônimo, Nossa Senhora dos Palafreneiros, São João Batista e Davi com a cabeça de Golias.

galleria borghese
Autorretrato como Baco ou Baco enfermo, de Caravaggio

Depois de ver todas essas esculturas chegou a hora de visitar a pinacoteca no primeiro andar.

Powered by GetYourGuide

Primeiro andar da Galleria: a preciosíssima pinacoteca

A pinacoteca é distribuída em doze salas e, como no andar térreo, aqui todos os ambientes também são ricamente decorados.

A sala 9 pode ser considerada uma das mais ricas da pinacoteca porque ali estão quadros de grandes mestres umbros e toscanos do renascimento italiano: Perugino, Andrea Del Sarto, Pinturicchio e Rafael Sanzio.

++ Passeio Guiado na Galleria Borghese: Contrate uma guia brasileira em Roma

galleria-borghese-3

Todas as salas da pinacoteca são divididas por temas, como por exemplo a sala 11, dedicada à pintura ferrarese do séc XVI. Ferrara é uma das cidades mais ricas da Emilia-Romagna.

galleria borghese

Na sala 14 há uma exposição de esculturas “menores” de Bernini, ou seja um busto do Papa Paolo V (Borghese), dois bustos do cardeal Scipione Borghese e a Cabra Amalteia.

Na sala também encontram-se três quadros pintados por Bernini: Retrato de um jovem, Autorretrato na maturidade e Autorretrato na juventude.

galleria-borghese-2
Para quem nunca soube ou imaginou que existisse um Bernini pintor, aqui estão seus quadros.

Como reservar a Galleria Borghese

Por ser um museu que só permite entrada com dia e horário marcado, é necessário marcar. Os bilhetes são vendidos em lotes de visitas de 2 horas, a partir das 9h da manhã. Todas as quintas-feiras, o museu também abre às noite, das 19 às 21h.

Considere que em cada horário é permitido um máximo de 360 visitantes de cada vez. Então, sobretudo na alta temporada, pode ser difícil comprar bilhetes de últim ahora, sobretudo nos horáros da manhã e nos finais de semana.

O ingresso custa 20 euros (preço integral), 9 euros para jovens de 18 a 25 anos e para as gratuidades cobram uma tarifa simbólica de 2 euros.

Os ingressos podem ser comprados no site oficial www.tosc.it ou no site Get Your Guide.

Leia mais:

Reservar a Galleria Borghese com o Roma Pass

A Galleria Borghese é uma das principais atrações que se pode reservar com o Roma Pass.

Para reservar é necessário acessar o site www.ticketone.it/romapass ou enviar um e-mail para romapass@tosc.it

Como reservar a Galleria Borghese grátis

Todos os primeiros domingos do mês, todas as atrações estatais concedem bilhetes grátis.

PCD + 1 acompanhante também têm direito à gratuidade, nesse caso sem pagar taxas de reserva,

A reserva para o ingresso gratuito é feita online.

Independente do tipo de reserva, é sempre aconselhável chegar meia hora antes, porque além de ter que retirar o bilhete é obrigatório deixar as bolsas no guarda-volumes.

No guarda-volumes nos é dado uma sacola de plástico transparente e podemos entrar com nossa carteira, nosso celular e pertences pequenos.

Espero que a dica seja útil!

A Galleria Borghese tem acessibilidade para cadeirante?

Sim. A entrada é pela parte posterior do museu e há elevadores entre os andares. As portas do museu são amplas e espaçosas.

De qualquer modo, no site é explicado que os elevadores só tem capacidades para cadeiras de rodas de pequeno porte e, de qualquer modo, em cada andar há cadeiras de rodas à disposição dos visitantes.

Davi contra Golias. (Gian Lorenzo Bernini) | Crédito: Shutterstock

Dias e horários de abertura da Galleria Borghese

A Galleria Borghese abre de terça a domingo das 9 às 19h e às quintas-feiras das 9 às 21h.

A Galleria Borghese fecha: às segundas-feiras, dia 25 de dezembro, dia 1 de janeiro.

Onde fica a Galleria Borghese?

A Galleria Borghese fica em uma das saídas da Villa Borghese e bem perto do final da famosa Via Veneto.

Endereço: Piazzale Scipione Borghese V (fica na parte da Villa Borghese mais próxima à Via Veneto).

Site: galleriaborghese.beniculturali.it/

Como chegar: metrô linha A. Descer na parada Spagna, seguir a seta que indica direção Via Veneto. Da plataforma do metrô, até chegar na Via Veneto, são uns 10 minutos de caminhada por dentro dos corredores do metrô.

++ Leia Mais | Como se locomover em Roma: metrô, ônibus, trem, uber

Outra opção é descer na parada Barberini e subir toda a Via Veneto, atravessar a Porta Pinciana, entrar na Villa Borghese e seguir indicações para a Galleria Borghese. São uns 15 minutos a pé.

Ingressos: os ingressos são vendidos em lotes de 2 horas. Se quiser ficar mais de 2 horas é necessário comprar outro ingresso, sair do museu e entrar novamente. Os ingressos são vendidos somente com antecedência e entrada à 9, 11, 13, 15, 15.

Site para reservas: www.tosc.it

Preço: 13 euros.

Importante: não é permitido entrar com bolsas (pequenas ou grandes), mochilas e malas, tendo que deixar tudo no guarda-volumes. Mas é possível levar consigo celulares e máquinas fotográficas. Só é possível tirar fotos sem flash.

galleria-borghese-16

Conselho: chegue meia hora antes para ir à bilheteria e trocar seu voucher (da compra antecipada on-line) pelo ingresso e para deixar tudo no guarda-volumes.

Se você curte museus, aqui vão dicas valiosas:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

57 respostas

  1. Com essas fotos lindas, até me bateu um arrependimento de não ter ido na Galleria Borghese quando estive em Roma! Parece lindíssima!!

    1. Nini, devo confessar que não sou uma ótima fotógrafa. Acho que ao vivo é infinitamente mais bonita. Beijos e obrigada por comentar.

  2. Como que o pessoal tem coragem de passar correndo por Roma??? aiiaia tem que ficar muuuitos dias pra dar conta – cada hora leio sobre um lugar mais lindo do que o outro…

    1. Muitos dias ou muitas viagens a Roma. Cada vez dá para descobrir algo novo e sensacional. Beijos e obrigada por comentar.

  3. Não me alcançou o tempo para visitar! Logo concluo que devo voltar logo logo, não acha?

    1. Realmente é algo difícil de descrever. Acho que todos deveriam ir lá e ver com os próprios olhos. Obrigada por comentar 🙂

  4. Ei!!
    Maravilhoso!Mandou muito bem em compartilhar as informações sobre a Galleria Borghese. Certamente da próxima irei visitá-la. Incrível a nua de Canova.

    1. Obrigada, amiga! Realmente esse espaço é um desbunde, tanto pelas obras quanto pelo ambiente em si. Beijossssssss

    1. Querida, quanta gentileza! Nem sou lá uma grande fotógrafa, o que me faz compreender que realmente o lugar tem todo o mérito pela beleza. Uma beijoca, Lu

  5. Muito lindo o lugar!!! Com certeza quero conhecer em um uma próxima viagem a Roma! Um Abraço, Léli

  6. Posso chorar? Eu queria taaaanto ter conhecido esta galeria, por causa das esculturas do Bernini! Mas, quem sabe eu ainda volto a Roma!

  7. Lu, morri!!! Na universidade, tivemos aulas sobre ele durante quase um mês. Lembro que a prof mostrava os slides e eu babava de vontade de conhecer. Agora com o seu post, então…. E muito bom saber que ele não é lotado. beijão

    1. Só podem entrar no máximo 360 pessoas por turno. Durante a semana fica bem tranquilo. Acho que você vai adorar! Beijos e obrigada por comentar. Beijo.

  8. Eu não gostei muito de Roma – da cidade, em si. Mas inegável que ela tem tanta coisa a ser desvendada. Eu já tinha ouvido falar da Galleria Borghese, mas infelizmente não consegui incluir nos meus dias por lá. Ficam para a próxima vez. Já quero voltar!

    1. Quem sabe da próxima vez você não curte mais? Há muitas coisas legais, alternativas e modernas acontecendo também. Beijo e obrigada por comentar, Lu

  9. Bom dia,

    Li em algum lugar, que caso queira usar o Roma Pass para entrar na Galeria Borghese, é preciso telefonar para lá para confirmar. Procede tal informação?

    1. Procede, porque a Galleria Borghese é um museu que só se tem acesso com reserva antecipada: 2 horas para cada visitante.

  10. Que post excelente! Não ia incluir a Galeria em minha viagem á Roma, mas depois desse post sou obrigada a incluir! Você acha que pra uma viagem em novembro é preciso comprar com antecedência o ingresso?? Se eu comprar o ingresso antecipado pelo site também tenho que ligar pra lá pra confirmar a reserva??

  11. Parabéns pelo blog! Excelente! Como funciona a visita gratuita no primeiro domingo do mês? É necessário fazer a reserva antes, e essa reserva é só por telefone? Obrigada!

    1. Eu tentei fazer on-line e não finalizada a operação
      Sim, ela é só por telefone e deve ser feita pelo menos 2-3 semanas antes. Talvez em Julho-Agosto (alto verão), a antecedência seja menor.

  12. Olá! Lindo lugar, mas pretendo adquirir o Roma Pass. No site de reserva da Galeria Borghese diz o seguinte “Qualquer pessoa que pretenda utilizar o Passe de Roma tem de reservar bilhetes pelo telefone 06 32810 e recolhê-lo na bilheteira do museu dentro de 30 minutos antes da entrada escolhida”. É isso mesmo, só reserva por telefone? Não tem alguma outra maneira? Obg!

    1. Não! Tem que ser por telefone mesmo! Mas você pode pedir ao pessoal do seu hotel para fazer esse favor.
      Abraços,
      Luciana

  13. Olá, muito boas as dicas, só posso agradecer posto que me auxiliaram bastante. Gostaria,por gentileza, de saber se o guarda volumes da Galeria comporta malas e mochilas?

    1. Olá, Marcia,
      Sim, ele comporta tudo: desde bolsas pequenas a malas grandes.
      Um abraço,
      Luciana

  14. Estou pensando em comprar o ingresso para o dia 31/12, às 15hs. Você sabe informar se o prazo máximo para ficar na galeria é de duas horas?

  15. Boa noite! Adoro o site e o leio sempre. Uma pergunta: devo comprar o ingresso para a Galeria Borguese alguns dias antes ou consigo comprar com antecedência no mesmo dia da visita? Grata pela atenção.

    1. Geralmente (principalmente na alta temporada) é difícil conseguir comprar para o mesmo dia. E os bilhetes na parte da manhã acabam rapidamente. Tente pelo menos 1 semana antes.
      Abraços,
      Luciana

  16. como faço para realizar a reserva? se chegar lá apenas com o roma pass, poderei entrar? vi informações afirmando que tem que haver um agendamento prévio… como é feito isso?

  17. Boa tarde!!! Estamos indo eu e meu namorado esse mês a Roma, gostaria de saber se esse voucher desse site http://www.tosc.it/ precisa trocar com alguma equipe em frente a Galeria!!! Meu medo é comprar por esse site e não saber como fazer!Já aproveito para te pedir como é a comunicação por lá? São acessíveis? Falam somente Italiano? Não falamos Italianos mas sobrevivemos com o Ingles hahahaah Beijos adoro esse site!

    1. Você tem que trocar o Voucher na bilheteria e, sim, são acessíveis com a língua inglesa. Não se preocupe com isso! Vcs vao curtir mesmo se virando só em ingles.

  18. Parabéns pelo blog e pelas excelentes e detalhadas dicas. Gostaria de saber se o Guarda Volumes tem que pagar também e qual valor ou se já está incluído no valor do ingresso? Crianças pagam?? Agradeço.

  19. Oii
    Adoro suas dicas!
    Sabe me dizer se pode entrar com carrinho de bebê na Galeria Borghese??
    Obrigada desde já!!!

    1. Olá, Andressa
      Nem carrinho, nem bolsa de tamanho médio para cima. Quase tudo deve ser deixado na chapelaria.
      Abs,
      Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!