Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Museu Palatino: Conhecer Roma Desde a Sua Origem

Pequeno, mas extremamente interessante, o Museu Palatino, está localizado dentro do Palatino, que forma uma enorme área arqueológica junto com o Fórum Romano.

Inaugurado no Séc. XIX, seu acervo reúne todos os achados de excavações realizadas na Colina Palatino.

A Colina Palatino é o local onde, segundo a história mitológica da fundação de Roma, a cidade foi fundada por Rômulo, primeiro rei de Roma.

Leia também:

Fato está que as excavações comprovaram que ali existia um núcleo urbano desde o séc VIII a.C., na idade do ferro.

Nos séc. II e I a.C. o local abrigava os “bairros” onde vivia a aristocracia romana. Até que na época Augustea, ou início da época imperial, o Palatino passou a ser o local da residência do imperador

museu palatino em roma

E depois de Augusto ali também residiram Nero (que depois construiu a Domus Aurea na colina que hoje localiza-se praticamente ao lado da estação do metrô de frente para o Coliseu; Colle Opio), Domiciano, Adriano e Sétimo Severo.

Onde fica o Museu Palatino?

O Museu Palatino fica em uma posição privilegiada, no alto da Colina Palatino, e praticamente está cercado de mirantes de onde podemos ver a cidade de Roma do alto, como, por exemplo, a área do Circo Máximo

Ele fica mais perto do acesso pela Via di San Gregório. Para quem faz o percurso da área arqueológica começando pelo Fórum Romano, então essa parte fica mais para a parte final da visita.

Saiba que esse é o único ponto de refúgio completamente coberto e climatizado (ar condicionado no verão e aquecimento no inverno) dentro de toda a área arqueológica. Tenha isso em mente!

Leia mais:

O museu está cercado por maravilhosos mirantes onde ver Roma do alto. Olhem que vista linda:

Não foi à toa que os ricos e potentes da época insediaram-se aqui. Nos arredores do Museu Palatino é possível alcançar alguns mirantes com vistas maravilhosas de Roma.

Dá pra ver o Circo Máximo, o Trastevere do outro lado do Tibre, o Altar da Pátria e até a Colina Gianicolo. Um daqueles momentos que nem Mastercard paga!

Acervo do Museu Palatino

No museu encontram-se vestígios da história do Palatino durante a pré-história, durante a proto-história  (Séc X ao séc VII a.C.) e das épocas arcaicas e republicana (Séc VI ao séc I a.C.).

Considerando que Roma foi fundada em 753 a.C., o Palatino já existia antes da fundação da cidade. Fiquei muito fascinada em voltar no tempo. Sabe como é pisar num lugar que existe desde sempre? Que foi habitado pelo menos antes do séc X antes de Cristo? Essa é uma experiência muito legal. 

O acervo do museu é muito bem organizado e, visualmente, ele é bem bonitinho. Não sei se passou por alguma reforma recente, mas, podemos tirar o chapéu para o curador.

Na parte inicial, que conta a história remotíssima do território local, encontram-se algumas maquetes que reproduzem as famosas “Capanne del Palatino”, ou seja, em excavações realizadas em 1948 foram encontrados os fundos de três cabanas, que datam do séc VIII a.C., justamente o período no qual Roma foi fundada.

Artefatos encontrados nas escavações do Palatino

Existe uma quantidade considerável de restos de vasos, ânforas, peças de metal e todo o tipo de objetos encontrados durante milhares de excavações realizadas no local. 

As coleções de estátuas gregas e romanas

Visitas a museus e alguma leitura me fizeram compreender que essas estátuas “tesudas” eram o ideal de beleza.

Muito provavelmente as pessoas retratadas deveriam estar bem longe dessa beleza divinizada.

estátuas greco-romanas no museu do palatino

Essas duas estátuas pertencem ao templo das virgens vestais que encontra-se no Fórum Romano. Felizmente elas estão inteiras e com suas cabeças no lugar. Algumas das estátuas do fórum possuem somente o dorso e os membros inferiores intatos.

As Vilas imperiais, Os templos e suas riquíssimas decorações

Outro ponto alto do Museu Palatino são as decoração das vilas e templos romanos.

Há vasos, estátuas, mas a parte que mais chamou a minha atenção foram os afrescos, as pequenas decorações feitas em marfim e ouro, e também o quadro dos mármores.

Esse afresco é da casa que o Imperador Nero havia construído no Palatino. Não é da Domus Aurea, sua residência que ficava fora do Palatino, no Colle Oppio.

Olhem que belas essas máscaras e bailarinas em marfim.

Esse quadro acima é muito interessante: ele possui amostras com todos os tipos de mármores usados nas residências e templos do Palatino e Fórum Romano.

Ao lado dele há outro quadro mostrando quais eram as cidades e localidades do mundo antigo que forneciam mármores prestigiosos para Roma.

++ Passeio Guiado no Fórum Romano e Palatino: Contrate uma guia brasileira em Roma

Os cineminhas áudiovisuais do Museu Palatino

Há três espaços áudiovisuais dentro do Museu Palatino. O primeiro mostra e explica os primeiros núcleos urbanos do séc VII-VIII a.C.

O segundo espaço áudiovisual do Museu Palatino, que possui alguns lugares para sentar (e foi um ótimo descanso para as pernas. ufa!) tem ótimas imagens aéreas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino.

Esse breve filme (dura menos de dez minutos) mostra de forma bem romanceada a ascensão do primeiro imperador romano: Augusto. E conta também um pouco sobre outros imperadores de épocas sucessivas, como Carlos Magno e Napoleão Bonaparte.

A foto acima não é do filme, mas, de uma das gravuras que mostra como era no Palatino durante a época imperial. O áudiovisual explica o aumento da população no local.

Como visitar o Museu do Palatino? 

Ele está incluído no SUPER: um novo tipo de ingresso para visitar o Coliseu, Fórum Romano e Palatino.

Antigamente ele também estava incluído no Roma Pass e no ingresso normal do Coliseu, agora não mais. Lembre-se que é necessário comprar o ingresso SUPER. Para saber mais sobre esse ingresso, leia o post: Ingresso do Coliseu Sem Filas.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!