Visitar Siena é fazer uma viagem de volta ao passado. Situada na região da Toscana, centro da Itália, a cidadezinha histórica de pouco mais de 50 mil habitantes é a mesma a cerca de 800 anos – arquitetonicamente falando. E esse é seu principal atrativo.
Por isso ao escolher bem onde ficar em Siena, você poderá curtir toda essa atmosfera antiga, charmosa e mágica da cidade.
Repleta de construções medievais suntuosas, Siena conserva aspectos dos séculos XIII e XIV, o que deu a ela o título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Leia também:
- O que fazer em Roma: Top 7 dicas incríveis
- Passeios Guiados no Coliseu em língua portuguesa
- Onde comprar ingresso para o Coliseu pela internet
Já em relação às atrações, a maior parte se concentra no centro histórico, em especial na Piazza del Campo.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Considerada o principal ponto turístico de Siena, a Piazza del Campo é palco da maior e mais importante atração da cidade, o Palio di Siena, uma das mais antigas corridas de cavalos do mundo.
Onde ficar em Siena
Antes de listar os melhores hotéis para se hospedar em Siena, é importante ressaltar o fato de que o destino está, basicamente, dividido em dois: dentro e fora do perímetro das antigas muralhas.
A parte de dentro das muralhas é onde está o centro histórico. As vantagens de reservar uma estadia nesta localidade, garante aos turistas uma ótima localização, fácil acesso às demais áreas da cidade – é possível fazer tudo a pé ou de bicicleta.
A circulação de veículos, porém, é proibida, já que o centro histórico de Siena faz parte de uma Zona de Tráfico Limitado (ZTL).
Escolher hotéis em Siena dentro do antigo períemetro das muralhas significa que, no seu normal itinerário pela cidade, prazeirosa e “obrigatoriamente” você passará na porta das principais atrações turísticas, a dizer:
- Piazza del Campo
- Duomo de Siena
- Batistério de Siena
- Palácio Público com a Torre del Mangia
- Basílica de São Francisco
- Museu Cívico de Siena
- Fonte Gaia
- Basílica de São Francisco
- Catedral de San Domenico (São Domingos)
- Pinacoteca de Siena
Além disso, você vai poder visitar as “contrade” (os bairros medievais de Siena), identificados com as suas placas, nomes e bandeiras.
De alguns desses bairros vem os principais times de cavalheiros que participam de uma das mais famosas corridas medievais da Italia: O Palio di Siena.
Então ao se hospedar no centro histórico de Siena você vai poder caminhar pelas ruelas e se encantar com a cidade em todas as horas do dia e da noite.
Siena é uma das principais cidades universitárias da Itália, portanto, nos finais de semana, sobretudo sextas e sábados, a cidade fica bem cheia de jovens e os pubs ficam lotados.
Com relação aos hotéis que circundam a área denominada “dentro das muralhas”, pode-se dizer que todos superam as expectativas e oferecem excelentes serviços. A seguir, confira algumas opções que separamos:
Onde ficar em Siena: dicas de hotéis dentro das muralhas
Uma das principais vantagens em se hospedar no NH Siena (reserve aqui) é, sua excelente localização. Sem dúvidas. O hotel é vizinho dos principais pontos turísticos de Siena como a Piazza del Campo e a Torre del Mangia – ambas ficam a apenas 600 metros de distância do estabelecimento.
Suas acomodações dispõem de TV de tela plana via satélite, ar-condicionado, banheiro privativo, acessórios de banho, além de uma belíssima vista para o centro histórico.
Já em relação as instalações/serviços disponibilizados pelo hotel destacam-se: bar, restaurante, wi-fi gratuito, café da manhã gratuito, terraço, serviço de lavanderia e muito mais!
Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do NH Siena
Localizado no 1º andar de um prédio do século XVI, o B&B II Corso (reserve aqui) é um estabelecimento com uma localização privilegiada, pois está situado a apenas 40 metros da Piazza del Campo e a 5 minutos a pé da Catedral de Siena.
Todas as acomodações esbanjam charme e conforto sendo compostas por teto com vigas expostas, móveis tradicionais, camas king size, banheiro privativo, TV de tela plana e varanda com vista para o centro histórico.
O café da manhã oferecido pelo hotel é gratuito e proporciona aos hóspedes uma típica refeição italiana. Dentre as instalações e serviços estão um terraço coberto e wi-fi grátis.
Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do B&B Il Corso
Charme e requinte. Essas são as duas principais características do Hotel Duomo (reserve aqui). Localizado no interior de uma mansão do século XII, o estabelecimento possui ótima localização – está próximo a Catedral e a Piazza Del Campo – e uma vista incrível para as colinas da cidade.
No Duomo, os hóspedes são convidados a fazer uma verdadeira viagem no tempo, pois o hotel fez questão de preservar traços do passado como a fachada em estilo renascentista, as vigas de madeira e a decoração presente na sala de café da manhã feita de tijolo.
As acomodações são amplas, confortáveis, com TV de tela plana, banheiro privativo com banheira e vista privilegiada para Siena. O atendimento é excelente, bem como os serviços oferecidos. Prepare-se para um típico café da manhã italiano com muita, mas muita fartura! Acesso à internet via Wi-fi e estacionamento para bicicletas gratuitos.
Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do Hotel Duomo
Mais dicas de hospedagem na Itália:
- Onde ficar em Roma: Melhores Bairros + Mapas
- Onde ficar em Pisa: dicas de hotéis na cidade
- Onde ficar em Milão: Dicas de hotéis por bairro
- Onde ficar em Florença: Hotéis em Florença
Onde ficar em Siena fora das muralhas
Se é verdade que dentro das muralhas, você estará perto dos pontos turísticos, não significa que se hospedar fora das muralhas é desvantajoso.
Pelo contrário! Hospedar-se do lado de fora das muralhas, além de proporcionar maior economia, é ideal para quem está viajando de carro pela região da Toscana, pois como dissemos anteriormente, a entrada de veículos no centro histórico é proibida.
Sem contar que a cidade é realmente muito pequena, então a oferta hoteleira de fora das muralhas está a menos de 2 quilômetros do centro histórico. Veja as opções de hospedagem que separamos:
Já pensou em se hospedar em uma mansão do século 19, munida com móveis estilo toscano tradicional? É assim no Palazzo Di Valli (reserve aqui). Situado a apenas 10 minutos de carro do centro da cidade, o hotel é uma verdadeira obra de arte renascentista.
Com cerca de 7 hectares, o local fica no alto de uma colina e é todo cercado por um jardim repleto de oliveiras. Suas acomodações – com opções para hóspedes que possuem mobilidade reduzida – são extremamente aconchegantes e contam com TV de tela plana, banheiro privativo, ar-condicionado e varanda com a vista deslumbrante de Siena.
O hotel oferece ainda bar, minimercado, lojas, terraço coberto e ao ar livre, café da manhã e wi-fi gratuitos e muito mais! É tudo muito completo, aproveite!
Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do Hotel Palazzo di Valli
Situada na saída das antigas muralhas, o Villa di STR (reserve aqui) é uma vila do século XIX que mesmo após ser transformada em hotel, manteve o charme de patrimônio histórico.
As acomodações são confortáveis e contam com TV de tela plana, banheiro privativo e varanda. Já as instalações contam com bar, lounge, sala de TV, terraço e estacionamento gratuito. Wi-fi grátis.
Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas da Villa di STR
No Borgo Grondaie (reserve aqui) os hóspedes dispõem de serviços, instalações e acomodações excepcionais. Distante apenas 2 quilômetros do centro, o local – que antigamente foi uma fazenda tipicamente toscana – é um dos hotéis mais cobiçados da região.
O estabelecimento é todo decorado em estilo rústico e conta com acomodações de diversos tamanhos com TV de tela plana / serviço a cabo, ar-condicionado, banheiro privativo e os apartamentos incluem ainda cozinha equipada.
No caso das instalações, a estrela da propriedade é a piscina ao ar livre. É ou não é excepcional?
Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do Hotel Borgo Grondaie
Onde ficar em Siena nos hotéis fazenda
O chamado agroturismo é uma alternativa ótima para quem vai se hospedar em Siena, mas vai aproveitar a hospedagem para visitar vinícolas e outras cidades e localidades vizinhas como Montalcino, Monteriggioni e todos os pequenos burgos que foram o Chianti Senese.
Eu estive muitas vezes em Siena. Na grande maioria das minhas visitas (e talvez porque sempre fui de carro), sempre preferi ficar nos agriturismi. Algumas vezes fiquei até em Buonconvento (uma cidadezinha medieval às portas de Siena), onde meus amigos têm um sítio.
Para mim escolher essa opção de hospedagem foi bem interessante porque: eu não iria ficar somente em Siena, mas iria visitar vários lugares no entorno.
Eu queria não ter que me preocupar com estacionamento e, quando viajei no verão, gostava da ideia de ter um lugar com piscina para poder me refrescar em algumas horas do dia.
Confira essa opção de hospedagem imperdível:
A dez quilômetros do centro de Siena, o Relais La Costa (reserve aqui) é uma propriedade histórica, e oferece aos hóspedes o melhor da gastronomia e estadia italiana.
As acomodações são em estilo rústico e dispõem de wi-fi gratuito, área de estar/jantar, TV de tela plana e algumas oferecem lareira. Na área externa do hotel há banheiras de hidromassagem, sauna e massagem. Além disso, é possível alugar bicicletas gratuitamente.
Clique aqui para ver todas as informações, preços e reservas do Relais La Costa
Próxima parada: vinícolas em Siena e arredores!
Siena também é conhecida mundialmente por ser um importante ponto de parada para viajantes que pretendem visitar as vinícolas presentes na região da Toscana. A seguir, confira duas das mais famosas vinícolas do destino:
Ciacci Piccolomini D’Aragona – Località Molinello, Montalcino – A Ciacci Piccolomini é uma das vinícolas mais famosas de Siena.
Ao dar uma paradinha por lá, os visitantes se deparam com atendentes altamente qualificados e receptivos, uma ampla variedade de serviços e é claro, deliciosas degustações. É possível fazer uma visita completa pelo local e descobrir de pertinho cada etapa da produção de um vinho tipicamente italiano.
Sovestro in Poggio – Località Sovestro, San Gimignano – Durante o tour pela vinícola Sovestro in Poggio, os visitantes são convidados a conhecer mais sobre a história das safras, além de aprender a diferenciar vinhos diversos na hora da degustação.
O serviço oferecido é de bastante qualidade e os profissionais responsáveis pelo atendimento são extremamente gentis e qualificados. Aproveite para adquirir uma ou mais garrafas de vinho da própria vinícola – os preços são bastante atrativos, pode apostar.
Dicas de Tour e Ingressos na Toscana
Se você quiser curtir a experiência de fazer ótimos passeios na Toscana: vinhedos com degustação de vinhos, cidades históricas e museus, veja algumas seleções a seguir, oferecidas pela empresa parceira Get Your Guide:
- Ingresso fura-filas para a Galleria degli Uffizi em Florença
- Tour guiado de Pisa: Torre de Pisa, Catedral e Batistério
- Ingresso fura-filas do Palazzo Vecchio com áudio-guia
- Ingresso para a Galleria dell’Accademia para ver o Davi de Michelangelo
- Degustação de vinhos no Chianti com saída de Florença
- Aula de culinária em Florença: Pizza e Gelato
- Tour de 1 dia com degustação de Brunello di Montalcino
Respostas de 12
Adoro dicas de bons lugares para me hospedar. Já anotei suas dicas, quando for a Siena já sei onde me hospedar
Ainda não tive a oportunidade de visitar a Itália, mas Toscana parece ser minha cara! Já vou salvar as dicas aqui pra planejar minha próxima viagem! 🙂
Estive em Itália três vezes, mas ainda não conheço a região da Toscana. Espero um dia aproveitar as suas dicas. Gostei em particular dos dois primeiros hotéis, por estar tão perto do centro histórico
Estive 2 vezes em Siena, na primeira só de passagem, quando percebi que teria que voltar para curti-la mais. Fiquei em 2 B&B diferentes no centro histórico, adorei a experiência – e valeu a pena tomar taxi pra ir até a locadora perto da estação.
Muito boas as dicas de onde ficar em Siena, afinal a hospedagem é essencial para aproveitarmos bem o destino. E se a localização for estratégica, melhor ainda.
Normalmente eu AMO ficar pertinho de tudo, mas assumo que em Siena adorei a ideia de me hospedar em uma vinícola, mesmo que mais afastada da cidade. Já quero conhecer a Toscana e incluir Siena no meu roteiro.
Eu também acho uma ótima opção. Inclusive já fiquei em uma com piscina aquecida, então era possível tomar banho ar livre, à noite.
Adorei as dicas de hotéis em Siena, só lugares muito legais para ser a base de uma viagem à cidade. Apesar de não estar no centro meu favorito foi o Relais La Costa!
Adorei as dicas de onde ficar em Siena, Lu! Um dos meus grandes arrependimentos foi não ter pernoitado na cidade quando fomos à Toscana, erro que não pretendo repetir! Mas pudemos viver a experiência deliciosa de hospedagem em agroturismo num borgo, acho que optaria pela opção dos hoteis fazenda!
Adorei as dicas, vamos rodar o norte da Itália em julho, em família, e este post caiu como uma luva! A gente sempre tenta ficar no centro histórico para fazer tudo a pé mesmo. Já ajuda bastante. Abraços.
Pois é. Ficar no centro histórico de algumas cidades pode ser uma mßo na roda.
Abs,
Luciana
Ótimas dicas de onde ficar em Siena. Adorei essa sugestão dos hotéis fazenda. O interior da Toscana é mesmo fantástico.