Todos aqueles que caem de quatro pelo Trastevere (com boas razões!), precisam conhecer o igualmente pitoresco Monti.
Ele é o único bairro de Roma que pode destronar o Trastevere! Não por acaso Woody Allen o escolheu como locação para o filme Para Roma com Amor.
Monti é um dos rioni históricos de Roma, e mais precisamente é o Rione Número 1.
Leia mais:
- Doces em Roma: 3 tiramisùs deliciosos no Campo de’ Fiori
- Via Condotti: a rua das marcas de luxo em Roma
- Roma em Dezembro: Climas, Mala e Programação
Rione é uma palavra que começou a ser empregada a partir do séc. XIV, mas na verdade a etimologia da palavra é muito mais antiga, vem do latim regio (sing.) ou regiones (pl.).
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Popularmente significa bairro, área, zona, região.

Todos os bairros de Roma que possuem o título de Rione são aqueles mais antigos, portanto, todos localizados no centro histórico.
Vamos destrinchar um pouco mais a etimologia. Monti, em italiano, quer dizer montes. Apesar de nunca ter sido verdadeiramente um monte, na antiguidade o bairro ficava em uma posição mais alta, até porque ele englobava uma área muito mais ampla do que aquela que conhecemos hoje, e formada por algumas colinas como o Esquilino, Viminale, parte do Quirinale e o Celio. Por isso ele era a região (ou bairro) das colinas ou “montes”.
Imaginem que parte dos Fóruns Imperiais ficava dentro de Monti (como na verdade ainda é nos dias de hoje, porque o bairro está literalmente nas costas dos Fóruns e Mercados de Trajano, de Nerva, de Augusto), e ali também se localizava a Suburra. Suburra em latim significa subúrbio.
Na época da antiga Roma o subúrbio da cidade era o local onde moravam as famílias mais pobres, onde ficavam os lugares mal-afamados, os bordéis. Pasmem, mas o grande ditador Júlio César nasceu na Suburra e dali galgou o poder.

Hoje, Monti é um dos bairros mais pitorescos da cidade, e quando digo que é o único bairro capaz de destronar o Trastevere, não exagero.
Ali entre ladeiras pitorescas, prédios inteiramente cobertos de caramanchões, becos e ruelas cheio de história ainda podemos respirar um certo ar de veracidade.
Muito bonitinho também ver inúmeras portas e janelas cobertos e decorados com vasos de flores. Se não dá para ter um jardim, nada impede aos moradores do bairro de cobrirem suas habitações com flores e mais flores.
O bairro possui um comércio muito bom para quem está a procura de compras originais. De fato, em Monti há inúmeras grifes, joalherias e até perfumarias artesanais, sem falar das pequenas galerias de arte. Ademais, aos sábados e domingos ali tem lugar um dos mercadinhos de moda mais posh da capital: o Mercato Monti.
Estilistas, joalheiros, criativos e mercadinhos da pulga com o melhor do made in Italy. A boa notícia é que, entre óculos vintage Dior dos anos 60 e gravatinhas borboleta de madeira, há compras para todos os bolsos.
Os apaixonados pela sétima arte podem fazer uma carteirinha de sócios de uma das melhores salas cinéphile da capital, o Cineclub Detour.
Em Monti também está localizada uma das mais tradicionais escolas de música de Roma, a Saint Louis School.
Mas um dos pontos fortes de Monti é a sua gastronomia. O bairro vem conseguindo resistir bem (até quando?) aos apelos do turismo de massa, mesmo que todos saibamos que já houve um processo de gentrificação.
Portanto, por ali ainda é possível comer bem, evitando cair em armadilhas gastronômicas tipo “menus insossos por 10 euros” e outras coisas do tipo. Em Monti há tanto as antigas e tradicionais tratorias, como barzinhos, restaurantes e enotecas mais descolados.
Se tudo isso não fosse suficiente para nos conquistar, Monti fica a pouquíssimos passos de atrações turísticas clássicas como o Coliseu, os Fóruns Imperiais, a Basílica de Santa Maria Maior, a Basílica de San Pietro in Vincoli que abriga o Moisés de Michelangelo.
Se você ainda precisa de uma boa desculpa para conhecer o bairro ou, quem sabe, hospedar-se por lá, saiba que Monti fica a apenas 1 parada de metrô da Estação Termini e a parada fica praticamente encravada dentro do bairro.


E, realmente, para terminar e ainda tentar lhe convencer a ir a Monti… olhem o Coliseu ali no fundo:
Onde fica Monti?
Estatisticamente Monti é um “tiquinho” de bairro, mas mesmo esparramado. A parte mais pitoresca, e o que todo mundo realmente conhece como Monti, fica “comprimida” entre a Via Nazionale, Via Cavour e a Via dei Fori Imperiali

Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Gastronomia em Monte: La Vacca ‘Mbriaca
- Visitar o primeiro centro comercial do mundo: os mercados de Trajano
- AS Roma: Time de futebol do coração dos romanos
- Passeio Guiado na Capela Sistina: Contrate uma guia brasileira em Roma
- Desvendando os arredores do Quirinale
3 respostas
Olá Luciana, mais uma vez parabéns pelo post, ajudando muito para minha viagem a Roma, inclusive vou ficar hospedado em Monti, em um Apto na via annia, ótimas dicas. É seguro andar pelo bairro a noite? Obrigado, Abs.
Adorei a dica! Eu e meu marido ficaremos até sábado e hoje mesmo queremos conhecer. Obrigada! 🙂
Com certeza vocês curtirão