Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Descubra o Terraço Panorâmico do Vittoriano em Roma: Uma Vista Magnífica da Cidade Eterna

Um terraço panorâmico em Roma, onde muita gente não espera, fica localizado no Vittoriano ou Altare della Patria.

Ele é um dos monumentos romanos que mais recebe visita dos turistas, e tem um terraço panorâmico com uma vista magnífica.

Foi ideia de um dos prefeitos da cidade ter esse local como terraço panorâmico em Roma. Uma vez ele subiu no teto do Vittoriano, e disse que era uma pena que o público não pudesse ter a oportunidade de ver a cidade do alto.

Leia também:

terraço panorâmico em roma

Um pouco sobre a história do monumento:

Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II também conhecido como Altare della Patria ou ainda Il Vittoriano é um monumento em honra a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Situa-se em Roma entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino tendo sido projetado por Giuseppe Sacconi em 1885. Foi inaugurado em 1911, e completado em 1935.

Feito de puro mármore branco de Botticino, apresenta majestosa escadaria, colunas coríntias, fontes, uma enorme estátua equestre de Vittorio Emanuele duas estátuas da deusa Nike em quadrigas.

A estrutura tem 135 m de largura e 70 m de altura, mas se as quadrigas e as vitórias aladas forem incluídas, a altura passa a ser de 81 m.

terraço panorâmico em roma

Histórias e controvérsias do Vittoriano

O monumento é controverso desde sua construção pois significou destruir uma grande área do Monte Capitolino, a qual guardava vestígios medievais no local. A construção em si é frequentemente considerada pomposa e demasiado grande.

terraço panorâmico em roma

É facilmente visível da maior parte de Roma, apesar de ter um formato de caixa e de não possuir um domo ou uma torre. O prédio é também muito branco, chamando muito à atenção no meio dos edifícios marrons que o rodeiam, fazendo com que tenha vários apelidos.

Os estrangeiros por vezes referem-se a este monumento como “bolo de noiva”, e os romanos apelidaram-no de “máquina de escrever”.

Um terraço panorâmico em Roma, com vista de 360° graus

Em 2007 foi inaugurado o elevador panorâmico que nos leva até o teto do monumento, e lá de cima a vista é simplesmente de tirar o fôlego! Não perca essa chance de jeito nenhum!

vista do terraço panorâmico em roma

Subi toda a escadaria do Vittoriano, passei por dentro do monumento e subi mais degraus. Chegando lá em cima, da primeira sacada já dá pra ver Roma um pouquinho do alto, mas o melhor ainda está por vir.

Passei pela parte de trás do Vittoriano e já vi o elevador de vidro. Na parte posterior tem algumas ilustrações contando a história da construção, e também uma foto do monumento em 1930.

vista-panoramica-vittoriano-6

O bilhete para subir de elevador custa 16 euros, não aceita e nem faz desconto para quem tem Roma Pass. Menores de idade não pagam. Jovens de 18 a 25 anos tem 50% de desconto.  

O tempo de espera na fila foi inferior a 5 minutos e a capacidade do elevador é de 6-8 pessoas.

O terraço abre todos os dias, das 9:30 às 19:30, mas a bilheteria fecha às 18:45. O monumento não abre dia 25 de dezembro e 1 de janeiro. Todas as informações estão no site oficial de serviços turísticos e lazer da Prefeitura de Roma.

++ Leia Mais | Qual moeda levar para a Itália?

vista-panoramica-vittoriano-7

Chegando lá em cima… a sensação é única. Mesmo em um dia de muito calor, estava uma brisa maravilhosa, e ver Roma do alto dá uma sensação de ter o mundo aos nossos pés. Fiquei emocionada, mesmo depois de tantos anos morando em Roma. Lá em cima também tem uns binóculos panorâmicos cujo uso é gratuito.

Leia mais:

vista-panoramica-vittoriano-8

O monumento também abriga três museus:

Complesso del Vittoriano – endereço: Via di San Pietro in Carcere, com entrada pela Via dei Fori Imperiali. Este espaço hospeda grandes mostras nacionais e internacionais. Preço dos ingressos: 12 euros. Horário de abertura: de 2a a 6af: 9.30-19.30; 6af e sábado: 9.30-23.30; Domingo: 9.30-20.30 – A bilheteria fecha uma hora antes do horário de encerramento das mostras.

Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana – MEI, com acesso pela Piazza D’Ara Coeli. A entrada é gratuita. Todos os dias das 9.30 às 18.30h – Última entrada: 17:45h.

Museo Sacrario delle Bandiere delle Forze Armate (tradução livre: Museu das Bandeiras das Forças Armadas), com acesso pela Via dei Fori Imperiali. A entrada é gratuita e funciona das 9.30h às 18.30h. Fecha na primeira segunda-feira do mês.

Boa visão!

Encontre mais dicas para a sua viagem a Roma:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

11 respostas

  1. Parabéns pelo blog! Excelente!! Esta postagem é de 2013, será que atualmente já é possível acessar o terraço pela escada ou continua somente com elevador?? Grazie mille.

  2. Para chegar ao elevador só pelas escadas ou tem algum caminho mais acessivel para cadeira de rodas?

    1. Existe um entrada para cadeirantes, na ala direita do monumento, passando por dentro do Museo dell’Emigrazione Italiana. O elevador conduz até o terraço onde fica a subida do elevador panorâmico.
      Abs,
      Luciana

  3. Boa tarde, existe algum site onde podemos comprar os ingressos do próprio local, sem intermediação de agencia?

  4. Olá! Ótimas dicas!
    Gostaria de saber se é possível comprar o bilhete somente para o elevador e o terraço antecipados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!