Aproveitamos os dias primaveris, com sol e temperaturas um pouco mais quentes, para irmos visitar Villa D’Este, em Tivoli, nos arredores de Roma.
Villa D’Este é um dos sítios italianos que fazem parte do patrimônio Unesco e também representa não somente a arquitetura renascentista, como possui maravilhosos jardins, que também são exemplos do “giardino all’Italiana”.
São jardins renascentistas onde reinava não só a beleza, mas também a ordem simétrica com a qual as plantas o adornavam.
Os jardins da esplendorosa vila são decorados também fontes e piscinas ornamentais, sendo um exemplo quase único de jardim renascentista do séc. 16.
Leia também:
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
- Passeio a Bracciano para curtir seu castelo, lago e gastronomia
- O que fazer em Castel Gandolfo: visitar o palácio de verão dos papas
- Como chegar do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma
- Compras em Roma: guia para comprinhas na Cidade Eterna
- Onde ficar em Roma: melhores bairros com tudo bem explicadinho
- Buraco da Fechadura: um dos segredos de Roma
- Por que o Coliseu se chama Coliseu? O apelido pegou!
- Leonardo Express: trem expresso do aeroporto ao centro de Roma
- Novas regras para visitar o Coliseu com o Roma Pass
- O Roma Pass vale a pena? Vamos fazer as contas!
Os ambientes internos e os suntuosos afrescos da Villa d’Este
Mesmo acostumada com a suntuosidade dos palácios italianos, a Villa d’Este me deixou boquiaberta pela sua beleza. A vila foi construída por vontade do cardeal Hipólito d’Este, o qual era filho de duas famílias riquíssimas e poderosíssimas.
De um lado os Borjas, afinal, sua mãe era Lucrécia Borja, seu tio era César Borja, o qual inspirou o autor Maquiavel a escrever “O Príncipe”. E se não bastasse,Lucrécia e César sendo filhos do Papa Alessandro VI, fazia com que, Hipólito fosse neto do papa.
Do lado paterno, Hipólito era descendente dos poderosíssimos senhores de Ferrara, a família d’Este. Portanto, ver toda essa suntuosidade, só nos faz confirmar a riqueza das famílias nobres italianas.
Antes de chegar aos jardins, que são a maior atração, percorremos os ambientes internos ricamente decorados com estuques e afrescos.
As salas são ligadas umas às outras, então passa-se de um ambiente ao outro, e das janelas, além de admirar o verde dos jardins, é possível ver a cidade de Roma do alto, já que Tivoli fica em uma posição privilegiada.
Os jardins com suas fontes e jogos de água
Se é verdade que ficamos completamente extasiados com a beleza da vila e dos seus ambientes, e também imaginamos como poderia ser a vida dos personagens que nela viveram, e que por ela passaram, a grande fama da Villa d’Este são os seus jardins, as fontes, as cascatas de água que jorra de maneira abundante.
Como já acenei acima, Villa D’Este é famosíssima pelos seus jardins e a quantidade de água que jorra. Há várias fontes e piscinas, com jogos de água e inclusive duas vezes por dia há um breve espetáculo do órgão acionado a água. Segundo informações que li na Internet, há cercas de 500 pontos de onde jorram água.
Desde a época dos antigos romanos, a cidade de Tivoli era habitada por aqueles que ali construíam suas casas e, como nesse caso, suntuosas vilas de veraneio, onde refugiar-se do calor de Roma durante o verão.
A Villa d’Este graças à sua posição, e também aos jardins e fontes é um lugar bem fresco. Na verdade, enquanto estivemos por lá até sentimos um pouco de frio.
No jardim reina uma enorme paz e silêncio ao som das águas, e esse é um passeio maravilhoso, um bate-volta perfeito saindo de Roma.
Praticidade: Compre aqui o seu ingresso para visitar a Villa d’Este
Leia também:
Visitar a Villa d’Este indo de ônibus
Tivoli dista aproximadamente 30 km de Roma. O modo mais fácil de chegar até lá é pegar a linha B do metrô em direção a Rebibbia e descer em Ponte Mammolo, a penúltima estação da linha
Ao sair do metrô suba até o andar térreo (nivel da rua) e à esquerda encontrará um bar/tabacaria que vende os bilhetes de ônibus para Tivoli. Eles custam 2 euros. Para facilitar, compre ida e volta.
Pegue as escadas rolantes à direita e suba para o primeiro andar. Ali é o terminal dos ônibus COTRAL (ônibus grandes e da cor azul) e são esses que levam a Tivoli.
Saem ônibus a cada 15 minutos e leva-se cerca de 1 hora para chegar a Tivoli. A parada mais próxima à Villa D’Este é o Largo Nazioni Unite (perto da Piazza Garibaldi), que costuma ser a penúltima parada do ônibus.
Para ter informações detalhadas consulte o site da empresa de transportes http://www.cotralspa.it/home.aspx e veja os links ORARIO (HORÁRIO) e CAPOLINEA E PARTENZE (PONTO FINAL E SAÍDAS).
Visitar a Villa d’Este indo de carro
Não encontramos estacionamentos grátis nas proximidades, mesmo estacionando na rua é necessário pagar. Nossa dica mais do que preciosa é: vá direito para o estacionamento do Piazzale Matteoti, quase de frente para a Rocca Pia (uma antiga fortaleza).
O estacionamento não aceita pagamento com cartões, só dinheiro em espécie. Se for estacionar nas vagas pagas na rua, tenha moedas à mão. Do estacionamento até a entrada da Villa D’Este são cerca de 10 min a pé. Talvez até um pouquinho menos.
Seu ponto de referência: Piazza Garibaldi
A entrada da Villa D’Este fica no fundo de uma rua/praça sem saída e para nós não foi fácil achá-la. A rua fica no fundo/lado direito dessa praça aqui, a Piazza Garibaldi, onde há uma enorme escultura de Arnaldo Pomodoro.
Onde comer perto da Villa d’Este
Fomos abordados várias vezes por garçons de restaurantes chamando-nos para comer em determinado lugar. Eu acho que quem faz boa comida não precisa catar clientes na porta do restaurante.
Como não havia feito nenhuma pesquisa prévia, resolvi me afastar 500 metros da Villa d’Este e procurar algum lugar onde os locais comem.
Minhas opções eram encontrar uma rotisseria ou uma trattoria. Acabamos achando um lugarzinho simples, mas bem legal. Trata-se de um panifício que prepara alguns pratos fios e quentes na hora do almoço.
Há opções vegetarianas e até veganas. Batemos um pratão de nhoque com molho de camarão e abobrinha e tomamos um copo de vinho branco. Total para duas pessoas: € 18.
VAPOFORNO PLEBISCITO. Endereço: Piazza del Plebiscito 6.
A página deles no Facebook é bem simpática e tem até vídeos da cozinha: https://www.facebook.com/fornozampaglioni
Informações úteis:
A Villa D’Este fica na Piazza Trento 5, Tivoli.
Site: http://www.villadestetivoli.info/
Ingresso: 8 euros.
Horário: Abre às 8:30 e fecha por volta das 17h no outono e inverno e às 19:30 na primavera e verão. Para ver com certeza os horários de fechamento mês a mês, consulte a página: http://www.villadestetivoli.info/servizi.htm
Respostas de 6
Luciana, você acha que são necessárias quantas horas para fazer esse passeio? Obrigado.
MUITO LEGAL! Você faz esse passeio?
Não, eu não faço atualmente, mas estou estudando a possibilidade de montar pacotes com transporte particular.
Abs,
Luciana
Fantástico o post de Tivoli, anotei tudo, irei em julho/18.
Grazie 🙂
Usei suas dicas hoje para ir a Tivoli!
Valeram demais. Obrigada!!!!
Que bom que você gostou, Heloisa.
Obrigada por comentar.
Abs,
Luciana