Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

o que fazer em trastevere

Trastevere, Roma: Bairro do Charme e Boemia [Roteiro + Mapa]

Para quem já conhece Roma, sabe que, quando se pergunta o que fazer em Trastevere, logo vem à mente um bairro boêmio, cheio de ótimas opções gastronômicas e lotado de pessoas, não é? Mas o charmoso bairro tem muito mais que isso a oferecer!

Por muito tempo o bairro era procurado principalmente por sua vida noturna, mas cada vez mais os turistas – e os próprios romanos – vêm descobrindo e aproveitando outras coisas que o bairro oferece. Cheio de história e cultura, o Trastevere conta com inúmeras opções de diversão, igrejas e possui uma das mais belas vistas de Roma!

Separamos aqui algumas dicas para que você saber o que fazer em Trastevere e possa aproveitar da melhor forma possível.

Leia também:

trastevere o que fazer

Onde fica o bairro Trastevere?

Uma curiosidade bastante interessante é de que Trastevere deriva do latim “Trans Tiberim”, que significa “além do Tibre”.

Para os que ainda não conhecem Roma, a cidade é cortada pelo Rio Tibre e é justamente “após o Tibre” que fica o charmosíssimo bairro Trastevere.

Ao fundo do lado direito, vemos a parte final do Trastevere, já chegando ao Vaticano

O bairro termina praticamente no Vaticano. Inclusive, da Ponte Sisto é possível ter uma bela vista da cúpula da Basílica de São Pedro.

O que fazer em Trastevere?

Se você dispõe de mais tempo, podemos dizer que Trastevere pode ocupar até mais de um dia do seu roteiro, caso você queira!

Há boas opções para serem visitadas, como as igrejas e museus e, ainda você pode aproveitar a excelente gastronomia do local para almoçar, jantar, ou apenas fazer um lanche no meio do dia.

Caso você não tenha tanto tempo, poderá conciliar passar pelo bairro enquanto volta de uma visita ao Vaticano, por exemplo! Assim, separamos algumas opções de o que fazer no Trastevere para ajudá-lo no seu roteiro.

#1 Caminhar pelas ruelas medievais e ser transportado no tempo

Sabe aquelas ruelas estreitas, bem pitorescas, por onde não passam carros e que vimos nos filmes? Pois isso é uma das coisas que você verá no Trastevere!

Assim, o mais interessante é você se desprender de mapas e celulares, e apenas ir caminhando pelas ruas do bairro. Conhecer a pé e sem destino esse local é como se você viajasse no tempo!

o que fazer em trastevere

#2 Conhecer algumas das igrejas mais famosas de Roma

E, depois de se “perder” pelas ruazinhas do bairro, você pode conhecer algumas das igrejas mais famosas de Roma que ficam por ali. São três: a Basílica de Santa Cecília, a Basílica de Santa Maria in Trastevere e a Igreja de San Francesco a Ripa.

Basílica de Santa Cecília

Nós escrevemos um artigo sobre nossa experiência na Basílica de Santa Cecília aqui. Mas, em resumo, a Basílica foi construída em cima da casa onde Cecilia e seu marido Valeriano moravam. Eles foram mártires cristãos do Séc. III (a sua morte data entre 222 e 230 d.C.).

Além disso, por lá o visitante poderá ver a escultura da Santa, feita em mármore e que retrata a posição em que ela foi encontrada quando da sua exumação.

Mas, o ponto alto desse local é conhecer os subterrâneos da Basílica! Por lá é possível ver um pouco da arquitetura do séc. II d.C! Vale a pena a visita!

Endereço: Piazza di Santa Cecilia, 22, 00153 Roma RM, Itália

Leia também: As igrejas e os subterrâneos do Trastevere: a Basílica de Santa Cecilia

Basílica de Santa Maria in Trastevere

A Basílica de Santa Maria in Trastevere é a igreja mais importante do bairro! Sua origem remonta ao ano de 217 a.C. E, apesar de ter passado por diversas reformas, ainda conserva suas características medievais!

A Basílica ainda dá nome a uma belíssima praça decorada com uma fonte antiga, datada do séc I a.C., mas levada para lá somente em 1450.

Endereço: Piazza di Santa Maria in Trastevere, 00153 Roma RM, Itália

Leia também: Descobrindo a Praça e a Basílica de Santa Maria in Trastevere

Igreja de San Francesco a Ripa

A Igreja de San Francesco a Ripa fica em uma parte mais isolada do bairro, e é uma igreja bastante interessante e não tão frequentada por turistas!

Por lá, o visitante irá se deparar com a belíssima obra de Bernini O Êxtase da Beata Ludovica Albertoni, e também a cela onde morou São Francisco de Assis. Vale muito a pena conhecer!

Endereço: Piazza di S. Francesco d’Assisi, 88, 00153 Roma RM, Itália

Leia também: O êxtase da Beata Ludovica Albertoni, de Bernini, na igreja onde São Francisco de Assis morou

#3 Curtir uma bela vista panorâmica no Gianicolo: a parte alta do bairro

Uma outra dica excelente de o que fazer no Trastevere é conhecer o Parque do Gianicolo. Além de ser totalmente gratuito, você ainda pode apreciar uma das vistas panorâmicas mais bonitas de Roma, já que ali é a parte mais alta do bairro.

Essa área do Gianicolo faz fronteira entre dois bairros (Monteverde e Trastevere) e um país (Vaticano). Contudo, oficialmente pertence ao bairro Trastevere.

Na praça principal há uma grande estátua de Giuseppe Garibaldi e outra de Anita Garibaldi, sendo que as cinzas desta estão enterradas ao pé da estátua.

Endereço: Piazzale Giuseppe Garibaldi, 00165 Roma RM, Itália

Vista que se tem de Roma ao subir no Gianicolo

#4 Visitar a Fontana dell’Acqua Paola

Bem próximo ao Gianicolo fica outra belíssima atração do bairro, a Fontana dell’Acqua Paola. Essa fonte foi construída entre 1585 e 1588 pelo papa Sisto V e serviu de inspiração para a Fontana di Trevi!

A Fontana dell’Acqua Paola conta com cinco fontes despejando água constantemente através de arcos em cinco tanques de mármore. No ano de 1690, Carlo Fontana projetou uma piscina semicircular para acumular a água que derrama dos tanques de mármore.

Endereço: Via Garibaldi, 00153 Roma RM, Itália

#5 Conhecer a gastronomia do local

Se você buscar o que fazer no Trastevere no quesito gastronomia, saiba que há muitas opções! As opções são diversificadas tantos em números de restaurantes e estabelecimentos, como de produtos oferecidos.

Por ali o visitante encontrará gelaterias, padarias, pizzarias, sem mencionar ainda, a possibilidade de degustar um bom vinho italiano.

Algumas dicas de lugares para comer no Trastevere:

  • Onde comer massas e pizzas no Trastevere? Lá no Ivo!
  • Sorveterias no Trastevere
  • Forno La Renella: a melhor pizza aos pedaços no Trastevere
  • Biscottificio Innocenti, no Trastevere: beleza e gostosura em uma antiga fábrica de doces
  • Pizzaria La Boccacia: lugar certeiro para deliciosas
  • #6 Curtir o festival de verão

    Entre a metade de junho e o final de agosto (às vezes início de setembro), acontece nas margens do Rio Tibre o Lungo il Tevere, que é um grande festival de verão.

    Há uma grande programação cultural, de cinema por exemplo, bem como a disposição de diversas barraquinhas. Por lá, há grande oferta de acessórios, roupas, jogos, artesanatos e claro, diversas opções gastronômicas!

    Esse festival é bastante interessante caso você esteja passando por Roma durante o verão, já que é um programa que pode agradar a todas as idades!

    #7 Ir até os museus do Trastevere

    Para quem busca ainda mais cultura e história no Trastevere, é possível conhecer os museus que estão instalados no bairro.

    Villa Farnesina

    Villa Farnesina é um palacete que foi construído entre os anos de 1505 e 1511. É uma das construções mais majestosas que ainda existem da época da Roma renascentista.

    Ainda que a arquitetura exterior do prédio não chame tanta atenção, o conjunto de pinturas que estão nas paredes e no teto do edifício são de impressionar qualquer visitante.

    Endereço: Via della Lungara, 230, 00165 Roma RM, Itália

    Villa Farnesina

    Museu de Arte Antiga – Palazzo Corsini

    Bem próximo o Villa Farnesina fica o Palazzo Corsini, uma das galerias de arte que faz parte do Museu de Arte Antiga de Roma.

    Esse Museu está situado em dois locais diferentes: no Palazzo Barberini e no Palazzo Corsini. Este último é o que fica no bairro Trastevere.

    Construído no século XV e reconstruído no século XVIII, o Palazzo Corsini abriga muitas obras da arte italiana, desde o Renascimento até o fim do século XVIII.

    Endereço: Via della Lungara, 10, 00165 Roma RM, Itália

    #8 Visitar o Jardim Botânico

    Outra dica muito legal de o que fazer no Trastevere é visitar o Jardim Botânico, que fica bem próximo ao Palazzo Corsini.

    O Orto Botanico di Roma é mantido pela Universidade Sapienza de Roma e conta com uma área de 12 hectares, que abriga desde espécies raras até as diversas palmeiras que margeiam a avenida principal do horto.

    Endereço: Largo Cristina di Svezia, 23 A – 24, 00165 Roma RM, Itália

    #9 Um claustro medieval dentro um um hospital público

    Mais de dois mil e setecentos anos de história deram a Roma a oportunidade de construir um patrimônio histórico único no mundo… e a cidade está cheia de surpresas, que passam despercebidas até para a maioria dos seus moradores.

    Uma dessas surpresas está no pátio de um hospital público.

    Por trás dos muros do hospital Regina Margherita encondem-se tesouros: o mosteiro medieval e a igreja de San Cosimato, do séc. XII.

    A minha curiosidade começou com essa pequena porta medieval. Foto: Wikimedia Commons, GNU Free.

    Entre pacientes, médicos e enfermeiros que caminhavam de um corredor ao outro, encontrei também várias pessoas (a grande maioria idosas) sentadas com calma, lendo seus jornais em um dia de sol, e até vovós fazendo crochê… no claustro medieval dentro de um hospital público.

    Ah, Roma… você é realmente uma cidade surpreendente!

    A porta vista de dentro do jardim.


    O lugar tem origens muito antigas porque ali estava situado uma espécie de lago artificial onde eram realizadas as Naumachia Augusti, ou seja, jogos de batalha naval à época do imperador Augusto, tradição que continuou sucessivamente até pelo menos o ano 100 d.C.

    Segundo algumas fontes históricas, a igreja que é dedicada aos santos Cosme e Damião, era englobada em um mosteiro beneditino, que funcionou mais ou menos do séc. XII até 1891, quando o Estado transferiu as monjas para outro convento. A partir de 1960, em cima de parte do prédio eclesiástico foi construído o Hospital Regina Margherita.

    Em meio à correria do hospital, lugar que geralmente frequentamos quando “algo não vai bem”, existe um oásis de paz, longe também do ritmo boêmio do Trastevere.

    Chiostro di San Cosimato in Ospedale

    Piazza di San Cosimato.

    Se a entrada pela Piazza de San Cosimato não estiver aberta, existe uma segunda entrada passando pelo Viale Morosini 29/30, ou seja, pelo portão do Hospital Nuovo Regina Margherita)

    Leia mais dicas de Roma:

    O que fazer em Trastevere? Roteiro Trastevere a Pé

    Que tal conhecer algumas trilhas menos batidas do Trastevere? Algumas vezes você vai encontrar com pouquíssimas pessoas pelo caminho, para curtir em silêncio o que de mais pitoresco o bairro oferece: seus inconfundíveis becos e ruelas.

    O Roteiro Trastevere a Pé começa na Ponte Sisto, ponte que atravessa o Rio Tibre, e separa o Campo de’ Fiori do Trastevere. Da ponte você terá uma irresistível vista da cúpula da Basílica de São Pedro, e dá para compreender que aqui nesse ponto do Trastevere estamos a uma breve distância a pé do Vaticano. O Google Maps estima 23 minutos de caminhada.

    Percorra a ponte, em cujas correntes _para evitar a passagem de motos ou bicicletas_ muitos penduram os seus cadeados do amor, atravesse a rua e à sua frente está a Piazza Trilussa.

    Trilussa foi um dos mais importantes poetas dialetais. Ele sempre escreveu em dialeto romano e Trilussa na verdade é um anagrama do seu sobrenome, Sallustri.

    Portanto, à direita da praça há um monumento em sua homenagem, uma estátua com alguns versos de um dos seus poemas satíricos.

    Bem no centro da praça vemos uma das mais belas fontes de Roma, a segunda Fonte dell’Acqua Paola, ou seja, um prolongamento de outra fonte homônima (apelidada de Il Fontanone) que fica no Gianicolo, a colina que se debruça sobre o Trastevere.

    Até 1879 essa fonte ficava do outro lado do rio, exatamente em uma das ruas mais famosas e pitorescas de Roma: a Via Giulia.

    Sua função não era somente ornamental, mas principalmente abastecer a população local.

    Após contemplar a praça, entraremos na primeira rua à direita, a Via di Ponte Sisto. No caminho você observará aquilo que faz do Trastevere um dos bairros mais pitorescos da cidade: prédios estreitos e coloridos, até chegar à pequenina mas charmosa Piazza di San Giovanni della Malva.

    Do lado direito poderá ver a homônima igreja que é dedicada à comunidade albanesa de Roma, com missas também nessa língua.

    Observe também a imagem sacra na fachada do prédio amarelo no número 6 da praça. Se estiver hospedado em um apartamento no Trastevere, saiba que há um bom horti-fruti no térreo desse mesmo prédio.

    roteiro-trastevere-6

    Continue a sua caminhada pela Via di Santa Dorotea. E aqui vai mais uma dica para quem se hospeda no bairro: no primeiro cruzamento à direita (Vicolo Moroni) existe um dos melhores cinemas de Roma, com filmes comerciais mas também filmes mais gênero cult: o cinema Intrastevere

    A um certo ponto você se encontrará em um cruzamento, continue seu caminho, seguindo reto pela Via Garibaldi, em homenagem a Giuseppe Garibaldi.

    Observe à sua direita a Porta Settimiana, porta construída no séc. XVII para abrir uma passagem em um dos trechos da Muralha Aureliana, construídas no séc. III pelo imperador Aureliano para proteger a cidade.

    roteiro-trastevere-9

    Prossiga em frente pela Via Garibaldi, uma rua muito charmosa e arborizada, com vários prédios coloridos e cobertos por caramanchões.

    roteiro-trastevere-10
    Na primavera essas árvores estarão super floridas!
    roteiro-trastevere-11
    Prédios coloridos da Via Garibaldi

    Ao chegar na metade da Via Garibaldi, entre na primeira rua à esquerda, a Via del Mattonato e depois dobre na primeira rua à direita, o Vicolo dei Panieri. Essas ruelas são algumas das mais silenciosas do bairro, onde alguns imóveis comerciais foram convertidos em casas, e muitos moradores procuram improvisar pequenos jardins colocando plantinhas na porta de casa.

    roteiro-trastevere-12

    No final do Vicolo dei Panieri, encontrarão um velho muro com uma edícula votiva.

    roteiro-trastevere-13

    Vire à esquerde, na Via dei Panieri costeando o muro. Ao chegar no final da Via dei Panieri, vire à esquerda no Vicolo del Cedro. Percorra esse beco até o fim, e vire à direita até chegar à Piazza di Sant’Egidio.

    roteiro-trastevere-15

    Essa é uma das praças onde o Trastevere bomba no final da tarde e à noite, graças a dois bares que atraem quem procura um happy hour animado: o Grazia e Graziela e o Ombre Rosse.

    Se conseguir um lugarzinho em um dos bares, prefira uma mesinha ao ar livre para curtir o ambiente animado do bairro. E também para observar o frenético vai e vem de transeuntes.

    roteiro-trastevere-14

    Ali também costuma ter bastante barraquinhas de camelôs, mas alguns deles são artesãos que fazem suas próprias mercadorias.

    Vire à esquerda na Via della Paglia que mais à frente muda de nome e vira Via della Lungaretta.

    roteiro-trastevere-19

    Siga até chegar à Piazza Santa Maria in Trastevere, uma das principais praças do bairro.

    Santa Maria in Trastevere é a igreja mais importante de Trastevere, e também dá nome à bela praça decorada como uma fonte antiga. A fonte é do séc I a.C. (época do imperador Augusto), mas foi trazida para cá somente em 1450. Inicialmente ela não ficava no centro da praça, mas do lado oposto à igreja.

    roteiro-trastevere-21

    Para saber tudo sobre a igreja (que foi construída graças a um “sinal divino”) e à bela praça com a fonte (que em 1658 foi reformada por Bernini), leia: Descobrindo a Praça e a Basílica de Santa Maria in Trastevere.

    O primeiro roteiro a pé pelo Trastevere termina aqui, mas não será o único. Em breve continuaremos explorando com mais um Roteiro Trastevere a Pé

    Mapa do Percurso

    A seguir o mapa com todo o percurso do início ao fim:

Comer no Trastevere: Restaurante Roma Sparita

Comer bem em uma viagem é uma das experiências que fazem parte da nossa viagem.

Por isso hoje a minha dica para quem está procurando um lugar legal para comer no Trastevere, famoso bairro boêmio de Roma, é o Roma Sparita.

Frequentávamos esse restaurantes há muitos anos. Sempre foi um lugar bem famoso aqui em Roma por ter bons pratos com bons preços.

Passados alguns anos sem ir até lá (sem nenhum motivo especial), um dia descobri que o Roma Sparita tinha ficado famoso no mundo por ter sido descoberto pelo famoso chef e apresentador de programas de gastronomia, o falecido Anthony Bourdain.

Recentemente resolvemos voltar até lá e, mesmo passados tantos anos, ficamos muito satisfeitos com a comida, com o serviço e, como estava bem quente, com a sala interna com ar refrigerado.

O restaurante fica na pitoresca Piazza di Santa Cecilia e ao lado de uma das igrejas mais famosas de Roma, a Basílica de Santa Cecilia.

Na parte externa ficam as mesinhas ao ar livre. No interior, a decoração é bem arrumadinha, com uma decoração leve e moderna. Como disse para vocês, fomos no verão e eu reservei uma mesa na sala interna e com ar condicionado. Nossa escolha não poderia ter sido melhor.

O que escolhemos?

Antepasto:

  • muçarela de búfala e presunto de parma
  • carciofo alla giudia (alcachofra à judia, ou seja, a alcachofra é frita inteira no azeite, por apenas alguns segundos. As folhas externas ficam crocantes e as folhas internas ficam bem macias)
  • fiore di zucca (flor de abobrinha frita na tempura, recheada com muçarela e um pequeno pedaço de anchova em conserva)

Das entradas, minha nota 10 em absoluto vai para o fiore di zucca.

dicas comer no trastevere

Pratos principais:

Eu e meu marido escolhemos os tonnarelli cacio e pepe na crosta de parmesão (massa fresca em um creme cremoso de queijo pecorino e pimenta do reino).

A massa estava simplesmente divina e a crosta de parmesão é comestível. Visualmente a porção parecia pequena, mas é suficiente para saciar.

O Roma Sparita é bem famoso por essa cacio e pepe servida na crosta de parmesão. Digo para vocês que efetivamente vale a pena. No entanto, o nhoque com ameijoas também estava divino.

Minhas filhas pediram nhoque com ameijoas (gnocchi alle vongole) e espaguetes com ameijoas (spaghetti alle vongole).

Digo que após as entradas, pratos principais e uma garrafa de vinho branco, estávamos saciados.

Sobremesa:

As crianças decidiram por comer uma mousse de chocolate e um tiramisù, o qual o garçom anunciou serem frescos e feitos pelo próprio restaurante. Não me encantaram muito. Eram “caseiras” demais pro meu gosto.

Quanto gastamos?

No total: entradas para 4, pratos principais para 4, e também 1 garrafa de vinho, água e sobremesas para 2, gastamos 120 euros.

Deixo uma nota 10 para o serviço. Garçons muito profissionais, muito atenciosos.

No jantar, também servem pizzas.

Endereço e contato:

Piazza di Santa Cecilia 24, bairro Trastevere

Telefone: 06/5800757

Site: www.romasparita.com (as reservas podem ser feitas na própria página principal e eles respondem rapidamente confirmando a reserva)

Dias e horários:

Almoço das 12:30 às 14:30 e Jantar das 19:30 às 23h.

De 1 de setembro a 30 de maio: fecha as segundas e domingo no jantar

De 1 de junho a 30 de agosto: fecha aos domingos e segunda no almoço

Respostas de 23

  1. Não conheço absolutamente nada em Roma, muito menos locomoção por transporte público.
    Mas estou querendo me hospedar seis dias em Trastevere, mas não sei como me locomover para o centro histórico,vila Borghese etc.
    Basta atravessar a ponte e pegar as linhas do metrô?
    Que maravilha, suas postagens! Gosto de todas!
    Parabéns!

  2. Nossa que bairro mais fofo, amo conhecer esses bairros mais antigos, cheios de coisas a serem descobertas. Ainda mais podendo ver tudo a pé. Com certeza, farei esse roteiro quando for a Roma.

  3. Que interessante este roteiro! Acredito que não tenha conhecido esta região quando estive em Roma… boa dica para a próxima visita! 🙂
    Obrigada por compartilhar!
    Abraço

  4. Me delicio com seus posts. Todos sempre muito didáticos e claros! Aguça em cada vez mais o desejo de ir a Itália.

  5. Olá Luciana, de volta ao Brasil, chegou a hora de agradecer, eu e esposa ficamos 5 dias em Roma e foi maravilhoso, aproveitamos esta linda cidade ao máximo, suas dicas foram fundamentais para que isso pudesse acontecer, o passeio pelo Transtévere e o almoço no Carlo Menta foi espetacular, recomendo.
    Muito obrigado. Parabéns pelo trabalho.
    Um grande abraço.

    Paulo e Maria Eugênia

    1. Queridos Paulo e Maria Eugênia,
      Sou eu que agradeço de verdade por esse comentário tão querido. Fico feliz por ter ajudado um pouquinho a fazer com que a viagem de vocês desse tudo certinho.
      Quando voltarem a Roma, me avisem, e tomamos um cafezinho juntos.
      Um abraço,
      Luciana

  6. Já estou treinando este percurso pelo mapa, em setembro devo percorrer estas ruas e se deliciar pelo bairro de Transtevere. Obrigado pelas dicas, show de bola. Abs.

  7. Anotarei todo o percurso e vou cumpri-lo em breve. Gosto das dicas cotidianas como o hortifruti. Ótimo post! Bjs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!