Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Páscoa em Roma: dicas para planejar a Semana Santa

Páscoa em Roma é um dos principais e mais importantes feriados… daqueles no melhor estilo “ame ou odeie”.

A cidade fica bem cheia, nessa época começa a alta temporada, portanto férias nesse período devem ser organizadas com bastante cuidado para evitar erros.

Porque a gente sabe que, erros geram estresse. E estresse pode acabar com a tão sonhada viagem.

Leia também:

Sendo o coração do catolicismo e hospedando a maior igreja católica do mundo, é claro que durante a Semana Santa e a Páscoa em Roma há vários eventos religiosos, todos eles disputadíssimos. Principalmente aqueles que contam com a presença do Santíssimo Pontífice.

Então, vamos às dicas para que a sua páscoa em Roma seja perfeita:

Missa de páscoa no Vaticano. Crédito: Shutterstock

Semana Santa e Páscoa em Roma: o feriado é diferente do Brasil

No Brasil o feriado de semana santa começa na sexta-feira e termina no domingo. Na Itália, as comemorações começam na sexta-feira, mas não é feriado.

O feriado é na segunda-feira, o Lunedi dell’Angelo (Segunda Feira do Anjo) também conhecido como Pasquetta. Isso porque aqui não se celebra a paixão de Cristo, mas o dia da sua ascensão.

Quadro Ascensão de Cristo, do Perugino

Saiba mais sobre outros feriados e aberturas especiais em Roma:

Via Crucis, celebrada pelo Papa na Sexta-Feira Santa em Roma

Sexta-feira é dia de várias missas recordando a paixão de Cristo e há procissões em muitos bairros. Se você estiver viajando por alguma cidadezinha do interior da Itália, espere por grandes procissões.

O programa de comemoração da Semana Santa e Páscoa em Roma tem como um dos momentos principais, a celebração da Via Crucis.

A celebração inicia às 21h e são percorridas as 14 estações da Via Crucis, que inicia no Coliseu e termina na área interna do Fórum Romano e do Palatino.

O público porém não tem acesso ao interior do Coliseu e nem do Fórum Romano, mas assiste a cerimônia da Praça do Coliseu ou da mureta panorâmica que fica em cima da estação do metrô. A cerimônia é de pé e geralmente participam pelo menos 20.000 pessoas.

coliseu na páscoa em roma

O metrô e todas as ruas nas imediações do Coliseu ficam fechados ao tráfego. Então prepare-se para caminhar um pouco mais para chegar até a via Crucis. Para garantir um lugar (em pé), chegue pelo menos duas horas antes.

Como a via crucis é celebrada no Coliseu, na sexta-feira da paixão o monumento não abre.

Os Museus Vaticanos e a Capela Sistina fecham no domingo e na segunda-feira. Claro que reabrirão na terça-feira mais lotados do que nunca.

No sábado há uma vigília pascoal na Basílica de São Pedro, às 20:30. Para ter acesso é necessário solicitar os bilhetes com pelo menos 45 dias de antecedência. Veja aqui como pedir bilhetes para as missas no Vaticano.

páscoa em roma na praça são pedro

No domingo há uma missa pascoal celebrada pelo papa, na Praça São Pedro, às 10h. Para ter acesso é necessário solicitar os bilhetes com pelo menos 45 dias de antecedência. Veja aqui como participar de missas na Basílica de São Pedro.

No domingo e na segunda-feira também haverá uma celebração rápida ao meio-dia. O Angelus com o Papa é celebrado da janelinha da Biblioteca Vaticana. Para essa cerimônia (que dura 15 minutos), não é preciso requisitar bilhetes, mas chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência para poder passar no controle de segurança e detectores de metais.

Saiba somente que, ela vai estar lotada. Então programe-se bem, e compre o fura-filas para o Coliseu e o fura-filas para os Museus Vaticanos.

Nessa época do ano o clima é muito agradável, os dias são mais compridos e dá para curtir bastante a cidade.

Mais dicas para a sua viagem a Roma:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

16 respostas

  1. Óóótimas dicas para fugir do estresse! Deve ser uma confusão mesmo a páscoa em Roma. Eu fugiria, mas para quem é religioso ou só pode visitar nessa época, você deixou tudo pronto para a organização!

  2. Deve ser emocionante vivenciar esse feriado religioso em uma cidade como Roma e no Vaticano. Pelas fotos, apesar de ver que é bem cheio, dá para perceber o quão emocionante deve ser.

  3. A via Crucis em Roma deve ser uma experiência profunda, nunca pensei em passar a páscoa em Roma, mas após ler seu texto estou aqui já pesquisando tudoo.

  4. Que legal a programação! Só a título de curiosidade, as flores que decoram a missa de Páscoa saem todos os anos aqui da Holanda. Eu cheguei até a escrever a respeito disso no meu blog também! 😀

  5. Nossa, deve ser emocionante passar a Páscoa em Roma, quanta gente, que energia! Não sabia que era diferente a data do Brasil… Adorei o post, mt bem detalhado. =)

  6. Deve ser lindo passar a semana santa em Roma. Achei interessante saber que o feriado é diferente do Brasil. Fui há tantos anos e sempre tive vontade de voltar!

  7. Alguém saberia me dizer se essa situação do Coliseu estar fechado um dia antes e um dia depois da Via Crucis se repetiu em 2018?

    1. Fecharam para os passeios noturnos. Os diurnos (se não me engano) foram mantidos.
      Abs,
      Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!