Uma viagem pela Itália é o sonho de muitas pessoas, mas quais cidades da Itália conhecer e quais colocar no roteiro de uma primeira vez no país?
Observando o mapa da Itália vemos imediatamente que há muitos lugares interessantes para conhecer de norte a sul.
Há muitas belezas em todos os cantos do país, e o que vai determinar quais cidades da Itália visitar será a sua preferência (cidade grande ou cidade do interior?), o tempo de viagem e o ritmo da viagem.
Leia também:
- Fiumicino: como ir do aeroporto de Roma ao centro
- Seguro Viagem Itália: qual o melhor e mais barato?
- Como participar de uma missa do papa. Dicas aqui!
De todo modo, independente da escolha, a grande maioria das cidades da Itália proporcionarão experiências únicas e inesquecíveis.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Por isso para ajudar na escolha na hora de montar seu roteiro de viagem pela Itália, vamos ver quais são as principais cidades italianas que devem ser incluídas nessa lista.
Lista das 9 cidades da Itália para incluir na sua primeira viagem ao país
Fazer uma lista de cidades italianas nem sempre é fácil, porque em todo canto há algo lindo e interessante a ser visto e conhecido. Mas vamos elencar aquelas cidades que não dá mesmo para abrir mão durante uma primeira viagem à Itália.
++ Leia Mais | Pesquise opções de hospedagem em Roma aqui
Roma: a Capital da Itália
Pensando nas cidades da Itália para incluir no seu itinerário de viagem, vamos começar pela capital.
Poucas são as cidades do mundo que podem competir com o patrimônio artístico, cultural e histórico de Roma, que desde 1986 foi eleita pela Unesco como patrimônio da humanidade.
Fundada em 753 a.C., após quase 2800 anos de desenvolvimento urbano, é uma das cidades mais visitadas do mundo; os pontos turísticos de Roma são icônicos como o Coliseu, o Fórum Romano, o Castelo Sant’Angelo, as Termas de Caracala e a Via Ápia Antiga, só para citar alguns.
Hoje, nas áreas arqueológicas, nos damos conta que a cidade possui muitas camadas, de várias épocas históricas.
Podemos dizer que Roma é uma cidade não somente para ser contemplada, mas para vivenciar o desenvolvimento do mundo ocidental.
Cravado em Roma também fica o menor Estado do mundo: o Vaticano. Sede do papado, ali está a maior igreja católica do mundo, a Basílica de São Pedro, e também os Museus do Vaticano, que abriga a famosa Capela Sistina, com pinturas estupendas feitas pelas mãos do grande gênio Michelangelo Buonarroti.
Florença: o berço do renascimento
Florença está entre as mais visitadas cidades da Itália. Repleta de história, arte e arquitetura, tudo situado em uma cidade com uma atmosfera muito íntima e de tranquilidade.
Considerada o Berço do Renascimento, em Florença estão alguns dos museus mais importantes do mundo, a dizer, a Galleria dell’Accademia, que hospeda a escultura Davi de Michelangelo, e também a Galleria degli Uffizi, a qual abriga obras-primas de grandes nomes como Rafael, o próprio Michelangelo e Botticelli, entre outros artistas.
++ O que fazer em Florença: 15 dicas imperdíveis + mapa
No coração da cidade fica a magnífica Catedral, dedicada a Santa Maria del Fiore, famosa pela cúpula construída pelo arquiteto Brunelleschi, além de uma potente torre campanária e ao lado, o Batistério de São João.
A tradição artesanal e artística de Florença não morreu com o fim do Renascimento, mas ela ainda se encontra viva. Em muitas ruas da cidade, sobretudo no Oltrarno (a margem direita do Rio Arno) existem muitos ourives, perfumeiros artesanais, antiquarios e designers da moda.
Capital da Toscana, de Florença também é muito fácil e rápido alcançar outras cidades da região como Pisa, Lucca, Siena e San Gimignano.
Veneza: a charmosa cidade dos canais
Veneza é uma das cidades mais românticas da Itália e do mundo!
Seus palácios monumentais, canais por onde navegam as gôndolas, pontes charmosas e becos e ruelas cheios de mistério, encantam todos os corações.
No passado Veneza foi um dos portos comerciais mais importantes do mundo, com grande especialidade em comerciar com o Oriente.
Seu ponto nevrálgico é a famosa Praça São Marcos, onde também fica a monumental Basílica de São Marcos. Do alto da sua torre campanária, é possível ter uma vista mais do que magnífica da cidade.
Famosa pelo seu tradicional Carnaval, a cidade também nos reserva algumas surpresas como as ilhotas que devem ser absolutamente visitadas, a dizer: Murano, Burano e Torcello.
Aproveite a sua visita para também conhecer ateliês de artesãos e pelo menos dois produtos bem típicos da cidade de Veneza: as máscaras de carnaval e os vários tipos de objetos feitos com vidro de Murano.
Leia Mais:
- Onde ficar em Roma: Melhores Bairros + Mapas
- Onde ficar em Siena: hotéis dentro e fora das muralhas medievais
- Onde ficar em Pisa: dicas de hotéis na cidade
Milão: a rica capital da moda e do design
Milão é uma das mais ricas cidades da Itália. Capital da moda italiana, do design e também a locomotiva econômica da Itália, uma vez que na Lombardia é produzida quase 1/4 do produto interno bruto italiano.
Para um visitante desavidado, Milão poderá não parecer interessante, se comparada a cidades com ícones e belezas encancaradas como Roma, Veneza ou Florença.
Permita-se porém compreender que a beleza e o fascínio estão em pequenos tesouros espalhados pela cidade: edifícios projetados por arquitetos famosos, bairros charmosos como Brera, os antigos canais navegáveis que cortam o bairro Navigli, os antigos condomínios populares conhecidos como case a ringhiera, que são de um charme único.
Alguns de seus principais ícones são: o Duomo de Milão, a imponente Catedral da cidade, em estilo gótico e dedicada a São Lourenço, a Igreja de Santa Maria delle Grazie, patrimônio mundial da Unesco, a qual abriga a Última Ceia pintada por Leonardo Da Vinci, e também a monumental Galleria Vittorio Emanuele.
Para os gulosos de plantão, em Milão não deixe de provar dois pratos tipicamente milaneses: o risoto alla milanesa (risoto com molho de carne e açafrão) e a cottoleta alla milanese (um belo bife de vitela à milanesa).
++ Leia Mais | Viaje Seguro: Pesquise o seu seguro viagem aqui
Bolonha: a cidade dos pórticos e das torres medievais
Bolonha é uma das mais antigas cidades da Itália; e lá foi fundada a primeira universidade da Europa em 1088.
A cidade é conhecida pelos italianos como la dotta, la grassa, la rossa. La dotta, porque a cidade é culta, la grassa porque sua cozinha utiliza ingredientes substanciosos, e la rossa, porque além de o vermelho ser a cor de muitos prédios da cidade, há quem diga que também se refere à cor dos automóveis mais famosos produzidos na região, como a vermelha Ferrari.
++ Os canais de Bolonha ou o “passado veneziano” da cidade
Outro apelido pelo qual a cidade é conhecida é turrita, ou seja, a cidade das torres medievais. Hoje sobram poucas facilmente visíveis, porém duas delas são cartões postais da cidade: a Garisenda e a Asinelli. Do alto da torre Asinelli é possível ter uma vista panorâmica espetacular de Bolonha.
Não por último, Bolonha é a terra de uma das mais famosas invenções gastronômicas do mundo: o ragù, o molho de carne moída que no mundo todo conhecemos como “bolonhesa”. Aproveite também para provar os tortellini, as fettuccine e a deliciosa torta di riso (torta de arroz).
Bolonha também é repleta de pórticos, palácios e igrejas medievais. Além do magnífico Duomo de Bolonha (com sua fachada românica incompleta) dedicado a San Petronio, também vale a pena conhecer a Basílica de San Domenico, onde encontramos algumas esculturas de Michelangelo.
Nápoles: a pátria da pizza e das belezas barrocas
Com uma fantástica vista dominada pelo Vesúvio, Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália.
Terra de contrastes, a cidade partenopeia também é famosa por ser considerada a pátria da pizza. O melhor standard de pizzas e muitos dos mais renomados pizzaiolos italianos vem de Nápoles.
Cidade que passou pelo domínio da monarquia espanhola, é uma das cidades mais antigas da Europa e tem muita coisa para ser descoberta.
Um passeio pela ciade pode incluir o Castel dell’Ovo, a monumental Piazza Plebiscito, se perder pelos becos “cascudinhos” dos Quartieri Spagnoli.
Nápoles também possui museus, palácios e centros culturais importantíssimos como o Museo di Capodimonte, um antigo palácio real, que hoje abriga obras de Rafael, Caravaggio e Michelangelo.
Uma ótima vantagem de conhecer a cidade é que dali também é possível fazer vários bate-voltas mega interessantes como: conhecer a monumental Reggia di Caserta, passar um dia pelo menos na charmosíssima Capri, conhecer as ruínas de Pompeia e Herculano destruídas pela erupção do Vesúvio e também dar um pulo na Costa Amalfitana.
Verona: a cidade de Romeu e Julieta
Verona é mundialmente famosa como a romântica cidade de Romeu e Julieta, e muitos vão ao local conhecido como sacada do casal.
Como em quase todas as cidades da Itália, há muita história e arte para ser contemplada.
Sua história vem desde a época da Roma Antiga, inclusive um dos maiores símbolos da cidade é a arena de Verona, uma antiga arena de jogos construída posteriormente ao Coliseu. Na arena de Verona, que é restaurada, todos os anos são realizados festivais de música no verão, incluindo óperas.
A famosa Piazza delle Erbe também é um dos pontos mais fantásticos de Verona. Nela fica o Café Filippini, existente desde 1901.
Vale muito a pena se perder pelas suas ruas, praças, ruínas antigas e curtir a gastronomia local das tratorias e bacari.
Leia também:
Pisa: a cidade da torre pendente
Pisa é uma das cidades turísticas mais famosas da Itália, e também é muito jovial e dinâmica, porque nela se concentram algumas das melhores universidades do país.
No passado Pisa foi uma República Marinara e aqui ficava um dos portos mais importantes dos quais salpavam ou chegavam embarcações que cruzavam o mediterrâneo.
E graças à riqueza do comércio marítimo, a riqueza de Pisa foi investida na opulência da cidade: igrejas, palácios, monumentos.
Todos os que chegam a Pisa ficam encantados com a Piazza dei Miracoli, uma ampla praça com um gramado bem verde, que concentra alguns dos prédios mais importantes da cidade: a Torre Pendente (popularmente conhecida como Torre de Pisa), o Duomo de Pisa, o Batistério e o Cemitério Monumental, conhecido como Campo Santo.
A cidade também é cortada pelo Arno, o mesmo rio que passa por outras cidades famosas da Toscana, como por exemplo, Florença.
Mesmo que muitos visitem Pisa correndo para ver e fazer fotos na torre, a cidade tem muito mais para ver. Quer saber o quê? Leia o post: O que fazer em Pisa? Principais Atrações + Mapas.
Pompeia: a vítima da erupção do Vesúvio
Um das mais visitadas cidades da Itália, Pompeia é uma famosa cidade que ficou soterrada sob vários metros de lavas vulcânicas por quase 1.700 anos após a erupção cataclísmica do Vesúvio.
A escavação de Pompeia começou em 1748 e o local ainda não foi totalmente descoberto.
A enorme área arqueológica está localizada a cerca meia hora de Nápoles.
++ O que fazer em Pompeia [Guia com Mapas]
Um passeio por Pompeia oferece uma visão fascinante da vida cotidiana do antigo mundo romano.
Os visitantes podem caminhar pelas ruas antigas para ver os restos de padarias, arenas, teatros, termas e até bordeis.
Mais dicas de viagem à Itália:
- Milão: A última Ceia de Leonardo Da Vinci
- GNAM: A Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma
- 20 comidas típicas italianas para provar na sua viagem
- Arcos do Triunfo de Roma: quem construiu os arcos romanos?
- Praias de Roma: as melhores e mais frequentadas
Respostas de 17
Luciana, tudo bem, estou planejando uma viagem de 30 para a Italia no mês de agosto 2022 quero maiores informações sobre transportes e hotel. como consigo seu e-mail? obrigada
Milena
Olá, Milena
Tudo bem?
No momento não trabalho mais com consultorias personalizadas, por isso coloquei todas as dicas aqui no blog.
Se você tiver alguma dúvida em específico, pode postar aqui que eu respondo.
Abs e bom planejamento de viagem,
Luciana
Acho que estou próxima de realizar meu sonho de criança.. conhecer a Itália! Acho que na outra vida, vivia por lá…. Gostaria de.maiores informações sobre essa fantástica viagem. Obrigada pelas dicas.
Olá, Liliana.
Todas as informações sobre cidades da Itália, sobretudo Roma, estão aqui no blog.
Abs,
Luciana
Adorei suas dicas Luciana! Eu amo a Itália e, apesar de nunca ter ido conhecê-la pessoalmente sinto dentro de mim como um lugar que sinto saudade de cada pedacinho.
Espero com fé que antes de partir dessa vida eu consiga realizar esse meu sonho que tenho desde minha tenra idade.
Obrigada pela excelente matéria.
Oi, Suzete
Também fico na torcida para que vc realize seu sonho!
Um abraço,
Luciana
Queria fazer como você Luciana! Toscana sem turistas! Só esperando covid passar!
Na verdade, existem inúmeras e maravilhosas cidades da Toscana onde não existe aquele fluxo louco de turistas. Você já escutou falar da Maremma ou da província de Grosseto? São cidades lindas e muitas delas oferecem o melhor da Toscana sem turistas!
Itália é um dos países que eu mais AMEI visitar mas percebi que ainda faltam muitas das cidades listadas para se conhecer na primeira viagem. Mas uma razão para voltar, não?
Voltar é sempre uma boa ideia!
Nossa, difícil escolher uma lista de 9 cidades para visitar na Itália mas adorei sua seleção. Ótimas dicas! Adicionaria ao menos uma cidade menor para as pessoas terem um feeling de Itália não turística também.
Itália rende viagens para a vida toda! Esse é o lado bom!
Na minha primeira vez na Itália conheci Milão, Verona, Veneza e Roma. Infelizmente deixei Florença de lado. A Itália é um país para conhecer por inteiro, se possível um roteiro de norte ao sul do país.
Olha, da próxima vez apriveite e visite Florença e arredores, pois vale muito a pena.
Nossa, eu só conheci Roma e o Vaticano, mas pretendo voltar e fazer uma imensa road trip pela Itália. É cada lugar maravilhoso!
Sim! Ano passado eu fiz uma road trip pela Toscana, mas só cidades escondidinhas e, em uma delas, ficaram surpresos em ver turistas! kkkkk
Quero muito voltar a Italia para conhecer estas 9 Cidades. Fui somente para o litoral e não conheci nem a capital. Adorei as dicas, obrigada!