Uma viagem à Europa é muito mais do que um sonho, mas um grande investimento econômico, além de ser um tipo de viagem que também exige um planejamento com antecedência.
Ser barrado na imigração da Itália, além de frustrante e humilhante, é jogar fora as férias e o dinheiro.
Reunimos aqui algumas informações oficiais com tudo o que é necessário para passar no controle da polícia de fronteira.
Leia também:
- Documentos para entrar na Itália como turista
- Como é entrar e sair do Brasil com passaporte estrangeiro
- Seguro Viagem Itália: qual o melhor e mais barato?
Informe-se bem antes de viajar para a Itália e leia todos os sites oficiais. Procure também orientação da sua agência de viagem ao comprar a passagem de avião.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Muitas dicas nesse texto foram retiradas das informações do Consulado Geral Italiano do Rio de Janeiro, do Itamaraty e também do Ministério das Relações Exteriores Italiano.
Cidadãos Brasileiros precisam de visto para entrar na Itália?
Cidadãos brasileiros não necessitam de um visto Schengen para estadias na Itália até 90 dias.
No entanto, isto não significa que o ingresso no espaço Schengen seja automaticamente autorizado pois, mesmo que um cidadão esteja de posse de um visto, sua entrada é submetida ao critério das autoridades de fronteira.
Em caso de controle na fronteira, poderão ser solicitadas maiores informações e/ou documentos sobre o titular do passaporte/visto que comprovem a sua situação financeira, real motivação para a viagem, previsão de acomodações durante a estadia, posse de um seguro de saúde válido e o efetivo período de permanência.
(Fonte: http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Visti/)
Compreenda o que é o Visto Schengen
O Visto Schengen Comunitário permite o ingresso no território dos Estados-Membros que assinaram o Tratado de Schengen: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letónia, Luxemburgo, Malta, Alemanha, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia, Noruega e Islândia.
A permanência do estrangeiro é limitada a 90 dias por semestre, somadas as estadias em cada um dos países.
Este visto é concedido, prevalentemente, por motivo de Turismo, Negócios, Estudos, Visitas a Familiares, Cuidados Médicos, Competições Esportivas e Apresentações Artísticas.
(Fonte: http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Visti/)
Leia Mais:
- Estação Termini, Roma: dicas práticas e de segurança
- Seguro Viagem Itália: qual o melhor e mais barato?
- As ruas das compras de luxo em Roma, com mapas
Entenda o Visto Schengen Comunitário ao passar na imigração
O Visto Schengen é carimbado no passaporte pelo primeiro território dos Estados-Membros onde seu voo aterrissar.
Você está vindo para a Itália com uma companhia aérea de outro país (ex.: TAP, Air France, Iberia) e seu voo vai aterrissar primeiro em um desses países, de onde em um segundo momento você pegará uma conexão para a Itália?
Caberá ao agente de imigração decidir se você vai ou não entrar na Europa, mesmo se aquele país não for seu destino final.
Sendo o Espaço Schengen um espaço comunitário, a primeira imigração por onde passamos tem o poder de decidir tudo.
Se seu voo vier diretamente do Brasil para a Itália, o seu visto Schengen será carimbado no passaporte quando você passar pela imigração na Itália.
Se daqui você for para qualquer outro país do espaço Schengen, não haverá mais controle de passaporte.
Quanto dinheiro levar para a Itália
Visite o site do Ministero degli Affari Esteri (Ministério das Relações Exteriores), vá à seção Ingresso e Soggiorno in Italia e depois clique em Mezzi Finanziari richiesti per l’Ingresso in Italia
Na tabela presente no link aqui você vai encontrar os valores necessários que podem ser exigidos pelo agente da imigração. Você pode apresentar o valor em espécie, traveller checks ou apresentar um cartão de crédito internacional.
Mais informações no site da Polícia: https://www.poliziadistato.it/articolo/226/
Validade do Passaporte
No link aqui encontra-se a seguinte instrução: seu passaporte deve ter validade de pelo menos 90 dias a partir da data de encerramento da sua viagem.
Digamos que sua passagem de volta esteja marcada para dia 30 de março. Seu passaporte deverá ter validade de pelo menos 90 dias além dessa data, ou seja, 30 de junho.
Como agir na imigração italiana?
Antes de tudo, muita calma! Não considero a imigração italiana particularmente rigorosa. Será que estou errada? Espero que não! Fazem o trabalho deles, mas não os vejo com vontade de barrar turistas.
Apresente seu passaporte ou passaporte junto com a passagem indicando a data de volta. Se você estiver vindo a turismo e não tiver uma passagem de volta não poderá entrar no país de destino. Aliás, creio que nem seja possível embarcar no Brasil.
Geralmente o agente de imigração pergunta qual o motivo da sua viagem à Itália e, mesmo que apresente a passagem aérea, ele pode perguntar quanto tempo você vai ficar.
Algumas vezes, quando você diz que é uma viagem a turismo, as perguntas terminam por aí e seu passaporte é carimbado.
Por outras vezes o agente pode pedir um comprovante de reserva do hotel. Se for ficar na casa de amigos ou parentes, e esses não puderem vir buscá-lo no aeroporto, tenha em mãos o endereço e o número de telefone para um eventual contato.
O site da Polícia dá algumas informações ambíguas quanto à necessidade de uma declaração de hospitalidade.
Se for ficar na casa de amigos ou parentes, peça que os mesmos informem-se com a polícia se é necessário fazer uma carta-convite. Leia: http://www.poliziadistato.it/articolo/view/31013/
Se nada disso convencer o agente, daí ele pode pedir algum comprovante da sua situação econômica.
Não esqueça do seguro! O seguro de viagem é obrigatório para entrar na Itália. E não sou eu que o afirmo, mas alguns sites dos consulados italianos no Brasil.
Barrados na Itália
Em todos esses anos indo e vindo do Brasil, vi alguns brasileiros (poucos) serem barrados na Itália, e irem para a sala de inspeção da polícia de fronteira. Mas foi um caso raro.
Também já vi alguns imigrantes em massa de um voo vindo da Ásia ou Oriente Médio serem levados para a sala de inspeção, onde geralmente fazem mais perguntas e às vezes abrem as malas para controle.
Para mais informações
Contate sempre o consulado mais próximo da sua residência. As leis podem mudar de uma hora para a outra e, perante um agente de imigração, nosso poder de barganha é menor do que zero.
Mais dicas para a sua viagem na Itália
- Estação Termini, Roma: dicas práticas e de segurança
- Modena, Itália: o que fazer em Modena [ROTEIRO COMPLETO]
- Todas as obras de Michelangelo em Roma, com mapa
- Museu da Ferrari, Maranello: motores, beleza e tecnologia
Respostas de 29
Oi Luciana tudo bom?
Meu passaporte é brasileiro mas tenho residence permit na Irlanda, permaneci 90 dias na Italia e voltei mas pretendo fazer outra viagem para la em um mês.
Ouvi dizer que existe um periodo de espera necessario antes de voltar uma vez que vc completou os 90 dias, essa informação esta correta?
Olha, existia um prazo de 90 dias. Mas eu acho que para ter a notícia certa, é melhor vc procurar no site da UE.
Oi Luciana, boa tarde tudo bem?
Meu marido, minha filha e eu estamos indo em nossa primeira viagem internacional para Europa com 4 dias em Roma e 4 dias em Paris, ainda não sabemos por onde vamos entrar, compramos um pacote de viagem (hospedagem e passagem aérea ida e volta) e só saberemos mais detalhes em fevereiro/2023, a viagem está marcada para março ou abril de 2023.
Como não falamos italiano e nem frances, mas minha filha fala ingles fluente e meu marido entende um pouco de ingles também, gostaria de saber se teremos problemas na entrada em Roma ou França? E se conseguimos passar os três juntos ou separados na imigração? vamos levar um pouco de dinheiro em especie e cartões de credito internacional para usarmos na viagem. Minha filha fará 18 anos durante a viagem, será que teremos problemas com o passaporte dela devido a passar a maioridade durante a viagem? Vou providenciar os nossos passaportes agora em maio de 2022. Desde ja agradeço a atenção. Obrigada.
Nenhum problema, nem quanto ao inglês e nem quanto à maioridade da sua filha. Até porque ela pode passar com vocês como grupo familiar.
Oi Luciana,
Tudo bem?
Estou indo para a Turquia em Agosto e o voo é um combinado LATAM/Turkish Airlines e fará uma conexão de 3 horas em Roma (Fiumiccino) na ida e na volta.
Para conexões apenas em Roma, é necessário apresentar o Passaporte de vacinação ou o teste PCR é suficiente?
Obrigada!
Para o governo italiano Um OU outro, mas depende da exigência da companhia aérea. Essa semana atendi pessoas viajando com a TAP e foi exigido o teste mesmo eles estando vacinados.
O mais seguro é você fazer a simulação em viaggiaresicuri.it. A página tem versão em inglês.
Abs,
Luciana
Luciana, conseguiria me ajudar?
Devido ao covid, eu posso chegar em milão e ir para espanha? Mesmo que não fique na italia (já que está restrita para brasileiros) mas tenha que pegar mala e fazer check in em outra cia aérea. Eu passaria pela imigração mas não ficaria no país.
Fiquei na dúvida se daria certo ou se seria barrada.
Obrigada,
Luiza
Oi, Luiza
Segundo o site do Ministério das Relações Exteriores, por motivo de turismo, não.
Mas como há algumas exceções, eu a aconselho a fazer a simulação no próprio site do Ministério das Relações Exteriores http://www.viaggiaresicuri.it
Abs,
Luciana
Oi Luciana,
Depois de te acompanhar bastante no instagram estou finalmente finalizando o planejamento da nossa viagem em família para Roma. Conferindo a documentação e esse seu post, no site da polícia que você deixa o link (na parte do quanto dinheiro levar), tem uma informação sobre estrangeiros de fora do acordo fazerem a Declaração de presença para cidadãos estrangeiros. Você tem alguma informação adicional sobre isso?
Pois não encontrei nenhuma outra informação nos sites dos consulados italianos no Brasil.
Obrigada!
Seu blog tem sido de enorme ajuda! nos encontramos em breve!
Olá, Helena
Não tenho informação adicional, mas quem cuida disso é a Polizia di Stato, e quem for hospedar pode ir a uma delegacia de bairro e perguntar como fazer.
Abs,
Luciana
Oi Lu…. vou com uma amiga fazer um tour de mais ou menos 25 dias em janeiro. Queremos conhecer o máximo de lugares… Chegaremos por Roma, mas gostariamos de ir direto a Napoles, por uns 3/4 dias. Vc aconselha nos hospedarmos em Roma e depois ir, ou deixar as malas na Termini (não se se é possivel) e ir só com mochilão e na volta pegar as malas pra ir pro hotel, ou outra opção ? Estamos fazendo muita pesquisa pra essa viagem ser maravilhosa, mas nada como a experiência e o conhecimento…..Brigaduuuuuuuuuuuu
Na Estação Termini há um serviço de depósito de bagagem. Caso queiram viajar sem muito peso, talvez o ideal seja fazer uma mala menor para ir a Nápoles. Mas tudo depende de como vcs viajam: com muita ou pouca coisa, se for inverno que precisarao de qq modo levar agasalhos, etc.
Abs,
Luciana
Boa noite!
Estou planejando uma euro trip para 2022, será minha primeira viagem internacional. Meus planos são chegar em Roma (ficar 3 dias por lá), de Roma ir para Paris (ficando 3 dias), Paris a Londres (3 dias), Londres à Portugal (3 dias). Pegar um voo de volta para o Brasil saindo de Lisboa, será que eu teria algum problema com a imigração? É arriscado?
Oi, Gustavo
Não é arriscado. O importante é mesmo você ter como comprovar que a sua viagem é a turismo, caso o agente de imigração faça (muitas) perguntas.
Geralmente pedem para ver as reservas, se vc tem passagem de ida e volta e podem perguntar quanto dinheiro vc tem.
Abs,
Luciana
Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de uma grande ajuda se possível..
Em 2018 tentei ficar na Irlanda. Duas amigas já residiam por lá legalmente (ambas estudantes), porém, quando eu comprei a passagem aérea de ida e volta, também reservei um hotel caso eles não concordassem da minha permanência na casa delas. Só que chegando na Irlanda, minha amiga me instruiu a cancelar minha reserva no hotel já que eu ficaria com ela (eu não tinha carta convite, nem nada além da reserva cancelada em mãos). Sendo assim na entrevista da imigração, eles conseguiram consultar minha reserva e viram que estava cancelada, por fim, fui impedida de ficar e retornei para o Brasil.
Meu passaporte hoje é carimbado, com uns números. Porém, desde então não retornei para Europa.
Quais as recomendações para o retorno na Europa por outro país? O meu atualmente está com vencimento válido, porém está carimbado com o impedimento da Irlanda.
Boa tarde, Mariana
Eu não tenho conhecimentos a nível de legislação jurídica para dizer o que pode ou não acontecer para que você possa retornar à Europa.
No entanto, a UE tem um site oficial com informações sobre vistos e sobre o SIS, que é o sistema onde as pessoas convidadas a se retirarem
da Europa são registradas por 5 anos: https://ec.europa.eu/home-affairs/what-we-do/policies/schengen-borders-and-visa_en
Boa sorte,
Luciana
Passei pela Itália em 2015 vindo de Israel , descemos do avião passei pela imigração e a pessoa não me perguntou nada , não me pediu nada , absolutamente nada . Simplesmente carimbou meu passaporte e me entregou .
Fiquei bobo de ver . Kkkkk
Provavelmente porque era um voo de saída e não de chegada. E eles sabem que não ter carimbos com datas, pode até dificultar a vida de quem resolve ficar na Europa.
De todo modo, que bom que deu tudo certinho, né?
Abs e feliz 2021
Olá!! Vou fazer esse mesmo trajeto. Poderia me explicar se deu tempo? E como se desloca do terminal 3 para o 1?
Obrigada!!
Interessante o artigo, bem realista e atual! Parabéns
Obrigada,
Luciana
Bom dia Luciana :), estou com meu marido em Bari, mas viemos da França e vamos pegar um voo de Bari com conexão em Roma para voltar pra França, nesse trajeto até aqui não passamos por nenhum agente até agora, será que vou ter que passar pela imigração em Roma? Minha escala é só de 1h, to com receio de não dar tempo.
Muito obrigada!!!
Passarão pela imigração na França.
Abs,
Luciana
boa noite, estou indo para Itália agora em junho. faço escala em Lisboa, neste caso eles que decidem se entro na Europa? e outra pergunta, eu posso levar um cartão de credito onde sou depedente para comprova renda ??
Alexandre,
Sim, é a imigração em Lisboa que decide pela sua entrada na Europa e acredito que se o cartão de crédito estiver no seu nome não haverá problemas.
Você já procurou dar uma olhada nos sites oficiais diplomáticos portugueses sobre entrada na Europa? Ali você encontra informações oficiais.
Abs,
Luciana
Sou Tunisiano e vivo no Brasil, estou pesquisando passagem para Tunísia e encontrei com conexão em Roma. Quero saber se necessito visto para essa conexão. Serão algumas horas e tbm se necessito fazer o seguro. Desde já agradeço
Brahim,
Se os tunisianos precisam de visto para a Europa, mesmo sendo só uma conexão, você precisa de visto, sim.
Abs,
Luciana
Pretendo ir para a Espanha mas vou desembarcar em Roma, gostaria e saber se eles podem pedir a carta convite mesmo que eu vá para a Espanha
Luana,
é meio difícil prever o que os agentes de imigração podem ou não fazer. Mas, como a primeira imigração é a que tem
que decidir de você entra ou não na Europa, a princípio eles podem pedir, sim, a carta convite.
Abs,
Luciana