Se você estiver planejando uma viagem para Roma, sobretudo para a sua primeira vez, e estiver montando o seu roteiro, saiba quais são as principais atrações e pontos turísticos de Roma.
Grande parte das atrações turísticas mais famosas de Roma estão no centro da cidade, por isso em 1999 a UNESCO declarou todo o centro como Patrimônio da Humanidade.
Portanto, as dicas a seguir visam sobretudo aqueles que visitarão a cidade pela primeira vez, e que estão indecisos sobre o que ver, para não voltar para casa e descobrir depois que ficou faltando alguma coisa.
Leia também:
- Onde comprar roupa de frio em Roma
- Lugares perto de Siena para um bate e volta
- CDAM na Itália: Seguro saúde grátis do INSS para turistas
Apesar de que, se isso acontecer, você já terá uma desculpa para voltar à Cidade Eterna!
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Então vamos descobrir juntos qual são os principais pontos turísticos de Roma, de modo que você possa começar a organizar o seu itinerário.
Principais atrações e pontos turísticos de Roma: ruínas antigas
Coliseu
O Coliseu é o campeão absoluto de visitas (pelo menos 7 milhões de visitantes por ano), aquele cujo nome oficial era Anfiteatro Flávio e uma das sete maravilhas do mundo moderno faz parte da programação de todo visitante de primeira vez em Roma.
Palco de batalhas entre gladiadores, penas capitais, além de lutas e apresentações com animais ferozes, acolhia de 60 a 80.000 espectadores. Os espetáculos duraram de 80 d.C. com a inauguração monumental a mando do imperador Tito Flávio até o ano 523 d.C.
O Coliseu costuma lotar. Clique aqui para comprar os bilhetes fura-filas para o Coliseu
Fórum Romano e Palatino
A enorme área arqueológica em comum do Fórum Romano e do Palatino, nos permite passear por ruínas que nos permitem duas diferentes leituras sobre a vida da Roma Antiga. Nas ruínas do fórum vemos o que sobrou do suntuoso e majestoso centro político, econômico, administrativo e religioso.
Para aguçar a nossa imaginação, imaginemos como se fossemos transportados por uma máquina do tempo e pudéssemos ver como era um centro da cidade há 2 mil anos com ruas e avenidas, templos, fóruns de justiça e muito mais.
Já no Palatino, além de pisarmos no lugar onde nasceu Roma (data da fundação: 21 de Abril de 753 a.C.), e as ruínas dos palácios imperiais: lá onde moraram personagens como Calígula, Nero, Tibério, Augusto e Domiciano, por exemplo.
++ Leia Mais | Passeio no Fórum Romano e Palatino, com mapa detalhado
Roma: pontos turísticos em monumentos espalhados pela cidade
Monumento a Vitor Emanuel II ou Altar da Pátria
Vittoriano, Monumento a Vitor Emanuel II, Altar da Pátria e Túmulo do Militar Desconhecido são os nomes oficiais do controverso monumento que é popularmente conhecido como Bolo de Noiva e Máquina de Escrever.
Infelizmente ele não caiu nas graças dos romanos, os quais o consideram o principal culpado pela demolição de uma graciosa parte da Roma de Idade Média. Há troca da guarda a cada hora do dia.
Pantheon
O templo para todos os deuses, na sua atual versão construído pelo Imperador Adriano entre os anos 120 e 124 d.C. De todos os monumentos pagãos que chegaram ate nós ele é o mais bem conservado e o que mais é fiel à construção original.
O que mais nos chama a atenção é a abertura no topo da sua cúpula, que serviu de inspiração para grandes arquitetos do Renascimento como Brunelleschi e Michelangelo. Desde o ano 608, o Panteão é uma igreja católica e também é o túmulo dos primeiros reis da Itália e do pintor Rafael Sanzio.
++ Leia Mais | As ruas das compras de luxo em Roma, com mapas
Castelo Sant’Angelo ou Mausoléu de Adriano
Se tiver tempo, entre e visite o Castelo Sant’Angelo por dentro, porque de lá temos uma vista panorâmica maravilhosa de Roma. Caso contrário, observe sua estrutura maciça.
O Imperador Adriano começou ainda em vida a construir o segundo maior túmulo imperial depois daquele de Augusto, mas morreu antes da conclusão da sua construção.
Mesmo assim, após terminado, suas cinzas foram depositadas lá e ele foi usado como túmulo imperial pelo menos até a época de Caracala. Com o aproximar-se à queda do império, mas sobretudo após ela, o mausoléu do Adriano virou fortaleza, castelo (quando passou a ser chamado Castelo Sant’Angelo), prisão, cofre dos tesouros do Vaticano e hoje em dia é um museu.
Principais atrações e pontos turísticos de Roma: Praças e Fontes
Praça do Capitólio
A Piazza del Campidoglio, conhecida em português como Monte Capitólio ou Praça do Capitólio era uma das sete colinas da fundação de Roma. Localizada de frente para o Palatino, ela era uma espécie de acrópole, onde pelo menos cinco séculos antes de Cristo foram construídos os templos da tríade capitolina: Júpiter, Juno e Minerva.
Era aqui também que os imperadores (e sucessivamente os generais) triunfantes recebiam as condecorações pela sua vitória e, já no Renascimento, é daqui que parte a Renovação Urbana de Roma, contando com a genialidade de ninguém mais, ninguém menos que Michelangelo.
Fontana di Trevi
Um dos maiores ícones de Roma, a monumental e neoclássica Fontana di Trevi atrai milhares de visitantes ao longo do dia, faça chuva ou sol, frio ou calor. Sua fama cresceu graças a filmes icônicos como a Dolce Vita, no qual os personagens interpretados pela louríssima Anita Eckberg e o charmosão Marcello Mastroianni entram na fonte.
Mas ela também tem a fama de realizar desejos, sobretudo aquele de voltar a Roma: basta jogar uma simples moedinha e voilà!
++ Leia Mais | Ostia Antiga: um dias nas ruínas conhecidas como a “Pompeia Romana”
Praça Navona
A quintessência da praça monumental e barroca, a Praça Navona afunda as suas raízes em épocas imperiais. De fato, no local existia o Estádio de Domiciano, uma construção monumental construída pela mesma dinastia de imperadores que construíram o Coliseu.
Mas o que hoje captura a nossa atenção são as fontes que decoram a praça, com a protagonista Fonte dos 4 Rios, uma das obras-primas de Bernini, e a fachada do Palácio Doria Pamphili, sede da embaixa do Brasil em Roma. A praça é um charme só!
Campo de’ Fiori
Uma das praças mais animadas de Roma, todas as manhãs acolhe uma colorida feira-livre, além de ser cercada de bares, restaurantes, mercearias. Mas nem todo mundo sabe que por vários séculos, o Campo de’ Fiori serviu com palco de condenações e penais capitais, e um dos mortos mais ilustres foi Giordano Bruno, queimado em plena praça em 1600, acusado de heresia. Não por acaso, hoje no local existe uma estátua monumental a ele dedicada.
++ Leia Mais | Dirigir em Roma: estacionamento e Zona de Tráfego Limitado (ZTL)
As vizinhas Piazza di Spagna e Piazza del Popolo
As vizinhas Piazza di Spagna e Piazza del Popolo, uma mais íntima, a outras mais monumental, fazem com que compreendamos porque Roma, na antiguidade era conhecida como cidade das água: fontes, chafarizes, cascatas artificiais era uma das maneiras não só de decorar a cidade, como mostrar riqueza, poder e ostentação.
Hoje a Piazza di Spagna, com a monumental Escadaria Espanhola, se encontra no centro das ruas para compras de luxo.
Enquanto a Piazza del Popolo, com seus milênios de tradição, abriga um dos mais antigos obeliscos que os imperadores trouxeram para Roma.
Principais pontos turísticos de Roma: bairros pitorescos
Anotem aí esses dois nomes: Trastevere e Monti.
Trastevere é o mais famoso e, para mim, Monti é o que corresponde às expectativas de um turismo (ainda) genuíno. Em ambos encontraremos resquícios de Idade Média (nesse quesito o Trastevere é vencedor), lugares charmosinhos e característicos para comer e beber, e se sentir em uma atmosfera de outros tempos.
Principais atrações e pontos turísticos de Roma: o Vaticano
Praça e Basílica de São Pedro
A praça e a basílica que são o coração do Cristianismo. Uma história que percorre milênios e que começa antes do Cristianismo, quando ali era os jardins da casa do Imperador Calígula, o qual construiu um circo (hoje o correspondente do nosso hipódromo para corrida de cavalos), onde seu sobrinho Nero, décadas mais tarde massacrou os cristãos.
Ali teria diso enterrado o apóstolo Pedro, dando futuramente origem à construção da Basílica. A Basílica de São Pedro é uma explosão de cores, obras-primas e trabalhos realizados pelos maiores artistas de todos os tempos: Rafael, Bramante, Michelangelo e Bernini, entre outros.
Museus do Vaticano
Museus, no plural. Os Museus do Vaticano nascem das coleções de arte privadas de papas e cardeais, muitos dos quais também convidaram os melhores artistas de todos os tempos para decorarem os seus aposentos, escritórios, bibliotecas. Desta espécie de cidadela fortificada, nascem, em parte os Museus Vaticanos.
O que temos de mais famoso, talvez, seja a Capela Sistina, uma das obras-primas de Michelangelo. Mas seus corredores estão cheios de maravilhas supremas. Muitos dizem que para conhecer e visitar minuciosamente todos os museus seria necessaria uma semana.
Os Museus do Vaticano costumam lotar. Evite filas e clique aqui para comprar o seu bilhete.
Pontos de Informação Turística: mapas grátis e informações sobre os pontos turêsticos de Roma
Os pontos de informações turísticas são quiosques espalhados por Roma, onde um ou mais funcionários fornecerão todas as informações para você aproveitar bem a sua viagem a Roma.
Ali há mapas, brochuras, panfletos, pequenos guias turísticos para aproveitar o melhor da cidade. Geralmente todo o material está redigido em italiano e traduzido principalmente para o inglês, francês, espanhol. Infelizmente nunca vi nada redigido em português.
Nos PIT também é possível comprar o Roma Pass na hora ou retirar o Roma Pass para quem já o comprou on-line.
O melhor PIT de Roma: perto do Coliseu
Na minha opinião o melhor PIT de Roma é aquele que situa-se na Via dei Fori Imperiali, a poucos metros do Coliseu. Ele é bem grande, moderno, tem um pátio com um quiosque e umas mesinhas para repousar um pouco (pelo menos nas épocas mais quentes do ano, porque o pátio está localizado ao ar livre).
Ademais, comparando com outros quiosques, eles também têm muitoooo material para quem vai visitar Roma.
Endereço:
Via dei Fori Imperiali 1. Das 9.30 às 19.00h.
Roma: Pontos Turísticos famosos ao vivo na webcam
Sabe aquele dia que a gente acorda com uma vontade enorme de estar em um lugar e, simplesmente, não dá? E a resposta para a saudades de Roma? Pontos turísticos famosos para serem vistos ao vivo na webcam.
Graças às webcams espalhadas pelo mundo, a gente pode matar um pouquinho de saudades de lugares que estivemos ou, quem sabe, bisbilhotar algum destino do mundo que queremos conhecer.
Que tal uma viagem a Roma sem sair de casa? Graças a 11 webcams espalhadas pela cidade, podemos admirar os mais famosos pontos turísticos de Roma.
Fontana di Trevi
Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/fontana-di-trevi.html
Piazza Venezia
Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/piazza-venezia.html
Piazza Navona
Link | https://www.skylinewebcams.com/webcam/italia/lazio/roma/piazza-navona.html
Campo de’ Fiori
Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/campo-de-fiori.html
Pantheon
Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/pantheon.html
Coliseu
Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/colosseo.html
Piazza Barberini
Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/piazza-barberini.html
Encomendada pela famosa família Barberini, a praça é ornamentada por uma das mais belas fontes de Roma, a Fontana del Tritone, mais uma obra-prima de Gian Lorenzo Bernini.
Castelo Sant’Angelo
Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/castel-santangelo.html
Trinità dei Monti
Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/roma-skyline.html
No cume da escadaria mais famosa de Roma, a Escadaria Espanhola, a vista de Trinità dei Monti é uma das mais bonitas da cidade, principalmente durante o período em que a escada hospeda a mostra de azaleias.
Piazza del Popolo
Link | https://www.skylinewebcams.com/it/webcam/italia/lazio/roma/piazza-del-popolo.html
Mais dicas de atrações para você curtir em Roma
- Passeio pelo Gianicolo: uma vista panorâmica espetacular de Roma
- Villa Maraini: a segunda (ou primeira?) vista panorâmica mais alta de Roma
- Os gigantes fascistas e viris do Foro Italico
Respostas de 6
É melhor comprar bilhetes para o coliseu e Vaticano nos sites oficiais, ou nos sites de agências?
Se possível, no site oficial
Ótimas dicas, parabéns.
Obrigada, Maria.
Gostei muito do artigo, obrigada.
De nada!