Certamente os cemitérios não são as primeiras atrações que vêm em mente quando queremos visitar uma cidade.
Roma possui cemitérios lindos e monumentais, que valem uma visita com toda certeza.
Das muitas e maravilhosas atrações que a Cidade Eterna tem a oferecer, existe a possibilidade de conhecer cemitérios simplesmente de uma beleza (e paz!) única.
Leia Também:
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Hoje conto uma história engraçada para vocês: quando visitei a Itália pela primeira vez, no longínquo 1996, meus pen friends me levaram para conhecer o cemitério inglês de Florença.
Não compreendi o porquê de uma visita ao cemitério, mas como toda pessoa curiosa, pude observar que tinham vários turistas (e nenhum funeral!) no local. Voltei para casa então com a ideia que para os europeus era normal flanar por cemitérios. Então tá, né?
Anos depois, com mais maturidade e sabedoria, aprendi que existe até a Rota dos Cemitérios Europeus e a Associação de Cemitérios Significativos da Europa (Association of Significant Cemeteries in Europa). Em Roma temos dois cemitérios que fazem parte, e é um deles que eu quero apresentar para vocês hoje.
Naquela gracinha de bairro chamado Testaccio, bem ao lado da Pirâmide Cestia, se encontra um ambiente que é um verdadeiro oásis de paz e beleza, ele se chama Cimitero Acattolico (pt.: Cemitério Não-Católico), também conhecido como Cemitério Protestante.
++ Passeio Guiado no Vaticano: Contrate uma guia brasileira em Roma
++ Vai viajar? Compre agora seu seguro viagem com 10% de desconto
Ele foi oficialmente inaugurado em 1821 para dar um túmulo a todos aqueles que não professavam a fé católica (protestantes, judeus, ortodoxos, etc.), ou todos aqueles que, por algum motivo religioso não pudessem ser sepultados em um cemitério católico como, por exemplo, os suicidas.

No cemitério não-católico, entre túmulos famosos como aqueles dos poetas ingleses John Keats e Percy ByssheShelley (marido de Mary Shelley, autora do Frankestein) passeamos cercados por pinheiros, ciprestes, loureiros, rosas, margaridas e camélias.
Assim que entramos pelo portão, nosso olhar é imediatamente capturado pelos túmulos de uma beleza rara e única. Surge logo espontânea a pergunta: por que não temos cemitérios assim tão lindos espalhados por todo o canto da cidade. Por que a última recordação da vida terrena não pode ser cercada pelo belo?
Segundo o site oficial, existem quase 4000 túmulos, quase todos estrangeiros: americanos, ingleses, alemães, escandinavos, chineses, russos e árabes. Por isso o local também é um passeio perfeito para os amantes das línguas estrangeiras. Ali há lápides em inúmeras línguas
Apesar da maioria dos túmulos pertencerem a defuntos de religião protestante e ortodoxos, também encontramos confucionistas, zoroastras, budistas, hinduístas e muçulmanos.
O túmulo mais famoso: O anjo da dor
Apesar de tantas estátuas e túmulos raros e belos, a estátua mais célebre do cemitário é o Anjo da dor.
O escultor americano William Wetmore Story a havia esculpido para o túmulo da sua esposa Emelyn. William faleceu logo depois de concluir o trabalho e foi sepultado junto com a esposa e o filho.
Muito romântica e ao mesmo tempo dolorosa a estátua do anjo ajoelhada, e com o rosto escondido.
Portanto, se você não tem “medo do além”, programe uma visita ao encantador Cimitero Acattolico, entre os bairros Piramide e Testaccio.
Cimitero Acattolico
Entrada grátis, mas você pode fazer uma doação para a manutenção do local
Site: http://www.cemeteryrome.it/
Abre todos os dias, das 9 às 17h, com último ingresso às 16:30h.
Via Caio Cestio 6
O que mais fazer nos arredores?
- Museu Centrale Montemartini: a antiguidade e o pós-moderno industrial
- Pirâmide, múmias, obeliscos ou… o Egito em Roma
- Mais street art: conheça a Wall of Fame, no bairro Ostiense
- Roteiro domingo em Roma: Porta Portese, Testaccio e Ostiense
- Morde e Vai: o melhor do street food em pleno mercado de Testaccio
- Volpetti e Volpetti Più: ótimas mercearias e rotisseria em Testaccio. Valem a pena!
- Conheça e se apaixone pelo bairro Testaccio!
Uma resposta
É meio esquisito, mas ao mesmo tempo lindo visitar cemitérios ne? Queria, mas não tive tempo de ver o Père Lachaise em Paris, mas o Recoleta em Buenos Aires já visitei várias vezes. Sempre tem muita arte tumular bonita! Só não posso ir sozinha/a noite pq tenho medo!!! kkkk