Civita di Bagnoregio ficou famosa no Brasil quando foram gravados os capítulos iniciais da novela Esperança.
E como sabemos, as novelas no Brasil lançam modas, maneiras de falar, vestir e até destinos turísticos.
Basta alguns personagens aparecerem em algum lugar cenográfico nos primeiros capítulos da novela (fórmula mais do que usada e abusada pelas novelas da Rede Globo), que no dia seguinte todos querem conhecer aquele lugar.
Leia também:
- Volpetti: Mercearia e Rotisseria imperdível em Testaccio
- Roteiro Domingo em Roma: Porta Portese, Testaccio e Ostiense
- As Termas de Diocleciano e a Basílica de Santa Maria degli Angeli e dei Martiri
Então, se do outro lado do Atlântico, esse vilarejo ao norte de Roma e ao sul da Toscana, fez sonhar milhares de brasileiros que acompanharam a saga de Toni e Maria, para nós que moramos aqui na Itália, Civita di Bagnoregio é conhecida com o apelido de “città che muore”, a cidade que morre.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Cività di Bagnoregio também faz parte da associação dos burgos mais bonitos da Itália.

Mas como uma cidade tão rara e antiga pode morrer?
Descobertas arqueológicas dão por certo que o vilarejo foi fundado há pelo menos 2500 anos, pela população etrusca.
Depois dos etruscos, foram os romanos que dominaram e habitaram a região, e o burgo que chegou até nós é de época medieval.
O risco verdadeiro da cidade “morrer” se dá a causa da erosão do terreno, assim como também acontece com o mágico e pitoresco burgo de Calcata.
Também é importante salientar que até 1965 não existia uma ponte para chegar ao lugar, e era necessário usar algumas picadas, trilhas e escadarias que partem da parte baixa do vale para chegar lá em cima. Com a enorme atração que a cidade tem sobre os turistas, os moradores só podem usar a ponte com seus meios de transporte de duas rodas em dias e horários de pouco trânsito, por motivos de segurança.

Outra razão histórica é que, se no passado as populações buscavam esses burgos no alto da montanha, com muralhas fortificadas e portas para se isolarem do mundo por motivo de segurança e sobrevivência, nos nossos tempos, algo do gênero é inimaginável e desnecessário.
Civita di Bagnoregio se esvaziou aos poucos, e deu vida a uma cidadezinha nova e moderna na parte baixa.
Estatísticas dão por certo que hoje em dia menos de vinte pessoas morem efetivamente na cidade. Todas as demais que possuem bares, restaurantes e pousadas (o burgo é um dos mais visitados da Itália) moram na cidade moderna ou nos arredores.

Espero que Civita di Bagnoregio não morra nunca, mas, como o futuro é incerto, espero que você possa conhecer logo a beleza pitoresca dessa cidade.
Onde fica e como chegar?
Civita di Bagnoregio pertence à província de Viterbo, uma das cinco províncias da região Lácio. Bagnoregio dista aproximadamente 2 horas de carro para quem vem de Roma ou de Florença.

Quem quiser chegar lá com os meios de transporte públicos deve pegar o trem até Orvieto e dali continuar a viagem com um ônibus. Ao chegar em Bagnoregio o ônibus deixa os passageiros na parte nova e moderna. Cabe a você deve decidir se quer caminhar até a ponte, ou se prefere pegar o minibus para se aproximar do burgo.
Também é possível chegar a Bagnoregio saindo de Viterbo, mas acho que essa opção só é uma boa ideia se você já estiver em Viterbo. Para quem sai de Roma, o melhor mesmo é ir de trem até Orvieto.

Para ver os horários do trem até Orvieto consulte o site da Trenitalia. Para ver os horários do ônibus de Orvieto até Bagnoregio, consulte o site da empresa CoTral.

Fomos de carro, estacionamos na cidade moderna e caminhamos até a ponte. Nos finais de semana ou no verão os minibus ficam lotados, então preferimos caminhar. Aproximadamente 2 quilômetros na ida e mais 2 na volta, em tudo meia hora de caminhada para cada trajeto.
Procurando dicas de outros destinos nos arredores de Roma? Leia também:
- A magia hippie de Calcata, uma pérola nos arredores de Roma
- Um dia memorável em Ostia Antiga
- Além do aeroporto o que fazer em Fiumicino? Comer!
- Palazzo Chigi em Ariccia, o cenário do filme O Gatopardo
- Porchetta di Ariccia: delícia gastronômica dos Castelli Romani
- Assis, Itália: O que fazer + Onde ficar na cidade de São Francisco
19 respostas
Tive a sorte e o prazer de conhecer esse lugar e realmente é maravilhoso, vale a pena.
Que bom que gostou! Realmente um lindo cantinho a descobrir na Itália.
Abs,
Luciana
Que lugar incrível! Lembrei da novela assim que vi as fotos, acredita? Bela postagem!
Poxa, fico triste e ao mesmo tempo sinto uma necessidade tremenda de conhecer esses lugares que um dia vão deixar de existir como Veneza (que já fui) que dizem que vai afundar. Adorei a ideia do laço para indicar que nasceu um bebê naquela casa. Enfim, muito legal o lugar, preciso conhecer em breve!
Que lugar lindo!! Tomara mesmo wue não morra no nunca!! Vamos fazer uma campanha “Não deixe Civita de Bagnoregio morrer”? 🙂 Com certeza o seu blog está fazendo a sua parte, quem sabe mais gente passe a visitar e familias se instalem por la? Parabéns pelo post!
Cada vez mais me apaixono pela Itália. É tudo tão convidativo, as cidades são tão lindas e agradáveis! Mais uma para colocar na lista!
Em Portugal também passou a novela esperança, lembro-me muito bem. Que linda cidade, só as fotos já dão vontade de conhecer. Posts lindos como sempre
Que sítio incrível! Muito interessante. O tempo tem dado conta do local, mas isso também faz parte do seu charme. Acredito que, mesmo assim, ela não vai “morrer”.
Que as novelas lançam moda e lugar isso é certo. Eu não lembro muito do cenário da novela, mas achava lindo. Porém na minha cabeça não era tão espetacular como suas fotos. Preciso conhecer esse lugar antes que “morra” (ou eu ou a cidade hahaha). Parabéns pelo post e pelas fotos.
Ui, ainda me lembro da telenovela Esperança… as novelas da Globo passavam sempre em Portugal! E esse local é mesmo bonito, parece uma vila parada no tempo! 🙂 E bem perto de Roma, dá para ir num dia e voltar! Obrigada pela dica!
Sim; o lugar é uma joia e muito cenográfica. Vale a pena conhecê-la.
Um abraço,
Luciana
Aiii… não deixar morrer não! Cidades assim tornam se uma verdadeira joia preciosa
Espero que ainda viva pelo menos por mais uns 1000 anos 🙂
Beijos,
Lu
Eu conheci esta cidade quando morrei em Roma. Fui no final do dia, quando começava a noite. Durante a noite ela é espetacular e um pouco misteriosa. Eu amei. Vale muito a pena visitar-la.
Beijo
Boa tarde!
Chegando de carro, qual o melhor lugar para estacionar e conhecer a cidade??
Obrigado
Eu estacionei na Piazza Battaglini. Dali a pé devem ser uns 20 minutos a pé até o alto da cidade.
Boa viagem,
Luciana
Oi, tudo bem? Muito bacana! Adorei.
Muito agradecida pelas dicas!
Luciane
Como é a acessibilidade lá para ir com um carrinho de bebê? Alguma dica de restaurante para almoçar?
Olá Luciana,
Continuo a ser surpreendido pelo lugares que fala nos seus posts (não conhecia Civita di Bagnoregio). Obrigado por isso.