Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Roma no verão: dicas práticas para turistar na cidade

O verão em Roma é uma das épocas mais aguardadas pelos moradores locais para curtir tudo o que a cidade oferece.

Apesar de sermos um país mediterrâneo e estarmos no sul da Europa que é mais quente, o calor não dura mais do que três ou quatro meses.

Por isso mesmo as pessoas querem curtir o máximo desses meses de calor e do verão em Roma: as praias ficam cheias, os museus e atrações turísticas abrem até mais tarde, oa bares e sorveterias ficam com filas do lado de fora. Essa é uma época do ano muito viva e movimentada!

Leia Mais:

Como dá para perceber nessa foto, a cidade tende a encher no verão.

Mas se é verdade que o verão é a época mais esperada do ano, também é importante lembrar que o calor é bem insuportável nos espaços fechados, uma vez que na Europa não há um grande uso de ar condicionado nas casas e estabelecimentos comerciais.

Portanto a seguir há uma série de dicas práticas para sobreviver ao calor de Roma no verão e também como curtir as atividades culturais.

A seguir um elenco de dicas para que a sua viagem seja muito agradável

Proteção solar e água à disposição

Tenha sempre na bolsa: chapéu ou boné, filtro solar e garrafinha de água. Muitos monumentos estão ao ar livre e, por exemplo, visitar o Fórum Romano e Palatino exige uma caminhada totalmente exposta ao sol.

A gente pode encontrar uma ou outra sombrinha às margens de algumas ruínas milenares que ainda estão de pé, mas são poucos.

roma no verao

Quanto à água: aproveitando do desespero e despreparo do turista, os bares
e barraquinhas ao redor dos monumentos vendem garrafas de água por preços exorbitantes.

Se no supermercado uma garrafinha custa 0,50 centavos (até menos), no comércio próximo a locais turísticos vai custar no mínimo 1,00 euro, mas pode chegar a 1,50.

Saiba que Roma tem várias fontes e bebedouros com água potável gelada e completamente grátis, os quais ainda usufruem as estruturas dos antigos aquedutos romanos.

++ Leia Mais | Fontes de água potável grátis em Roma

Visite Roma no verão só se você gostar muito de calor

Nos meses de julho e agosto, as temperaturas superam os 40, mas pode parecer bem mais quente, porque a sensação térmica pode chegar a 43 ou 44 graus.

Para quem estiver em Roma no alto verão pode ser uma boa ideia alugar um carro e ir passar alguns dias na praia, mas também dá para fazer bate-volta de 1 dia. As praias do litoral romano não são lá essa maravilha, e a mais próxima é Ostia.

O melhor mesmo é ir para as praias um pouco mais afastadas, com 1 a 2 horas de carro, mas que também podem ser alcançadas com os meios de transporte. Essas praias são: Santa Marinella, Santa Severa (ao norte de Roma), Sperlonga, San Felice Circeo (ao sul de Roma).

Outra boa opção são pousadas e hotéis fazenda nos arredores e colinas de Roma, onde a diferença de temperatura pode ser gritante, e você pode até dormir coberto! Alguns desses hotéis estão na região Castelli Romani, uma região de cidadezinhas colinares.

++ Leia Mais | Viaje Seguro: Pesquise o seu seguro viagem aqui 

roma no verao
Foto da cidadezinha de Nemi, na região Castelli Romani. A cidade possui um agradável lago na parte baixa. Come-se bem, bebe-se bem, dorme-se no fresquinho! Pensem com carinho! Crédito: Wikimedia Commons

Na região dos Castelli Romani encontra-se uma das “Estradas do Vinho” da região Lácio, então, pode ser uma boa opção hospedar-se num hotel com fazenda vinícola. Visitem o site Strada del Vino dei Castelli Romani.

Nessa região também encontra-se uma cidadezinha histórica onde o Papa tradicionalmente passa férias: Castel Gandolfo.

Enfim, no mês de Agosto (principalmente na 2a e 3a semanas), parte do comércio fecha e a cidade fica meio que às moscas. Mas, ainda assim, há o que fazer. Todo o básico continua aberto: Coliseu, Basílica de São Pedro, Museu do Vaticano, etc.

Leia também:

Dicas para as mulheres: esqueçam o salto agulha

A pavimentação de Roma é feita por paralelepípedos quadrados totalmente irregulares. Salto alto significa que seu sapato vai terminar sempre dentro de um buraco, entre um paralelepípedo e outro.

veraosanp2
Típico pavimento romano, o paralelepípedo quadrado, cujo nome é sampietrino. O inimigo número 1 do salto agulha.

Alterne sol e sombra: atrações ao ar livre + atrações fechadas

Não passe horas e fio caminhando embaixo do sol escaldante.

Eu sempre aconselho uma visita a um museu, comprinhas em lojas com ar condicionado, ou visita a algum monumento fechado. Assim dá para se refrescar nas horas de calor.

Compre seus ingressos com antecedência para não ficar nas filas

Reserve sempre que puder o bilhete pela internet. Museus do Vaticano: a entrada com hora marcada atenua a (sempre comprida) espera na fila.

Para entrar na Piazza San Pietro e na Basílica de São Pedro é necessário passar por um metal detector, então, saiba que também terá fila. Mas pelo menos depois dá para se refrescar no interior da igreja.

(Vai visitar os Museus do Vaticano? Evite filas e compre o seu ingresso antecipado, com direito a cancelamento e devolução se mudar de ideia.)

Use roupas “comportadas” para visitar o Vaticano e igrejas de Roma

Para quem for visitar o Vaticano (Museu, Basílica de São Pedro e Tumba de São Pedro) no verão, saiba que turistas muito decotados e com roupas muito curtas são simplesmente BARRADOS.

Por isso nos arredores do Vaticano há um monte de camelôs vendendo echarpes, lenços, bermudas e afins para os turistas desavisados. O site da visita à Tumba de São Pedro aconselha os homens a irem de calça comprida e as mulheres de saia abaixo do joelho.

roma no verao

Para quem vai visitar o Vaticano (Museu, Basílica de São Pedro e Tomba de São Pedro) no verão: turistas muito decotados e com roupas muito curtas são simplesmente BARRADOS. Algumas igrejas oferecem uma “capa” de feltro ou plástico, mas não conte com isso ao 100%.

Então ficam um monte de camelôs vendendo echarpes, lenços, bermudas e afins para os turistas desavisados.

O site da visita ao Túmulo de São Pedro aconselha os homens a irem de calça comprida e as mulheres de saia abaixo do joelho.

Leia também:

Saiba como é o mês de Roma em Agosto. Fecha tudo mesmo?

Como já disse anteriormente, muitas atividades comerciais locais fecham, principalmente aquelas menores e que não pertencem às grandes redes.

Lojas como Zara, Sephora, Louis Vuitton, MAC Cosmetics, Puma, Nike, etc. continuarão abertas.

tudo-fechado-em-agosto-roma

Se você programou alguma visita especial como, por exemplo, um jantar em um certo restaurante, saiba que ele pode estar fechado. Telefone antes!

A grande maioria das atividades comerciais fecha no auge do calor: na segunda e terceira semanas de agosto.

Chove em Roma no verão?

Tenho ótimas notícias para você que vai visitar Roma em junho e julho: a chance de chuvas é de no máximo (e até pouco provável) 2 dias ao longo de todo o mês.

Conforme nos aproximamos de agosto, diminui bastante a possibilidade de dias chuvosos. E mesmo se chover, são nuvens passageiras, que não comprometem em nada o passeio.

Já a partir de 15 de agosto, e conforme nos aproximamos de Setembro, aumentam as chances de alguns poucos dias parcialmente chuvosos. Em média 3 ou 4 dias.

O que colocar nas malas para visitar Roma no verão?

Nesse mês, você já pode colocar as suas pernas e bracinhos de fora! Se o seu hotel tiver piscina, já dá para tomar um banhozinho nas horas mais quentes do dia.

Se for viajar de trem, ou como ficamos expostos ao ar condicionado, traga pashminas de algodão, blazer ou casaqueto de tecido leve como linho ou algodão. O ar condicionado dos trens também costuma ser bem frio, portanto, traga sempre uma roupa mais pesada se for viajar de trem.

Chapéus, óculos escuros, protetores solares e repelentes para mosquitos, se você fizer passeios no campo, são indispensáveis.

Mais dicas para a sua viagem a Roma:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

Respostas de 12

  1. Oi Luciana
    Pelo visto a melhor época para conhecer Roma é em dezembro. Faz frio mas nada que um moletom e um casaco mais pesado não resolvam. Acabei de voltar de lá. Nada de filas, tudo muito tranquilo. Tem fotos minhas no coliseu e na basílica de São Pedro onde só aparecem eu e a paisagem. Essa época é considerada baixa temporada e os hotéis são mais em conta. Começou a lotar de gente perto do dia 23/12.
    Fiz tudo a pé e utilizei muito o metro e o trem. Vale muito a pena. Comprei o passe de uma semana que dá direito a usar o metro e ônibus a vontade durante uma semana. Fui a Nápoli de trem bala ( uma hora de viagem). Desci na estação centrale ( também chamada de estação Garibaldi) e peguei o metro até a estação Museo. Siga as indicações para o museu pois existe um túnel que liga a estação ao museu nacional de Nápoli onde se encontram antiguidades de Pompéia, Egito etc.
    Com o trem bala podemos visitar várias cidades em um dia.
    Visitar Pompéia exige um dia inteiro (e ainda é muito pouco). Para isso basta descer na estação central de Nápoli e pegar a outra linha chamada circunvesuviana. Esse trem é muito velho (dá até medo de entrar) mas e bem tranquilo. Atente para qual trem irá pegar pois a linha se divide no meio do trajeto. Pergunte na estação qual linha vai para a estação Pompei Scavi e não para Pompei. A estação Pompei leva vc para a cidade atual de Pompéia. Dali vc tem que andar um bocadinho até a entrada das ruínas. Descendo na estação Pompei Sacavi vc desce na entrada das ruínas. Portanto, cuidado com a linha que irá pegar.

  2. Luciana, estaremos em Roma agora em julho. Quanto ao traje para o Vaticano meus meninos, de 10 e 15 anos, também devem evitar bermudas? Muito obrigada.

  3. Obrigada pelas ótimas dicas. Gostaria de saber se a regra bermudas e camisetas também é válida e rigida para crianças, no caso para menino de 10 anos. Obrigada

  4. Gostaria de saber se para entrar no Museu do Vaticano,posso ir de bermuda acima do joelho,e uma camiseta sem mangas ? Obrigada.

  5. Estive em Roma no mês de julho do ano passado (pleno verão) e realmente o calor era muito intenso (segundo me informaram, em torno de 40 graus, mas com sensação térmica beirando os 50). Fiz 3 roteiros em 3 dias distintos, todos a pé e, como fiquei hospedado perto do Vaticano, em um dos roteiros, a ida até o Coliseu, visitando tudo de interesse pelo caminho, foi realmente uma prova de resistência. Quando no Coliseu, queria comprar o ingresso só para o próprio, mas a moça da bilheteria me informou que também estava incluído o Palatino. Quem conhece, sabe que é bastante coisa para ver e andar e fiz tudo com aquele sol implacável. Mas valeu muito à pena. O interessante é que, à noite, em Roma, ao contrário do Rio, onde moro, não fica quente e achei agradável. Acabei comprando um boné quando estive em Nápolis e conheci Pompeia, para amenizar a questão do sol.

  6. Oi, Luciana
    As filas da bilheteria do Vaticano ficam lotadas o dia todo? Vou me hospedar perto, então pensei em passar no fim do dia para comprar ingresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!