Talvez por ficar em um bairro residencial um pouco mais afastado do centro, a Basílica Papal de São Paulo Extramuros seja a menos visitada das quatro basílicas papais romanas.
Ela é a maior basílica papal (ou patriarcal) depois daquela dedicada a São Pedro, no Vaticano.
Se quiser conhecê-la, saiba que o bairro San Paolo é facil e rapidamente alcançável com a linha B do metrô, e fica somente quatro estações após o Coliseu.
Leia também:
- Panella: ótimo panifício + happy hour + brunch perto de Termini
- Estação Tiburtina: a segunda maior estação ferroviária de Roma
- Palazzo Chigi em Ariccia, o cenário do filme O Gatopardo
As origens da Basílica de São Paulo Extramuros
São Pedro e São Paulo são os santos padroeiros de Roma, cuja celebração e feriado se dá no dia 29 de Junho. Reza a tradição cristã que ambos os apóstolos morreram e foram sepultados em Roma.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Sabe-se que Paulo foi sepultado em uma necrópole cristã na Via Ostiense, uma das antigas estradas romanas, já existente na era pré-cristã e que, apesar das mudanças no traçado, ainda encontra-se presente nos dias atuais. Seu túmulo logo virou um lugar de veneração pelos primeiros cristãos romanos.

Sendo contínua meta de peregrinos vindo de todos os cantos, já no Séc. VI d.C. o local esteve sob os cuidados dos monges beneditinos e com o primeiro Jubileu da história (em 1300) a visita à sepultura do apóstolo aumentou ainda mais.

A basílica teve uma construção que levou muitos séculos, fazendo jus ao dito popular “obra de igreja”: iniciou no séc III d.C. e foi dada por completamente construída por volta de 1724.
Quase um século depois, em 1823, a igreja foi parcialmente destruída devido a um grande incêndio e sua primeira consagração deu-se em 1840.

Assim como se dá com o túmulo de São Pedro no Vaticano, acredita-se que o altar-maior da igreja conserve as relíquias do túmulo de São Paulo.
O claustro dos monges beneditinos
Há mais de 10 anos morei no bairro Marconi, que fica ao lado do Bairro San Paolo, portanto, algumas vezes fui a pé para a Basílica. Na minha primeira visita fiquei impressionada com a beleza do claustro dos monges beneditinos.
Fui durante a primavera e o jardim estava cheio de roseiras floridas. Esse ano voltei no final do inverno, e os jardineiros ainda estavam preparando a terra para plantar as roseiras. O mosteiro é do séc XII.
Achados das escavações arqueológicas
Na saída da basílica, logo após ter visitado o claustro, há um pequeno museu com todo o tipo de objetos encontrados durante as escavações feitas na basílica ao longo dos séculos e em época recente. Há sempre tesouros inestimáveis no solo de Roma.
Na basílica também há um bookshop com vários tipos de lembrancinhas, livros, etc. a um preço bem abordável.
Basílica de São Paulo Extramuros
Endereço: Piazzale San Paolo 1, bairro San Paolo.
Metrô mais próximo (bem pertinho!): parada San Paolo, linha B (a mesma que passa no Coliseu)
Site: http://www.basilicasanpaolo.org/
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Hotéis no Trastevere | Melhores Hospedagens no Trastevere
- Onde comer massas e pizzas no Trastevere? Lá no Ivo!
- Antico Caffè Greco: o bar mais antigo de Roma
- Volpetti: Mercearia e Rotisseria imperdível em Testaccio
- Roteiro Domingo em Roma: Porta Portese, Testaccio e Ostiense