Algo que impressiona quem caminha pela cidade, principalmente no centro, é a quantidade de Nossas Senhoras que encontramos pelo nosso caminho.
Há tantas “Madonne”, que poderíamos dizer que há devoção em Roma para dar e vender.
Mas se a quantidade de imagens santas causa uma certa impressão, imaginem o estupor ao ver fiéis nas ruas, em uma calçada qualquer, rezando ou acendendo velas diante dos ex-votos.
Leia também:
- Comer na Estação Termini: Mercato Centrale e Terrazza Termini
- Passeio Alternativo: Requalificação do Ex-Matadouro Público
- Fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
- Lugares perto de Siena para um bate e volta
- Olha para o alto e surpreenda-se na Igreja de Santo Inácio de Loyola
- Parque Temático em Roma: Cinecittà World
- All Saints Church: música clássica e ópera na Piazza di Spagna
Em Trastevere, o maior muro de ex-votos de Roma
No Viale Trastevere, a principal avenida do homônimo bairro, e bem de frente para o Ministero della Pubblica Istruzione se encontra o maior muro de ex-votos de Roma.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Quando vim morar em Roma já existia um número considerável de placas no local, mas percebo que elas aumentam consideravelmente a cada ano.
As P.G.R. (Per Grazia Ricevuta/Pela Graça Recebida) são inúmeras e é curioso observá-las de perto.
Algumas são simples, concisas, discretas e quase misteriosas. Carregam somente um sintético agradecimento da graça. Há também alguns poucos agradecimentos simples, escritos à mão, com uma simples caneta.
Outras possuem pequenas frases, nas quais dialogam com Deus e com Nossa Senhora. Lemos: “Obrigado”, “Tive fé, orei e recebi (a graça)”, “Pedi com muita fé, alcancei a graça e te agradeço”, “Apesar de ser um caso sem esperança, você me respondeu”.
Mas também há uma grande placa na qual um fiel exorta a todos a confiar na mãe de Deus. Essa é uma das mais antigas, de 1971.
As primeiras PGR do Trastevere são dos anos 70, mas também encontramos placas bem recentes.
As Nossas Senhoras: o símbolo máximo da devoção em Roma
Enquanto a maior concentração de ex-votos se encontra nesse muro no Trastevere, as nossas senhoras podem ser encontradas em qualquer canto da cidade.
Às vezes no muro de algum convento ou igreja (e posso dizer que nessa cidade o que não falta são prédios eclesiásticos), mas em qualquer tipo de muro.
Sempre achei que a “Madonna” era uma imagem simbólica de devoção, mas pelo menos 3 ou 4 vezes vi pessoas pararem nas calçadas bem movimentadas, e começarem a rezar no meio da rua.
Geralmente nos bairros mais periféricos os ex-votos são mais simples e modernos.
Ao invés, no centro de Roma encontram-se verdadeiras obras de arte, algumas delas com pelo menos trezentos anos.
A maioria dos prédios renascentistas, que pertenceram a famílias nobres ou importantes, e as principais ruas do centro da capital possuem brasões ou edículas com imagens de Nossa Senhora.
Existe um enorme concentrado nos arredores da Praça Navona e do Pantheon. Mas também no Trastevere, Campo de’ Fiori e em incontáveis fachadas.
Devoção em Roma, sim, mas com humor
Muitas Madonnas espalhadas por Roma são antiquíssimas, verdadeiras obras de arte. São catalogadas e conservadas pelo Ministério dos Bens Culturais.
Em 2000, em ocasião do Jubileu, um das edículas foi retirada para que a imagem fosse restaurada. A questão é que o Jubileu passou e, dezesseis anos depois, a Madonna não voltou para o seu lugar original. Parece que se encontra na Igreja de San Giovanni Battista dei Fiorentini.
Um artista de rua fez uma intervenção, colocando uma foto da cantora Madonna, no lugar da outra Madonna, a mãe de Deus. Fez o maior furor!
Depois substituíram a rainha do pop com o desenho da Pietà de Michelangelo.
Não podemos dizer que os italianos não tenham bom humor, não é?