Quando citamos a Pietà, logo pensamos na obra-prima de um Michelangelo jovem, e atualmente exposta na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Mas ela não é a única… existe uma “Pietà negra”.
Recentemente visitei a Igreja de Sant’Andrea Della Valle. Na igreja de Santo André (vocês sabiam que Andrea é um nome masculino na Itália, certo?), ali na metade do caminho entre a Praça Navona e o Pantheon, se encontra a Pietà negra “de Michelangelo”. Vejam bem… Michelangelo está entre aspas e a história é bem interessante.
A igreja começou a ser construída em 1591, e nela trabalharam vários arquitetos, escultores e pintores. Vou citar alguns nomes mais famosos: Giacomo della Porta e Carlo Maderno (ambos trabalharam em inúmeras obras em Roma, dentre as quais a Basílica de São Pedro), Pietro Bernini (pai de Gianlorenzo), o pintor Domenichino e também Michelangelo.
Michelangelo teria projetado a Capela Strozzi, encomendada pelos príncipes dessa família.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
A réplica e a Pietà negra
Após a construção da capela, outro escultor e arquiteto, chamado Raffaello da Montelupo fez uma réplica idêntica da Pietà Vaticana, e também dos personagens bíblicos de Lia e Raquel.

Se você não sabe, Lia e Raquel são as duas estátuas que fazem parte da escultura Moisés, também de Michelangelo, que se encontra na Basílica de San Pietro in Vincoli, ali perto do Coliseu.
Leia também:
Raffaello da Montelupo não era um “copiador” qualquer de estátuas. Ele foi o braço direito (ou talvez fosse mais apropriado dizer que ela foi a “segunda mão”) de Michelangelo em alguns dos seus trabalhos mais importantes. Por exemplo, as estátuas originais de Lia e Raquel seriam de Montelupo.
Também sabemos que há réplicas da Pietà realizadas ou autorizadas por Michelangelo.
Por exemplo, em 1546 o rei da França pediu que lhe concedesse uma cópia de gesso da Pietà. Em 1556, Michelangelo também pediu que o escultor Baccio da Montelupo (pai de Raffaello da Montelupo) fizesse uma cópia da Pietà, a qual se encontra na Basílica de Santo Spirito, em Florença.
Apesar de fontes históricas darem por certo que Montelupo as copiou, não há registros que deem por certo que Michelangelo tenha autorizado ou soubesse das réplicas em bronze que se encontram em Sant’Andrea Della Valle.
Por outro lado, Montelupo faleceu em 1562, dois anos antes de Michelangelo, o que pode nos fazer pressupor que este soubesse da réplica feita por aquele.
O cenário da ópera Tosca, de Puccini
Mas a igreja também é mundialmente famosa porque foi nela que Giacomo Puccini ambientou o primeiro ato da ópera Tosca.
Muitas das óperas de Puccini foram ambientadas em lugares exóticos como Nagasaki em Madame Buttlerfly, Pequim em Turandot, ou a mágica Paris em La Bohème.
Roma é o pano de fundo de Tosca: o primeiro ato se dá na igreja de Sant’Andrea della Valle, o segundo ato no Palais Farnese (sede da embaixada da França) e o terceiro ato no Castelo Sant’Angelo.
Porém a Capela Attavanti da ópera nunca existiu. Muitos consideram que, na verdade, ela foi inspirada na Capela Barberini.
Teto e cúpula maravilhosos
Se não bastar as réplicas das esculturas de Michelangelo, também podemos ficar absolutamente boquiabertos com a beleza única dos tetos. A cúpula foi pintada por dois grandes artistas da época: Lanfranco e Domenichino. Parece que os dois se odiaram porque cada um queria ser o protagonista desse trabalho.
A cúpula é a segunda mais alta de Roma, depois daquela da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Igreja Sant’Andrea della Valle
Piazza Vidoni 6
Dias e horários:
Todos os dias das 7:30 às 12:30h e das 16:30 às 19:30
Missas: de segunda a sexta às 19h e aos sábados e domingos às 8h, 9h, 12 e 19h. Nos horários das missas muitas igrejas suspendem as visitas turísticas.
[su_table]
[/su_table]
2 respostas
Waowwww.. que igreja mais linda. Apaixonei. Esses tetos são um verdadeiro desbunde. Já quero conhecê-la.
E a Pieta negra?! Muito linda.
Dica super anotada.
Beijokas =)
Verdade! Fico abobalhada com a beleza deles.
Beijocas,
Lu