Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Coliseu à Noite: História, Maravilha e Contemplação

Ver o Coliseu a noite pode ser um programa mais do que agradável durante a sua estadia em Roma, principalmente em uma noite de luar, e longe das multidões que o visitam durante o dia.

O evento tem um nome muito sugestivo: Luna sul Colosseo (A Lua sobre o Coliseu). A ideia é poder visitar um dos maiores e mais famosos monumentos da antiguidade envolvidos pela luz do luar.

Apesar de tê-lo visitado em uma noite fria e ventosa de maio, o céu estava iluminado por uma belíssima e redonda lua cheia.

Leia também:

Da primavera até pelo menos o outono, muitos monumentos e atrações oferecem passeios noturnos em Roma.

Esses podem ser uma ótima opção para fugir do calor, quando chega o verão, e também para evitar as multidões. Geralmente são eventos com dia e horário marcados, e para um número reduzido de visitantes.

Além do cair da noite, a luz crepuscular unida ao silêncio absoluto é uma sensação única!

La Luna sul Colosseo não foge à regra. Posso confessar que foi um dos passeios noturnos mais interessantes que já fiz até hoje.

Como é visitar o Coliseu à noite?

Cerca de 15 minutos antes do horário marcado para o passeio no Coliseu à noite, nos é dado acesso e passamos pelo controle de segurança.

Depois disso, recebemos informações sobre onde nos reunirmos com o nosso grupo. Ou, se chegar em cima da hora, o grupo já estará formado e em frente ao ponto de encontro.

Uma vez lá dentro, o passeio começa pontualmente na hora marcada, de acordo com o idioma escolhido para a visita. Eu escolhi em italiano, mas no meu grupo havia pessoas que falavam outras línguas.

coliseu a noite como ver
Essa era a cor do céu por volta das 20:30

Importante: de acordo com a época do ano, escolha um horário que você possa ver a noite cair aos poucos dentro do Coliseu. Eu escolhi o horário das 20:50 e era início de maio (dia 08).

Não estava totalmente escuro, mas se tivesse escolhido o horário das 20:20 teria sido mais “romântico” e cenográfico ver o dia escurecer enquanto estava lá dentro.

Se você fizer esse passeio de junho a agosto, o horário das 20:50 é perfeito, porque escurece por volta das 21:30. Já a partir de setembro, acho que o horário das 20:00 pode ser o melhor.

Leia mais:

visitar o coliseu a noite
Essa penumbra tem todo um “clima”, uma atmosfera super legal!

Logo no início do passeio no Coliseu à noite, um arqueólogo, nos conduz até o interior do Coliseu e da Arena, e nos explica a história do monumento.

Porque, como, quando e onde foi construído. O conteúdo da explicação e o passeio seguem quase o mesmo roteiro da visita diurna aos subterrâneos do Coliseu.

Subterrâneos iluminados

Após cerca de 20 minutos na arena, descemos aos subterrâneos (os quais eu já havia visitado) e digo que iluminados são bem cenográficos.

Por fim, somos acompanhados até o segundo andar, de onde podemos ter uma vista do Arco de Constantino e das áreas adjacentes à parte setentrional do monumento.

A visita dura cerca de 75 minutos e saí de lá muito satisfeita por ter feito mais esse passeio em um dos monumentos mais antigos do mundo.

Ver o céu mudar gradualmente de cor, a luz da lua cheia, escutar todas aquelas histórias (muitas das quais não são mais novidades para mim, mas que mesmo assim são sempre um aprendizado) super bem narradas, foi realmente divino.

Acho que o ponto alto é realmente visitá-lo de modo exclusivo, em pequenos grupos.

coliseu a noite
Vista do Coliseu para o Arco de Constantino

Como reservar o passeio noturno para ver o Coliseu a noite?

Reserve o passeio no site oficial do Coliseu.

Todos os anos as datas mudam, mas geralmente o passeio noturno começa em Março e vai pelo menos até Outubro, quando não além.

O passeio noturno (o evento se chama Luna Sul Colosseo) deve ser reservado no site www.colosseo.it

coliseu a noite
Ao entrar no site, role até chegar ao bilhete Luna sul Colosseo

Você receberá um voucher por e-mail com o código da reserva. Este código deve ser apresentado na bilheteria.

Preço: 24 euros

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

20 respostas

  1. Nossa, que legal! Este passeio deve ser incrível. Fomos de dia. Eu nem sabia deste noturno quando fomos para Roma. Bom, agora já sei e sei também que vale a pena. Valeu pela linda dica!

  2. Deve ter sido realmente incrível ver o anoitecer do Coliseu e depois vê-lo todo iluminado. Apaixonante. Não sabia que se podia fazer um tour noturno, obrigada por compartilhar. Dica anotada.

    1. Oi, Lu,
      Eu amei esse passeio noturno. Um dos melhores que fiz em Roma. A atmosfera é indescritível.
      Abs,
      Luciana

  3. Lu, comprei o ingresso para segunda semana de setembro, espero que as 20:40 esteja igual as suas fotos

  4. Lu, esse passeio ainda é possível de ser feito? Não consegui encontrar no site do coop culture!

  5. Que pena, fui a Roma no ano de 2018 e não tive oportunidade de fazer esse passeio noturno, mas na próxima vez aproveitarei essa dica sua, sempre generosa e primorosa.

  6. Olá. Quanto tempo antes é possível comprar o ingresso para a visita noturna. No site fala que as vendas abrem somente na segunda feira para as vendas daquela semana, então se eu quiser ir na terça só vou poder comprar no dia anterior? Entendi certo?

  7. Oi, Luciana, mais uma dica preciosa!
    Estou em dúvida entre o Tour Noturno ou o Full Experience (matutino). Não conheço bem os setores do Coliseu, mas li num outro blog que o Full te leva até o 3o anel. Queria saber se o roteiro do noturno abrange os mesmos setores ou se é reduzido. Obrigada!

    1. O terceiro anel está em obras há um bom tempo. Talvez o reabram a partir de março.
      O passeio noturno visita subterrâneo, térreo e primeiro anel.
      Abs,
      Luciana

  8. Olá Luciana.

    Tentei comprar os ingressos para a visita noturna ao Coliseu em setembro, mas só aparecem os dia 01 a 03. Saberia me dizer se os demais dias estão esgotados ou se a venda abre aos poucos. Desde já agradeço.

    1. Porque só abre à noite quinta, sexta e sabado. E a partir de outubro (outono e inverno) somente sexta e sabado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!