Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Restaurante Da Cesare al Casaletto, Roma: uma experiência a ser provada

Tenho uma amiga que mora em um condomínio quase ao lado do restaurante Da Cesare al Casaletto.

Em um país onde super abunda a quantidade de restaurantes, tratorias e afins, ver esse estabelecimento bem simples e sem nenhum apelo visual, por muitos anos me fez pensar que era somente “mais um”.

Até que um dia li uma resenha que falava super bem do local. Depois li mais outra e outra, e esse ano eles foram até premiados pelo Guia do Gambero Rosso (que eu sempre chamo de “Guia Michelin” italiano) com as melhores entradas fritas.

Leia Também:

O restaurante não fica no centro, mas no bairro Monteverde (um bairro depois do Trastevere). Não é necessário gastar dinheiro com táxi.

Pegando o bonde 8 na Piazza Venezia ou no Trastevere, vocês chegam lá em 15-20 minutos. Basta descer no ponto final e caminhar uns 50 metros. Tutto qua!

cesare al casaletto roma
O restaurante fica no térreo de um prédio residencial, dentro desse portão marrom!

Esse é um daqueles restaurantes que NUNCA decepciona. Repito: NUNCA. O serviço é gentil, o chef vem até a sala, e você pode realmente pedir peixe, carne vermelha, pratos vegetarianos. Tudo é ótimo.

Vou mostrar o que comi nas últimas três vezes que fomos lá:

cesare al casaletto monteverde
Lula frita… e estava assim… inenarrável de tão gostosa. Teria comido umas cinco!
onde comer em roma cesare al casaletto
Todas as regras possuem suas exceções! Dizem que nunca se mistura peixe ou frutos do mar com queijo ralado. Aqui temos nhoque feito em casa, com mexilhões e queijo pecorino romano!
da cesare al casaletto
Na primeira foto: flor de abobrinha frita, à direita filé de bacalhau.

Para saber mais sobre as entradas fritas romanas, inclusive essas aqui acima nas fotos, leia o post: Pratos típicos de Roma: conheça a culinária romana

restaurante da cesare al casaletto
Tonnarelli feito em casa, como guanciale (bacon da bochecha do porco), ervilha, alcachofra e queijo pecorino romano. A massa estava divina!
da cesare al casaletto em roma
Carbonara feita com massa curta. Ela está um pouco líquida, mas cremosinha. Apesar de ter gostado, não acho que seja a melhor carbonara que comi na minha vida. Obviamente está a mil anos luz dessas nas quais o pessoal coloca creme de leite e/ou cozinham demais o ovo e o prato quase vira uma fritada. Daria uma nota: 9 .
São croquetes de carne assada, servidos com molho verde. Um clássico da cozinha pobre romana!
Panna cotta (manjarzinho de leite) com nutella

Nunca consegui fazer uma refeição completa como fazem muitos italianos, ou seja, entrada, prato principal, segundo prato e sobremesa. Geralmente as porções do prato principal nos saciam. Aconselho eventualmente esperar para pedir o segundo prato, se você ainda estiver com fome.

Quanto ao preço: Entrada + prato principal + vinho, gasta-se uma média de 20 a 25 euros por pessoa. Acho que os preços são bons dada a qualidade em geral, não só da comida, quanto do serviço.

Sabem sempre aconselhar bons vinhos, não necessariamente os mais caros. Da última vez nos sugeriram um vinho siciliano para acompanhar os pratos de pescado, e era realmente divino, muito aromatizado. A escolha foi perfeita.

Onde fica o Da Cesare al Casaletto:

Da Cesare al Casaletto – Via del Casaletto 45, bairro Monteverde. Telefone: 06/536015.

Se for almoçar durante a semana, não é necessário reservar. Para jantar, aconselho sempre reserva, principalmente nos fins de semana. Fecha às quartas-feiras.

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

2 respostas

  1. Uau Luciana
    Amei amei o post. Já me fez ficar profundamente arrependida de não inclui Roma na minha próxima trip.
    Esse restaurante estava no nosso roteiro anterior mais pela sobrinha estar de cadeira de rodas tivemos que adiar.
    Mas agora fiquei com muita vontade de experimentar, pelo menos pela apresentação dos pratos parecem deliciosos e os preços super ok (comparados aos do Rio então nem se fala rs)
    Deixamos para a próxima vez, dessa vez ele estará no topo da minha lista
    Bjs

    1. Teria sido fácil chegar lá, mesmo com cadeira de rodas. O bonde sai da Piazza Venezia e a plataforma é exatamente da altura do vagão. Tanto que é meu meio de transporte preferido quando empurro carrinho de bebê. Mas tenho certeza que você vai conhecê-lo! Beijocas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!