Foligno, graciosa cidade medieval com igrejas cor-de-rosa, hospeda um dos mais interessantes festivais gastronômicos da Itália: il festival dei primi d’Italia. Em bom português: o festival dos pratos principais da Itália.
A Umbria, região central da Itália, e que pode ser alcançada com mais ou menos 2 horas de trem saindo de Roma, todos os anos hospeda um festival de gastronomia que merece a nossa atenção.
Il festival dei primi d’Italia costuma acontecer no último fim de semana de setembro, e foi criado em 1998.
Leia também:
- Em Roma: A Curiosa Estátua do Papa João Paulo II
- Visita à Basílica Papal de Santa Maria Maggiore
- As esculturas de Arnaldo Pomodoro em Roma
Desde que o descobri, já participei de 3 edições e para mim é um evento imperdível.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Se o festival não for um motivo suficiente para lhe convencer a ir até a Umbria (vai por mim, vale muito a pena), Foligno se encontra a somente 15 minutos de trem de Assis e a mais ou menos 20 minutos de ônibus de Bevagna, um dos burgos mais bonitos da Itália na região Umbria.
O festival acontece de quinta a domingo. Mas na quinta e sexta a maioria dos eventos ocorre somente das 16 às 22h.
Já no sábado e domingo a cidade vira uma grande quermesse gastronômica, com barraquinhas e quiosques de comida para tudo quanto é lado, além de vários eventos como aulas de culinárias, palestras, mostras e shows ao ar livre.
No sábado e domingo o festival inicia às 10h e encerra às 22h.
Confesso para vocês que adoro bater perna por Foligno, até porque, à diferença de muitas localidades da Umbria com subidas muito íngremes (como Assis), a cidade é completamente plana!
++ Leia Mais | Viaje Seguro: Pesquise o seu seguro viagem aqui
Enquanto na quinta ou sexta-feira a gente ainda consegue ver bem a cidade e os monumentos, no sábado e domingo Foligno fica bem cheia, então é bom estar lá não para uma visita turística, mas para se concentrar mesmo nos comes e bebes.
Nas praças principais são colocados palcos ou tendas para os cursos de cozinha. Nos pátios ou no interior de prédios e palácios antigos (medievais ou renascentistas) ficam os vários “villaggi”, os vilarejos gastronômicos temáticos.
Você terá apenas que escolher o que comer, o que provar. Há quiosques ou restaurantes dedicados ao nhoque feito à mão, ao risoto, aos pratos principais feitos com trufas. Um quiosque onde sempre dou uma passadinha é o da polenta (amo!).
Também é possível degustar pratos principais feitos com peixes e frutos do mar, ou sopas utilizando grãos, como sopas de lentilhas ou grão-de-bico.
Todos os anos também há restaurantes cujos pratos principais são cozinhados por grandes chefs italianos.
Obviamente tratando-se de um festival dos pratos principais não faltará a chance de comprar massas típicas de todas as regiões da Itália.
Suscita muito interesse, porque há massas que a gente realmente só come em determinadas regiões do país, apesar da globalização!
Os precinhos são bons. Geralmente 3 euros por uma porção (não são enormes, mas saciam) e um combo de 3 degustações por 8 euros. Copos de vinho (bem cheios!) por 2 euros. Também há eventos (bem mais caros) com almoços e jantares cozinhados por grandes chefs. Mas eu sempre fiquei nos “pratos populares” mesmo!
++ Passeio Guiado no Coliseu: Contrate uma guia brasileira em Roma
++ Vai viajar? Compre agora seu seguro viagem com 10% de desconto
Dicas para você aproveitar bem o festival
A minha primeira dica é: se programe para chegar cedo aos quiosques, para não enfrentar fila e pegar um bom lugar para comer. Eu geralmente me programo para começar a almoçar às 12:30h e jantar às 19h.
Como passo por vários lugares para comer coisas diferentes, depois que já comi o primeiro pratinho, meu estômago dá uma calmada (risos!) e continuo as comilanças.
A segunda dica é provar também as trattorias e restaurantes locais. Se chego na sexta-feira, geralmente aproveito para ir a algum dos restaurantes ou trattorias locais que oferecem cardápios por 10 ou 15 euros, com entrada, prato principal, acompanhamento, doce e água. Conforme o cardápio sobe de preço há mais pratos.
Há vários restaurantes oferecendo esses menus, porque senão ficam praticamente vazios durante o festival. Um dos meus preferidos é a Trattoria dei Cuccugnai.
E tem até restaurantes com propostas inusitadas, como o menu _comidas e até cerveja_ a base de… cannabis!
No sábado e domingo gosto de bater perna pelo Festival e comer “provinhas”. Pratinhos pequenos, como já disse antes, custam 3 euros.
Acho que é uma ótima ideia para provar uma coisinha aqui e outra ali. Conhecer mais opções gastronômicas e acho que esse é o espírito do festival.
Terceira e última dica, mas não menos preciosa: eu sempre dou uma passada no mercado Le Eccellenze del Gusto.
O mercado é um dos ambientes que faz o maior sucesso com barraquinhas com produtos típicos da inteira Itália: taralli da Puglia, queijos toscanos, ‘nduja calabresa, queijos de ovelas sardos, arancini e canoli sicilianos, somente para citar alguns produtos. E o melhor: quase todas as barracas dão provinhas grátis!
Festival dei Primi d’Italia
Site oficial: http://www.iprimiditalia.it/
Facebook: https://www.facebook.com/festivaliprimiditalia/
Quando acontece: todos os anos (desde 1998) na última semana de Setembro
Como chegar em Foligno: há trens que saem de Roma em direção a Florença ou a Perugia e passam por Foligno.
Mais dicas da Itália para a sua viagem:
- Os Canais de Bolonha: o “Passado Veneziano” da Cidade
- Caravaggio: principais obras grátis em Roma
- Google Flights: comparador de voos para economizar
- Além do aeroporto… o que fazer em Fiumicino? Comer!
- Um dia no parque temático Magicland
Respostas de 17
Não tenho maturidade para visitar um festival desse. Eu ia sair de lá rolando!
Mas ainda bem que dura pouco, são só 4 dias kkkkkk.
Beijos,
Lu
Quando leio uma postagem inspiradora assim dá vontade de sair correndo para Itália. Parabéns pelas dicas!
Muito obrigada, Fabio.
Beijocas,
Luciana
Que delícia, hein? Fiquei com água na boca com esse post. Ainda não conheci essa região, aliás a Itália tem tantos lugares incríveis para conhecer. Precisamos voltar urgente! Abraços.
Esse é um cantinho super gostoso desse país, com muitas paisagens fantásticas.
Beijocas,
Lu
Adoro os queijos, adoro as massas, adoro os vinho… tudo ótimo! 🙂
Eu adoro Roma. Ia lá todos os meses se pudesse. É a minha cidade preferida na Europa. Adoro tudo mas a comida… é demais!Gostei muito do seu artigo me levou lá outra vez. Obrigada.
Que bom que você gostou.
Obrigada por comentar,
Luciana
Esse Festival dei Primi d’Italia parece mesmo uma excelente forma de provar um pouco de tudo o que há de fantástico na gastronomia italiana. Obrigado pela partilha.
Realmente vale a pena.
Um abraço,
Luciana
Duas coisas que não tem como não amar na Itália: o charme das cidades pequenas e os pratos de massa caseira! Esse festival deve ser uma delícia!
Eu adoro e tento não perder nem uma edição.
Um abraço,
Luciana
Como é que se faz um post desses hein?! É pra matar um com tantas delícias.
Pois é! (risos)
Um abraço,
Luciana
A Itália é mesmo um encanto. Fomos uma vez e amei, mas não conheci esta região. Adorei a dica, o post, as delícias… hummmm, vontade de voltar.
ESpero que possam conhecer esse cantinho fantástico da Itália.
Um abraço,
Luciana