Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

entrar na italia

Documentos para entrar na Itália

Se você vai entrar na Itália como turista, é importante que cuide de alguns aspectos essenciais antes de sair do Brasil.

Isso, para garantir que aproveitará sua estadia ao máximo, sem ter nenhum tipo de dor de cabeça.

Quando a data da viagem vai se aproximando, a gente não consegue sentir outra coisa, a não ser a vontade de chegar logo ao destino.

Leia Mais:

Portanto, se você quer viajar para a Itália, no post de hoje há uma série de dicas muito úteis para que você não esqueça documentos e procedimentos importantes antes de deixar o solo brasileiro.

Economia no seu bolso: Seguro Viagem com 10% de desconto

viajar para a itália
Foto: Shutterstock

Leia diretamente os tópicos sobre documentos para viajar para a Itália

O que o brasileiro precisa para entrar na Itália como turista?

Por mais que não seja necessário portar um visto (mais adiante falaremos sobre isso), existe uma série de pré requisitos que você precisa comprovar antes de viajar para a Itália.

  • Passaporte (com validade mínima de 3 meses ao término da viagem);
  • Passagens de ida e volta;
  • Reserva na hospedagem (pode ser preciso apresentarcomprovação);
  • Garantias financeiras (em espécie ou cartão de crédito internacional);
  • Seguro viagem;

É preciso tomar um cuidado redobrado com a questão da documentação, visto que nos últimos anos alguns países passaram por um processo mais rígido sobre a entrada e circulação de turistas.

Quanto tempo se pode ficar na Itália?

Se o seu objetivo ao viajar para a Itália for o turismo, a sua estadia deve ser de no máximo 90 dias a cada 180 dias (ou seja, matematicamente, ao sair de uma estadia de 90 dias na UE, você só pode retornar após ficar 90 dias fora da UE).

Se a sua viagem contemplar outros países da União Europeia, saiba que esses 90 dias é para o tempo total da viagem e não 90 dias em cada país.

É importante frisar também que, ao final da viagem, o seu passaporte deve ter ainda validade de 3 meses. Além disso, você precisará levar uma quantidade de dinheiro suficiente para poder manter o custo da sua viagem.

Em média, esse valor será de 60 euros, podendo variar até 80 euros por dia. Alguns países pedem até mesmo algum tipo de prova, onde você deve demonstrar que tem a quantidade mínima para viajar.

Dê uma conferida abaixo no que você precisa levar para a sua viagem!

Tudo o que você precisa para viajar para a Itália, explicado em detalhes:

1 – Passaporte e Documentos

Se você ainda tem essa dúvida se o brasileiro precisa de visto para a Itália, fique tranquilo. Isso não será necessário caso você não exceda os 90 dias de estadia.

Porém, é necessário ter um passaporte. Mais uma vez, é importante reforçar que ao sair do Espaço Schengen (Tratado composto por 26 países, cujo objetivo é regular a livre circulação de bens e pessoas) o seu passaporte precisa ter a validade de 30 dias.

2 – Dinheiro

Antes de viajar para a Itália, você precisará separar um dinheiro. Se o oficial da imigração italiana requisitar, você precisará necessariamente comprovar para o governo italiano que você tem recursos financeiros para se manter durante a estadia.

que docucumentos para entrar na italia
Foto: Shutterstock | De: Licvin

Além disso, se for necessário cobrir alguma despesa médica, você também precisará arcar com esses custos. Tenha em mente que se você pretende ficar os 90 dias, o ideal é levar no mínimo cerca de 3 mil euros.

O ideal é que você carregue uma quantia equivalente a pelo menos 60 euros por dia, independente do tempo que for ficar.

O valor requerido pelo governo para a diária de um turista é um pouco menor, mas é importante manter essa segurança, certo? Melhor sobrar do que faltar!

3 – Comprovação da Hospedagem

Para entrar na Itália, você também pode precisar comprovar ao governo que tem onde ficar. Caso você vá se hospedar em um hotel, é importante que tenha um comprovante em mãos para indicar a reserva.

Já se você for ficar em outro tipo de hospedagem, ou até mesmo na casa de um amigo ou conhecido, o proprietário precisará assinar uma carta-convite com uma cópia do documento de identidade para que você apresente na imigração.

Como as leis de imigração passam constantemente por mudanças, peça que seu anfitrião informe-se junto às autoridades competentes (Polícia; setor imigração) se é necessário registrar ou autenticar a carta-convite.

Procure hotéis nas principais cidades da Itália

Hotéis em RomaHotéis em FlorençaHotéis em MilãoHotéis em Nápoles | Hotéis em Veneza

hospedagem documentos para viajar para a italia
Foto: Shtterstock | De 279photo Studio

4 – Passagens Aéreas

Para viajar para a Itália, é preciso comprar também a passagem de volta, independente de quanto tempo você planeja ficar por lá.

Lembrando que ela precisa estar marcada para até 90 dias a partir da data de chegada ao país. Ao desembarcar lá, você poderá precisar comprovar sua passagem de volta às autoridades. Portanto, tenha-a em mãos!

Leia também:

E o Seguro Viagem? Preciso mesmo dele para entrar na Itália?

Você pode não conseguir entrar na Itália sem um seguro viagem. Além desse procedimento deixar você mais tranquilo para atravessar o Oceano Atlântico, é um item obrigatório. 

O Seguro Viagem Europa é um dos documentos, juntos com passagem (de ida e volta), hospedagem e garantias financeiras, que o oficial da imigração pode pedir quando você passar por um dos controles de fronteiras europeus.

Crédito: Shutterstock

Com tudo certinho, você passa sem medo pela imigração italiana. Portanto todos os 26 países signatários do Tratado de Schengen exigem que seus visitantes possuam um seguro viagem.

Os Estados-Membros que assinaram o Tratado de Schengen são: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Luxemburgo, Malta, Alemanha, Holanda, Lituânia, Lichtenstein, Luxemburgo, Malta, Portugal, Polônia, Suíça, Suécia, Noruega e Islândia. Desses países, 4 não são membros da UE (Islândia, Lichtenstein, Noruega e Suíça), mas assinaram o Tratado de Schengen.

O regulamento 810/2009 do Parlamento Europeu, também conhecido como Código Comunitário de Vistos é a lei que diz que um turista necessita obrigatoriamente do seguro viagem ao entrar na área comum do Tratado de Schengen.

Porém, isso não é motivo para ficar nervoso. Na verdade, é simples contratar um seguro viagem, e não é tão caro como você pensa. Um bom seguro viagem custa poucos reais por dia.

GANHE 10% DE DESCONTO NO SEGURO VIAGEM

A dúvida é: qual o melhor seguro viagem para se contratar?

Um Seguro Viagem Itália que pode caber no seu bolso tranquilamente, e cobre pelo menos os requisitos mínimos pedidos, tem uma cobertura de 30.000 euros.

A saúde na Europa é bem cara. Se você tiver algum problema de saúde ou sofrer um acidente, é importante que o seguro cubra tudo.

Para contratar um seguro no Brasil, você poderá usar os serviços online de muitas seguradoras. O processo é relativamente rápido e barato. A maioria das seguradoras oferece:

  • Assistência odontológica;
  • Assistência médica;
  • Transferência de corpo em caso de falecimento no exterior;
  • Seguro de vida.

Se você quiser pagar um pouco mais para a seguradora, poderá receber alguns serviços extras, como, por exemplo:

  • Seguro de bagagem (no caso de ela ser extraviada no aeroporto);
  • Seguro caso a sua bagagem atrase;
  • Reembolso, caso a viagem seja cancelada;

A Real Seguros oferece um preço bem acessível. Você pode encontrar seguradoras cobrando, por exemplo, cerca de 10 reais por dia, com uma cobertura que varia de 30 mil a 40 mil euros.

A seguir preço de um seguro para 10 dias de viagem, segundo a cotação da Real Seguros

Um seguro viagem internacional é muito barato, e se você tiver alguma despesa médica por lá, agradecerá eternamente por ter feito o seguro! Vale pontuar também que ele é individual. Portanto, se você viajar com a sua família, cada membro precisará fazer um seguro viagem.

GANHE 10% DE DESCONTO NO SEGURO VIAGEM

Brasileiro precisa de visto para entrar na Itália?

Essa dúvida se o brasileiro precisa de visto para a Itália foi respondida no início do artigo. Mas, para reforçar, não é necessário se você viajar a turismo, a não ser que você queira ficar mais do que 90 dias.

Se o seu objetivo for permanecer mais de 90 dias na Itália, requisite o seu visto antes de sair do Brasil.

As leis italianas só permitem que um turista fique mais de 90 dias no solo italiano se ele chegar com um visto emitido por repartição consular ou se, uma vez já na Itália, houver algum impedimento grave para que o viajante retorne ao seu país (por exemplo: uma internação hospitalar).

Vejam o que o site do consulado-geral da Itália no Rio de Janeiro reporta:

Cidadãos brasileiros não necessitam de um visto Schengen para estadias na Itália até 90 dias. No entanto, isto não significa que o ingresso no espaço Schengen seja automaticamente autorizado pois, mesmo que um cidadão esteja de posse de um visto, sua entrada é submetida ao critério das autoridades de fronteira. Em caso de controle na fronteira, poderão ser solicitadas maiores informações e/ou documentos sobre o titular do passaporte/visto que comprovem a sua situação financeira, real motivação para a viagem, previsão de acomodações durante a estadia, posse de um seguro de saúde válido e o efetivo período de permanência.

As mesmas informações são corroboradas pelo site da Farnesina, ou seja, o Ministério das relações exteriores italiano. Veja o site aqui: http://vistoperitalia.esteri.it/home.aspx

Se você não fizer isso, entrará à condição de clandestinidade no país, visto como crime pelas autoridades. E você não quer ter esse tipo de dor de cabeça, não é mesmo?

Para você ter uma ideia das consequências que podem surgir:

  • Você pode ser processado pelo governo;
  • Pode ser expulso;
  • Pode ser impedido de entrar novamente no Espaço Schengen por 10 anos;

Lembrando que, caso você queira ir para estudar, será necessário tirar um visto específico para isso ainda no Brasil. Basta comparecer ao consulado mais próximo da sua cidade. O custo é de aproximadamente 50 euros. E, claro, é importante portar um comprovante de matrícula do seu curso.

Assim como no visto de turismo, você também precisa cumprir alguns requisitos para o de estudo, como levar uma quantidade de dinheiro necessária para se manter lá durante esse período.

Vacinas para entrar na Itália

A partir de 1 de junho de 2022, foi suspensa a obrigatoriedade da apresentação do cartão vacinal. Para ler todas as regras atualizadas em tempo real, consulte o site do Ministério das Relações Exteriores da Itália

Mais dicas para a sua viagem:

Respostas de 54

  1. Olá Luciana, tudo bem?
    Estou indo para Roma com hospedagem para alguns dias, porém depois estou indo para suiça, consigo apresentar na imigração o comprovante da hospedagem de Roma e a carta convite da Suíça?

  2. Luciana, adorei o seu site, estou indo com a minha filha para italia em julho/2024 pela primeira vez. E vamos encontrar uma amiga que esta vindo da Alemanha, ela que esta organizando o nosso roteiro de viagem. Porém tenho uma dúvida com relação aos comprovantes de hospedagem, já que essa minha amiga fechou as reservas em nome dela, e não estão em meu nome. Como devo proceder na imigração?

  3. Obrigado pelo bom post,sempre atualizado.
    Vou para Roma em julho,com meu neto de 17 anos (único período que ele dispõe).
    Preciso preencher um DPLF para cada um?
    Tal docto. é válido nos demais países da UE?

    Grato
    José Carlos

  4. Estou indo pra Itália final de maio 22, porém vi que mudou muita coisa referente as documentação necessária pra entrar no país,poderia pf passar qual a relação de documentos necessários atualizados. obrigada

  5. Buonasera Luciana. Complimenti pelo site, belíssimo e muito rico em informações.

    Poderia me tirar uma dúvida por favor? Estarei indo para Italia agora dia 8 de maio de 2022 e gostaria de saber se ainda é necessário preencher o PLF para entrar no país. Muito obrigado.

  6. Luciana bom dia !
    Estamos indo a Roma agora em junho de 22
    Para entrarmos nos museus atrações e restaurantes precisamos fazer que documento ? Nosso certificado do SUS não vale para os italianos?
    Na imigração do aeroporto pedem o que ?
    Abraços e aguardo sua resposta.

    1. Sim, o certificado do SUS (desde que traduzido para espanhol ou ingles) é aceito na Itália

  7. Olá de novo! Vi que comentou que a partir de 1 de maio de 2022 não será mais exigido o comprovante de vacinação para entrada na Itália? Isso procede mesmo? Não achei essa informação em outros locais, mas seria maravilhoso! 🙂

    1. é o que o governo nos disse, mas as companhias aéreas tem o direito de exigir testes, portanto… aguardemos!

  8. Oi tive uma viagem frustrada já toda paga para italia em março de 2020 quando começou a pandemia , final do ano passado 2021 comprei 4 passagens para França, pra ir em fevereiro 2022 mais uma vez planos frustrados pq , eu e minha família concluímos a vacinação primária sem a 3 dose , gostaria de saber se consigo entrar na italia em agosto 2022 sem a 3 dose das phizer e sem a 2 dose da janssen . Obg

  9. Suas informações são muito precisas. Minha dúvida é a seguinte : vou para Nápoles com minha mãe. Porém, ela tomou as duas primeiras doses da vacina contra Covid da Coronavac e a dose de reforço (terceira dose) da Pfizer, será que teremos problema para entrar na Itália?

    1. Olá, Niuza
      Não encontrei nenhuma informação a respeito.
      Teoricamente (no meu entendimento) o que vale é a terceira dose, mas näo achei nenhuma informaçäo oficial.
      Você viu se tem algo no site do Itamaraty ou dos consulados brasileiros na Itália?
      Abs,
      Luciana

  10. Olá, tudo bem?
    Preciso tirar uma dúvida em relação a comprovação financeira quando chegamos ao país estrangeiro. Digamos que meu destino é a Itália e quando desembarco eles me pedem esse comprovante, levando o extrato bancário, ele tem que estar traduzido na língua do país?

    1. A garantia financeira geralmente é vc mostrar quanto dinheiro tem consigo e/ou algum cartao de credito internacional.

    1. Olá, Vinicyus
      Sim, há quarentena de 10 dias, mas pessoas que vem a turismo diretamente do Brasil nao podem entrar na Italia.
      Vc deve consultar o site do Min das Relacoes Exteriores, e preencher uma simulaçao online que ao final diz SIM ou NAO. O link é: http://www.viaggiaresicuri.it
      Abs,
      Luciana

  11. Olá Luciano. Parabéns pelo post. Muito bem feito. Estou me preparando para ir para a Itália, mas as informação são meio espalhadas nos diversos sites da Itália, e no teu post fica bem compilado, organizado e completo. Apenas não consegui achar em nenhum lugar se é aceito nos trens ai da Itália o comprovante de vacina brasileiro, pois no site da Treintalia fala apenas do Green Pass e não acho nada ou algum comentário sobre esse tema especifico. Você sabe se nosso certificado é aceito pela fiscalização nos trens?

    Obrigado
    Edward

  12. Boa tarde! Primeiramente parabéns e obrigado pelo post, muito esclarecedor.

    Estou tentado a comprar um pacote de viagem para a Itália para 2023, porém tomei a Coronavac. Essa restrição de países com alto índice de contaminação deve ser resolvida daqui até lá, considerando o avanço da vacinação, porém minha preocupação é que a restrição da Coronavac se mantenha e eu seja restrito. Pelo que entendi, essa restrição se aplica a todo o Espaço Schengen.
    Será que essa questão da marca da vacina será atualizada? Existe caso de alguma outra vacina que era restrita e foi liberada posteriormente?

    1. Olá, Ricardo
      Eu acredito que será atualizada, uma vez que já há países na Europa aceitando a Coronavac-Sinovac, como, por exemplo, a Espanha, a Suíça, Grécia, Suécia, Finlandia e a Austria, entre outras.
      Abs,
      Luciana

  13. Ótimo post! Moro em Israel e vou para Roma em setembro. Primeira vez indo ao país!
    Tenho uma dúvida. O ”health insurance” incluso na passagem de ida e volta seria já o seguro viagem obrigatório? Obrigada!

    1. Pode ser que sim, pode ser que não. O que tem nas cláusulas desse seguro. Ele cobre tudo (até repatriação) ou só assistência médica?
      Seria necessário você ler bem as cláusulas.
      Abs,
      Luciana

  14. Obrigada pelas informações, super úteis!
    Será minha 1a viagem para Europa (Itália) e tenho dúvida sobre qual escala escolher. Pois já ouvi histórias de pessoas barradas na imigração do país de escala. Não sei se é verdadeira a informação. Mas sabemos que brasileiros não são bem vistos em alguns países. Se puder ajudar, agradeço.
    Meu vôo sai de São Paulo / Itália.
    Abç

    1. Juliana,
      Não sei informar se existe uma escala mais fácil ou mais rígida. O importante é você ter todos os requisitos para entrar na Europa como turista.
      Abs e feliz 2021,
      Luciana

  15. Estou indo para Italia pela primeira vez .irei se deus quizer em maio .faço conexao em portugal pq falam a língua que entendo.Desembarco em Roma irei por carta convite de um amigo retornando com 90 dias.Porfavor mim oriente pq é a primeira vez que saiu do meu pais Meu Brasil.Agradeco.

    1. Se vc vai com carta convite, lá na imigração eles irão ligar para seu anfitrião para confirmar as informações da carta.

  16. Uma dúvida , alguém já sabe quando a Itália estará recebendo turistas brasileiros novamente ?

  17. Necessito desta resposta: Vamos sair de Roma (Aeroporto Fiumicino) pela Ibéria, às 7:00 hs da manhã, com conexão em Madri e desembarque final no Rio de Janeiro.Quantas horas antes tenho que estar no Aeroporto Fiumicino de Roma, para fazer este vôo ?

    1. Geralmente as companhias aéreas recomendam 3 horas antes. Absolutamente não menos de 2 horas.
      Abs,
      Luciana

  18. Vamos sair do Aeroporto de Fiumicino (Roma) pela Ibéria, às 7:00 hs da manhã, com conexão em Madrid para desembarcarmos no Rio de Janeiro. Perguntamos: Quantas horas antes do embarque em Roma, teremos que estar no Aeroporto Fiumicino para fazermos esta viagem?

  19. EXCELENTE.
    Há comentários que nos deixam mais tranquilos.
    Mesmo tentando estar com tudo em ordem, nos deixa “preocupado”.
    Grato pelos esclarecimentos e comentários lidos.

  20. Gostaria de uma ajuda.
    Vou pra Milao (Malpensa) para Roma (conexão ) chego às 19:15 e meu voo para o Brasil sai às 22:00h.
    Será que da tempo?
    Passo pela imigração novamente ?
    Preciso retirar bagagem ?

    Todos os voos são uma compra pela Alitalia .
    Estou na dúvida dos procedimentos de volta.
    Obrigada!

    1. Eu acho meio apertado. Você terá que passar pela imigração saindo do país, pois carimbam seu passaporte.
      A bagagem você embarca em Milão e ela vai direto para o Brasil.
      Porém, dado que os voos são da Alitalia, acredito que eles devam facilitar o seu trânsito.
      Abs,
      Luciana

  21. bahh ta programado pra cobrarem uns 8 pila pra emissao de um vistinho online para visitar a europa e ainda a imigração. acho que tera um controle maior e melhor, mas eh tenso pq sempre tenho q responder altas perguntas…ainda bem q dessa vez tenho um cartao de residencia europeu (bem, ate o UK decidir o brexit, depois n sei haueahue)

  22. Eita, não fazia ideia de todas essas exigências de documentos para entrar na Itália como turista. Dicas super necessárias. O voucher do hotel serve para comprovar a reserva?

  23. Ótimo post!
    Quando fui para a Itália levei tudo isso, ainda mais pq minha passagem de volta não era saindo da Itália. Mas a imigração foi bem tranquila e não me perguntaram NADA hahah. Acho que dei sorte haha

    1. Olha, eles são bem inconsistentes. Muitas vezes não fazem muitas perguntas, mas já vi voos (uma vez vindo do Brasil, outro da Turquia) que a triagem de passageiros foi feita praticamente na saída do avião.

  24. A abolição de fronteiras no espaço Schengen é um dos grandes avanços da Europa. Torna a nossa vida mais cómoda. Imagina tirar um visto para cada país?

  25. Excelente artigo, é muito importante estar com todos os documentos para entrar na Itália para não correr riscos

  26. Desde a primeira viagem carrego uma pasta com o que precisa e mais um pouco para comprovar que só estou indo a passeio. Informações muito uteis para quem vai começar a se aventurar.

  27. Informação muito boa e pertinente. Para nós portugueses é realmente muito mais fácil porque basta o cartão de cidadão pois fazemos parte da União Europeia.

  28. Dicas super importantes. Fazia anos que não entrava na Europa com o passaporte brasileiro (meu italiano está vencido) e me pediram um monte de comprovantes porque eu não tinha nenhum carimbo no passaporte brasileiro (afinal passei 10 anos usando o italiano). Minha dica: levem tudo em uma pastinha para não terem problemas na imigração.

  29. Post super de utilidade pública! Eu tô mais sossegada pq tenho dupla cidadania (brasil/holanda), então entro direto, woo-hoo! Mas pra quem é marinheiro de 1a viagem é sempre bom saber! 🙂

    1. Mas tudo oq esta nessa nota ja era praticado antes da pandemia!!!! A Italia nao fez nenhum pronunciamento a respeito de reabrir as fronteiras para quem nao é europeu ou tem residência na Itália!!! Oq se especula é q seja preciso estar vacinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!