Saiba onde comprar chip em Roma. Estar conectado à internet não é mais um luxo, mas uma necessidade durante as viagens ao exterior.
Poder dar notícias aos familiares, reservar serviços, usar aplicativos e, porque não, colocar uma selfie no Instagram.
Nos últimos anos e, inclusive depois que a União Europeia unificou o roaming para todos os Estados-Membros, é uma vantagem ter um único chip europeu e poder continuar usando em toda a viagem.
Leia também:
- Como chegar do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma
- Como chegar do Aeroporto Ciampino ao centro de Roma
- Onde ficar em Roma: melhores bairros tudo bem explicadinho
Portanto ao comprar seu chip de celular na Itália, saiba que ele também vai valer nos outros países da União Europeia.
Vejamos a seguir todas as dicas úteis e também evitar problemas e ciladas:
Não perca seu tempo precioso em filas
- Ingresso fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Ingresso fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
Dicas de hotéis em Roma
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d’Alba
Comprar chip em Roma, no Aeroporto Fiumicino
Sua primeira oportunidade para comprar chip pré-pago, caso desembarque em Roma, será o Aeroporto Fiumicino. Mas, tome cuidado com algumas operadoras “não oficiais”.
Exactta: é cilada, Bino!
Dentro do terminal T3, logo depois das esteiras para pegar as bagagens e antes de sair do aeroporto, há uma empresa chamada Exactta que vende chips.
Essa é a primeira empresa com a qual você vai dar de cara. Tomem cuidado! Existe um número enorme de pessoas que falam super mal dessa empresa no Tripadvisor. Cliquem aqui para ler, e tirem as suas próprias conclusões.
TIM e VODAFONE no Aeroporto
No terminal T3 (desembarque) tem um guichê da TIM e também um da Vodafone onde você pode comprar o chip.
Assim que você sair do portão de desembarque, vire para o lado direito e poucos passos depois se encontram vários quiosques de serviços: chip, transfer, etc.
Na minha última passagem pelo Aeroporto Fiumicino, os quiosques das operadoras já estavam abertos às 7h da manhã.
Há possibilidades de comprar chip pré-pago na Itália também nos aeroportos de outras cidades. Portanto se sua passagem por Roma for muito rápida, ou você nem for desembarcar em Roma, não se preocupe!
++ Leia Mais | Conexão em Roma: o que fazer em um dia em Roma
Posta Mobile: o chip dos correios
Posta Mobile é o chip dos Correios Italianos (Poste Italiane) e, na verdade, o fornecedor do serviço é a operadora Vodafone (informação que me foi passada pelos funcionários dos correios).
O serviço costuma ser o mais barato de todos (pode custar uns 20-35% em relação às outras operadoras), mas é trabalhoso: filas nos correios, preencher formulários e, infelizmente só pode fazer recarga nas agências dos correios, no caixa automático dos correios, ou on-line (mas tem que se inscrever no site).
Pode valer a pena somente para quem vem frequentemente à Itália e tem algum parente/amigo que possui conta corrente nos correios, assim pode usufruir do serviço de recarga on-line ou no caixa eletrônico.
Essa opção de chip pré-pago na Itália é mais para a população local e como o banco postal paga aposentadorias, eles criaram esse produto visando aposentados e pessoas que não usam muito o celular.
Se posso ser sincera, tenho “medo” de produtos vendidos pelos Correios.
++ Leia Mais | Quanto custa viajar para Roma? Todos os preços aqui
Comprar chip pré-pago em Roma, na Estação Termini
Há oferta de chip pré-pago na Itália também nas estações de trem. Na estação central Termini há lojas das três principais operadoras: Vodafone, TIM e Wind (citadas na minha ordem de preferência).
A loja da TIM fica no mezzanino, a loja da Wind no andar térreo (ambas de frente para os letreiros com os horários de partida e chegada dos trens) e a loja da Vodafone fica no subsolo.
Lycamobile e seus vendedores ambulantes
Do lado de fora da estação Termini, nas calçadas dos pontos de ônibus, você verá rapazes (quase sempre imigrantes africanos ou “indianos”) oferecendo chips da Lycamobile.
A Lycamobile funciona mais ou menos no mesmo esquema do chip dos correios: é uma operadora virtual. Não tem lojas próprias mas é vendida em bancas de jornais, tabacarias, lojas de celulares, etc.
Não tenho nenhuma referência, nem positiva, quanto menos negativa sobre a empresa. Sei que o chip pode ser recarregado nas casas lotéricas Sysal e tabacarias, e também on-line.
Comprar os chips nas lojas das operadoras
Todos os bairros de Roma têm lojas pelo menos das duas principais operadoras; Vodafone e Tim.
À diferença do Brasil, os chips pré-pagos não são colocados à venda em bancas de jornais ou qualquer lojinha, mas, é fácil comprar recarga tanto nas lojas das operadoras, quanto nas bancas de jornais, tabacarias, casas lotéricas, supermercados e nos caixas eletrônicos.
Você pode consultar os endereços nos sites, para encontrar uma loja perto do seu lugar de hospedagem em Roma.
Comprar os chips em casas de câmbio
Algumas casas de câmbio perto das principais atrações turísticas de Roma, também começaram a vender chips e, atualmente vejo que elas oferecem chip da operadora Vodafone.
Vi que pelo menos perto do Vaticano (na Via Ottaviano, a caminho para a Basílica de São Pedro) e na Piazza di Spagna há casas de câmbio que vendem chips de 20 euros, com uso ilimitado de internet.
Onde recarregar o chip pré-pago?
Alguns estabelecimentos comerciais vendem recargas tipo raspadinhas (geralmente nos supermercados da rede Pam ou Carrefour e bancas de jornais), enquanto nas tabacarias e caixas eletrônicos é necessário digitar o seu número de celular.
Você também pode criar um perfil no site da operadora e recarregar online, pagando com cartão de crédito.
Antes de viajar: pesquise os preços nos sites das operadoras
A melhor maneira de saber qual operadora e qual plano de dados é mais vantajoso consultando os sites das operadoras. Geralmente os pacotes para planos de dados custam entre 10 e 20 euros, dependendo do número de gigabytes disponíveis.
Vodafone: https://www.vodafone.it/
Tim: https://www.tim.it/
Wind: http://www.wind.it
Poste Mobile: https://www.postemobile.it/
LycaMobile: https://www.lycamobile.it/it/
Como habilitar o chip?
No Brasil existe a possibilidade de comprar o chip em bancas de jornais, por exemplo, e depois ligar para a operadora, informar o número do documento e dali habilitar o chip para chamadas.
No caso do chip pré-pago na Itália, tudo isso é feito no momento da compra. Você sairá da loja com seu chip habilitado, ou, operadoras como a Tim habilitam o chip após a primeira chamada.
Mas para quem ligar? Se for esse o caso, peça gentilmente ao operador se ele pode fazer uma chamada para você.
Qual operadora escolher?
Na Itália as opções são: Wind, Tim e Vodafone. A partir de 10 euros oferecem pacotes com 2 GB de internet, 500 torpedos, 500 minutos de chamada.
Algumas oferecem mais internet, outras oferecem mais minutos de chamada e torpedos.
Qual a melhor experiência com as companhias?
Aqui dou a minha opinião bem pessoal, baseada na própria experiência familiar e o que escutamos dos amigos sobre suas operadoras.
De cara eu descartaria a Wind, principalmente se você estiver pensando em fazer passeios para lugares mais remotos, porque o sinal telefônico deles é ruim quando estamos fora da cidade.
Por isso acho que a escolha fica mesmo entre as duas maiores concorrentes: Tim e Vodafone.
Tem como encontrar com facilidade redes wifi gratuitas?
Usar uma rede wifi em Roma (e em boa parte da Itália) não é uma tarefa fácil, pelo menos para quem não tem um chip italiano.
O principal motivo (assim dizem!) é que as redes são fechadas por segurança, por medidas de prevenção ao terrorismo, por causa de crimes cibernéticos e assim em diante.
Portanto, as redes públicas exigem que a gente registre o nosso número de celular. Algumas mandam de volta um torpedo confirmando o registro e comunicando os dados (usuário e senha). Mas o torpedo só é enviado para números italianos.
Quem viaja com um celular que não começa por +39 (código da Itália) e quiser usar as redes públicas (geralmente administradas pela prefeitura local) terá que se identificar usando um cartão de crédito internacional.
Para tal serão debitados 0,50 centavos somente na primeira vez que se usa o serviço.
As grandes redes privadas (Mc Donald’s, agências dos correios, companhias ferroviárias) também usam o mesmo método de registro das redes públicas.
É cada vez maior o número de estabelecimentos comerciais (principalmente bares e restaurantes) que oferecem a senha do wifi para os seus clientes.
A opção para quem estiver na rua pode ser tomar um cafezinho (a maioria dos bares coloca uma placa bem visível do lado de fora, dizendo que oferecem wifi grátis para os clientes) para poder usufruir do serviço.
Obviamente todos os hotéis também oferecem wifi para os seus clientes.
Onde encontrar wifi grátis com chip italiano
- Mc Donald’s
- Ikea
- Poste Italiane (Agências dos correios)
- Estação Termini (através do aplicativo AROUND STATION ou procurar a rede FREE WIFI ROMA TERMINI). A rede dá direito a 15 míseros minutos de wifi grátis.
- Livrarias Feltrinelli
Mais dicas para a sua viagem a Roma
- Passeio Guiado no Vaticano: Contrate uma guia brasileira em Roma
- Fontana di Trevi: a mais majestosa e famosa fonte de Roma
- Desvendando os arredores do Quirinale
- Qual moeda levar para a Itália?
Respostas de 16
Olá, Luciana. Obrigado pelas dicas. Minha esposa e eu somos admiradores da Itália; ela, apaixonada por Roma. Você poderia me ajudar com duas dúvidas? 1) Chegaremos por Roma e seguiremos para Atenas, Creta e Santorini. O chip da Vodafone comprado em Roma vai servir nesses outros lugares ou só na Itália? 2) Com esse chip, será possível acessar os aplicativos de bancos brasileiros ou nesse caso dependerei do wi-fi do hotel?
Nunca usamos chips internacionais, sempre wi-fi de hotéos e lojas na Europa, tentei Vivo Travel roaming uma vez mas não funcionou.
Agradeço antecipadamente.
Sim, esse chip serve em toda a Europa
Por favor, esse chip (Vodafone) funciona só na Itália, ou, por exemplo, também na Alemanha?
Toda a Europa
Vou para Itália e Portugal agora em maio, e quero comprar um Chip Vodafone na chegada do aeroporto de Roma. Ficarei 10 dias ao total nos dois países. Qual indicação de capacidade de chip?
Se não me engano o chip já é de 40 gigas.
Boa noite ! Meu voo chega em Roma e faço uma escala de duas horas para Napoles ! Sabe me dizer se tem Vodafone em Napoles ou se consigo comprar em Roma na escala ?
Oi, Danielle
A Vodafone é uma operadora enorme e, sim, tem várias lojas em Nápoles. Não sei dizer se tem no aeroporto, mas na estação central, sim.
Boa viagem,
Luciana
ATENÇÃO!!!!
Olá. Fui para a Itália agora em Maio/19.
Optei por comprar um chip da Vodafone, pois fui para outros países depois. Por comodidade, comprei direto no Aeroporto Fiumicino. O plano mais barato era de 60 Euros e dava direito a dois chips (1 com 30Gb e outro com 15Gb) com apps de chat liberados. Apesar de achar um pouco caro, resolvi comprar.
Fui embora de Roma de trem e, por curiosidade, fui nas 2 lojas da Vodafone na Estação Termini. Para a minha surpresa, eles tinham outro tipo de plano: 25 Euros com 25Gb (1 chip apenas). Como haviam muitas pessoas nas lojas, não consegui me informar sobre os apps de chat.
Me surpreendi com a diferença absurda de valores e opções entre a Vodafone do Aeroporto e da Estação Termini.
Ficou a lição para um viajante iniciante: nunca comprar direto no aeroporto.
Abraço!
Gostaria de saber se comprando o chip no quisque da vodafone, consigo colocar crédito/ carga lá mesmo e sair utilizando.
Sim, não só a Vodafone como as demais operadoras.
Abs,
Luciana
Olá, boa tarde! Gostaria de saber se o chip da Easysim4u funciona bem em toda a Itália, principalmente na Toscana e na região das Dolomitas, onde precisarei de mapas para dirigir.
Além disso, a cobertura da Claro é boa também na Itália? Tenho plano da Claro aqui no Brasil, e dependendo seria vantajoso fazer o plano Europa deles.
Obrigada!
Olá, Fernanda
Não sei porque eu nunca utilizei esses chips. O que posso dizer a você é que os chips italianos funcionam.
Abs,
Luciana
Boa tarde
Fui p Roma e comprei um chip pre pago por 30 dias em 2017.Estarei retornando no mês de abril.Gostaria de saber se posso utilizá lo novamente colocando apenas carga.Ou ele é cancelado após de 3 meses de não uso.
Em caso positivo de uso onde eu faço a recarga.
O chip é cancelado se ficar 1 ano sem recarga.
Abs,
Luciana
Quanto tempo após vc retornou.Pois fui em 2017 e comprei um chip da Vodafone.