Quem resiste a um bom chocolate? Principalmente porque além de ser um doce delicioso, o chocolate também é uma ótima lembrancinha de viagem.
Para quem estiver pensando em comprar chocolates em Roma e encher a mala, a notícia é que temos ótimas opções.
Além de algumas ótimas lojas de chocolates no centro de Roma, muitas confeitarias também vendem bombons artesanais.
Leia também:
- Escola na Roma Antiga: Fatos e Curiosidades
- Museus Grátis em Roma: cultura sem custo
- Roma em Julho: Clima, Malas e Programação
Mas como a opção é realmente muito variada, grandes marcas de chocolates italianas e estrangeiras também são vendidas nos supermercados.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Não será por falta de opção que você voltará para casa sem seus chocolates.
Venchi em vários endereços em Roma
Marca fundada em 1800, por Silviano Venchi, originário do Piemonte, região onde nasceu a Nutella.
A Venchi é a imediata concorrente da Lindt: faz deliciosos bombons, muitos cremes de avelãs, mas um pouco mais artesanais do que a Nutella. Uma delícia a ser provada: o cremino.
Trata-se de um bombom quadradinho, geralmente com três camadas, que mistura chocolates e cremes de avelã ou de pistache.
A Venchi passou de uma “marca de bares, cafés e padarias”, a uma marca mais requintada, com suas próprias lojas. Os sorvetes também são deliciosos.
Endereços:
- Pantheon: Via degli Orfani 87
- Piazza di Spagna: Via della Croce 25-26
- Centro Histórico: Via del Corso 335
- Duty Free do Aeroporto Fiumicino
Pernigotti 1860 na Estação Termini
Outra marca do séc XIX e que também nasceu na mesma região da Nutella: o Piemonte, que é a terra das avelãs. Seu principal produto é o Gianduiotto: um bombom bem cremoso feito de avelãs. Seria mais ou menos como comer um bombom de Nutella!
A marca é muito vendida em bares e confeitarias, mas atualmente há uma loja na estação de trem Roma Termini.
Onde fica: quiosque no andar térreo da Estação Termini
SAID fábrica de chocolate e bar-bistrô: no bairro San Lorenzo (e em Londres!)
Trata-se de uma antiga fábrica de chocolates, fundada em 1923, e transformada em um espaço que conquista os olhos e o paladar de quem passa por lá.
A decoração é linda e de extremo bom gosto e, assim que você entrar lá será envolvido por aromas indescritiveis por potes de chocolates de todos os tipos e sabores. Móveis retrò confundem-se com antigas máquinas utilizadas na antiga fábrica.
Em vez de quadros, as paredes da Said são decoradas com formas para preparar chocolates. Tudo em perfeita sintonia.
Endereço: Via Tiburtina 135
Leia mais:
Eataly, no bairro Ostiense
A Eataly é o templo da luxúria gastronômica, com mais de 16.000 metros quadrados dedicados a todos os tipos de alimentos e com restaurantes e bares temáticos.
Além de ter um cantinho dedicados aos chocolates Venchi acima citados, no local encontram-se várias marcas de produtos feitos com cacau e/ou também com as avelãs, mas produzido por excelentes marcas artesanais italianas, dessas bem de nicho mesmo.
Endereço: Piazzale 12 Ottobre 1492
Grezzo Raw Chocolate
Grezzo Raw Chocolate é uma confeitaria e sorveteria bem pequena, com um apelo visual atraente. A qualidade dos doces está à altura da beleza do local.
Como diz o nome, a confeitaria trabalha com o chocolate cru. Não vou dar uma de expert em gastronomia, mas confesso que me perguntei: o que é o cacau cru? Foi-me explicado que o cacau é cru quando não é tostado, mas deixado secar ao sol. No caso deles, o cacau é equadorenho.
Todas as receitas que necessitam de leite são feitas com leite de amêndoas, portanto, muito dos doces da confeitaria são veganos e também sem gluten.
Provamos o tiramisu, que é feito com farinha de coco. E também um sorvete de manga e chocolate. Os sabores eram bem mais genuínos, algo que o nosso paladar não está acostumado no dia-a-dia. Mas devo dizer que gostei! Preço médio: 5 euros. Acho meio carinho porque os doces são pequenos.
Endereço: Via Urbana 130 – Abre todos os dias das 10h às 20h – Site: http://www.grezzoitalia.it/
Depois dessas dicas você não vai ter desculpas para não voltar para casa com a mala cheia de delícias, não é mesmo?
A butique do chocolate: Moriondo e Gariglio
Bem pertinho do Pantheon, fica uma das lojas de chocolates mais elegantes de Roma.
A lojinha Moriondo e Gariglio é uma verdadeira boutique do chocolate. A marca nasceu em 1850, em Turim, que na época era capital da Itália. Quando a capital foi transferida para Roma, os proprietários, que eram fornecedores da família real italiana, pensaram que seria uma ótim a ideia tentar a sorte em Roma.
O local vintage é muito elegante e trabalha com vários tipos de chocolates que são vendidos a quilo, ou unidade (no caso de, por exemplo, barras de chocolate ou ovos de páscoa).
Uma coisa muito boa é que no inverno eles têm um delicioso chocolate quente que pode ser degustado no local.
Endereço: Via Piè di Marmo 21-22 | Site: http://moriondoegariglio.com/
Pasticceria Valzani, desde 1925 no Trastevere
Um dos endereços certos, onde encontrar ótimos doces, mas sobretudo tudo no que diz respeito ao chocolate é a Pasticceria Valzani.
A Valzani existe desde 1925 e, a bem da verdade, a lojinha é bem em estilo vintage. Parece que a gente ainda está em 1920 quando entramos no local! (risos)
Com sua simplicidade e charme genuínos, ali estão ótimos chocolates: tortas, bombons, bombas de chocolate, alguns doces que são semelhantes ao que chamamos no Brasil de “palha italiana” e que na Itália geralmente são chamados de salame de chocolate.
Uma ótima pedida no inverno é o chocolate quente com Chantilly.
Endereço: Via del Moro 37 | Site: https://www.pasticceriavalzani.it/
Mais dicas de Roma para a sua viagem :
- Osteria La Carbonara: para comer uma ótima carbonara em Roma
- Museu Crypta Balbi: a Cidade Eterna revela seus segredos
- Sorveterias no Trastevere
Uma resposta
Já é uma parada certa!!!