Muitos não sabem que foram os romanos a criar o SPA. Sim, o conceito do SPA para tratamentos nasceu com as termas, já que SPA significa Salus Per Aquam, ou seja, a Saúde por meio da água.
Piscinas de água quente, morna e fria, massagens, esfoliações, banhos para a estética e também para a saúde. Mas também um ambiente para diversão, para passar uma tarde de ócio.
E geralmente no mesmo ambiente das termas também havia academias para praticar esportes. Mens sana in corpore sano!
Leia também:
- Bagnaia e o esplêndido jardim italiano da Villa Lante
- Escola na Roma Antiga: Fatos e Curiosidades
- O que fazer em Castel Gandolfo: visitar o palácio de verão dos Papas
Além do ócio e do prazer, e em um ambiente mais rebuscado das termas para a aristocracia e as termas particulares dos imperadores, também havia as termas públicas com o simples objetivo de…tomar banho! Hoje em dia a gente passa uma tarde na piscina, talvez fazendo um churrasquinho com os amigos… os antigos romanos iam as termas.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Hoje em dia ainda é possível visitar muitas ruínas de antigas termas romanas. Uma das mais bem conservadas é o complexo das Termas de Diocleciano, que na idade média foi transformado em igreja e convento pelas mãos de Michelangelo. Mas também há as ruínas de pelo menos dois complexos termais na cidade de Ostia Antiga, cujo chão possui maravilhosos mosaicos.
Mas quem visita Roma também pode dar um pulinho até as mais suntuosas e monumentais termas romanas: as Termas de Caracalla, ali pertinho do Circo Máximo.
As termas, construídas por ordem do imperador Caracalla entre 212 e 217 d.C. eram as mais suntuosas, e só foram superadas em riqueza e tamanho pelas Termas de Diocleciano.
Mas como a Termas de Diocleciano foram em parte destruídas para construir alguns bairros e a estação Termini, e outra parte foi transformada por Michelangelo em edifícios de uso religioso, são as Termas de Caracalla aquelas que hoje em dia conseguem mostrar a real suntuosidade de uma terma romana, porque seus edifícios não foram transformados para uso religioso ou civil.
Uma curiosidade interessante é que apesar de suntuosas, as Termas de Caracalla eram termas para o “povão”, já que os ricos possuam termas mais “diferenciadas”, quais as Termas de Agripa, as Termas de Nero e as Termas de Trajano.
Vários imperadores que sucederam Caracalla transformaram a estrutura das termas de Caracalla, fazendo reformas, aumentando ou diminuindo algumas áreas do complexo.
Devido às invasões barbáricas que se deram por quase vinte anos (535-553), os aquedutos foram parcialmente destruídos e com isso era impossível abastecer a cidade e as termas. Foi uma época de declínio para o império romano e para a cidade de Roma.
Nos séculos sucessivos as termas tiveram a mesma sorte que a grande maioria dos monumentos de Roma: foram saqueadas, parte do seu material precioso (como o mármore) foi retirado para construir outros monumentos.
Na idade média, as Termas de Caracalla serviram até de alojamento “ilegal” para peregrinos ou viajantes sem dinheiro que vinham a Roma. Era chegar lá, encontrar um lugar e dormir.
Apesar de tudo isso, hoje em dia ainda podemos ver parte das ruínas e testemunhar a sua grandiosidade.. Para nossa sorte, uma boa parte da sua pavimentação original chegou até os nossos dias e podemos admirar os belíssimos mosaicos em preto e branco, e também mosaicos coloridos de uma nuance única!
Além de poder admirar a grandiosidade do império romano, outra vantagem de visitar as Termas de Caracalla é que o local não é um daqueles monumentos lotados: tanto pelo seu tamanho, quanto, talvez, por não estar muito no miolo do circuito do turismo de massa.
E se você der a sorte de estar em Roma durante o verão, aproveite para assistir uma ópera ou balé nas Termas de Caracalla. Tive a oportunidade de ir e posso afirmar que é lindo ver o por do sol, e pouco a pouco o cair da noite, tendo as ruínas como pano de fundo. Todos os anos o Teatro dell’Opera di Roma transfere os seus espetáculos para o local, e é um dos eventos mais frequentados do verão romano. Não perca!
Termas de Caracalla
Site: http://archeoroma.beniculturali.it/siti-archeologici/terme-caracalla
Endereço: Via delle Terme di Caracalla
Horário: abertura às 9h e encerramento que vai das 17:30h no inverno às 19:30h no verão. Para ver os horários clique aqui.
Preço: 8 euros. Grátis no primeiro domingo do mês.
Como chegar: Descer na parada Circo Massimo, da linha B do metrô e dali caminhar uns 500m.
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Scala Santa: devoção e fé para pagadores de promessas
- Catedral de Roma: a Basílica de São João de Latrão
- Aeroportos de Roma: Fiumicino e Ciampino
- Museus Grátis em Roma: cultura sem custo
- Quando visitar Roma: temperatura, clima, melhores épocas
Respostas de 4
Oi, Luciana!
Vi que existe a possibilidade de alugar um equipamento de realidade virtual, mas no site oficial só tem o audioguia. Sabe se é fácil aquirir no próprio dia? (julho…) ou é um equipamento fornecido por alguma empresa privada?
Deveria ser no próprio site.
Olá Luciana! Seu blog tem me ajudado muito a planejar minha viagem, obrigada pelo conteúdo! Uma pergunta, para visitar as termas de caracalla, é necessário comprar o ingresso antecipadamente, ou por não ser um monumento tão conhecido é possível comprar na hora? Qual a sua sugestão?
Obrigada!
Compra na hora que dà super certo. Tem sempre pouca fila.