Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Táxi e Uber em Roma: dicas para evitar furadas

Sempre pego táxi em Roma. Aliás, confesso que, já peguei táxi em varios lugares do mundo: peguei táxi em Nova York e em Paris saindo do aeroporto de Orly. Ambas péssimas experiências com motoristas desonestos.

Por outro lado, peguei táxi com um motorista simpaticão na Jordânia, que convidou a mim e meu marido para conhecer a família dele.

Poderia continuar enumerando viagens de táxi mundo afora (China, Egito, São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa, Milão, Zurique), mas o que quero é dizer para vocês é que pra mim motorista de táxi é mais ou menos tudo igual.

Leia também:

Então, de experiência em experiência, quis contar um pouco sobre o que esperar dos serviços de táxi em Roma.

Veja todas as dicas para usar bem o serviço e também para evitar furadas:

Táxi em Roma? Se preferir, vá direto para o tópico de interesse:

Como pegar um táxi em Roma: no ponto ou na rua

Em algumas cidades da Itália (me parece que em Milão é assim) os táxis nao pegam passageiros na rua. Ou você vai para o ponto de táxi ou chama o táxi pelo aplicativo e, nesse caso, ele vai direto para o endereço da chamada.

Aqui em Roma os táxis param onde você fizer sinal, mas, como a frota de táxis não é enorme como em cidades como Nova York ou Londres, em horários de pico ou no centro de Roma nem sempre é facil conseguir um táxi em qualquer esquina.

Como eu trabalho como guia de turismo em Roma, geralmente quando termino passeios e meus clientes resolvem retornar ao hotel de táxi, eu sempre os acompanho a um dos pontos de táxi em Roma.

Isso porque eu conheço de cabeça quase todos os pontos de táxi perto das atrações turisticas mais famosas de Roma.

Senão, eu apelo para a tecnologia…

Lista dos principais aplicativos de táxi em Roma

Existem algumas cooperativas que trabalham com aplicativos. Desse modo o atendimento costumar ser bem rápido.

Pegar um táxi em Roma é seguro? Não pegue táxis-pirata!

Bom, eu sempre pego táxi em Roma a qualquer hora do dia ou da noite e nunca me encontrei em nenhuma situação de dificuldade.

Obviamente, sendo mulher, se volto para casa de madrugada, eu escolho chamar um táxi com aplicativo, porque a chamada fica registrada.

Mesmo nos casos nos quais eu simplesmente fui a um ponto de táxi, eu nunca passei por nenhum problema de segurança, assédio ou qualquer coisa.

Porém, digo que aconteceu raramente, mas já peguei motoristas que dão uma boa enrolada no percurso, e já tive que solicitar que ele fizesse um caminho mais curto.

Uma das vezes nas quais o motorista queria me enrolar, eu peguei o táxi falando portugues com duas amigas brasileiras. Tenho certeza que ele pensou que fossemos turistas.

Leia também:

Mas falando em segurança… jamais pegue um táxi-pirata!

Apesar das várias opções para chegar do aeroporto de Fiumicino e do aeroporto de Ciampino até o centro de Roma, muitos viajantes optam por pegar um táxi até o destino final, principalmente quem chega das 23h às 5:20h da manhã, horário em que os trens não circulam.

Meu conselho é: ao chegar nos principais aeroportos e estações de trem, esteja sempre atento aos motoristas de táxi pirata.

A placa dos táxis romanos tem o símbolo de Roma, junto com o nome Comune di Roma

Os táxis oficiais, registrados e legalizados possuem o símbolo do Comune (Município) e um número. Além disso, os táxis oficiais são sempre brancos. Algumas vezes também possuem impresso na porta o telefone da cooperativa a que pertencem.

Outra dica muito importante: ao entrar no táxi oficial, você perceberá que do lado de dentro da porta traseira (normalmente na porta esquerda) tem uma placa com o nome e sobrenome do motorista, ou pelo menos de quem tem a licença para dirigir aquele carro. No táxi pirata não existe alguma placa de identificação do motorista e nem do carro!

Muitos motoristas de táxis pirata usam o mesmo tipo de carro dos táxis oficiais, inclusive da mesma cor. Tentarão todos os tipos de truques para distrair o cliente, inclusive inventando mentiras.

Ou esta placa aqui, escrito ROMA CAPITALE (a nova “marca registrada” da Cidade de Roma), com o número da licença e os preços dos táxis.

Normalmente esses motoristas agem da seguinte maneira: abordam o turista assim que ele se aproxima/ passa pela porta de desembarque do aeroporto ou da estação de trem. Dizem: “Taxi”, “Taxi, Mister”.

Algumas vezes abordam dentro do aeroporto mesmo, normalmente nos horários noturnos, contando com o cansaço do turista. E quanto mais tarde e maior a fila para os táxis regulares, maior e mais insistente será o número dos motoristas de táxi pirata.

Os táxis oficiais também possuem um letreiro luminoso com a palavra TAXI | Crédito da Foto: site www.mollicone.it

Os táxis pirata não têm seguro como carro de transporte de passageiros e há muitos casos de turistas que foram vergonhosamente ludibriados e acabaram pagando no mínimo o triplo de uma corrida normal.

Se você não domina o idioma, não conhece a cidade e está viajando sozinho(a), vá por mim: não pegue um táxi pirata. Tenho amigos italianos que já passaram por experiências no mínimo desagradáveis.

Tem Uber em Roma? Não seria uma alternativa aos táxis?

Más notícias! Tem Uber em Roma, sim. Mas o Uber não foi plenamente legalizado na Itália, como é no Brasil.

O Uber “não pegou” na Itália. Houve muitas batalhas jurídicas, boicotes e greves por parte dos motoristas de táxi (uma corporação forte demais na Itália e com grande poder de lobby) e, no final, hoje em dia o Uber é fornecido por empresas de rádio táxi ou pelos próprios motoristas de táxi.

Principais razões para não contar com o Uber em Roma

Para ir e voltar do aeroporto: O serviço básico do Uber é feito com Uber Black, Uber Lux e Uber Van e custa cerca de 70-80 euros do aeroporto para o centro de Roma.

O táxi (com preço tabelado) custa 50. Um transfer com motorista custa 60-80 euros. 

uber em roma
Muito caro! O táxi é tabelado e custa 51 euros

Na maioria das vezes em que eu fiz simulação de preços entre táxi e Uber, havia uma diferença irrisória de preço… quanto tinha! Na maioria das vezes o Uber custava tanto quanto um táxi ou até mais caro.

A frota do Uber é pequena, então muitas vezes você vai esperar bastante até conseguir um carro disponível.

uber em roma
Da minha casa até o centro de Roma, pagaria cerca de 8 euros a mais comparando o preço do UberBlack com o táxi.

Portanto, ao viajar para Roma (mas tome essa informação como válida para outras cidades da Itália também), por enquanto, saiba que o Uber em Roma não vale a pena. Talvez as coisas mudem no futuro!

Mesmo para quem se hospeda no centro e vai se deslocar pelo centro (onde é mais fácil encontrar motoristas de Uber), saiba sempre que a disponibilidade é infinitamente menor do que aquela com a qual estamos acostumados no Brasil, ou em outras cidades turísticas mundo afora.

Sair dos aeroportos: quanto custa pegar um táxi?

Todos os táxis com licença municipal que vão para o Aeroporto de Fiumicino e que levam até o Aeroporto de Ciampino possuem um preço fixo tabelado até o Centro de Roma (Mura Aureliane). A seguir as tarifas:

De/Para o Aeroporto de Fiumicino: 50 euros

De/Para o Aeroporto de Ciampino: 31 euros

Essas tarifas consideram que o passageiro está indo/vindo para uma hospedagem no Centro de Roma e outros bairros limítrofes.

Já o site oficial do ADR (Aeroporti di Roma – Fiumicino), anuncia os seguintes preços:

  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Stazione Ostiense: 45 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Mura Aureliane: 50 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Stazione Tiburtina: 55 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Porto di Civitavecchia: 120 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Castello della Magliana: 30 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Nuova Fiera di Roma: 25 euros
  • de e para o Aeroporto de Fiumicino-Ciampino Aeroporto: 50 euros

A localidade Porto di Civitavecchia é uma zona portuária, onde se embarca nos ferries para a Sardenha, Barcelona e Córsega. De lá também saem cruzeiros para todo o resto da Europa e para o Mediterrâneo.

A grande maioria dos leitores do blog se encaixará na categoria que vai dos 45 aos 55 euros. Esses preços incluem também o preço das bagagens e qualquer eventual pedágio.

Se você precisar desse meio de transporte, saiba que há pontos de táxi em Roma próximos às principais atrações turísticas, e que todos os bairros (dos mais centrais aos mais periféricos) possuem pelo menos 1-2 pontos de táxi.

Todos os aeroportos também possuem pontos de táxi logo ao sair do setor de desembarque, e as principais estações de trem também possuem pontos de táxi logo na saída (Termini, Tiburtina, Estação de Trastevere) ou nas imediações.

Preço de uma corrida de táxi para circular por Roma

Antes de colocar a lista de preços dos táxis em Roma, conto a minha experiência e a dos clientes que atendo nos passeios guiados. Geralmente para circular pelo centro de Roma, por exemplo, ir da Termini ao Vaticano, gasta-se uma média de 15 euros.

Se você estiver no centro e pegar um táxi, por exemplo, no Coliseu, geralmente uma corrida fica em torno de 10 euros. O máximo que gasto com táxis é pagando bandeira 2 quando volto para casa tarde da noite, e raramente passo dos 20 euros.

Tarifas dos táxis em Roma:

  • Taxímetro fixo de partida das 6 às 22h: 3 euros
  • Taxímetro fico de partida das 6 às 22h, aos domingos e feriados: 4,50 euros
  • Taxímetro fixo de partida a partir das 22h: 6 euros

O que sigfinica o taxímetro fixo de partida? Que uma corrida nunca começa sem cobrança. Existe sempre um serviço mínimo a ser pago pelo passageiro.

  • Preço por quilômetro: bandeira 1 = 1,10 euros
  • Preço por quilômetro: bandeira 1 = 1,30 euros

Lista com os pontos de táxi em Roma

táxi em roma

Vaticano (Praça São Pedro e Museus Vaticanos): O ponto de táxi fica Piazza Risorgimento esquina com Via Ottaviano.

Pantheon: O ponto de táxi está do lado esquerdo do monumento. Endereço: Via della Rotonda 21/26

Piazza NavonaO ponto está a poucos metros da rua “ao lado” da praça. Endereço: Piazza delle Cinque Lune 109

Piazza Venezia – Vittoriano: O ponto fica no cantinho perto da coluna de Trajano. Endereço: Piazza della Madonna di Loreto

Fontana di TreviO ponto mais perto é aquele que fica no Largo Chigi, e na frente de uma das saídas da Galeria Alberto Sordi. Endereço: Largo Chigi 12

Via Veneto: Há um ponto de táxi na rua que fica ao lado da embaixada americana. Endereço: Via Ludovisi 49

Piazza Barberini/Via Veneto: O ponto fica em frente ao Hotel Bernini, na esquina da Piazza Barberini com a Via Veneto. Endereço: Piazza Barberini 23

Via Nazionale: Há um ponto bem em frente ao Museu Palazzo delle Esposizioni. Endereço: Via Nazionale 194

Piazza di Spagna: Há dois pontos de táxi e um deles fica na altura da embaixada da Espanha, praticamente de frente para a Maison Valentino. Piazza di Spagna 52-54 e Piazza di Spagna 93.

Piazza del Popolo: Há um ponto de táxi na esquina entre a Via del Babuino e a praça, praticamente de frente para o Bar Canova. Endereço: Piazza del Popolo 16-18

Via del Corso: Há dois pontos de táxi: um deles fica no Largo Goldoni, bem ao lado da loja da Fendi. O outro ponto de táxi fica na Piazza San Carlo al Corso, de frente para o Hotel Plaza

Campo de’ Fiori: Os pontos de táxi mais próximos estão no Largo Argentina, no Pantheon ou na Piazza Navona. O ponto de táxi do Largo Argentina fica praticamente em frente à Livraria Feltrinelli. Endereço: Corso Vittorio Emanuele 10

TrastevereO ponto de táxi está na Piazza G. G. Belli, no Viale Trastevere (a avenida onde passa o bonde 8). Endereço: Piazza G. G. Belli (ou mais popularmente Piazza Belli).

Basílica de Santa Maria Maggiore: O ponto de táxi está na calçada esquerda (vendo a basílica de frente)

Basílica de São Paulo Extra-Muros: Endereço: Largo Leonardo da Vinci, no centro da praça.

Basílica de São João dehttps://www.romapravoce.com/catedral-de-roma-basilica-sao-joao/ Latrão: Endereço: Piazza di Porta San Giovanni

Mapa com a indicação dos pontos de táxi em Roma:

Mais dicas para a sua viagem a Roma

  • Estação Termini, Roma: Dicas Práticas e de Segurança
  • Museus Grátis em Roma: cultura sem custo
  • Quando visitar Roma: temperatura, clima, melhores épocas
  • Índice

    Passeios Guiados em ROMA

    EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

    46 respostas

    1. Post super esclarecedor sobre pegar táxi em Roma. Essas dicas de segurança são essenciais pra mim. Também muito importante saber que não vale a pena pegar Uber, a gente já tá mal acostumada, rs.

    2. Adorei seu post sobre pegar táxi em Roma porque sempre ficamos na dúvida qual a melhor forma de se locomover na cidade que vamos visitar. Bom saber q Uber não é a melhor opção .Seu post está completo.

    3. Eu nunca pego táxi quando viajo. Sempre acho que não vale a pena pelo preço. Mas as suas dicas são valiosíssimas para quem procura um serviço de táxi em Roma. Interessante o sistema do torpedo.

    4. Bastante esclarecedor esse post sobre como usar táxi em Roma! Sabe que uma vez, em Buenos Aires, pegamos um táxi e o taxista ficou dando voltas, meu marido percebeu e pediu pra parar…

    5. Excelentes dicas, obrigado.
      Uma pergunta: é seguro pegar táxi de Fiumicino até o centro após a meia noite? Meu voo chega às 23:40 h
      Obrigado

      1. Sim, é seguro. Os taxis são tabelados até o centro com custo de 48 euros.
        Você também pode solicitar um transfer com o seu hotel. Geralmente é o mesmo preço do taxi (ou no maximo 5 euros a mais) e o serviço é impecável.
        Abs,
        Luciana

    6. Grato pelas suas postagens.

      Você teria ideia de quanto ficaria um táxi de Roma (Hotel Windrose) para o porto de Civitavecchia?

    7. Boa tarde!

      Excelentes dicas. Bem detalhadas. Poderia tirar uma dúvida? Quero ir com minha família da região da estação Flaminio até a Via Appia Antica. QUanto sairia aproximadamente o taxi até lá saindo da flaminio? <Muito obrigado!

    8. Luciana, por favor nos tire uma dúvida. Chegaremos em 3 adultos e 1 bebê de um ano em fiumicino às 00:05h. Escolhemos um hotel próximo ao aeroporto (5Km). É tranquilo solicitar um taxi dentro do aeroporto nesse horário ou corro o risco de ser “sobretaxada” pelo horário e situação mais vulnerável com criança?

      1. Qualquer táxi tem tarifa adicional noturna.
        Você verificou com o hotel se eles tem um serviço de transfer que possa te pegar no aeroporto? Talvez seja a melhor solução.
        Atn.,
        Luciana

    9. Olá Luciana, parabéns pelas ótimas dicas!
      Os taxis em Roma transportam quatro adultos? Desde já agradeço a atenção.

    10. Muito obrigado por suas boas e úteis dicas, a gente sempre fica mais tranquilo com boa informação.
      Só gostaria de observar um detalhe (triste): o aeroporto de Fiumicino fecha das 23h30 as 6h, então talvez por isso eu tenha sido obrigado a cair em um taxi pirata, e isso aconteceu na fila oficial de táxis, pouco depois da meia noite. Pelo jeito, depois que o aeroporto fecha, o lugar vira “terra de ninguém”. Ele me cobrou 50 euros até próximo ao Términi, sendo que haviam várias outras pessoas no mesmo carro. Uma família de 3 pessoas pagou 150, tudo isso na mesma viagem.
      Evitem vôos que chegam após as 23h.

      1. Sinto muito pela sua experiência negativa.
        O percurso do aeroporto até a Termini custa 48 euros, mas com somente 1 pessoa no táxi.

        1. Olá, Luciana. Obrigada pelo post. O Roma pra Você tem me ajudado bastante a programar e organizar minha viagem. Só fiquei com a dúvida se o valor cobrado varia de acordo com a quantidade de passageiros ou é fixo. Ali em cima vi sua resposta numa outra pergunta.. você disse que o valor de 48 euros do Fiumicino até Termini é pela corrida; agora nessa resposta você colocou o “mas com somente 1 pessoa no táxi”… ou seja, se vou em 3 pessoas o valor não será mais de 48 euros?

    11. Excelente post, muito obrigada! Fiquei com dúvida se o valor de 48€ é por pessoa ou pela corrida (exemplo, familia com 2 dultos e 2 crianças). Obrigada

    12. Só completando. Ele cobrou 1 euro a mais por passageiro adicional e a corrida que seria 11,50 virou 15,50. Somos 6 e ele cobrou 4 adicionais. Enfim… Táxi em Roma …

    13. Olá, Luciana! Estou aproveitando muito suas dicas para minha viagem de setembro de 2023.
      Gostaria de saber se o preço fixo de 48 euros do táxi do aeroporto Fiumicino para o Centro de Roma (Piazza Navona) vale também para os domingos (dia que vou chegar). E se o táxi deixa os passageiros na porta do hotel ou Airbnb ou nos pontos de táxi próximos?

      1. O táxi deixa na porta do hotel/airbnb. O valor de 48 euros é tabelado, inclusive se for aos domingos.

    14. Olá, Luciana, tudo bem? Obrigada pelas dicas!

      Viajarei para Roma em outubro de 2023. Estarei apenas com uma mala pequena de bordo. Então, Na ida, pegarei o ônibus/shuttle que sai do aeroporto por cerca de 7€ tranquilamente. Porém, estou muito preocupada com a volta, pois neu voo decola do FCO às 6h da manhã. Eu gostaria de chegar ao aeroporto no máximo às 4:30. Mas tenho duas questões:

      Uma é: o aeroporto fica aberto? Conseguirei entrar? Vi um comentário anterior falando que o aeroporto feche entre 23:30 e 6h… fiquei confusa.

      O outro é: eu consigo pegar um taxi em Roma de madrugada? É fácil? Você tem alguma recomendação?

      Provavelmente estarei em um hotel bem simples/barato, sem serviço de shuttle. Você tem uma empresa quw faça esse serviço de madrugada para recomendar? Gostaria de sair de Roma às 3h da manhã, para evitar qualquer atraso com o voo (não posso perde-lo).

      Desde já, muito obrigada!!!!

    15. Olá Luciana, obrigada pelas dicas.
      Meu vôo é as 6h, portanto terei q sair do hotel( Lirico) de madrugada. Conseguirei taxi nesse horário, de madrugada p o aeroporto?

    16. Boa noite Luciana, obrigada pelas dicas! Se puder tirar uma dúvida: chegarei domingo no aeroporto Fiumicino às 10h da manhã em 3 adultos e 2 crianças. Meu ônibus Flixbus parte do Largo Guido Mazzoni com destino a Perugia às 13h. Como tenho 3 horas somente para ir do aeroporto ao local do ônibus pensei em pegar o táxi. Será que é possível levar as 5 pessoas (sendo duas crianças de 4 e 10 anos) ou teria que pegar dois táxis? Pesquisei a passagem de trem porém tenho medo de não dar tempo de chegar e perder o ônibus. Qual transporte você me aconselharia? Muito obrigada e desculpe o comentário longo.

    17. Boa tarde Luciana,

      Amei suas dicas e gostaria de saber se os taxistas podem cobrar adicionais por pessoa.
      Iremos em 4 pessoas.

      1. Não. Não há adicionais, mas não é tão fácil ter carros grandes que acomodem mais de 4 passageiros e também as malas.
        Talvez o melhor seja vc ver se seu hotel pode reservar um transfer com van.

    18. Oi, Luciana, boa tarde!
      Chego em Roma agora dia 21, as 22:30. Consigo taxi facilmente no aeroporto de Fiumicino??
      Vou ficar na Tiburtina, seria o preço de 55 euros ainda?
      Obrigada!

    19. Olá, Luciana.

      Gostaria de tirar uma dúvida: é possível pagar o taxi em Roma através de cartão internacional (Wise e Nomad), ou somente através de dinheiro em espécie?

    20. Olá
      Adorei as informações de táxi.
      É tranquilo utilizar o ônibus com mala grande do aeroporto Fiumicino até o Termini de Roma? Tem algum perigo ( roubo/furto)? Chegarei de manhã, bem cedo.
      Obrigada

      1. Considere que são os passageiros que colocam e retiram as malas sozinhos, e não ha nenhum controle por parte de funcionarios.

    21. Olá
      Vou fazer uma viagem em agosto a Roma,pretendo apanhar um táxi até perto do metro ottaviano,será os 50€ para 3 pessoas?

    22. Estou planejando ficar no Hotel Galileo. Como chegarei em Roma Termini por volta das 21h00, estou pensando em pegar o Metrô até Castro Pretorio. Pelo que vi no google maps, o hotel fica a 200m dessa estação de metrô., Estarei eu e minha irmã. Você considera seguro? Como a distância é curta, não sei se um táxi nos levaria de Termini até o Hotel.
      Obrigada!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    error: Content is protected !!