Uma ótima pedida, se você estiver em Roma nos fins de semana, é ir até a feirinha do Mercato di Campagna Amica, uma espécie de farmers market, bem ali pertinho do Circo Máximo.
A iniciativa é promovida e apoiada pela Coldiretti, associação que conta com 1,5 milhões de associados no setor da agricultura. Coldiretti está para Coltivatori Diretti (Cultivadores Diretos).
A ideia é promover os pequenos empresários do setor agrícola e comestíveis, para que os produtos sejam vendidos diretamente do produtor ao consumidor. Posso dizer que o mercado é uma gracinha, frequentado por muitos locais, famílias com crianças, mas também por muitos turistas.
Leia também:
- O que fazer perto do Coliseu: 10+ dicas interessantes
- Como Ir de Roma a Assis: Carro, Trem ou Ônibus
- No Trastevere: Basílica de Santa Cecília e seus subterrâneos
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
O mercado é coberto, mas tem um pátio na parte de trás que funciona um pouco como uma espécie de picnic urbano: a gente pode comprar os produtos nas barraquinhas, sentar, comer e beber num ambiente bem simples e descontraído.
Além das barracas que vendem salames, queijos, azeite, pão, doces, sorvete italiano delicioso, tem uma pequena trattoria que vende um almoço completo por 6 euros (um prato de comida e uma garrafinha de água).
Com mais 1 euro é possível pedir também um copo de vinho. A cada semana a trattoria muda, então a gente sempre prova comidas e modos de cozinhar diferentes.
Com o fato que há esse pátio externo fechado, o lugar é escolhido por famílias com crianças, como a minha, porque os pequenos podem brincar em um ambiente bem seguro.
A grande maioria dos produtores têm o maior prazer em contar um pouco sobre a fabricação do produto, sobre a sua empresa, enfim… existe uma interação direta entre as duas pontas da cadeia de distribuição curta, ou seja, entre produtor e consumidor.
Algo bem diferente do que acontece nos normais supermercados e até feiras de bairro. Mesmo que em algumas feiras já encontremos barracas de frutas, verduras e até de ovos de galinha, que são de cooperativas de produtores.
Infelizmente fomos muito glutões e quando lembrei de tirar fotos, já havíamos consumido parte do que compramos. Mas nosso almoço foi praticamente feito de pão, queijos, salame, presunto, água, vinho e sorvete de sobremesa. Algumas pessoas em mesas próximas às nossas compraram cestinhos de morango para a sobremesa.
Endereço: Via di San Teodoro 74
Site: https://mercatocircomassimo.campagnamica.it/
Instagram: https://www.instagram.com/campagna_amica_circomassimo/
Aberto aos sábados e domingos das 8 às 15h. Em julho abre somente aos sábados e fecha no mês de agosto.
Como chegar: o meio mais rápido é pegar o metrô linha B e descer na parada Circo Máximo.
Dicas de o que fazer nos arredores do Mercato:
- Após anos de restauração, conheça o novo Circo Máximo
- A Boca de Verdade: a máquina da verdade mais antiga do mundo
- Giardino degli Aranci: Jardim romântico com vista panorâmica
- Termas de Caracalla, uma das mais suntuosas termas romanas
- Buraco da Fechadura: um dos segredos de Roma
Respostas de 15
ahh demais! quando eu fui, me acabei de comprar queijos no eatitaly mas na feirinha deve ser tudo mais barato ne? :))
Mais barato, com certeza. Porém, no Eataly tem mais variedade.
essas comidas ai devem ser delicioooosas! normalmente quando vem direto do produtor o sabor é muito melhor e ainda tem o contato direto, as vezes te contam historias…adoro isso!
ai ai ai…mas que sacanagem eu ler esse post bem na hora de jantar… Fiquei com agua na boca. Adorei as dicas.
Fiquei imaginando os sabores só de ver as fotos. Adoro conhecer lugares assim, boa comida e sem muitas formalidades. Parabéns pelo post!
Realmente esse mercado é uma graça. Nada melhor do que comprar do produtor diretamente né? Tudo bem fresh. Adorei. Abraços
Adoro esses tipos de “Farmers Market” com produtos frescos de produtores locais! Melhor lugar para se fazer um delicioso pique-nique! Quando for a Roma, quero ir! Beijos xará!
Lu, que maldade! Estou morrendo de vontade de comer salame italiano… Então, acho muito legal esses mercados que tentam diminuir os intermediários e aproximar o produtor ao consumidor final. Com certeza, são produtos com mais qualidade e mais “fresquinhos”. E essa ideia de poder comer ali a 7 euros (7 porque eu peço o vinho, rsrs) é maravilhosa, ainda mais mudando as trattorias. Acho que iria bater ponto ali toda semana, rsrs. Adorei, Lu
mercados são sempre uma ótima pedida e ainda mais quando se conhece uma nova cidade, Roma é magnífica e visitar as feiras e os mercados é um verdadeiro deleite!
Que show!!! Dou muito valor para mercado municipal e feiras de produtores local. Isso é trabalhar a sustentabilidade no Turismo. Como você disse, essa interação entre turista e comunidade não exitem em grandes mercados.
Sou super fã desses farmers market! Degustar coisas locais e diferentes, curtir o ambiente etc Dica anotada pra quando eu voltar a Roma. Saudades da Itália, dos italianos e da comida =)
Que delicia esse post! Amo Roma, mas nunca tive tempo de ir para um mercado aí. Acho que faria isso que ficasse mais dias e esivesse hospedada em um apartamento. Assim preparia a comida. Muito bom o texto, deu vontade de voltar <3
Adoro essas feiras de “mercadões” de produtores locais. Elas sempre reservam boas surpresas e ótima comida. Deixou com água na boca agora.
Deve ser um mercado fantástico então com a cidade de Roma para visitar depois ainda melhor 🙂
Adoro feiras e mercados e com esse post queria muito ir nesse que compra direto dos produtores, só que chegamos em Roma domingo a tarde e vamos embora sexta. Além desta feira vocês indicam outra bem legal e que não seja armadilha para turistas? Queremos comprar queijos, pães e azeites italianos