Quem resiste a um bom chocolate? Principalmente porque além de ser um doce delicioso, o chocolate também é uma ótima lembrancinha de viagem.
Para quem estiver pensando em comprar chocolates em Roma e encher a mala, a notícia é que temos ótimas opções.
Além de algumas ótimas lojas de chocolates no centro de Roma, muitas confeitarias também vendem bombons artesanais.
Leia também:
- Escola na Roma Antiga: Fatos e Curiosidades
- Museus Grátis em Roma: cultura sem custo
- Roma em Julho: Clima, Malas e Programação
Mas como a opção é realmente muito variada, grandes marcas de chocolates italianas e estrangeiras também são vendidas nos supermercados.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Não será por falta de opção que você voltará para casa sem seus chocolates.
A loja da Lindt perto do Pantheon
Há algum tempo a Lindt chegou ao centro de Roma com uma loja todinha sua, a 1 minutinho a pé do monumento antigo Pantheon.
Aqui na Itália tem várias lojas da Lindt, a maioria em shopping centers e outlets em Roma, mas há algum tempo a marca começou a investir em lojas com bares, próximos às principais atrações turísticas das grandes cidades.
Além da oferta enorme de chocolates que são vendidos a quilo ou em caixinhas, a loja também tem um bar, onde o chocolate reina como protagonista absoluto: é possível comer tortas deliciosas, chocolates quentes e maravilhosos sorvetes de chocolate e nozes
Também chama a atenção ver o maître pâtissier trabalhando o chocolate e preparando delícias na nossa frente. O uso das mesinhas e do toilet (no subsolo) são gratuitos, mas é o cliente que serve a si mesmo, pois não há serviço com garçons.
Endereço: Via della Maddalena, 12.
Venchi em vários endereços em Roma
Marca fundada em 1800, por Silviano Venchi, originário do Piemonte, região onde nasceu a Nutella.
A Venchi é a imediata concorrente da Lindt: faz deliciosos bombons, muitos cremes de avelãs, mas um pouco mais artesanais do que a Nutella. Uma delícia a ser provada: o cremino.
Trata-se de um bombom quadradinho, geralmente com três camadas, que mistura chocolates e cremes de avelã ou de pistache.
A Venchi passou de uma “marca de bares, cafés e padarias”, a uma marca mais requintada, com suas próprias lojas. Os sorvetes também são deliciosos.
Endereços:
- Pantheon: Via degli Orfani 87
- Piazza di Spagna: Via della Croce 25-26
- Centro Histórico: Via del Corso 335
- Duty Free do Aeroporto Fiumicino
Pernigotti 1860 na Estação Termini
Outra marca do séc XIX e que também nasceu na mesma região da Nutella: o Piemonte, que é a terra das avelãs. Seu principal produto é o Gianduiotto: um bombom bem cremoso feito de avelãs. Seria mais ou menos como comer um bombom de Nutella!
A marca é muito vendida em bares e confeitarias, mas atualmente há uma loja na estação de trem Roma Termini
Onde fica: quiosque no andar térreo da Estação Termini
SAID fábrica de chocolate e bar-bistrô: no bairro San Lorenzo (e em Londres!)
Trata-se de uma antiga fábrica de chocolates, fundada em 1923, e transformada em um espaço que conquista os olhos e o paladar de quem passa por lá.

A decoração é linda e de extremo bom gosto e, assim que você entrar lá será envolvido por aromas indescritiveis por potes de chocolates de todos os tipos e sabores. Móveis retrò confundem-se com antigas máquinas utilizadas na antiga fábrica.
Em vez de quadros, as paredes da Said são decoradas com formas para preparar chocolates. Tudo em perfeita sintonia.
Endereço: Via Tiburtina 135
Eataly, no bairro Ostiense
Já contamos aqui que a Eataly é o templo da luxúria gastronômica, com mais de 16.000 metros quadrados dedicados a todos os tipos de alimentos e com restaurantes e bares temáticos.
Além de ter um cantinho dedicados aos chocolates Venchi acima citados, no local encontram-se várias marcas de produtos feitos com cacau e/ou também com as avelãs, mas produzido por excelentes marcas artesanais italianas, dessas bem de nicho mesmo.
Endereço: Piazzale 12 Ottobre 1492
Grezzo Raw Chocolate
Grezzo Raw Chocolate é uma confeitaria e sorveteria bem pequena, com um apelo visual atraente. A qualidade dos doces está à altura da beleza do local.
Como diz o nome, a confeitaria trabalha com o chocolate cru. Não vou dar uma de expert em gastronomia, mas confesso que me perguntei: o que é o cacau cru? Foi-me explicado que o cacau é cru quando não é tostado, mas deixado secar ao sol. No caso deles, o cacau é equadorenho.
Todas as receitas que necessitam de leite são feitas com leite de amêndoas, portanto, muito dos doces da confeitaria são veganos e também sem gluten.
Provamos o tiramisu, que é feito com farinha de coco. E também um sorvete de manga e chocolate. Os sabores eram bem mais genuínos, algo que o nosso paladar não está acostumado no dia-a-dia. Mas devo dizer que gostei! Preço médio: 5 euros. Acho meio carinho porque os doces são pequenos.
Endereço: Via Urbana 130 – Abre todos os dias das 10h às 20h – Site: http://www.grezzoitalia.it/
Depois dessas dicas você não vai ter desculpas para não voltar para casa com a mala cheia de delícias, não é mesmo?
A butique do chocolate: Moriondo e Gariglio
Bem pertinho do Pantheon, fica uma das lojas de chocolates mais elegantes de Roma.
A lojinha Moriondo e Gariglio é uma verdadeira boutique do chocolate. A marca nasceu em 1850, em Turim, que na época era capital da Itália. Quando a capital foi transferida para Roma, os proprietários, que eram fornecedores da família real italiana, pensaram que seria uma ótim a ideia tentar a sorte em Roma.
O local vintage é muito elegante e trabalha com vários tipos de chocolates que são vendidos a quilo, ou unidade (no caso de, por exemplo, barras de chocolate ou ovos de páscoa).
Uma coisa muito boa é que no inverno eles têm um delicioso chocolate quente que pode ser degustado no local.
Endereço: Via Piè di Marmo 21-22 | Site: http://moriondoegariglio.com/
Pasticceria Valzani, desde 1925 no Trastevere
Um dos endereços certos, onde encontrar ótimos doces, mas sobretudo tudo no que diz respeito ao chocolate é a Pasticceria Valzani.
A Valzani existe desde 1925 e, a bem da verdade, a lojinha é be mem estilo vintage. Parece que a gente ainda está em 1920 quando entramos no local! (risos)
Com sua simplicidade e charme genuínos, ali estão ótimos chocolates: tortas, bombons, bombas de chocolate, alguns doces que são semelhantes ao que chamamos no Brasil de “palha italiana” e que na Itália geralmente são chamados de salame de chocolate.
Uma ótima pedida no inverno é o chocolate quente com Chantilly.
Endereço: Via del Moro 37 | Site: http://www.pasticceriavalzani.it/
Mais dicas de Roma para a sua viagem :
- Osteria La Carbonara: para comer uma ótima carbonara em Roma
- Museu Crypta Balbi: a Cidade Eterna revela seus segredos
- Sorveterias no Trastevere
Uma resposta
Já é uma parada certa!!!