Os Mercados de Trajano estão no caminho de quem passa pela área arqueológica da Via dei Fori Imperiali, no caminho de ida ou de volta que liga a Piazza Venezia e o Vittoriano ao Coliseu, podendo, assim, contemplar as ruínas daquele que foi o primeiro centro comercial do mundo.
Os Mercados de Trajano ficavam ao lado do Fórum de Trajano. Hoje caminhamos por uma rua asfaltada que separa as duas calçadas da área arqueológica, mas imaginem que antes todo o espaço dos vários fóruns imperiais era único.
Tanto o fórum quanto os mercados foram construídos no séc II d.C.
Leia também:
- Monti: o bairro charmoso que é concorrente do Trastevere
- 5 dicas para evitar enormes furadas gastronômicas em Roma
- O que você precisa saber para passar sem medo na imigração italiana
Trajano foi o imperador que venceu duas guerras na Dácia, área geográfica onde hoje temos alguns países do leste europeu, principalmente a Romênia. E é graças a essa dominação que o romeno também é uma língua latina.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Ali no início da Via dei Forum Imperiali, existe uma enorme coluna em baixo relevo, a famosa Coluna de Trajano, que narra os seus feitos de conquista da Dácia. Há alguns anos foi colocado um enorme painel, onde temos a narração de toda a empresa do imperador e o que os relevos significam. Vale a pena ver!
Muitos perguntam qual era a verdadeira função dos mercados. E a “lenda popular” é que ali existira em enorme shopping-center, talvez o primeiro shopping-center do mundo!
Como o complexo é dividido em pequenos espaços, como se fossem lojas, é natural pensar que o destino do prédio fosse acolher o peixeiro, o açougueiro, o horti-fruti, as lojas de tecidos.
Mas muitos arqueólogos e históricos afirmam que, as escadarias e a falta de acesso para carroças de transporte de mercadorias faz com que muito provavelmente ali nunca tenha funcionado um shopping-center, pelo menos não em larga escala.
Recentemente foi encontrada uma placa de mármore com a inscrição em latim Procurator Foru Divi Traiani, o que faz com que se reforce a teoria que os ambientes não eram lojas ou tabernas, mas simples salas comerciais. Muito provavelmente os Mercados de Trajano, não eram nada mais, nada menos que um conjunto de “salas comerciais” onde trabalham os funcionários que cuidavam da administração do fórum.
Depois que o império romano entrou em decadência, e os tempos áureos de riqueza e poder foram pouco a pouco deixados para trás, muitos monumentos antigos (aqueles que resistiram aos incêndios ou às invasões e saques dos povos bárbaros) tiveram vários usos, inclusive o reaproveitamento dos espaços como moradia, loja, etc.
Na idade média formou-se um “pequeno bairro” aproveitando as ruínas dos mercados. O bairro durou do séc XVI ao séc XIX, quando foi construída a Via Cavour, rua que liga a estação Termini à áreas dos fóruns imperiais.
Mas ainda é possível ver os traços medievais: os andares superiores dos Mercados de Trajano, o castelo dos Cavalheiros de Malta e até torres medievais. Uma delas está escondidinha na parte traseira dos fóruns, bem no charmoso bairro Monti.
A outra torre se debruça sob a Via Nazionale, uma das mais movimentadas ruas de compras de Roma.
O Museu dos Fóruns Imperiais nos Mercados de Trajano
Hoje a antiga área arqueológica é um museu, que conta a história de todos os “outros fóruns” que estavam perto dos mercados. A dizer: o Fórum de Trajano, o Fórum de Augusto, o Fórum de Nerva e o Fórum da Paz.
Eles foram construídos pelos respectivos imperadores com cujos nomes foram batizados, em uma fase sucessiva aos fóruns imperiais.
No museu há várias explicações sobre os fóruns e todos os prédios que existiam no local, como templos e basílicas.
Ali também podem ser encontrados fragmentos de mármore e antigas estátuas encontradas nas escavações feitas no local.
Outra coisa que impressiona é a vista panorâmica de um dos lados do Vittoriano e também ver toda a via dei Fori Imperiali.
Ao passar por Roma e se seu tempo permitir, mergulhe em mais esse capítulo da antiguidade romana. Mas enquanto não vem a Roma, que tal fazer um tour virtual do local? Vá até o link http://tourvirtuale.mercatiditraiano.it/ e contemple essa maravilha arqueológica.
Endereço: Via IV Novembre 94
Site: http://www.mercatiditraiano.it/
Preço: 11,50. Gratuito todos os primeiros domingos do mês exclusivamente para os residentes da cidade de Roma
Horários: Aberto todos os dias das 9:30 às 19:30. Nos dias 24 e 31 de dezembro fecha às 14h. A bilheteria fecha uma hora antes do horário de encerramento.
Mais dicas de viagem, história e cultura:
- Primeiro triunvirato: a aliança entre César, Pompeu e Crasso
- Onde comprar roupa de frio barata em Roma?
- Em Roma: A Curiosa Estátua do Papa João Paulo II
- Visita à Basílica Papal de Santa Maria Maggiore
- As esculturas de Arnaldo Pomodoro em Roma