Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Roma em Março: Clima, Malas e Programação

Como é Roma em Março? Essa é a pergunta que se fazem todos aqueles que, após um longo inverno, decidem programar a sua viagem à Itália em março, para curtir dias com temperaturas mais amenas.

E, realmente, a gente sente que a vida está renascendo: mais horas de luz e sol, menos agasalhos, mesmo com um ventinho mais fresco pela manhã e no final do dia, a temperatura em Roma em março fica bem agradável durante o dia todo.

Também é a hora de começar a ver os bares e restaurantes botarem mesinhas nas calçadas, as pracinhas e parques começam a ficar mais cheios, as pessoas ficam mais alegres e sorridentes… até o próximo inverno!

Leia também:

Esse período é um dos melhores do ano para se visitar a Itália, porque graças à proximidade com a primavera, essa já é uma época muito agradável.

Confira as melhores dicas e o que você poderá fazer em março quando estiver em Roma.

Clima de Roma em Março 

Os conselhos a seguir são para quem vem a Roma. Geralmente, mas não é via de regra, mais ao Norte você vai encontrar temperaturas mais baixas e ao Sul temperaturas mais altas.

Para quem vai viajar para Roma em março, esse ainda é um mês frio, mas com temperaturas bem mais agradáveis do que janeiro e fevereiro.

No entanto, as temperaturas ainda não estão firmes e ainda estamos bem sujeitos a frentes frias.

++ Clique aqui para passeios guiados em Roma com guia brasileira

Qual é a temperatura de Roma em Março?

A temperatura em Roma em março registra mínimas de 6°C e máximas de 13°C.

Porém considere que, mais para o final do mês, ou seja, na última semana de março, as temperaturas podem chegar a pelo menos 18°C nas horas mais quentes do dia.

villa deste perto de roma

Março é um ótimo mês para visitar Roma, para quem não curte calor e nem frio demais.

As ruas começam a ficar floridas, os bares começam timidamente a colocarem as mesinhas nas calçadas e até a paleta de cores do look dos romanos fica mais colorido.

++ Leia Mais | Quando visitar Roma: temperatura, clima, melhores épocas

3 DICAS RÁPIDAS DE HOSPEDAGEM:

ONDE SE HOSPEDAR EM ROMA PERTO DOS PONTOS TURÍSTICOS

Como a maioria dos pontos turísticos estão espalhadas pelo centro histórico de Roma, os melhores bairros onde se hospedar em Roma e fazer tudo a pé são: Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza di Spagna:

    1. Hotel em Roma nos arredores da Fontana di Trevi. Dica: Relais Fontana di Trevi
    2. Hotel em Roma nos arredores do Pantheon. Dica: Hotel Adriano
    3. Hotel em Roma nos arredores da Piazza di Spagna. Dica: Hotel San Silvestro

Chove em Março? … “As águas de Março”

Considerem que março é um mês de “passagem”: a primavera na verdade só começa na última semana do mês. Enquanto no Brasil as águas de março fecham o verão, por aqui elas encerram o inverno.

roma e vaticano com chuva

Tenha em mente que Março em Roma ainda com probabilidade de chuvas. Pode chover muito ou pouco, mas considere que temos pelo menos uns oito dias de chuva durante o mês todo.

E muitas dessas chuvas podem ser desde um chuvisco, a um temporal torrencial. Digamos que as chuvas de março são geralmente bem consistentes.

Saiba Mais | Roma com chuva: como curtir a cidade nos dias molhados?

roma em março e abril

Visitar Roma em Março vale a pena?

Março é um mês no qual os europeus do norte começam a viajar para os países do sul da Europa, em busca de alguns dias mais quentes.

Para nós que moramos na Itália, também é a época das excursões de 1 dia, passeios ao ar livre, época também que as escolas levam os estudantes para passear e visitar museus.

trastevere o que fazer

Apesar de ainda estar muito, muito longe do ritmo frenético e cheio da alta temporada, começamos a ver um pouco de gente circular pela cidade.

Essa época também tem uma vantagem: além de os monumentos de Roma não estarem lotados, os preços dos hotéis são bem mais baixos do que em meses como maio, junho e julho.

https://www.getyourguide.com/colosseum-l2619/colosseum-and-roman-forum-guided-tour-with-priority-access-t195566/?partner_id=HNQYHLJ&utm_medium=online_publisher&placement=%22other%22&cmp=post-espalhado

O que fazer em Roma em Março

Março é a época na qual começam as grandes mostras em museus, e também o mês no qual as atrações turísticas começam a abrir até mais tarde.

Com isso há maior possibilidade de organizar um dia com bastante atividades legais.

Crédito: Shutterstock, por Alexander

Como o tempo também começa a ficar mais firme e com temperaturas mais agradáveis, essa é a hora de aproveitar para fazer passeios bate e volta nos arredores de Roma ou em cidades vizinhas.

Existe uma variedade de passeios como um passeio de um dia a Siena e San Gimignano, conhecer Roma a bordo de um ônibus panorâmico, fazer um passeio guiado em português no Coliseu e/ou Capela Sistina.

++ Leia Mais | 12 cidades perto de Roma para um bate-volta perfeito

Roma em Março: como preparar a mala

Para preparar a Roma para clima de Roma em março saiba que:

Não é mais o momento de: écharpes de lã pesadonas, gorros pesados, meias de lã e principalmente ceroulas ou meias-calças por baixo da roupa.

Outra consideração: se você não é acostumado com o inverno e tem medo de sentir frio, sim, traga pelo menos uma touca e uma écharpe.

roma março abril

Não é mais o momento de: galochas ou sapatos extremamente pesados. Em um ou outro dia mais frio ainda dá para usar botas. Sapatos fechados e tênis também. Lembre-se: vai chover e é bom ter um sapato fechado e que resista à chuva.

Ainda não é hora de: bailarinas, sandálias ou sapatos abertos, a menos que você queira usar uma bailarina ou um mocassim com meia. E mais uma vez: lembre-se que vai chover!

Casacos e outras roupas: em março, exceto em alguns dias lá para o final do mês, ainda não dá para flanar por aí somente com um sobretudo.

A melhor alternativa? casacos acolchoados, mas leveis e dobráveis, como aqueles da Quechua e da Uniqlo. Um casaco desses, com um pullover de malha de algodão leve a uma camiseta ou blusa de manga comprida dão conta do recado.

No pescoço: uma écharpe de lã fina ou malha de algodão e pashminas de algodão mais pesadas para dias ventosos ou para quem vai sair na parte da manhã ou circular à noite.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

14 respostas

    1. Amanda, farei esse post mais para o final do mês, para conferir minhas anotações.
      Para quem vem pelo menos até dia 15/05, as dicas são as mesmas de Abril. Hoje, por exemplo, está bem friozinho à noite e voltamos a dormir de cobertor.
      Sem necessidade de cachecol, touca de lã, mas um casaco é necessário.
      Depois do dia 15 a temperatura costuma firmar, mas o tempo anda tao louco, que nem sei o que dizer!
      Abs,
      Luciana

  1. Não acredito que posso pegar chuva em março 🙁 … Vi um pacote para dia 18/03/2017 a 26/03/2017.. clima é muito ruim?

    1. Pode nem ser muito ruim, mas para quem não gosta de frio e chuva, ainda não é a melhor época do ano.
      Mas como nosso mundo passa por mudanças climáticas drásticas, pode ocorrer alguns dias de veranico em Março.
      Quem sabe você não dá sorte?
      Boa viagem,
      Luciana

  2. Olá
    Estou pensando em visitar Roma no mês de março 2018.. Provavelmente do dia 6 ao 26. Odeio chuva e frio, porém estou louco para conhecer a neve. Saberia me dizer se ao norte posso encontrar com facilidade?

  3. Olá,
    Pretendo ir ano que vem em abril, mas como gosto de planejar tudo com bastante antecedência, já estou pesquisando. Vou comprar passagens de trem pela tremitalia, gostaria de saber com quanto tempo de antecedência acha que seria bom eu comprar?
    Obrigada

    1. As companhias geralmente começam a vender os bilhetes com 90 dias de antecedência. Portanto programe-se para começar a pesquisar preços a partir de Janeiro ou Fevereiro.
      Abs,
      Luciana

  4. Olá,
    Estarei em Roma no dia 09/09/2018. Como está a temperatura nessa época do ano?

    1. Calorzinho bem agradável durante o dia, fresquinho (mas nao frio) de manha e à noite.
      Abs,
      Luciana

  5. Olá pretendo ficar 14 dias em Roma e Milão . De 26 de março a 07 de abril de 2019. Qual deverá ser a temperatura ??

  6. Olá Luciana, vamos em 20 de março a 08 de abril, será que chove muito? já escolhemos essa época por não ser muito calor pra caminhar bastante, portanto frio não é o problema rsrs mas chuva (não vai ser problema) só pra ir consciente e levar o necessário hehe obrigada.

    1. Não costuma chover muito nessa época, mas o tempo anda maluco, né? A única coisa a fazer é consultar um site de meteorologia uns 10 dias antes da viagem e ir
      acompanhando a previsão do tempo.
      Abs,
      Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!