A liberação de Roma das forças nazistas começou em 1943, aumentou exponencialmente em 1944 (quando Roma foi liberada), e realmente só se deu por concluída em 1945.
Estima-se que morreram cerca de 313.000 militares e 130.000 civis.
Espalhados pelo território italiano podemos encontrar vários cemitérios de guerra, e no Lácio os mais conhecidos são:
Os dois cemitérios americanos nas cidades costeiras de Anzio e Nettuno (província de Roma), um cemitério dedicado aos soldados alemães em Pomezia (província de Roma) e o Cemitério do Commonwealth (no bairro Testaccio), dedicado a todos os soldados dos países que na época pertenciam ao Império Britânico.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
No Commonwealth Rome War Cemetery encontramos lápides de soldados ingleses, escoceses, irlandeses, canadenses, neo-zelandeses e sul-africanos.
Ele é administrado pela Commonwealth War Graves Commission, criada em 1917, e que desde a primeira guerra mundial cuida de 23.000 cemitérios britânicos em 150 países.
No site do cemitério podem ser encontrados os registros de todos os que foram enterrados no local.
Imaginei que fossem todos mortos no período até 1945, mas descobri que houve casos de soldados que sobreviveram, decidiram continuar morando em Roma após o final da guerra, e pediram que quando morressem, fossem enterrados no local.
O cemitério abriga 426 túmulos e está no bairro de Testaccio e um dos seus muros, na verdade é a antiga “muralha” conhecida como Muralhas Aurelianas (em it.: Mure Aureliane).
A sua construção começou em 270 e foi concluída em 275 d.C., durante o domínio do imperador Aureliano (Lúcio Domício Aureliano). A função das Muralhas Aurelianas era defender a cidade de Roma das invasões e ele tinha 19 km de extensão. Nos dias de hoje existem somente 12,5 km de pé.
++ Passeio Guiado pelas Fontes de Roma: Contrate uma guia brasileira em Roma
++ Vai viajar? Compre agora seu seguro viagem com 10% de desconto

Bem ali onde está localizado o cemitério, o muro milenar divide os bairros Testaccio e Ostiense.
Conhecido também como “Cemitério Inglês”, o local é um belíssimo jardim com um gramado verde, rosas, flores e muitas espécies de plantas locais, no modelo dos cemitérios anglo-saxões, onde não vemos os túmulos, mas somente as lápides com o nome do falecido.
Nem todos curtem visitar cemitérios em suas viagens ao exterior, mas, posso assegurar que é uma visita muito bonita, num lugar que transpira paz. Um paradoxo, certo? Pensar que a paz custou tantas vidas de homens corajosos.

Commonwealth Rome War Cemetery:
Endereço: Via Nicola Zabaglia 50. Abre de segunda à sexta, das 8 às 15h.
Como chegar: o meio de transporte mais próximo é o metrô, linha B, estação Piramide (a mesma linha que passa no Coliseu).
O que mais fazer nos arredores?
- Museu Centrale Montemartini: a antiguidade e o pós-moderno industrial
- Pirâmide, múmias, obeliscos ou… o Egito em Roma
- Mais street art: conheça a Wall of Fame, no bairro Ostiense
- Roteiro domingo em Roma: Porta Portese, Testaccio e Ostiense
- Morde e Vai: o melhor do street food em pleno mercado de Testaccio
- Volpetti e Volpetti Più: ótimas mercearias e rotisseria em Testaccio. Valem a pena!
- Conheça e se apaixone pelo bairro Testaccio!