No final da primavera, já antecipando o enorme fervo cultural no qual Roma se transforma no verão, muitos monumentos, museus, palácios e vilas históricas passam a oferecer um horário mais extenso, dando assim para curtir bem Roma à noite.
As razões são óbvias: período de férias com maior número de turistas e também o calor do verão, que pode diminuir o ritmo de caminhada de quem não curte ficar muito tempo sob o sol.
A abertura noturna dos monumentos é ótima, e uma grande parte dos lugares históricos a serem visitados em Roma à noite estar a céu aberto.
Leia Mais:
- Pantheon de Roma: história, arquitetura e curiosidades
- O que fazer no Vaticano: dicas completas
- Escola na Roma Antiga: Fatos e Curiosidades
Se é verdade que o verão é a época mais esperada do ano, também é importante lembrar que o calor é bem insuportável nos espaços fechados, uma vez que na Europa não há um grande uso de ar condicionado nas casas e estabelecimentos comerciais.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Portanto a seguir há uma série de dicas para curtir o calor de Roma com atividades culturais noturnas.
O que geralmente abre em Roma à noite (mais ou menos de Abril a Outubro):
As horas de luz se prolongam muito já a partir da primavera. Chegamos a ter quase 16 horas de luz por dia. Com isso, muitas atrações turísticas começam a oferecer horários noturnos com uma programação especial.
Coliseu
O evento se chama La Luna Sul Colosseo (A Lua sobre o Coliseu) e no dia em que o visitei, realmente estava uma maravilhosa noite de lua cheia. Abertura noturna das 20:15 à meia-noite, com último horário de entrada às 22:45h.
Nessa visita guiada por um arqueólogo também é possível visitar os subterrâneos e ver onde ficavam os gladiadores e as feras antes do espetáculo começar, e subir até o terraço panorâmico.
Onde comprar os ingressos?
No site do Coliseu: ticketing.colosseo.it
Museus do Vaticano
Todas as sextas-feiras de maio a outubro é possível visitar os Museus do Vaticano, incluindo a Capela Sistina. Horário: 19h às 22h, com último horário de entrada às 20h.
Saiba que começam a evacuar as salas meia hora antes do horário de encerramento da visita. Site: http://mv.vatican.va/
Não existe nada do mundo que se compare a visitar os museus simplesmente vazios. Capela Sistina em silêncio, sabem como é?
Castelo Santo Angelo
O Castelo Santo Angelo, excepcionalmente no verão, abre das 20:30 às 01:00h, das terças aos domingos, nos meses de Julho, Agosto e geralmente até a primeira semana de Setembro.
Você vai poder conhecer maravilhas como o chamado Passetto di Borgo, a passagem que une o castelo ao Vaticano e que muitas vezes representou a salvação de pontícies, as prisões históricas de Castel Sant’Angelo ou simplesmente, relaxar em seu restaurante panorâmico.
Durante o verão o bar-cafeteria fica aberto à noite. Diria que fazer um happy hour com aquela linda vista é algo de muito sugestivo.
Comprando ingressos à parte também é possível assistir a concertos de música clássica, lírica e de jazz. Consulte o site para saber a programação: Site: http://www.nottiacastelsantangelo.it/
++ Leia Mais | Pesquise opções de hospedagem em Roma aqui
Villa Adriana, em Tivoli (patrimônio da humanidade Unesco)
A Villa Adriana era a residência de veraneio do Imperador Adriano (76-138 d.C.) e situa-se a aproximadamente 30 km da cidade de Roma.
Ela era composta por vários edifícios (termas, teatro, prédios administrativos, residências, biblioteca, etc.), lagos e fontes, tudo emoldurado por muito verde.
A Villa Adriana aumenta o seu horário de abertura em até 1:30 a mais do horário normal, nos seguintes meses:
9–19h do último domingo de março até 30 de abril
9–19.30h de 1 de maio até 31 de agosto
9–19h no mês de setembro
Abertura extraordinaríssima: dê sempre uma olhada no site, porque todos os anos (meio que na última hora) anunciam aberturas até às 22h, às sextas e/ou aos sábados, em Julho e Agosto. Mas tudo anunciado meio de última hora mesmo!
A bilheteria fecha 1:30 antes do horário de encerramento das atividades. Site: http://www.villaadriana.beniculturali.it/
Termas de Caracalla
Para quem for assistir aos espetáculos noturnos. Ver uma ópera dentro das antigas ruínas romanas das Termas de Caracalla é um programa imperdível e muito emocionante.
++ Leia Mais | Termas de Caracalla, uma das mais suntuosas termas romanas
Villa d’Este em Tivoli (patrimônio da humanidade Unesco)
A Villa d’Este foi construída pelo cardeal Hipólito d’Este, filho do duque Alfonso I e de Lucrécia Borja, em um local onde na verdade já existia uma antiga residência romana. Nos anos recentes a Villa d’Este foi um dos monumentos mais visitados da Itália.
Horário na primavera/verão:
Abril: das 8:30 às 19:30; de Maio a Agosto: das 8:30 às 19:45 e Setembro: das 8:30 às 19:15. A bilheteria fecha uma hora antes.
Horário extraordinários nos finais de semana durante o alto verão:
Villa d’Este di Notte
Sextas e sábados, das 20.30 às 24h. (última entrada às 23h.). Assim como a Villa Adriana, essas aberturas em Julho e Agosto são meio que anunciadas de última hora. Controlem sempre o site!
Site: http://www.villaadriana.beniculturali.it/index.php?it/205/villa-deste
++ Leia Mais | Villa D’Este em Tivoli: ótimo bate-volta a partir de Roma
Musei in Comune, a Rede de Museus de Roma
Os Museus Cívicos (ou Municipais) de Roma, os quais formam a Rede Musei in Comune costumam abrir nos sábados à noite na primavera.
Geralmente a abertura é das 20 às 24h e são realizadas performances, espetáculos musicais e até degustações. Preços promocionais a 1 euro.
Site: http://www.museiincomuneroma.it/
Festival de Cinema Francês na Villa Medici
Todos os anos, geralmente na terceira semana de julho, a lindíssima Villa Medici hospeda um festival de cinema ao ar livre. Dos jardins à italiana podemos deslumbrar uma das mais bonitas vistas panorâmicas de Roma.
Site: http://www.villamedici.it
A cada ano o Festival de Cinema da Villa Medici aborda um tema ou personagem diferente. Os filmes são em língua original (francês) com legendas em italiano.
O ingresso custa 5 euros (preço inteiro) e 4 euros (preço reduzido para estudantes, idosos acima de 65 anos, etc.)
Teatro ao ar livre durante o verão romano
Durante o verão romano acontecem tantas iniciativas culturais, que a gente acaba até em dúvida sobre o que fazer, o que escolher, para onde ir.
Todas as noites existem várias opções de diversão, em todos os cantos da cidade, para todos os gostos, estilos e bolsos.
Há pelo menos três possibilidades de assistir peças de teatro e óperas/bailés ao ar livre em Roma à noite:
Teatro Antigo de Ostia
O Teatro Antigo de Ostia é palco de um festival com peças clássicas do antigo teatro grego e romano, e eventualmente outras temáticas teatrais clássicas, como Shakespeare, por exemplo.
A data de construção do teatro consta como na época do Imperador Augusto (27 a.C. a 14 d.C.), e é um espetáculo lindo estar em um lugar antigo, assistindo a uma peça antiga.
Para a temporada teatral, consulte o programa em: https://www.ostiaantica.net/teatro.php.
++ Leia Mais | Ostia Antiga: um dias nas ruínas conhecidas como a “Pompeia Romana”
Festival de Caracalla
Durante o verão o Teatro dell’Opera de Roma fecha as portas e a sua programação é ao ar livre, no meio das ruínas arqueológicas das Termas de Caracala, ali bem do ladinho do Circo Máximo.
Mais uma vez a cidade de Roma à noite serve como pano de fundo como o mais belo cenário antigo do mundo para balés, óperas, música classica. Para conhecer o programa e comprar ingressos, visite: http://www.operaroma.it/ita/caracalla.php
++ Leia Mais | Termas de Caracalla: uma das mais suntuosas termas romanas
Silvano Toti Globe Theatre
Bem no meio da Villa Borghese, Roma também hospeda anualmente um teatro exclusivamente shakesperiano. Ele é uma réplica do Shakeapeare Globe Theatre de Londres.
Já assisti: Romeu e Julieta, Sonho de uma noite de verão, Muito barulho por nada, Penas por amor perdidas. Para a compra de ingressos e outras informações, consulte: http://www.globetheatreroma.com/
Mais dicas para a sua viagem a Roma:
- Pantheon de Roma: história, arquitetura e curiosidades
- Passeio Guiado na Capela Sistina: Contrate uma guia brasileira em Roma
- Como é entrar e sair do Brasil com passaporte estrangeiro
- Osteria La Carbonara: para comer uma ótima carbonara em Roma
- O que fazer em Positano: Dicas úteis