O Gueto Hebraico é um dos pequenos bairros que fazem parte do centro de Roma. Escondidinho (mas nem tanto!) entre o Campo de Fiori e Trastevere, o local é uma das melhores opções de passeio, principalmente para aqueles que querem saber e conhecer mais sobre a história do segundo maior gueto judeu do mundo
O segundo gueto judaico mais antigo do mundo (o primeiro é o de Veneza!), reserva surpresas para quem fazer passeios mais alternativos em Roma.
O Museu da Shoah é uma ótima opção de passeio. E ele é grátis!
A comunidade judaica romana é a mais antiga das comunidades judaicas europeias, pois chegaram a Roma no séc II a.C. Ou seja, há mais de 2000 anos.
Leia mais:
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
- Pedras de tropeço: intervenções urbanas para recordar as vítimas do nazismo
- A Fontana delle Tartarughe e a sua origem graças a um desafio amoroso
Graças à sua importância e representatividade, há muitos anos existe o projeto de inaugurar um grande Museu da Shoah em Roma.
Mas aqui na Itália as coisas acontecem muito lentamente. Enquanto aguardam o definitivo, foi inaugurado um pequeno Museu da Shoah em um antigo prédio medieval no Gueto, ao lado do pórtico de Ottavia e do Teatro de Marcelo, a poucos metros da grande Sinagoga e a poucos minutos de caminhada do Trastevere.
O museu é gratuito e altamente educativo. As mostras são sempre inerentes à comunidade judaica não só romana. Um dos temas mais presentes nas mostras é o holocausto judeu durante a segunda guerra mundial.
É importante saber que o lugar onde o museu se encontra é altamente simbólico e cheio de história. De uma dolorosa história.
Ele se encontra no Largo 16 Ottobre 1943. Nas primeiras horas da manhã do dia 16 de outubro de 1943, a SS nazista fez uma operação pente-fino, retirando todos os judeus das suas casas, e levando-os para os campos de concentração.
Esse evento se chama Il Rastrellamento del Ghetto (Operação Pente-Fino no Gueto). Todos foram reunidos ali no largo, antes de serem mandados para uma prisão provisória no colégio militar (que na época ficava na Via della Lungara, no Trastevere), e depois de 8 dias todos foram transportados para Auschwitz-Birkenau.
Foi ali que pude ver uma mostra muito interessante sobre a história da família de Anne Frank, que se concentrava principalmente na história deles antes da guerra e na imigração da Alemanha para a Holanda.
Na minha última visita, o tema da mostra era justamente a devastação e a pilhagem que ocorreu no dia 16 de outubro de 1943.
Leia mais:
Durante a exposição há muitas explicações da origem dos judeus de Roma, da lei racial de 1565 que criou o Gueto Judaico, da Unificação da Itália em 1870 que atribuiu definitivamente a cidadania italiana aos judeus-italianos, até os anos 30 do século passado, com as políticas de segregação fascista e nazista.
Muito tocante um vídeo com os depoimentos daqueles poucos que sobreviveram, porque conseguiram fugir à operação pente-fino. Alguns foram os únicos membros das suas famílias a voltarem dos campos de concentração.
O nosso mundo vive constantemente época de barbáries e incertezas, portanto, considero que o museu e as suas mostras são um importante momento de reflexão sobre o presente e futuro da humanidade.
Museo della Shoah di Roma
Site: https://www.museodellashoah.it/
Endereço: Via del Portico d’Ottavia 29
Dias e Horários: De Domingo à quinta-feira das 10h às 17h. Sextas-feiras das 10h às 13h (exceto em ocasião de datas comemorativas judaicas).
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Estação Tiburtina: a segunda maior estação ferroviária de Roma
- Caravaggio: principais obras grátis em Roma
- Calígula: loucura e depravação no Império Romano
Respostas de 3
Adoro esse tipo de museu, apesar de serem tristes. Mas aprender mais da história é muito bom. =)
Cada vez que entro aqui acabo encontrando algo diferente em Roma! Adorei essa dica e nem preciso dizer que o local está marcado no mapa, né? Meu maridão agradece a dica 😉
Fico esperando vocês pra gente fazer um passeio juntos.
Beijossssss