Se você estiver programando uma viagem para Roma em janeiro, então, este post explicará todo o essencial para a sua viagem ser programada com sucesso.
Janeiro é um mês especial porque, pelo menos a primeira semana é vivida com aquela atmosfera de férias de início de ano para muitas famílias italianas.
Como as escolas, universidades e muitas repartições públicas (e Roma sedia muitos ministérios!) fecham para o recesso de Natal e Ano Novo, há muitos italianos curtindo as atrações turísticas da própria cidade.
Leia também:
- Conexão em Roma: o que fazer em um dia em Roma
- Roma em Novembro: fazer as malas para meados do outono
- Estação Termini, Roma: dicas práticas e de segurança
Não perca seu tempo precioso em filas
- Ingresso fura-filas do Coliseu, Fórum Romano e Palatino
- Ingresso fura-filas dos Museus do Vaticano e Capela Sistina
Dicas de hotéis em Roma
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d’Alba
Alerta: quesito lotação e preços
Na Itália há um recesso durante as festividades de natal, reveillon e epifania. Escolas, universidades, repartições públicas, e também muitas empresas privadas tiram férias totais ou parciais entre mais ou menos 21/12 a 06/01.
Portanto, considere que pelo menos até dia 10 de janeiro a cidade estará bem cheia, com o pico de lotação nos primeiros dias logo após o reveillon.
Com isso, as atrações turísticas costumam ficar lotadas, e é um pouco complicado (quando não impossível) conseguir ingressos para visitar o Coliseu e os Museus do Vaticano de última hora.
O número de turistas começa a diminuir mais ou menos a partir de 15 de janeiro. Mas, para notar uma verdadeira calmaria em janeiro, será necessário visitar a cidade na última semana do mês.
Importante também saber que nessa época os preços dos hotéis costumam ser bem caros.
O que fazer então para curtir Roma em Janeiro?
Para quem vai estiver em Roma na virada do ano e na primeira semana de Janeiro as opções são:
Correr pelas ruas de Roma no dia 31 de Dezembro
Para encerrar o ano, no dia 31 de Dezembro temos uma repaginação da tradicional Corrida de São Silvestre (antecipada!).
Ela atualmente se chama We Run Rome e para se inscrever basta visitar o site: https://www.werunrome.com/
Curtir o Reveillon em Roma
A cada ano o Reveillon de Roma reserva surpresas diferentes. Se antes o ápice era a queima de fogos de artifícios no Coliseu, hoje em dia há grandes eventos musicais, teatrais e performances sobretudo no Circo Máximo.
Geralmente no dia 1 de Janeiro há um dia inteiro dia de eventos musicais, pequenos shows, performances gratuitas em vários pontos da cidade. Tudo patrocinado pela Prefeitura de Roma.
Saborear um brunch em algum hotel ou restaurante bem chique
Sobretudo se você comemorou seu Reveillon na rua, na virada do ano, porque não aproveitar o primeiro dia do ano para saborear um brunch nos hotéis cinco estrelas de Roma?
Um provado e aprovado: brunch do Hotel De Russie. Média de preços sem bebidas alcoólicas: 65 euros por pessoa.
Festejar a Befana (com muitos doces) ou Epifania no dia 6 de Janeiro
Dia 6 de Janeiro é feriado em Roma, comemoramos a Festa da Epifania. A tradição diz que uma senhora idosa ou bruxinha voadora dará uma meia com doces para as crianças que se comportaram bem, e uma meia com carvão para quem se comportou mal.
Os supermercados, confeitarias e bares ficam cheios de meias com doces, e algumas confeitarias inclusive fabricam pedras de carvão feitas com açúcar.
++ Leia Mais | Epifania ou Festa da Befana
Fazer comprinhas nas liquidações de inverno
As liquidações em Roma começam na primeira semana de janeiro e duram até o final de fevereiro.
Muitas lojas oferecem descontos de até 75% e, com a liquidação começando bem próxima ao natal, cada vez mais as pessoas têm deixado para fazer as suas compras de natal, na verdade, depois do Reveillon.
++ Leia Mais | Liquidação de inverno: como adiar as compras de Natal
Programas e Atividades Culturais em Roma em Janeiro
Janeiro é um mês frio (com céu azul, mas dias bem frios) e com poucas horas de luz. Por volta das 17h já estará escuro.
Uma boa ideia é você curtir a cidade durante o dia, e deixar para fazer um happy hour ou curtir um bom chocolate quente após o calar da tarde/noite.
As atrações turísticas e os museus têm horário reduzido durante o inverno, portanto em janeiro, o Coliseu, por exemplo, fecha mais cedo. Antes de visitar qualquer atração turística, consulte sempre os sites oficiais e veja os horários.
Horário de abertura das principais atrações de Roma em Janeiro
- Coliseu, Fórum Romano e Palatino: das 8:30 às 16:30, com último acesso às 15:30
- Basílica de São Pedro: das 7:00 às 18:30
- Pantheon: das 9 às 18h (mas fecha no dia 1 de Janeiro)
- Galleria Borghese: das 9 às 19h
- Museus do Vaticano: das 19 às 18h, com último acesso às 16h.
Óperas e Musicais nas Igrejas
O inverno é uma época em que pipocam óperas, recitais e musicais nas igrejas. Geralmente os preços são um pouco bem mais camaradas do que assistir esses espetáculos em teatros.
Também há algumas igrejas que colocam cartazes anunciando óperas gratuitas. Lista de igrejas com espetáculos de óperas:
As duas principais igrejas com óperas
Essas são igrejas que há pelo menos quinze anos organizam óperas e espetáculos com tenores e corais.
- San Paolo Entro Le Mura
- Igreja Anglicana All Saints
Mas também há algumas igrejas espalhadas por Roma com óperas
- Na Praça Navona: Chiesa di Sant’Agnese
- Na Via del Corso: Chiesa di San Marcello al Corso e também no estupendo Palácio Pamphij
- Na Fontana di Trevi: Chiesa dei Santi Vincenzo e Anastasio
- Perto do Castelo Sant’Angelo: Chiesa di San Celso
Shows, Mostras, Exposições, Peças e Musicais
Janeiro não é temporada de shows. Digamos que a temporada de shows vai de abril a setembro, alcançando seu auge no alto verão, nos meses de maio, junho e julho.
No entanto, há sempre boas mostras nos principais museus de Roma e também é a temporada de peças teatrais, óperas e musicais.
Pratos de Inverno
Nessa época do ano, aconselho provar pelo menos dois pratos de inverno: polenta e pasta e fagioli (massa no caldo de feijão).
Alguns restaurantes também propõem um prato tradicional da Toscana, a ribollita (sopa de pão dormido e verduras). Não é muito comum encontrar a ribolitta em Roma, mas se achar, prove!
Pistas de Patinação no Gelo
Não estamos no nível das pistas de patinação no gelo de Nova York (as que eu mais amo no mundo), mas, temos algumas boas opções em Roma:
++ Leia Mais | Pistas de patinaçção no gelo em Roma
Alguns shopping centers também montam pistas de patinação, mas costumam ser pequenas. Se você por acaso se aventuras nas liquidações e chegar até o Shopping Center Porta di Roma, saiba que lá tem pista de patinação no gelo.
Temperaturas e como fazer as malas
Estaremos em pleno inverno, então vai saber frio. Janeiro é um mês gelado, no qual a Itália é alcançada pelas correntes de ar frio que chegam da Sibéria!
Mas apesar do frio, janeiro nos presenteia com muitos dias de céu azul e ensolarado. A média de temperatura de janeiro é de 3 a 12 graus, mas nas primeiras horas da manhã ou na madrugada, a temperatura pode ficar abaixo de zero.
Todos os ambientes fechados são aquecidos, inclusive os meios de transporte. Aqui a gente usa o método de vestir-se em camadas. Uma camisetinha segunda pele por baixo da camisa/camiseta principal, por sua vez por baixo de um pullover que é arrematado com o casaco.
Se seu casaco for desses que não deixa passar nenhum frio, acho legal não exagerar na grossura do pullover. Talvez um pullover mais fino dê conta do recado.
++ Leia Mais | Quando visitar Roma: temperatura, clima, melhores épocas
Quais são as peças indispensáveis para se vestir em janeiro?
1. Casaco forrado
Quando penso em me proteger do frio, a escolha do casaco é fundamental. Existem vários tipos de casacos forrados e de vários comprimentos. Esse aqui em cima vai até a cintura.
O salvador da pátria: os casacos da marca Quechua, que são vendidos nas lojas Decathlon e o efeito é esse da foto. Você dobra e ele fica minúsculo. E eles esquentam pra caramba! São feitos com os mesmos tecidos e tecnologia dos agasalhos para esqui, porque devem ser leves e aquecer ao mesmo tempo.
Eu os uso sem dó nem piedade e, se a ocasião exigir um look mais arrumadinho, capricho no que estarei vestindo por baixo do casaco, na echarpe, nas luvas, nos brincos e até na maquiagem. Afinal, se vou a uma festa ou a um restaurante, por exemplo, a primeira coisa que farei é tirar o casaco.
Acima uma ótima opção: o casaco duplo. A parte vermelha é um colete forrado, que é separado do resto do casaco e pode ser juntado por meio de fechos e botões de pressão. Se estiver muito frio dá pra usar tudo junto, se estiver mais quentinho, o segredo é usar só a parte de cima, sem o colete.
++ Leia Mais | Decathlon: loja de artigos esportivos e agasalhos de inverno
Ver Neve em Roma
Oh, gente… Raramente neva em Roma. Digo, neve em grandes quantidades. Em janeiro o que vemos é aquela geada, que deixa aquela camadinha de gelo (irritante!) no vidro dos carros.
++ Leia Mais | Afinal, tem ou não tem neve em Roma?
Para ver neve, esquiar, curtir um snow board, você terá que programar uma viagem para as cidades colinares e montanhosas nos arredores de Roma. A pelo menos 1 hora de viagem a partir da capital.
++ Leia Mais | Monte Livata, estação de esqui em Roma
Ver o Papa em Janeiro
Em janeiro o papa celebrará as audiências gerais nas seguintes quartas-feiras e o Angelus aos domingos aos meio-dia.
Leia | Ver o Papa: Tudo o que você precisa saber e fazer
Comprar as atrações com fura-filas
Mesmo sendo (tecnicamente) baixa temporada em Roma em janeiro, compre antecipadamente os ingressos do Coliseu, mas sobretudo, compre o fura-fila dos Museus do Vaticano.
Com o frio que vai fazer, não vai ser nada agradável ficar congelando na fila ou embaixo de chuva.
Ademais, como disse no início desse post, pelo menos na primeira semana do ano muitas famílias italianas estão de férias e também curtem a cidade.
++ Compre agora o Roma em 5 Rotas: seus roteiros de viagem já todos planejados
Viagens de trem: atenção aos atrasos
Se a sua viagem também prevê outras cidades italianas, a causa da neve em boa parte do país, acontecem atrasos nos trens.
Portanto, se tiver que pegar um avião, programe a sua viagem de trem com muitas horas de antecedência antes do horário do seu voo.
Saiba lidar também com possíveis atrasos nos voos, então tenha sempre um livro, alguma distração e um pouco de dinheiro para gastar nas horas em que passará no aeroporto.
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Vai viajar? Compre agora seu seguro viagem com 10% de desconto
- Passeio Guiado na Capela Sistina: Contrate uma guia brasileira em Roma
- Faça um passeio em Roma em um ônibus panorâmico hop on-hop off
- Galleria Borghese: uma visita que vale a pena
- Onde ficar em Roma: Melhores Bairros + Mapas
- Roma com chuva: como curtir a cidade dos dias molhados?
Respostas de 15
Olá Luciana prazer sou a Jaicce tudo bem? Então vou fazer um passeio na europa e vou passar primeiro 1 dias em lisboa com a carta convite de minha amiga, depous gostaria de passar 2 dias em roma e dois dias em Paris, aí voltou para lisboa… Vc acha que terei problema no aeroporto de fiumiccino chegando de vôo doméstico para entrar em roma??? Estou apavorada!!! Muito obrigado e Deus te abençoe Ricamente sempre
Não creio. Vindo de outra cidade no espaço schengen não há controle da imigração.
Olá, Luciana. O frio que mencionou se compara a uma tarde de outono em São Paulo ou é muito frio, realmente? Obrigada
Quantos graus faz em uma tarde de outono em São Paulo? Aqui pode fazer 5 graus.
Perdão, Luciana. Esqueci de ver o seu perfil para saber se já esteve em São Paulo ou de perguntar se tinha conhecimento a respeito. Não me lembro de ter passado por um dia com a sensação térmica de 5 graus. Obrigada pelo retorno
Não precisa conhecer São Paulo pra saber o óbvio, comparar outono de Sp com inverno europeu? Não faz o menor sentido essa indagação…
Obrigada por dispor do seu precioso tempo com um comentário mega construtivo, amada!
Olá, o meu nome é Patrícia estava em pensar visitar Roma na segunda semana de janeiro 2023…nessa altura faz muito frio? As entradas em museus, coliseu são em conta ou grátis?
Obrigadaa
Faz bastante frio, sim.
Museus grátis só no primeiro domingo do mês e Vaticano no ultimo domingo do mês.
Boa tarde. Irei visitar Roma em Janeiro/23 consigo visitar o coliseu?
Claro que sim!
Olá! Dia 2 e 3 de janeiro tudo funciona normalmente em Roma ou as atrações turísticas estão fechadas?
Tudo funciona normalmente
Quando abrem as vendas dos ingressos nos sites oficiais para janeiro? Entrei hoje e, ainda não estão disponíveis…
Geralmente 60 dias antes.
Abs,
Luciana