Testaccio é um dos bairros mais famosos e frequentados de Roma.
O bairro, como o conhecemos hoje, nasceu para acomodar a classe operária que trabalhava em alguns estabelecimentos estatais no próprio bairro ou nos arredores: o matadouro, a central elétrica, o mercato generale (entreposto alimentar) e a central de gás.
Testaccio deveria ser um passeio obrigatório para quem quer conhecer um pouco da vida quotidiana de Roma: ex bairro super popular e industrial, hoje é um lugar da moda.
Leia Mais:
- Piso cosmatesco: o tesouro no chão das igrejas romanas
- Bairro EUR em Roma: o símbolo da arquitetura fascista
- Basílica de São Pedro: visitar a maior igreja do mundo
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Residem por lá muitos atores famosos, artistas, jornalistas e políticos, como por exemplo, o ex-premiê italiano Gianni Letta.
Mas o interessante é que convivem várias tribos nos seus 600.000 metros quadrados (Sim! O bairro é minúsculo!), tanto os novos-chiques e hypados, como a classe mais popular.

As origens do bairro remontam ao Império Romano. Ali existia o Porto dell’Emporium, que graças ao Rio Tibre transportava até Roma as mercadorias que desembarcavam no porto de Ostia. O uso comercial do rio Tibre para transporte de mercadorias deu-se até 1842.

Testaccio tem uma pequena colina, chamada Monte dei Cocci ou Monte Testaccio. Uma colina artificial que foi criada com todas as ânforas que eram jogadas fora dos navios em época romana. Ou seja, um lixão romano que deu origem a uma colina de 30 metros de altura!

O bairro é o único caso dentro de urbanização programada dentro da cidade de Roma: decidiu-se como construir, quando construir e quem construir. Foi lá que nasceu o time de futebol A.S. Roma e hoje pelo bairro ainda encontramos muitos clubes e street art a ele dedicados.

Graças às inúmeras linhas de ônibus e à proximidade com a estação Ostiense, é possível chegar a Trastevere, ao Circo Máximo e a toda a área do Centro histórico em 10 minutos. Para dizer a verdade, dá até para ir a pé do Trastevere até lá: somente o rio Tibre separa os dois bairros.

Apesar de ainda manter sua alma popular, o bairro está cheio de bares, restaurantes, lojinhas fofinhas e é um dos melhores points da balada noturna romana. Por lá também há uma sede do IED (Istituto Europeo di Design).

Um dos símbolos do bairro é o ex-Mattatoio (ex-matadouro público) que ficou por anos semi-abandonado, mas que desde a última década vem passando por uma revalorização e hoje em dia abriga uma escola de música, a sede da faculdade de arquitetura da Universidade de Roma III.
Lá também fica a Città dell’Altra Economia, um espaço “alternativo” de 3.500 metros quadrados que hospeda feiras, eventos, mercado orgânico, restaurante orgânico, algumas lojas de artesanato e uma das livrarias infantis mais fofas de Roma: a Tana Libera Tutti.

Isso sem falar na inauguração do novo mercado, que realmente deu uma cara super moderna ao bairro, trazendo também novidades gastronômicas como o Morde e Vai. No mercado de Testaccio, além das barracas de feira, há lojinhas super fofas de decoração, e dentre as ótimas opções de street food, também há uma barraca de pizza e pão sem glúten.
A Piazza Santa Maria Liberatrice é o ponto de encontro dos pequenos, pois lá há uma praça com parquinho e também dos mais idosos, que colocam o papo em dia. Muito papo entremeado pela língua romanesca!

E durante a noite o bairro muda de cara: lá é um dos principais points de vida noturna de Roma, com ótimas escolhas para quem quer fazer um happy hour, jantar ou dançar: duas ruas com discotecas para quem quer se divertir até o sol nascer.
Testaccio é uma delícia e merece toda a sua atenção durante uma ou mais visitas a Roma.
Como chegar:
Se você gosta de caminhar, pode ir a pé a partir do Trastevere ou do Circo Máximo. O metrô mais próximo é a linha B, estação Piramide-Ostiense. Mas depois que descer do metrô é necessário caminhar uns 10 minutos.
Da Estação Termini: ônibus 170 – Da Piazza Venezia/Teatro di Marcello: ônibus 780, 781, 83, 716.
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Galerias dos Mapas ou das Cartas Geográficas, Museus do Vaticano
- A monarquia romana e os 7 reis de Roma
- Hostel em Roma: Dica para economizar na estadia
- Roma, Itália: Tudo o que você precisa saber
- Caffè Propaganda: lugar para comer perto do Coliseu
4 respostas
Oie, desculpa pelo comentário aleatório, mas estarei em Roma no dia da final da copa e estou procurando algum bar, restaurante que tenha brasileiros para assistir ao jogo! Você saberia me dizer algum?
Obrigada, Fernanda
Aqui: https://www.facebook.com/egon.discorestaurant
Abs,
Lu
Boa noite
Quais os melhroes dias – tirando domingo – para se visitar o bairro e aproveitar bem o mercado? e o horário?
O mercado funciona de segunda a sábado, mas de segunda a sexta é mais tranquilo e com menos filas para comer.
Um abraço,
Luciana