Mais de dois mil e setecentos anos de história deram a Roma a oportunidade de construir um patrimônio histórico único no mundo… e a cidade está cheia de surpresas, que passam despercebidas até para a maioria dos seus moradores.
Uma dessas surpresas está no pátio de um hospital público.
O Trastevere é um bairro que atrai sobretudo o “turismo boêmio”. A grande maioria das pessoas que vai até lá está à procura de um certo tipo de diversão: seus barzinhos, tratorias, restaurantes, um entardecer romântico escutando música nas praças. Não há nada de mal nisso…
Leia mais:
- Biscottificio Innocenti, no Trastevere: Antiga Fábrica de Biscoitos e Doces
- Euro: a Moeda Comum de 19 países da União Europeia
- Subterrâneos de Roma: as Casas Romanas do Palazzo Valentini
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Mas foi passando pelo bairro durante o dia, e frequentando a Praça São Cosimato, com o seu parquinho infantil, que comecei a ter uma certa curiosidade por saber o que se encontrava por trás dos muros do Hospital Nuovo Regina Margherita. Da praça via uma porta medieval com colunas antigas sempre trancada!
Até que um dia, há muitos anos, descobri o que se “escondia” por trás dos muros do hospital: o mosteiro medieval e a igreja de San Cosimato, do séc. XII.

Entrei pelo portão do pronto-socorro, percorri um corredor e… cataploft! Entre pacientes, médicos e enfermeiros que caminhavam de um corredor ao outro, encontrei também várias pessoas (a grande maioria idosas) sentadas com calma, lendo seus jornais em um dia de sol, e até vovós fazendo crochê… no claustro medieval dentro de um hospital público.
Ah, Roma… você é realmente uma cidade surpreendente!

O lugar tem origens muito antigas porque ali estava situado uma espécie de lago artificial onde eram realizadas as Naumachia Augusti, ou seja, jogos de batalha naval à época do imperador Augusto, tradição que continuou sucessivamente até pelo menos o ano 100 d.C.
Segundo algumas fontes históricas, a igreja que é dedicada aos santos Cosme e Damião, era englobada em um mosteiro beneditino, que funcionou mais ou menos do séc. XII até 1891, quando o Estado transferiu as monjas para outro convento. A partir de 1960, em cima de parte do prédio eclesiástico foi construído o Hospital Regina Margherita.
Em meio à correria do hospital, lugar que geralmente frequentamos quando “algo não vai bem”, existe um oásis de paz, longe também do ritmo boêmio do Trastevere.
Chiostro di San Cosimato in Ospedale
Piazza di San Cosimato.
Se a entrada não estiver aberta, existe uma segunda entrada passando pelo Viale Morosini 29/30, ou seja, pelo portão do Hospital Nuovo Regina Margherita)
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Mercado de Testaccio + Bar em um Bondinho Retrô
- Devoção em Roma, cidade dos ex-votos e das Nossas Senhoras
- O que fazer perto do Coliseu: 10+ dicas interessantes
- Como Ir de Roma a Assis: Carro, Trem ou Ônibus
- No Trastevere: Basílica de Santa Cecília e seus subterrâneos
3 respostas
Que lindo! E inusitado né? Nunca tinha ouvido falar…
Uau! Realmente surpreendente. Quem diria encontrar um mosteiro medieval e uma igreja dentro de um hospital público. Dica super insider. Obrigada!
Roma é muito surpreendente! A cada dia descubro uma novidade por aqui 😉 Ainda tenho muito a conhecer em Roma. Dica anotada!