Muitos daqueles que viajam de/para Roma passam pela segunda maior estação de Roma: a Tiburtina, na zona norte da cidade.
Ela é a segunda maior estação da capital e, entre polêmicas e até atentados (incêndio doloso), foi inaugurada a nova estação há mais de 1 década, com novo estacionamento, um shopping center que atraiu muitos comerciantes.
Toda essa mudança deu-se principalmente porque a empresa Italo Treno, principal concorrente da Trenitalia, fez desse terminal um dos principais da cidade, junto também com o da Estação Ostiense. Essa sim, uma estação pequena, mas bem estratégica porque está coladinha no Eataly.
Leia também:
- Capela Sistina: o teto mais famoso do mundo
- Dupla Cidadania: entrar ou sair do Brasil com passaporte gringo
Estação Tiburtina ou Estação Termini? Pros e Contras
Comparando com a Estação Termini, e com a nova reforma, a Tiburtina é maior, mas eu a acho menos prática e mais cansativa.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Em Termini as plataformas estão todas no mesmo patamar. Quem sai do metrô, claro, tem que percorrer corredores. Mas quem chega a pé, de ônibus ou de táxi, encontra facilmente as plataformas de embarque.
Na Tiburtina, os corredores de saída do metrô são mais apertados e, na hora do rush, tenho quase a impressão que não dão conta da quantidade de passageiros.
Também é necessário sair da “velha estação” (onde fica a saída do metrô) e caminhar uns 200m. (passando por um pátio) até a nova estação, para de lá subir e descer escadas rolantes e elevadores para ter acesso à plataforma.
Sendo uma estação nova, os ambientes são espaçosos e há lojas, cafeterias, bares e livrarias. O corre-corre e muvuca de passageiros é muito menor do que em Termini.
Acho que a presença de golpistas e meliantes também é bem menor. Dá uma sensação de mais segurança. Estima-se que passem 140.000 pessoas por dia na Tiburtina, enquanto em Termini a estimativa é de 480.000 passageiros. Por outro lado, circulam cerca de 400 trens diários pela Tiburtina e 800 por Termini.
Lá também passa o trem parador que vai para o aeroporto Fiumicino. O mesmo que depois passa na Estação Trastevere.
Terminal de ônibus para dentro e fora do país
A cerca de 300 metros da estação encontra-se um dos maiores terminais de ônibus de Roma, onde é possível embarcar para todo o país. E até para fora dele. Os ônibus para os países do leste europeu, por exemplo, saem de lá.
Como chegar na Estação Tiburtina?
Basta pegar a linha B do metrô e descer na Estação de metrô cujo nome também é Tiburtina. De Termini até lá são menos de 10 minutos.
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Estação Trastevere: itinerário para chegar em Trastevere e Campo de’ Fiori
- Passeio Guiado no Vaticano: Contrate uma guia brasileira em Roma
- O que fazer no Vaticano: dicas completas
Respostas de 7
Gostaria de saber o que tem para conhecer nas imediações da Estação Tiburtina.
Obrigada!
Nada de muito interessante. Ela fica em um bairro residencial.
Abs,
Luciana
Gostaria de saber o que tem de interessante para conhecer na imediações da Estação Tiburtina.
Olá boa noite. Vou alugar um carro em Veneza e devolver em Roma. Estou com dúvida em qual local escolher para devolver o carro alugado: Termini ou Tiburtina?
Termini é bem central, mas ambas possuem estações do metrô caso depois você tenha que se locomover para o hotel.
Abs,
Luciana
Boa tarde Luciana, estou indo para a Itália em Julho, passando primeiro em Assisi, quero pular Roma, apesar do Valor e da distância estou quase preferindo fazer ida e volta por Veneza, que é meu destino final, pq farei parada em Cortona e Assisi, muito mais simples não? Apesar de ser mais caro e longo? O que vc me sugere?
Bom dia, Gislene
Não sei o que sugerir, porque não entendi seu itinerário.
De qualquer modo, meu blog é mais especializado em Roma e arredores, portanto nem sempre tenho
dicas e sugestões de roteiros pela Itália.
Abs,
Luciana