Uma ótima opção de passeio alternativo em Roma é visitar o ex-matadouro público no bairro Testaccio e poder, assim, conhecer um ótimo projeto de requalificação urbana ainda em curso.
Conhecido popularmente como Ex Mattatoio, ele construído em 1888 e desativado em 1975, é um dos vários espaços públicos que ganhou vida nova, após anos de abandono.
Quando o matadouro da Piazza del Popolo necessitou ser aumentado e transferido, o bairro Testaccio foi a escolha natural.
Leia também:
- Como pegar um ônibus em Roma
- Viajar de ônibus pela Itália saindo ou chegando em Roma
- Comer na Estação Termini: Mercato Centrale e Terrazza Termini
Nos arredores já existia um enorme complexo industrial, com o gasômetro, a central elétrica Montemartini, espaço que hoje abriga um museu com antiguidades romanas no meio de velhos compressores desativados.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Além do Mercato Generale, o principal entreposto de frutas e verduras de Roma.
Como havia um projeto de construir casas populares para abrigar a classe operária nesse bairro, nada melhor do que aproveitar essa atmosfera de “revolução industrial romana” para plantar ali o matadouro da capital.
Após a sua desativação e abandono em meados dos anos 70, houve inúmeros projetos (muitos deles deixados de lado) para a recuperação da área.
Lembro que durante muitos anos se arrastou uma verdadeira “obra de igreja” para construir ali o novo prédio da faculdade de arquitetura da terceira universidade de Roma.
Pessoalmente até achei que fosse uma lenda urbana, mas um dia, depois de anos sem ir ao local, fiquei boquiaberta quando vi alunos, professores, salas de aula modernas e novinhas em folha. Tudo como de praxe: construído com os “tempos bíblicos” italianos.
Nos antigos prédios de tijolinhos, ainda podemos ler o nome dos pavilhões nos quais era processado cada tipo de animal: o pavilhão dos vitelos, o pavilhão dos porcos, o pavilhão dos bois e até aquela onde se preparava a tripa.
Mas se alguns prédios ainda continuam completamente abandonados e até então conseguiram fugir da especulação imobiliária (afinal o metro quadrado de Testaccio é um dos mais caros de Roma, graças à sua proximidade com o Trastevere e com o centro de Roma), o ex-matadouro também abriga uma das sedes do MACRO, Museu de Arte Contemporânea de Roma.
Leia mais:
- Furadas, golpes e furtos em Roma: saiba como se safar
- Baladas em Roma: Botecos, Discopubs, Discotecas e Diversão
- Quantas são as Pietà de Michelangelo? Conheça Todas Elas!
Desde os anos 2000, o Ex Mattatoio também é conhecido com um novo nome: Città dell’Altra Economia (CAE). Mas o que é essa “cidade da outra economia”? A “outra economia” é com certeza uma economia não-capitalista, que promove a agricultura biológica e solidária (compartilhamento de campos e culturas), comércio solidário, energia renovável.
Com toda sinceridade, não sei até onde o “bem venceu o mal” (graças às políticas públicas e constante “dança das cadeiras” entre a direita e a esquerda italiana), mas a verdade é que na CAE existem inúmeras atividades alternativas, grandes eventos de degustação de cerveja, muitos laboratórios e atividades para crianças.
Quase todos os domingos (exceto no alto verão), a livraria infantil Tana Libera Tutti organiza eventos infantis como teatro, laboratórios de leitura, arte e artesanato e maravilhosas atividades gratuitas. É um espaço fantástico para passar um dia com as crianças e com os amigos.
Com certeza um programa alternativo em Roma, ou melhor, pra lá de alternativo…
Ex Mattatoio / Città dell’Altra Economia
Site: http://www.cittadellaltraeconomia.org/
Facebook: https://www.facebook.com/cittadellaltraeconomia/
Largo Dino Frisullo, 00153 Roma
O que fazer em Roma? Outras dicas:
- Onde ficar em Roma: Melhores Bairros + Mapas
- As ruas das compras de luxo em Roma, com mapas
- Fiumicino: como ir do aeroporto de Roma ao centro
- Liquidações em Roma: qual é a época das pechinchas?
- Como ir de Roma a Castel Gandolfo
Respostas de 13
Passei o site errado, faltou o .br é:
Abraços,
Cris
Que bacana! adoro quando áreas são revitalizadas e preservam seu valor histórico ao invés de serem demolidas e ali surgirem os gigantes de vidro e aço. Amei!
Realmente… o problema é que precisamos lutar com unhas e dentes contra a especulação imobiliária nessas áreas.
Obrigada por comentar,
Luciana
Que diferente! Uma boa dica para quem quer sair do óbvio e enriquecer o roteiro.
Muito interessante este local. Já estive em Roma 3 vezes e nunca tinha ouvido falar deste sitio. Boa dica 🙂
Vale a pena conhecer, porque é bem interessante!
Obrigada por comentar,
Luciana
Que passeio interessante, admiro essas propostas de revitalização.
Oi Lù! Adorei teu texto!
Não conhecia a història deste matadouro e muito menos a existência do “Città dell’Altra Economia”. Nao sei como eles se organizam, mas gosto muito deste tipo de ideia!
E nunca estive em Testaccio! Parece que é o bairro das “baladinhas”, não?
Abraços,
Sim, é o bairro das baladinhas, bares, restaurantes, mas ao mesmo tempo é bem residencial também.
Se passar por Roma, dá um pulinho porque você vai gostar.
Beijos,
Lu
Ótima ideia! Sou vegetariana e me arrepio em pensar no matadouro, rsssss, mas a revitalização e a destinação nova, nossa, que legal. Adorei a dica.
Passeio bem interessante, rico em história.
Muito bom para sair um pouco do roteiro turístico padrão da cidade.
Ótima dica! Adoro ver lugares com propostas novas surgindo em cantos que já estavam abandonados… Fazem a cidade ficar muito mais interessante! 🙂
Muito legal o lugar, o conceito e a renovação. Bela dica!
Clau