Em uma cidade cheia de estátuas esplêndidas e esculturas deslumbrantes, aquela que homenageia ao Santo e Papa João Paulo II, não surtiu o efeito desejado.
Quem passa pela Piazza del Cinquecento, que abriga o terminal de ônibus bem na frente da estação Termini, não fica imune à feiúra (já retocada com algumas “cirurgias plásticas”) da gigantesca estátua dedicada a João Paulo II.
Hoje esquecida pelo público, à época da sua primeira inauguração, ela causou inúmeras polêmicas, disses-me-disses e apelidos pouco respeitosos para a estátua de um papa. Um dos apelidos mais usuais da estátua era mictório, porque muitos diziam que lembrava os banheiros públicos existentes em muitas cidades do mundo.
A escolha de uma das praças mais anônimas de Roma também foi motivo de indignação para os simpatizantes e fiéis que admiravam o papa, e aguçou ainda mais a curiosidade e polêmica por parte da população.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
E, claro, em uma terra de polêmicas como a Itália muitos questionaram o porquê de gastar dinheiro público para fazer uma estátua tão medonha. Na verdade a estátua foi paga por um mecenas privado. E foi inaugurada com toda a pompa e circunstância, com a presença do então prefeito de Roma Gianni Alemanno e autoridades eclesiásticas.
Assim que a estátua foi inaugurada, L’Osservatore Romano, o jornal oficial do Vaticano, pronunciou imediatamente a sua opinião, dizendo que a escultura não parecia mesmo com o papa. Ainda acrescentou que era muito estranha porque seu manto parecia uma cortina aberta.
Para piorar ainda mais a situação do escultor Oliviero Rainaldi, a CNN Americana publicou uma lista incluindo a estátua entre os 10 monumentos mais feios do mundo.
Em Janeiro de 2012, e passados sete meses da sua inauguração, a estátua passou por um remodelamento artístico e foi reinaugurada no final do mesmo ano.
Para evitar gafes e mais polêmicas, os assessores dos gabinetes de cultura disseram que as mudanças tinham sido feitas para dar mais estabilidade à estátua. Mas a verdade é que ela parecia ter passado pelas mãos de um cirurgião plástico.
Algumas fotos da versão anterior e trollagens feitas pela Internet:

![12_11_21_statue_03[1]](https://romapravoce.com/wp-content/uploads/2017/02/12_11_21_statue_031.jpg)

Ela mudou, mas há quem ainda a considere feia. E você? O que acha?
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Hotéis no Trastevere | Melhores Hospedagens no Trastevere
- Onde comer massas e pizzas no Trastevere? Lá no Ivo!
- Antico Caffè Greco: o bar mais antigo de Roma
- Volpetti: Mercearia e Rotisseria imperdível em Testaccio
- Roteiro Domingo em Roma: Porta Portese, Testaccio e Ostiense
7 respostas
Entendo a simbologia e a intenção, mas na prática não funcionou.
Realmente, não funcionou mesmo!
Abs, Luciana
Aauahauhauah nós estivemos lá no meio de fevereiro e não conhecíamos a “pérola”. Olhei, olhei, achei estranho… Mas, agora, com a sua explicação faz todo o sentido! O que eu não imaginava é que ela já foi pior! auahauhauahauha 😛 Adorei o post!
Hoje ela é feia, mas já foi horrorosa!
Obrigada por comentar e um beijão, Lu
Feia? Isso é elogiar. Um absurdo de escultura na terra de GRANDES Mestres.
É a estátua mais sinistra que já ví. Derrubem isso agora….
Mas não é mesmo? Horripilante! Coitado do Papa!