Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Roma em Maio: Clima, Malas e Programação

Visitar Roma em Maio é um dos melhores meses para curtir a cidade. Do mesmo modo que Roma em abril, nessa época a cidade mostra o melhor de si.

Nessa época do ano o clima está mais do que agradável: um calorzinho sem que ainda sejam os dias tórridos do verão, os bares colocam mesinhas na calçada e as filas das sorveterias começam a ficar grandes. Todos estão em busca de um bom gelato.

A cidade fica inundada de cores: as varandas e os canteiros estarão cheios de flores, e os parques estarão com um relvado coberto de minúsculas margaridas ou de plantas silvestres. Você vai querer passar muito tempo passeando por Roma.

Leia também:

Maio em Roma também é um ótimo momento para explorar alguns dos belos parques e jardins da cidade, aproveitar o sol e o calor na varanda de um bar ou simplesmente bater perna pela Cidade Eterna.

Não deixe de passear pelos bairros fascinantes da cidade, como por exemplo, os pitorescos Trastevere e Monti.

Powered by GetYourGuide

Qual é a temperatura de Roma em Maio?

A temperatura em Roma em Maio registra mínimas de 13°C e máximas de 24°C. Porém considere que, mais para o final do mês, ou seja, na última semana de maio, as temperaturas podem chegar a quase 30°C nas horas mais quentes do dia.

Maio é um excelente momento para visitar a Cidade Eterna. Os dias estão mais longos, os bares e terraços panorâmicos ficam animados. No mês de maio, a duração do dia em Roma é normalmente entre 15 horas de luz (início do mês) e 16 horas de luz (final do mês).

Quais são as principais coisas a fazer em Roma em Maio?

Nessa época do ano muitas atrações turísticas abrem à noite. Uma boa ideia é fazer a visita noturna dos Museus do Vaticano e Capela Sistina (todas as sextas-feiras).

Outra possibilidade é aproveitar também para curtir a vista panorâmica do Vittoriano, e fazer passeios em áreas arqueológicas ao ar livre como as ruínas do Fórum Romano e Palatino, e também Ostia Antiga ou o parque dos aquedutos na Via Ápia Antiga.

Leia mais | O que fazer em Roma: Dicas Incríveis para curtir a cidade

ROMA EM MAIO

Digamos que a cidade recupera a sua vivacidade já a partir de Abril. Quando digo vivacidade, significa que o cérebro dos romanos entende que o inverno definitivamente acabou, não somente no calendário oficial, mas nas temperaturas.

Curtir Roma em Maio significa ter uma temperatura agradável (nem frio nem calor), ver as vitrines das lojas super coloridas (todos terão guardado os casacos pretos e cinzas no armário… até o próximo inverno!), os museus e atrações culturais prolongam as suas horas de funcionamento.

Como Roma é uma cidade que dá para ver quase tudo a pé, pelo menos os principais pontos turísticos de Roma, esse pode ser o momento de bater perna e, entre uma visita e outra tomar um bom sorvete, ou quem sabe, um aperitivo em um dos barzinhos da cidade.

Reserve o seu! Passeio Guiado em Roma com guia brasileira

Feriados em Roma durante o mês de Maio

Maio é um mês com somente um feriado, 1 de Maio, Dia do Trabalho.

É uma data muito comemorada, com concertos populares e gratuitos, e o maior de todos é na Piazza San Giovanni, ao lado da Catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão.

Prepare-se porque algumas atrações turísticas podem não abrir no dia 1 de Maio e os meios de transporte circulam com um intervalo maior.

O show de 1 de Maio na Piazza San Giovanni, em frente à Catedral de Roma.

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros. A cotação é totalmente gratuita com desconto de até 10%. Para saber mais, leia: Seguro Viagem para Itália: qual o melhor e mais barato?

>> Faça a cotação do seu seguro viagem para a Europa

Por que visitar Roma em Maio?

Primeiramente pelo clima agradável que está chegando na cidade. O inverno finalmente se foi e o agradável sol da primavera enfeita Roma em Maio.

O clima esquenta o suficiente para se livrar de casacos pesados, écharpes, luvas e gorros. Os dias quentes e ensolarados que tornam os passeios e viagens uma experiência fantástica.

Este é o momento ideal para conhecer Roma como um morador local antes que as multidões de verão cheguem à cidade. Embora nessa época muitos turistas já visitem a cidade, Roma ainda estará longe das multidões dos meses de Junho e Julho.

Para que a sua visita a Roma em Maio seja muito agradável, não esqueça de comprar os ingressos fura-filas para as atrações.

Como eu disse, a cidade de Roma ainda estará longe do tumulto da altíssima temporada, mas nessa época do ano já há bastante filas nos principais monumentos.

Compre seus ingressos fura-filas e faça uma viagem com tranquilidade:

o que fazer em trastevere

Chove em Roma em Maio?

Tenho ótimas notícias para você que vai visitar Roma em maio: a chance de chuvas é de no máximo 6 dias ao longo de todo o mês. Geralmente a maior chance é na primeira quinzena do mês.

Conforme nos aproximamos de junho, diminui bastante a chance de chuvas. E mesmo se chover, são nuvens passageiras, que não comprometem em nada o passeio em Roma em maio.

Leia mais:

 

MALAS PARA ROMA EM MAIO

O que colocar nas malas para visitar Roma em Maio? Raciocine da seguinte maneira: pelo menos até a primeira quinzena de Maio, o tempo estará mais fresquinho nas primeiras horas do dia e à noite.

Nas horas mais quentes do dia vai fazer calor, sobretudo se você estiver caminhando pela cidade.

A partir da segunda quinzena, as primeiras horas do dia e a noite são frescas (porém, bem menos frescas do que no início do mês), e as horas mais quentes do dia se acentuam.

Não é mais época de botar botas, écharpes pesadas, nem toucas na mala. Privilegie pashminas de algodão, jaquetas, trenchcoats, blazer ou casaqueto de tecido mais leve.

Para o final do mês você já pode colocar as suas pernas e bracinhos de fora! Se o seu hotel tiver piscina, já dá para tomar um banhozinho nas horas mais quentes do dia.

3 DICAS RÁPIDAS DE HOSPEDAGEM:

ONDE SE HOSPEDAR EM ROMA PERTO DOS PONTOS TURÍSTICOS

Como a maioria dos pontos turísticos estão espalhadas pelo centro histórico de Roma, os melhores bairros onde se hospedar em Roma e fazer tudo a pé são: Fontana di Trevi, Pantheon e Piazza di Spagna:

  1. Hotel em Roma nos arredores da Fontana di Trevi. Dica: Relais Fontana di Trevi
  2. Hotel em Roma nos arredores do Pantheon. Dica: Hotel Adriano
  3. Hotel em Roma nos arredores da Piazza di Spagna. Dica: Hotel San Silvestro

ROMA EM MAIO – O QUE VER E FAZER

Além do excelente clima e da tranquilidade antes da alta temporada, a primavera em Roma é o momento ideal para curtir alguns eventos divertidos e muita cultura.

INTERNAZIONALE DI TENNIS

Maio é o mês mais esperado para os fãs do tênis em Roma: é a hora do Internazionali di Tennis, a nossa versão de Wimbledon ou Roland Garros. O torneio de tênis de Roma também é conhecido como Internazionali BNL d’Italia, porque patrocinado pelo banco BNL.

Nessa ocasião participam os melhores atletas mundiais.

O Internazionale di tennis é realizado em um complexo esportivo  construído durante a ditadura fascista. O lugar por si só é um interessante passeio para conhecer a arquitetura moderna de Roma, entre a década de 20 e a década de 50 do século passado.

NOITE DOS MUSEUS

Roma em Maio nos presenta com a Noite dos Museus. Geralmente muitos museus da cidade são gratuitos e ficam abertos até as 2 da madrugada (às vezes até mais).

Se você curte museus, leia também:

DICAS PARA VISITAR ROMA EM MAIO

Existem algumas maneiras de garantir que Roma em Maio seja memorável.

    • Maio já é considerada alta temporada, então os preços dos hotéis aumentam. Além disso, nessa época atrações turísticas como Coliseu e Vaticano/Capela Sistina ficam com filas dando voltas no quarteirão. Compre todas as suas entradas com antecedência e fure as filas.
    • Estando na primavera e com a quantidade de floradas e plantas, a cidade de Roma em Maio tem níveis mais altos de pólen. Se você for alérgico, traga seus remédios. As farmácias italianas são muito reticentes a venderem remédios para asma, bronquite ou alergias mais graves sem receita médica.
    • Aproveite os dias de Maio para curtir um aperitivo como fazem os romanos. O aperitivo é um happy hour o qual, junto com a bebida, são sempre fornecidos uns belisquetes. Alguns bares adoram o sistema do bufezão que a gente come até capotar, outros vão nos servindo aos comidinhas aos poucos para a galera não exagerar. Mas independente do estilo do aperitivo, tome um Spritz, um Prosecco, um Franciacorta sentado em uma mesinha, quem sabe com vista para algum ponto turístico?
    • Não se esqueça! Nessa época, as sorveterias estão pipocando. Programe-se para tomar muitos sorvetes em Roma. Se jogue nos sabores mais inusitados. Não será impossível encontrar até sorvete de campanhe ou de queijo gorgonzola!

Outras dicas de Roma:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!