Castel Gandolfo é uma graciosa cidade debruçada sob um lago vulcânico é uma das metas preferidas dos romanos para um bate e volta rápido e fácil saindo de Roma.
Ela é uma das cidadezinhas mais famosas da região chamada Castelli Romani. Na verdade não se tratam de castelos, como pode ser, por exemplo, a região do Vale do Loire, na França, mas vilas, sítios e mansões com jardins, populadas desde a época dos antigos romanos.
Localizando-se em uma região de colinas, de onde temos uma vista até o litoral, a região sempre foi meta daqueles que queriam fugir do calor da cidade durante o verão romano. Castel Gandolfo é considerado um dos burgos mais bonitos da Itália.
Leia também:
- Conexão em Roma: o que fazer em um dia em Roma?
- Como chegar do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma
- Compras em Roma: guia para comprinhas na Cidade Eterna

O palácio apostólico é a casa de veraneio dos papas, onde, por exemplo, o papa João Paulo II celebrava as missas de domingo de uma sacada do pátio interno.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Papa Francisco abriu mão desse luxo. Para evitar que grande parte dos “turistas religiosos” deixasse de visitar o local, o Vaticano decidiu abrir esses espaços para a visitação pública.
Como chegar em Castel Gandolfo?
Chegar em Castel Gandolfo é prático, se você escolher ir de trem.
Os trens saem da Estação Termini e dependendo do horário a viagem pode ser com um único trem (destino: Albano Laziale) ou a viagem com baldeação em Ciampino (destino: Velletri). Saiba porém, que na grande maioria dos horários a viagem é sem baldeação.
Para saber os horários consulte o site da Trenitalia (www.trenitalia.com) e saiba se no horário é necessário fazer baldeação ou não.

Caso pegue o trem direto, deverá descer na estação Castel Gandolfo, que é a penúltima parada do trem.
Se fizer a viagem com baldeação, é necessário pegar um trem para Ciampino. Depois dali pegar o trem para Velletri e descer na estação Castel Gandolfo.
Depois que descer do trem
A estação de Castel Gandolfo é minúscula e fica entre o lago e a parte alta, onde se localiza o centro da cidade.
Assim que sair da estação siga as placas que indicam o centro histórico, e vire à direita.
Logo depois atravesse a rua, com cuidado, pois não há calçadas. Do outro lado há um atalho que, “morro acima”, nos conduz até o centro de Castel Gandolfo.

Confesso que é necessário ter um pouco de forças para subir o caminho em curvas e com alguns degraus. O segredo é: não vá com pressa.
O percurso dura uns 15 minutos e você será recompensando com essa vista linda do lago de Castel Gandolfo.
Ao chegar ao final, você verâ novamente as placas indicando a direção do palácio apostólico, que fica de frente para a praça principal da cidade.
Dica importante: compre a passagem de ida e volta
A estação de Castel Gandolfo não possui guichê com funcionário, mas uma única máquina automática que só aceita cartão de crédito. E caso a máquina esteja com defeito (isso acontece com uma certa frequência), você ficará sem comprar o bilhete.
As passagens para os trens regionais possuem 4 horas de validade além da hora indicada no bilhete e são vendidos por faixa horária. Por exemplo: há bilhetes das 8 às 12h, das 12 às 16, das 16 às 20, das 20 às 24. Você pode utilizar o seu bilhete (uma única vez) em qualquer uma das 4 horas da sua faixa horária. Se a sua faixa horária for das 12 às 16h, você pode pegar o trem de meio-dia, das 13, das 14, até as 15h.
As máquinas automáticas para a compra de bilhetes indicam as faixas, ao selecionar a opção de compra.
Então vá com a passagem de volta já comprada!
Boa Viagem!
Mais dicas para a sua viagem:
- No Trastevere: claustro medieval dentro de um hospital público
- Cerveteri: Visita à Necrópole Etrusca e ao Museu Etrusco
- No Trastevere: Basílica de Santa Cecília e seus subterrâneos
- Mapa da Europa: a evolução da cartografia europeia
- Euro: a Moeda Comum de 19 países da União Europeia