Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

onde ficar na costa amalfitana cidade bonita

Onde ficar na Costa Amalfitana: dicas das cidades

Ficar na Costa Amalfitana, é como se hospedar em um pedaço de paraíso, no sul da Itália. São quilômetros de uma costa rochosa debruçada para o mar, e coroada por cidadezinhas charmosas.

É um dos destinos de férias preferido pelos italianos e também por turistas do mundo todo, os quais muitas vezes aproveitam para também esticarem a viagem e darem um pulinho em Capri, uma das ilhas mais badaladas do mediterrâneo.

Escolher onde ficar na Costa Amalfitana não é uma das tarefas mais fáceis, porque todas as cidades, apesar de terem características diferentes, são muito graciosas: passamos do charme vip de Positano, ao silêncio de Ravello, ou cidades menos conhecidas pelos turistas estrangeiros como Cetara ou Minori.

Praias, natureza, beleza, boa gastronomia é o que se pode esperar ao se hospedar na Costa Amalfitana.

Então vamos às dicas de hospedagem nas cidades da Costa Amalfitana…

Mapa da Costa Amalfitana: qual cidade escolher?

A seguir você que está querendo saber onde ficar na Costa Amalfitana vai encontrar dicas para ajudar a facilitar a sua escolha.

mapa da costa amalfitana

São muitos anos que viajo para lá, tendo passado por várias experiências: bate e volta de Nápoles, final de semana, hospedagem de três dias, “paradinha” na Costa indo e vindo de/para outras localidades no sul da Itália.

Positano: a cidade mais glamurosa da Costa Amalfitana

Positano é o destino mais charmoso e um dos mais famosos na Costa Amalfitana.

Conhecida por suas casas coloridas que descem pelas colinas, a cidade também é famosa por suas ruas estreitas e íngremes repletas de boutiques charmosas, galerias de arte, bares e restaurantes sofisticados.

Se você quer saber onde ficar na Costa Amalfitana para quem quer férias cheias de glamour, Positano é a resposta!

A cidade possui muitos hotéis fantásticos, com vista panorâmica para o mediterrâneo! É, é claro, que todo esse luxo e sofisticação tem um preço: as acomodações em Positano são (bem) mais caras do que as demais cidades da costa!

Algo que precisa ser avaliado com cuidado: a cidade fica em uma encosta, portanto, é necessário subir e descer degraus e ladeiras para ir e vir ao “centrinho” ou ir e vir das praias até o seu hotel.

Por isso, quem por exemplo, precisa empurrar carrinhos de bebê, ou quem tiver alguma restrição que impeça de percorrer subidas/descidas, talvez Positano não seja a melhor escolha.

Positano, assim como todas as demais cidades da Costa Amalfitana tem pouquíssimos estacionamentos e os poucos que há são bem caros. Por isso caso considere chegar até lá alugando um carro, aconselho sempre procurar hotéis com estacionamento. As minhas três dicas de hotéis com estacionamento em Positano são:

hospedagem na costa amalfitana

Melhores hotéis de luxo em Positano:

Já que Positano é a cidade do glamour, que tal se hospedar em um hotel super exclusivo?

  • Il Covo dei Saraceni (veja aqui): uma das maiores vantagens desse hotel de luxo é que ele ficar bem pertinho da praia, e também dos bares e restaurantes badalados de Positano.
  • Le Sirenuse (veja aqui): quartos amplos, decoração luxuosa, vista para o mar e também com piscina.
  • San Pietro di Positano (veja aqui): além do luxo e sofisticação, o hotel fica na ponta de um rochedo, com uma vista simplesmente fantástica para o mar.

Opções para quem quer se alojar bem sem gastar muito na hospedagem em Positano:

Apesar de Positano ser uma cidade com hospedagens caras, uma boa alternativa para se hospedar em Positano é ficar em B&B (Bed & Breafast) ou outra alternativa econômica onde ficar em Positano é escolher um hotel 3 estrelas.

Vai viajar para outras cidades da Itália? Dá uma olhada aqui em ótimas dicas de hospedagem:

Ficar em Amalfi: a cidade que dá nome à Costa Amalfitana

Para mim uma ótima localidade onde ficar na Costa Amalfitana é a cidade de Amalfi. Aliás, você sabia que é essa cidadezinha que dá nome a toda à costa?

Amalfi, junto com Pisa, Gênova e Veneza formava as repúblicas marítimas mais famosas da Itália, portos de chegada e saída para o comércio com o Oriente.

Amalfi é uma cidade bem pequenina, que pode ser facilmente explorada em um único dia.

Além da sua beleza peculiar, na minha opinião se hospedar aqui pode valer a pena porque de Amalfi é bem fácil se locomover rapidamente pelo resto da Costa: lá é um dos pontos de parada das balsas que ligam Sorrento e Salerno à Costa Amalfitana, além disso também é possível chegar de balsa até Capri.

Amalfi também está repleta de restaurantes, bares e lojas, além de atrações históricas, como a Catedral de Amalfi, construída no séc IX, com uma escadaria monumental. Aliás, podemos afirmar que a escadaria é talvez um dos locais mais populares da cidade para tirar fotos.

duomo de amalfi

Melhores hotéis de luxo em Amalfi

Para uma experiência mais do que exclusiva, com vista para o mar da costa, essas são ótimas opções

Opções de hospedagens em conta em Amalfi:

  • Residenza Gennaro (veja aqui): studio bem decorado, com vista fantástica para o mar, mas acesso com escadas.
  • Hotel La Ninfa (veja aqui): 3 estrelas muito bem decorado, aconchegante, e uma vista para o mar simplesmente de tirar o fôlego.
  • Hotel Antica Repubblica (veja aqui): hotel 3 estrelas localizado a 100 metros da praia e com a grande vantagem de ter um estacionamento, facilitando a vida de quem viaja de carro.

Ravello: atmosfera encantadora e de tranquilidade, para viagens românticas

Localizada efetivamente bem no alto de uma colina, Ravello é uma das cidades mais encantadoras da Costa Amalfitana.

Sua fama, além da posição panorâmica, se dá pelos seus jardins e vilas históricas, como a famosa Villa Rufolo, construída no século 13.

Para nós brasileiros, Ravello também tem uma importância afetiva e cultural. Lá fica o Auditorium Oscar Niemeyer, projetado pelo próprio arquiteto brasileiro, mas executado pelo estúdio de arquitetura Alvisi Kirimoto + Partners.

Ravello possui uma imponente catedral e sua atmosfera é um ótimo refúgio para quem quer uma atmosfera mais tranquila e romântica. Não por acaso, muitos casais escolhem Ravello como hospedagem para viagens de lua-de-mel.

Uma informação importante: apesar de Ravello estar na Costa Amalfitana, a cidade fica bem para dentro da colina, portanto, ela tem vista para o mar, mas não está à beira-mar. O ideal para quem fica na cidade é poder alugar um carro. No entanto, há linhas de ônibus que chegam até lá, principalmente indo e vindo de Amalfi.

Melhores hotéis de luxo em Ravello:

Para quem estiver viajando e quiser uma atmosfera exclusiva e romântica para ficar em Ravello, aqui vão algumas dicas:

  • Hotel Villa Cimbrone (veja aqui): Um dos hotéis mais famosos e exclusivos, rodeado de jardins com vistas panorâmicas e uma piscina de borda infinita. O hotel possui inclusive um heliporto!
  • Palazzo Confalone (veja aqui): Localizado próximo à Villa Rufolo, o hotel tem uma decoração muito luxuosa, e possui vistas panorâmicas para o mar.

Opções econômicas para hospedagem em Ravello:

Mesmo sendo uma cidade simplesmente encantadora, os preços para ficar em Ravello são bem mais abordáveis do que Positano ou Amalfi. A seguir algumas dicas de hotéis:

Costa “oficial” e costa “alargada”: Sorrento e Salerno

O território oficial da Costa Amalfitana vai da cidade de Positano a Cetara, ou vice-versa.

No entanto, dependendo do itinerário, quem a percorre na direção Positano-Cetara passa pela cidade “grande” de Sorrento, e quem a percorre na direção Cetara-Positano passa pela cidade “grande” de Salerno.

Como Sorrento e Salerno são cidades que ficam na extremidade da Costa Amalfitana, muitos as consideram um ponto estratégico de hospedagem e deslocamento. Sobretudo porque tém preços mais abordáveis, maior escolha de hotéis, dá para chegar até lá de trem e, inclusive, saem balsas para várias cidades da Costa e também para Capri.

Costa Amalfitana: Usar Sorrento como base estratégica

Sorrento não é oficialmente Costa Amalfitana. Ela fica no golfo de Sorrento, mas é uma cidade fantástica e viva, e inclusive uma opção para quem vai para a costa fora da alta temporada.

Com grandes escolheiras que dão para o mar (inclusive um must-do é escolher alguns dos hotéis que ficam bem na ponta da rocha que se debruça para o golfo de Sorrento. A cidade tem um centro histórico cheia de ruelas charmosas, com muito comércio.

Apesar de ser uma cidade com bastente fluxo turístico, ela mantém um certo ritmo inclusive na baixa temporada.

Possui algumas pequenas enseadas e praias com passarelas, da costa é possível ter um linda visão do golfo de sorrento com ao fundo o Vesúvio.

Há muitas opções gastronômicas e não deixe de fazer uma degustação de limoncello, o famor licor produzido no local.

A seguir algumas dicas para você escolher onde ficar na Costa Amalfitana, tendo Sorrento como base:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!