A Reggia di Caserta, também conhecida como Palácio Real de Caserta, é considerada um dos palácios mais bonitos do mundo, eleito patrimônio da humanidade pela Unesco em 1997.
O palácio real foi construído a mando de Carbos Bourbon, rei de Nápoles e da Sicília, na época em que a península itálica era dividida em reinos, repúblicas, estados, ducados, marquesados, etc.
Carlos Bourbon, era filho do rei Felipe V da Espanha e de Elisabetta Farnese, tendo também pertencido (mesmo que num ramo não muito próximo) à árvore genealógica dos Médicis, de Florença.
Naquela época, o destino da península itálica estava ligado ao poder de algumas grandes potências europeias como a França, a Espanha e a Áustria, por isso, Carlos Bourbon, nascido em Madri, mas com metade de sangue italiano, foi escolhido rei de Nápoles, uma vez que o sul da Itália estava sob domínio da coroa espanhola.
Leia Mais:
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
- Ver o Davi de Michelangelo na Galleria dell’Accademia
- O que fazer em Nápoles? Principais Pontos Turísticos
- Roma Antiga: 10 Monumentos Para Viver o Apogeu da Cidade
História da Reggia di Caserta
Carlos Bourbon pediu para que o importante arquiteto Luigi Vanvitelli realizzasse um enorme e suntuoso palácio inspirado em outros dois palácios reais: o Palácio de Versailles, em Paris, e Palácio do Escorial, localizado a cerca de 40 quilômetros de Madri, construído por um dos seus antepassados, o rei Felipe II.
Caserta fica a cerca de 35 quilômetros da cidade de Nápoles, que era a sede do Reino de Nápoles. A ideia do rei Carlos Bourbon era construir um segundo palácio real por alguns motivos.
A escolha foi Caserta porque o rei gostava muito da paisagem local, mas também por razões de segurança: ela ficava longe do mar, no interior da cidade, o que dificultaria o seu assédio em caso de, por exemplo, ataques e invasões pelo mar.
++ Compre aqui seu ingresso para a Reggia di Caserta
Outra condição obrigatória era que a Reggia di Caserta estivesse à altura de possíveis comparações com o Palácio de Versalhes.
Nem Carlos de Borboun e nem o arquiteto Luigi Vanvitelli a viram pronta. O Palácio Real de Caserta foi inaugurado em 1845, mesmo que já fosse utilizado pelo menos desde 1780.
Leia mais:
A Reggia de Caserta e seu parco monumental
Uma das coisas que mais chama a atenção, antes de visitar propriamente o palácio real é o seu enorme jardim.
No seu complexo, ele tem 47 mil metros quadrados de estrutura, dividido em cinco andares e em quatro pátios internos.
O Parque Real e a cascata fazem com que o palácio seja ainda mais cenográfico.
O parque já fazia parte do projeto inicial que o arquiteto Luigi Vanvitelli apresentou ao rei.
E se inspirava em vários jardins de outros palácios europeus da época, mas com uma inspiração local: os jardins à italiana, e os jardins renascentistas italianos. Fundindo essa ideia com as soluções que o francês André Le Nôtre (arquiteto paisagista e teorizador do jardim à francesa) havia dado aos jardins do palácio de Versalhes.
A construção do parque real iniciou em 1753. Para alimentar as fontes e as cascatas, foi simultaneamente iniciada a construção do aqueduto Carolino, cuja fonte de água estava no Monte Taburno.
Os jardins do palácio real de Caserta são divididos em duas partes, separadas por uma longa avenida central que conduz até a Fonte Margherita. Disposto simetricamente, o verde forma uma espécie de cena teatral.
Leia também:
- Costa Amalfitana: Dicas e Planejamento de Viagem
- Via Ápia Antiga: a “Rainha das Estradas” Romanas
- Etruscos: uma civilização evoluída da Itália antiga
Informações para visitar a Reggia di Caserta
A seguir algumas informações e dicas úteis para visitar a Reggia di Caserta, também conhecida como Palácio Real di Caserta.
Onde fica a Reggia di Caserta
A cidade de Caserta, fica na homônima província, por sua vez localizada entre Roma e Nápoles. Caserta também é famosíssima pela sua produção local de muçarela de búfala.
Portanto, não deixe escapar a oportunidade de provar essa iguaria, tanto em algum restaurante, quanto comprando a muçarela para comer em casa. Você não vai se arrepender.
Endereço: Piazza Carlo di Borbone
Site oficial: https://www.reggiadicaserta.beniculturali.it/
O palácio real fica a poucos minutos da estação de trem de Caserta. Veja o mapa a seguir para saber onde ela está localizada.
Como chegar na Reggia di Caserta
Caserta pode ser alcançada com os trens regionais da Trenitalia, que ligam o norte ao sul da Itália, e as cidades grandes mais próximas são Roma e Nápoles.
A estação de Caserta dista cerca de cinco minutos a pé da Reggia. Outra opção é viajar nos trens de alta velocidade, descer na estação de Afragola, e dali pegar uma integração (oferecida pela própria Trenitalia) e chegar até o palácio real.
Quem viaja de carro, pode percorrer a autoestrada A1 (Milão-Nápoles) e usar a saída Caserta Nord. Quem vem do sul do país, pega a A30, usando a saída Caserta Sud.
Há um estacionamento subterrâneo e nos arredores há também estacionamentos para camper.
Do aeroporto de Nápoles e também do porto de Nápoles há linhas de ônibus que levam até Caserta.
Dias, Horários e Ingressos para a Reggia di Caserta
A Reggia di Caserta, abre todos os dias, das 8:30 às 19h, com exceção das terças-feiras, dia no qual fecha ao público.
Há alguns tipos de ingressos, abrangendo também os pardins e o teatro da corte real.
14 euros: ingresso com visita aos apartamentos reais, parco real e jardim inglês.
9 euros: somente os parques (parque real e jardim inglês)
Os parques e o jardim inglês tem um horário de encerramento variável, de acordo com a estação do ano. Geralmente encerram às 15h no inverno e às 17h no verão. Consulte o site oficial para ver os horários.
3 euros: ingresso somente para visitar os apartamentos reais. Com entrada a partir das 17h.
Os ingressos são gratuitos para menores de 18 anos, e custam 2 euros para cidadãos da União Europeia com idade de 18 a 24 anos.
Dicas de Tour em Nápoles e arredores
Se você quiser curtir a experiência de fazer ótimos passeios em Nápoles, Costa Amalfitana. passeios de barco de ida e volta para Capri, veja algumas seleções a seguir, oferecidas pela empresa parceira Get Your Guide:
- Pompeia, Herculano e Vesúvio: tour completo
- Saindo de Roma: tour de 1 dia inteiro para Costa Amalfitana e Pompeia
- Capri: tour de barco saindo de Sorrento
- Sorrento: tour de 5 horas de degustações gastronômicas
- Pompeia: tour para pequenos grupos. Ingresso + guia cultural incluídos
- Nápoles: tour de comida de rua com guia local
- Transfer privativo do aeroporto de Nápoles para hotel
- Passeio em Nápoles com guia local
Mais dicas de viagem na Itália:
- O que fazer em Montalcino, terra do vinho Brunello
- Costa Amalfitana: Dicas e Planejamento de Viagem
- Eataly Roma: o Templo da Luxúria Gastronômica
- As salas de Rafael nos Museus do Vaticano
- Tax Free em Roma: Como Pedir o Reembolso?
- O que fazer em Aosta: um vale mágico entre Itália, França e Suíça
- Onde ficar em Sorrento: jóia do Mediterrâneo perto da Costa Amalfitana
Respostas de 13
Para percorrer os jardins é só caminhando ou tem alguma opção de alugar bicicleta e etc?
somente a pé
Que lindo!!! Sonho em conhecer o Castelo Real e a cidade da minha família!!!
é uma visita que vale muito a pena
Obrigada pelo post Luciana!!! Estou colocando Reggia Caserta no meu roteiro. Você acha que é viável fazer um bate e volta de trem a partir de Roma?
Sim, é muito viável. E o trem deixa a poucos minutos.
Gente, não sabia que o Versailles tinha um irmão na Itália! Estou encantada com o Reggia Caserta, que maravilhoso! Obrigada pelas dicas tão completinhas, já quero ir lá!
Não sabia que a Itália tinha um “primo” de Versalhes. Adorei saber mais sobre a história da Reggia di Caserta, acho que essa parte enriquece muito qualquer passeio. E as fotos estão lindas, amei o jardim!
Sim, é um palácio deslumbrante e vale a pena visitá-lo.
Que palácio espetacular, sinceramente fiquei apaixonada pelo jardim do Raggia di Caserta, com toda certeza incluirei esse ponto turístico no meu roteiro de viagem. Abraços
é um dos passeios mais bonitos para se fazer no Sul da Itália. Vale muito a pena.
Como é lindo o palácio Reggia Caserta! Realmente ele lembra o Palácio de Versalhes, mas é bem menos conhecido, não é mesmo?
Que lugar sensacional! o Jardim, a cosntrução, sem palavras! O Castelo Real Reggia é maravilhoso! Você conhece o de Versalhes também?