Maio é o mês mais esperado para os fãs do tênis em Roma: é a hora do Internazionali di Tennis, a nossa versão de Wimbledon ou Roland Garros.
O torneio de tênis de Roma também é conhecido como Internazionali BNL d’Italia, porque patrocinado pelo banco BNL.
Nessa ocasião participam os melhores atletas mundiais, e um dos maiores vencedores do torneio romano foi o espanhol Rafael Nadal. Foi maravilhoso inclusive ver um duelo épico entre Federer e Djokovic.
Leia também:
- Descobrindo o Trastevere: claustro medieval dentro de um hospital público
- 20 aplicativos para usar durante a sua viagem a Roma
- Pratos típicos de Roma: conheça a culinária romana
Nos primeiros anos do torneio, a impressão é que tínhamos um “primo pobre” de Wimbledon. A organização não era impecável e, como já fomos várias vezes a Wimbledon, nos perguntávamos: por quê? Qual o motivo de ter um torneio que não fosse à altura dos grandes torneios mundiais?
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Mas os anos passaram, a organização melhorou muito (sem atraso na abertura dos portões, com funcionários mais bem preparados, etc.). Hoje podemos dizer que o torneio de Roma também é um grande evento esportivo.
Portanto, se você for um amante do tênis, saiba que todos os anos, entre a segunda e a terceira semanas de Maio, Roma hospeda um torneio de tênis internacional.
++ Leia Mais | Assistir um jogo de futebol em Roma e comprar ingressos
Compra de ingressos para o torneio de tênis de Roma
Como eu disse, o torneio cresceu. Hoje em dia, para ter acessos aos melhores jogos (campo central) a venda dos ingressos começa em dezembro.
O evento é patrocinado pelo Banco BML e os ingressos são colocados à venda em um site dedicado: https://www.internazionalibnlditalia.com/home
Quem faz um “abbonamento” (“assinatura”), se quiser, pode comprar um pacote que inclui hotel e bilhete para os jogos.
O assinante tem prioridade para a compra de bilhetes no ano successivo e assim em diante.
Para quem quiser comprar na última hora: é possível comprar os bilhetes para os jogos de classificação dos torneios masculino e feminino. Ou para os jogos de atletas já importantes, mas ainda emergentes.
Se nos anos primeiros anos do torneio conseguimos ver alguns jogos com Nadal e Federer, sem grande necessidade de reserva muito antecipada, hoje em dia isso não é mais possível.
++ Leia Mais | MAXXI: o museu do vanguardista do século XXI de Zaha Hadid
Conselho de amiga: leve um agasalho!
Todos os anos vamos ao torneio, porque meu marido e minha filha jogam tênis e adoram o esporte. O estádio fica perto de uma zona colinar e, no final da tarde e, principalmente à noite, a temperatura cai. Se for assistir a algum jogo mais para o final da tarde leve uma pashmina e um moletom leve.
Se for à noite, não precisa usar um casaco de inverno, mas novamente uma boa pashmina de algodão e um moletom mais pesado resolvem a situação. Faz um friozinho úmido que não congela, mas incomoda bastante!
Esse ano fomos ao torneio em um dia que, durante o dia fez quase 28 graus, mas foi necessário usar um casaquinho à noite.
++ Leia Mais | Roma em maio: clima, malas, programação
Onde é realizado o torneio e como chegar lá?
No complexo esportivo do Foro Italico (que originalmente se chamava Foro Mussolini), ao lado do principal estádio de futebol de Roma: o Estádio Olímpico. O complesso esportivo foi construído no século passado durante a ditadura fascista, e fica na zona norte de Roma.
Todo esse complexo esportivo foi construído no estilo arquitetônico racionalista, também chamado de arquitetura fascista.
++ Leia Mais | Os gigantes viris e fascistas do Foro Italico
O local fica a aproximadamente uns 15 minutos de ônibus do Vaticano, às margens do Rio Tibre. Não há metrô até lá, mas linhas de ônibus que conduzem às imediações do Vaticano ou do centro de Roma.
Internazionali di Tenis
Site: http://www.internazionalibnlditalia.com/
Datas: na primeira quinzena e/ou entre a primeira e a segunda quinzena de Maio.
Mais dicas de Roma e de cultura italiana:
- Pizza Napolitana: a história da pizza que conquistou o mundo
- Por que a guarda do Vaticano é suíça?
- Bandeira da Itália: Breve história do Tricolor
- Basílica de São Pedro: visitar a maior igreja do mundo
- Pontos Turísticos de Roma para colocar no seu roteiro