Uma ótima pedida, se você estiver em Roma nos fins de semana, é ir até a feirinha do Mercato di Campagna Amica, uma espécie de farmers market, bem ali pertinho do Circo Máximo.
A iniciativa é promovida e apoiada pela Coldiretti, associação que conta com 1,5 milhões de associados no setor da agricultura. Coldiretti está para Coltivatori Diretti (Cultivadores Diretos).
A ideia é promover os pequenos empresários do setor agrícola e comestíveis, para que os produtos sejam vendidos diretamente do produtor ao consumidor. Posso dizer que o mercado é uma gracinha, frequentado por muitos locais, famílias com crianças, mas também por muitos turistas.
Leia também:
- O que fazer perto do Coliseu: 10+ dicas interessantes
- Como Ir de Roma a Assis: Carro, Trem ou Ônibus
- No Trastevere: Basílica de Santa Cecília e seus subterrâneos
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
O mercado é coberto, mas tem um pátio na parte de trás que funciona um pouco como uma espécie de picnic urbano: a gente pode comprar os produtos nas barraquinhas, sentar, comer e beber num ambiente bem simples e descontraído.
Além das barracas que vendem salames, queijos, azeite, pão, doces, sorvete italiano delicioso, tem uma pequena trattoria que vende um almoço completo por 6 euros (um prato de comida e uma garrafinha de água).
Com mais 1 euro é possível pedir também um copo de vinho. A cada semana a trattoria muda, então a gente sempre prova comidas e modos de cozinhar diferentes.
Com o fato que há esse pátio externo fechado, o lugar é escolhido por famílias com crianças, como a minha, porque os pequenos podem brincar em um ambiente bem seguro.
A grande maioria dos produtores têm o maior prazer em contar um pouco sobre a fabricação do produto, sobre a sua empresa, enfim… existe uma interação direta entre as duas pontas da cadeia de distribuição curta, ou seja, entre produtor e consumidor.
Algo bem diferente do que acontece nos normais supermercados e até feiras de bairro. Mesmo que em algumas feiras já encontremos barracas de frutas, verduras e até de ovos de galinha, que são de cooperativas de produtores.
Infelizmente fomos muito glutões e quando lembrei de tirar fotos, já havíamos consumido parte do que compramos. Mas nosso almoço foi praticamente feito de pão, queijos, salame, presunto, água, vinho e sorvete de sobremesa. Algumas pessoas em mesas próximas às nossas compraram cestinhos de morango para a sobremesa.
Endereço: Via di San Teodoro 74
Site: https://mercatocircomassimo.campagnamica.it/
Instagram: https://www.instagram.com/campagna_amica_circomassimo/
Aberto aos sábados e domingos das 8 às 15h. Em julho abre somente aos sábados e fecha no mês de agosto.
Como chegar: o meio mais rápido é pegar o metrô linha B e descer na parada Circo Máximo.
Dicas de o que fazer nos arredores do Mercato:
- Após anos de restauração, conheça o novo Circo Máximo
- A Boca de Verdade: a máquina da verdade mais antiga do mundo
- Giardino degli Aranci: Jardim romântico com vista panorâmica
- Termas de Caracalla, uma das mais suntuosas termas romanas
- Buraco da Fechadura: um dos segredos de Roma