Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

coliseu roma

Coliseu de Roma [GUIA COMPLETO]: ingressos, dicas e história

Visitar o Coliseu de Roma é um dos principais programas turísticos de quem passa por Roma.

Todo mundo quer conhecer um pouco a história de um dos monumentos antigos mais famosos do mundo, palco de ferozes lutas entre animais e gladiadores.

Para que a visita ao monumento seja o mais prazerosa possível, na alta temporada (de abril a setembro e também nos feriados de páscoa, natal e reveillon) é importante se organizar com antecedência para comprar um ingresso fura-filas.

Para visitar o Coliseu você pode comprar os ingressos online, ou ficar na fila na bilheteria que fica logo de frente para a entrada do Coliseu.

Leia também:

coliseu roma

Dicas rápidas: vá direto para o assunto

 

Onde comprar o ingresso do Coliseu de Roma

O ingresso pode ser comprado no site oficial da atração (www.ticketing.colosseo.it) ou em sites de venda de ingressos como o Get Your Guide, por exemplo.

O ingresso é um combo que também dá direito a visitar o Fórum Romano e o Palatino, e é válido por dois dias. Você pode, por exemplo, visitar o Coliseu no primeiro dia, e o Fórum Romano e o Palatino no dia seguinte.

A data e o horário da visita ao Coliseu são vinculantes.

Ou seja: você só pode visitá-lo na data e horário marcados. Há tolerância de 15 minutos para atrasos. A partir disso, seu ingresso perde a validade e não há como trocá-lo.

Tipos de bilhetes

Há vários tipos de bilhetes. Preste atenção para não comprar um bilhete errado, porque não é possível cancelar a compra:

  • Coliseu, Fórum Romano e Palatino (circuito clássico): 18 euros
  • Coliseu com arena, Fórum Romano e Palatino: 24 euros
  • Coliseu com subterrâneo e arena, Fórum Romano e Palatino: 24 euros
  • Coliseu com terraço panorâmico, Fórum Romano e Palatino: 24 euros
  • Visita noturna somente do Coliseu e subterrâneo, geralmente de abril a novembro: 22 euros
  • Somente Fórum Romano, Palatino e Fóruns Imperiais: 18 euros

O bilhete convencional (ou simples) custa 18 euros. Ele não dá direito a visitar os subterrâneos ou arena.

Para visitar essas outras áreas que não fazem parte do circuito tradicional, é necessário comprar outro ingresso que custa um pouco mais.

ingresso coliseu roma

Menores de 18 anos têm direito a gratuidade. Estudantes de 18 a 25 anos têm direito ao ingresso reduzido. Cadeirantes ou pessoas com deficiência física têm direito a gratuidade para si e para um acompanhante.

Não há gratuidade para idosos.

Economize tempo: Fura-fila do Coliseu

Como comprar o fura-filas

Conecte-se ao site oficial do Coliseu www.ticketing.colosseo.it, escolhendo horário e data.

Antes de finalizar a compra, você receberá seu ingresso em formato PDF, diretamente no e-mail:

Escolha PRINT AT HOME [IMPRIMIR EM CASA] ou PICKUP@THE OFFICE [RETIRAR NA BILHETERIA]

Atenção: mesmo que pareça que a opção PRINT AT HOME já está selecionada, na verdade não está. Então aperte o botãozinho.

Ao escolher a versão PRINT AT HOME, o bilhete será enviado para o seu e-mail, em formato PDF, já com o código de barras. Você imprime e no dia da visita vai diretamente para a roleta. Se não puder imprimir, basta mostrar o código de barras na tela do seu celular.

Caso opte pelo PICKUP@THE OFFICE, será enviado um voucher para o seu endereço de e-mail. No dia da visita será necessário ir à bilheteria e retirar o seu ingresso. Dependendo da temporada, você pode perder de 5 a 15 minutos nessa fila.

++ Leia Mais | Seguro Viagem Itália: qual o melhor e mais barato?

Visitar o Coliseu à noite

Mais ou menos de abril a novembro (as datas podem variar. Em 2024 a abertura está acontecendo somente no alto verão) é possível visitar o Coliseu de Roma à noite.

A própria administração do monumento organiza um passeio guiado que dura 75 minutos (contadinhos no relógio), no qual aprendemos muito sobre a vida do monumento.

Nessa visita, podemos ter acesso à arena e também descer até os subterrâneos. O ingresso da visita noturna não inclui o Fórum Romano e Palatino.

coliseu de roma à noite

Ver o Coliseu a noite pode ser um programa mais do que agradável durante a sua estadia em Roma, principalmente em uma noite de luar, e longe das multidões que o visitam durante o dia.

O evento tem um nome muito sugestivo: Luna sul Colosseo (A Lua sobre o Coliseu). A ideia é poder visitar um dos maiores e mais famosos monumentos da antiguidade envolvidos pela luz do luar.

Apesar de tê-lo visitado em uma noite fria e ventosa de maio, o céu estava iluminado por uma belíssima e redonda lua cheia.

Leia também:

Da primavera até pelo menos o outono, muitos monumentos e atrações oferecem passeios noturnos em Roma.

Esses podem ser uma ótima opção para fugir do calor, quando chega o verão, e também para evitar as multidões. Geralmente são eventos com dia e horário marcados, e para um número reduzido de visitantes.

Além do cair da noite, a luz crepuscular unida ao silêncio absoluto é uma sensação única!

La Luna sul Colosseo não foge à regra. Posso confessar que foi um dos passeios noturnos mais interessantes que já fiz até hoje.

Saiba em detalhes como é essa visita noturna

Cerca de 15 minutos antes do horário marcado para o passeio no Coliseu à noite, nos é dado acesso e passamos pelo controle de segurança.

Depois disso, recebemos informações sobre onde nos reunirmos com o nosso grupo. Ou, se chegar em cima da hora, o grupo já estará formado e em frente ao ponto de encontro já dentro do monumento.

Uma vez lá dentro, o passeio começa pontualmente na hora marcada, de acordo com o idioma escolhido para a visita. Eu escolhi em italiano, mas no meu grupo havia pessoas que falavam outras línguas.

coliseu a noite como ver
Essa era a cor do céu por volta das 20:30

Importante: de acordo com a época do ano, escolha um horário que você possa ver a noite cair aos poucos dentro do Coliseu. Eu escolhi o horário das 20:50 e era início de maio (dia 08).

Não estava totalmente escuro, mas se tivesse escolhido o horário das 20:20 teria sido mais “romântico” e cenográfico ver o dia escurecer enquanto estava lá dentro.

Se você fizer esse passeio de junho a agosto, o horário das 20:50 é perfeito, porque escurece por volta das 21:30. Já a partir de setembro, acho que o horário das 20:00 pode ser o melhor.

Leia mais:

visitar o coliseu a noite
Essa penumbra tem todo um “clima”, uma atmosfera super legal!

Logo no início do passeio no Coliseu à noite, um arqueólogo, nos conduz até o interior do Coliseu e da Arena, e nos explica a história do monumento.

Porque, como, quando e onde foi construído. O conteúdo da explicação e o passeio seguem quase o mesmo roteiro da visita diurna aos subterrâneos do Coliseu.

Subterrâneos iluminados

Após cerca de 20 minutos na arena, descemos aos subterrâneos (os quais eu já havia visitado) e digo que iluminados são bem cenográficos.

Por fim, somos acompanhados até o segundo andar, de onde podemos ter uma vista do Arco de Constantino e das áreas adjacentes à parte setentrional do monumento.

A visita dura cerca de 75 minutos e saí de lá muito satisfeita por ter feito mais esse passeio em um dos monumentos mais antigos do mundo.

Ver o céu mudar gradualmente de cor, a luz da lua cheia, escutar todas aquelas histórias (muitas das quais não são mais novidades para mim, mas que mesmo assim são sempre um aprendizado) super bem narradas, foi realmente divino.

Acho que o ponto alto é realmente visitá-lo de modo exclusivo, em pequenos grupos.

coliseu a noite
Vista do Coliseu para o Arco de Constantino

Como reservar o passeio noturno para ver o Coliseu a noite?

Reserve o passeio no site oficial do Coliseu.

Todos os anos as datas mudam, mas geralmente o passeio noturno começa em abril e vai pelo menos até outubro, quando não além.

O passeio noturno (o evento se chama Luna Sul Colosseo) deve ser reservado no site www.colosseo.it

coliseu a noite
Ao entrar no site, role até chegar ao bilhete Luna sul Colosseo

Você receberá um voucher por e-mail com o código da reserva. Este código deve ser apresentado na bilheteria.

Preço: 24 euros

Qual o horário de abertura do Coliseu? Quando o monumento fecha?

Há diferentes horários de encerramento durante o ano.

Quando está frio ele fecha mais cedo, no auge do verão ele fecha mais tarde.

  • 09.00 – 16.30. de 2 de janeiro a 15 de fevereiro.
  • 09.00 – 17.00. de 16 de fevereiro a 15 de março.
  • 09.00 – 17.30. de 16 de março ao último sábado de março.
  • 09.00 – 19.15. do último domingo de março a 31 de agosto.
  • 09.00 – 19.00. de 1 de setembro a 30 de setembro.
  • 09.00 – 18.30. de 1 de outubro ao último sábado de outubro.
  • 09.00 – 16.30. do último domingo de outubro ao dia 31 de dezembro.

O Coliseu não abre nos dias: 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Dicas baseadas na minha experiência como guia de turismo:

  • Na sexta-feira santa, o Coliseu costuma não abrir, por causa da celebração da Via Crucis.
  • 3-4 dias antes e 1-2 dias depois da sexta-feira santa, geralmente também pode haver cancelamento das visitas noturnas, porque estarão montando e desmontando a iluminação para a celebração da Via Crucis em Roma. Você poderá perguntar porque vendem ingressos se sabem que cancelarão as datas? Eu respondo: porque estamos na Itália!
  • Dia 2 de Junho é feriado da Proclamação da República. A parada militar celebrada na parte da manhã nas proximidades do Coliseu causa um pouco de tumulto: o metrô fecha, a bilheteria do Fórum Romano e do Palatino nࣦão funcionam. Se visitar o Coliseu nessa data, arme-se de paciência.
  • Domingos e feriados são os dias nos quais o monumento fica mais cheio do que o habitual.
vista interna do coliseu

Há banheiros, lanchonetes e lojinhas? Há guarda-volumes?

Sim, há banheirosno andar térreo. Não há lanchonetes, mas há duas máquinas distribuidoras automáticas de água no primeiro andar. Há lojinhas de souvenirs e bookshop dentro do monumento.

Não existe guarda-volumes e é proibido entrar no Coliseu com mochilas grandes, malas e com garrafas de vidro.

Quando visitar o Coliseu de Roma de graça?

O Coliseu oferece uma gratuidade todos os primeiros domingos do mês. Nesse dia não há marcação de horário, e é necessário ficar na fila.

Leia também:

Vale a pena visitar o Coliseu com o Roma Pass?

Nos últimos anos houve mudanças para quem usa o Roma Pass. Atualmente é necessário marcar dia e horário + pagar 2 euros de tarifa adicional.

Antigamente era suficiente chegar na hora e mostrar o Roma Pass para ter a fila mais prioritária de todas.

Praticidade: Roma Pass 48h ou 72h

A reserva de dia e horário custa 2 euros e deve ser feita no site oficial do Coliseu www.ticketing.colosseo.it Para tal é necessário selecionar a opção biglietto ridotto (bilhete reduzido), no valor de 2 euros.

Sem a reserva de dia e horário e do pagamento adicional de 2 euros, seu Roma Pass não será válido para entrar no monumento.

Leia também: Novas regras para visitar o Coliseu com o Roma Pass

Onde fica o Coliseu e como chegar lá

O monumento fica no centro de Roma, mas não no “miolão”. Então, apesar de central, ele fica um pouco mais afastado das principais atrações.

Chegar é bem fácil, porque a estaçࣦão do metrô (linha B, parada Colosseo) fica imediatamente na frente dele. Endereço oficial: Piazza del Colosseo 1.

Um pouco sobre a história do Coliseu

Ele foi construído para comemorar e afirmar a grandiosidade do Império Romano e da sua capital, Roma, um marco para a história do mundo antigo.

Passaram-se quase 2 milênios desde a sua inauguração, que aconteceu em 80 d.C., e mesmo que hoje em dia ele esteja grande parte em ruínas, ainda assim é muito fascinante poder visitar e contemplá-lo.

As palavras do monge conhecido como “venerável Beda” ilustram o quanto o Coliseu sempre foi importante para Roma: Enquanto o Coliseu existir, Roma também existirá; quando o Coliseu cair, Roma também cairá; quando Roma cair, o mundo cairá.

Beda viveu entre os sécs. 7 e 8 d.C. e sua profecia nos mostra como na alta idade média e a pouco mais de dois séculos da queda do império romano, o Coliseu ainda estava no centro das atenções na Roma Antiga.

vista do subterraneo do coliseu

Por que, quando e como ele foi construído?

A história do Coliseu está ligada ao período de decadência e frustração que aconteceu após o incêndio de Roma, os excessos e a morte do imperador Nero.

Quando Nero morreu, em pouco menos de 2 anos passaram 4 imperadores pelo trono: Galba, Vitélio, Oto e finalmente Vespasiano Flávio.

Luta no Coliseu, cena do filme O Gladiador.

Portanto, a campanha política do imperador Vespasiano tinha como objetivo a realização de grandes obras públicas e de uma política de bem-estar voltada para o público. Utilizou então a área onde ficavam os jardins da casa de Nero, a Domus Áurea, e ali iniciou a construção do Coliseu, provavelmente entre 70-72 d.C.

Quando foi inaugurado em 80 d.C., Vespasiano já havia falecido e o novo imperador era seu filho primogênito Tito. Nos seus planos estavam uma inauguração monumental.

Foi assim que o então novo imperador inaugurou o Coliseu com 100 dias de jogos de modo que o anfiteatro fosse considerada a arena mais famosa para lutas de animais e gladiadores.

Seu nome oficial era Anfiteatro Flávio, uma vez que Flávio era o sobrenome dos imperadores dessa dinastia, chamada dinastia Flávia ou Flaviana, a dizer: Vespasiano, Tito e Domiciano.

Estima-se que durante os 100 dias de celebração, tenham morrido cerca de 2.000 gladiadores e 5.000 animais.

Durante os seus cerca de 4 séculos e meio de uso, o Coliseu hospedou lutas de gladiadores, alguns historiadores hipotizam o uso do monumento para batalhas navais, encenação de peças, execução de prisioneiros e caça de animais exóticos. Na arena exibiram-se elefantes, leões, tigres, crocodilos, rinocerontes e girafas, só para citar alguns exemplos.

++ Leia Mais | Pesquise opções de hospedagem em Roma aqui

Abandono e decadência: o Coliseu após a queda do Império Romano

coliseu

No séc 6 d.C. vários fatores concorreram para o fim dos espetáculos: queda do império romano, falta de capital (os espetáculos eram demasiadamente caros), o advento do cristianismo. Sabe-se ao certo que os últimos espetáculos ocorreram entre os anos 519-520, já sem a participação de gladiadores e somente uma caça entre animais.

Ademais, com a grande crise causada com a queda do império romano, o início da idade média em Roma foi marcado por invasões de tribos germânicas, fome, epidemias de malária e peste.

Isso fez com que a cidade perdesse grande parte da sua população. No auge do império a cidade tinha pelo menos 1 milhão de habitantes, e por volta dos anos 600, ela tinha não mais de 50.000 pessoas (na melhor das hipóteses, mas talvez tivesse até menos).

++ Seguro Viagem Itália: qual o melhor e mais barato?

Nesse período, a condição dos munumentos era deprimente, de total abandono e falta de cuidados. A falta de manutenção e desastres naturais como terremotos e incêndios fizeram com que o Coliseu se transformasse em uma ruína.

Pouco a pouco ele começou a ser depredado para que seus materiais de construção preciosos fossem reutilizados: sobretudo o ferro, o chumbo e o mármore.

E se não bastasse, suas arcadas foram utilizadas como refúgio, estalas para animais e uma parte foi confiscada por uma importante família medieval (os Frangipane), que o transformou em parte em uma fortaleza.

Essa expoliação continuou pelo menos até o século 16, quando os mármores foram arrancados a mando dos papas, para construírem algumas basílicas de Roma. Inclusive na Basílica de São Pedro há mármore carrara retirado do Coliseu.

O Coliseu nos tempos modernos

hitler roma coliseu
A parada militar da visita de Hitler passa pelo Coliseu (ano 1938) | Foto: Istituto Luce

No século 19 foram feitas importantes obras de contenção, por parte dos arquitetos Rafael Stern e Giuseppe Valadier.

No século 20, durante a segunda guerra mundial, Mussolini mandou iluminar o Coliseu de modo que durante a parada militar e a visita de Hitler a Roma, o monumento, apesar de estar em ruínas, desse toda a ideia de monumentalidade.

Vários filmes famosos e espetáculos aconteceram no Coliseu. Um dos mais emblemáticos foi o show que o ex-Beatle Paul Mc Cartney realizou dentro do monumento em 2013.

++ Compre agora o Roma em 5 Rotas: seus roteiros de viagem já todos planejados

Você gostaria de dicas de hotéis perto do Coliseu?

vários hotéis ótimos na área. O entorno do monumento é mais movimentado durante o dia, e mais tranquilo depois que ele fecha.

Três dicas de hotéis perto do Coliseu

Mercure Colosseo (Voto 8.5)- O hotel 4 estrelas, que faz parte da Rede Ibis e Accor, possui uma piscina do terraço panorâmico, o que pode ser um super ponto a seu favor durante a temporada de verão. Está localizado a menos de 500 metros da área arqueológica.

Easy Budget Colosseo (Voto 9.2) – B&B com um upgrade: café da manhã servido no quarto e muitos reviews positivos sobre a qualidade das acomodações e o atendimento e cortesia por parte dos funcionários. Fica a cerca de 400 metros da área arqueológica e tem estacionamento.

Hotel Capo d’Africa (Voto 8.9) – 4 estrelas elegante a cerca de 600 metros da área arqueológica. Quartos confortáveis, em uma rua silenciosa. O hotel possui dois terraços panorâmicos e ainda tem vista para o Coliseu.

O que fazer lá por perto?

Muitas pessoas visitam a área arqueológica e saem de lá correndo para ver outras coisas em Roma. Muita calma nessa hora. No entorno do Coliseu de Roma há muita, mais muita coisa mesmo para ser vista.

Se o seu programa de visitas estiver muito apertado, vou dar um conselho: vá ver o Moisés, do Michelangelo. Um tesão de escultura que está ali pertinho.

Se o seu tempo permitir outros programas, te aconselho a ler o meu post: 11 programas super interessantes perto do Coliseu.

Onde comer perto do Coliseu?

Bateu aquela fome depois de visitar o monumento mais famoso da Itália? Então aqui vai uma dica:

Aconselho a Trattoria Luzzi, com preços honestos e sem pegadinhas para turistas.

Onde tirar fotos legais do Coliseu de Roma?

Vocês sabiam que um dos lugares mais disputados para fotos em Roma, além da Fontana di Trevi, é o Coliseu? Existem três lugares onde tirar fotos legais do Coliseu:

A mureta do metrô

Em cima da estação do metrô tem uma mureta bem disputada para fotos. Essa pessoa linda aqui na foto é a Camila Coutinho!

camilia coutinho no coliseu de roma

Dentro do Fórum Romano

Para você tirar essas fotos frontais do Coliseu, é necessário estar dentro do Fórum Romano.

coliseu

No terraço panorâmico do Palatino

Lá de cima do Palatino também temos vários ángulos parciais de visão do Coliseu de Roma

vista para o coliseu de roma

O Oscar vai para…

O Terraço do Hotel Palazzo Manfredi tem a melhor e mais linda vista do Coliseu de Roma. Para tirar uma foto dessas, se você não for hóspede, pode reservar um brunch, almoço, jantar ou happy hour.

O bar do hotel é aberto a quem não é hóspede, desde que você vá para consumir alguma coisa.

Mais dicas de Roma para a sua viagem

Respostas de 68

  1. Bom dia! Primeiro, obrigada por tanto empenho nas suas dicas e historias locais!
    So gostaria de tirar uma duvida, essa gratuidade para menores de 18 anos, é para todos, mesmo nao sendo europeus?
    Obrigada!!

  2. Olá Luciana, obrigada pelo conteúdo.
    Eu sou brasileira, estudante e menor de 25 anos, como provar que tenho direito ao ingresso reduzido?
    Eu estou atualmente fazendo um intercâmbio em uma universidade portuguesa, portanto tenho visto de residência para estudos, posso só mostrar meu passaporte e uma declaração da universidade? Muito obrigada pela atenção.

    1. Você pode apresentar a carteirinha da universidade ou alguma certidão/documento que comprove a inscrição.

  3. Pergunta leigo; É verdade que tem restrição de alguns sobre nomes para entrar no Coliseu?

  4. Olá, obrigada pelas dicas no seu blog.
    Estou de viagem marcada para Roma. Estou com a ideia de comprar os bilhetes para o coliseu online, contudo tenho um filho menor.
    Para ter o bilhete gratuito tenho que ir á bilheteira própria para esse fim. A fila costuma ser grande? Visto que terei bilhetes com hora marcada, eles deixam entrar o meu filho menor á mesma hora? Esse bilhete gratuito so se pode tirar no mesmo dia? Obrigada

    1. Seu filho entra no mesmo horário e a retirada é somente na hora. Tem dias nos quais a fila para retirar as gratuidades está um pouco demorada, sim.

  5. Infelizmente só se programar com antecedencia não é suficiente, o site coopculture.it é péssimo, carrinho expira, a compra não é finalizada e em questão de minutos como num passe de mágica todos os ingressos do dia esgotam e eu não consegui ingresso pra o dia planejado. A Get your guide deve ter uma ‘influencia’ forte lá dentro , depois te obriga a comprar pagando 3x mais por um tour guiado quando eu só quero o ingresso. Fica a dica para quem vai tentar.

    1. Pois é Daniela. Por isso estou optando comprar na hora porque não quero pagar 3 X mais sendo que só preciso do ingresso e não de guia!

  6. Ola, muito informativo o seu blog!
    Ainda está efetuando a venda de ingressos la na hora?
    Obrigada ☺️

  7. Oi Luciana,

    estou tentando comprar Coliseu com arena e subterrâneo para inicio de novembro/23, mas no Get your Guide não achei essa opção, somente tour guiados que não queremos. É isso mesmo ou não estou sabendo qual ingresso correto?
    No site oficial não consigo colocar a data que quero; isso significa q está esgotado?
    Muito obrigada
    Daniela

  8. Olá Luciana! Comprei ingressos p Coliseu e Vaticano no Tripadvisor e depois de pagar fui informada que tenho que trocar os vouchers em endereços tipo: Local de resgate dos bilhetes Vaticano: Via Germanico, 40, 00192, e do Coliseu resgate em Colosseo, 00184. Me preocupa mais esse endereço sem identificação, que tipo de estabelecimento pode ser? Posso confiar? Agradeço a atenção desde já. Um abraço, Fernanda.

    1. Eles têm que te passar o endereço. Isso acontece porque pode ser que o Tripadvisor tenha te vendido um ingresso que eles não têm e estao tentando encontrar algum fornecedor que tenha.

  9. Boa tarde Luciana! Comprei ingressos para mim, meu marido e meu filho de 15 anos e o site oficial só enviou o meu e do meu marido, nos relatando que teremos que ir em alguns lugares para pegar o do meu filho. Não entendi, comprei ingressos para furar a fila e vou ter que entrar na fila para conseguir o do meu filho, é isso?

    1. Sim, é isso. Para retirar ingressos gratuitos é necessário passar no guichê das gratuidades.

  10. Olá Luciana
    Gostaria de agradecer as informacoes que voce posta, seja no blog, no youtube, no insta. Sao muito importantes para nos, turistas.
    Atualmente, para o coliseu, como faço para adquirir um bilhete de gratuidade para filha menor de 18 anos, nos seguintes casos:
    a) Familia compra RomaPass
    b) Familia compra full experience ou visita didatica com underground e arena, por exemplo.
    obrigado!

    1. As regras podem mudar.
      Nesse momento é necessário passar em uma bilheteria (que funciona só para isso) e retirar os ingressos dos menores.

  11. Oi Luciana!
    Você sabe se a compra de ingressos na hora continua suspensa?
    Tentei comprar no site oficial para daqui 15 dias (08 e 09/04) e não tem nada disponível. Só para daqui 1 mês (27/04), qdo já terei voltado da Italia. Será que é isso mesmo? Estou com medo de ir e não conseguir visitar o Coliseu.

  12. Bom dia, Fernanda.
    Parabéns pelo trabalho,
    O Roma Pass dá direito ao transporte do Aeroporto Ciampino para o Centro Histórico?

    Maurício

  13. Olá, tudo bem?! Parabéns pelo site!
    Eu e minha esposa queremos uma visita guiada, em português, no Coliseu. Você faria? E qual o valor? Nossa viagem será em março do ano que vem e já quero comprar ingressos.

    1. Bom dia, Anderson

      Envio as informações para o seu e-mail no decorrer do dia.

      Atn.,

      Luciana

  14. Ola tudo bem?
    Meu amigo tem uma perna mecanica.. ele é considerado deficiente com relaçao aos ingressos em Roma? Estamos com medo de comprar o deficiente e acompanhante gratuito..

  15. Bom dia, tudo bem? Parabéns pelo site, as informações são essenciais! Só uma dúvida: pesquisando hoje me deparei que não há mais ingressos disponíveis para a visita ao Belvedere do Coliseu, aquele nível superior. Saberia me informar se, de fato, as visitas se encerraram, ou se há alguma previsão de retorno? Ou há algum lugar vendendo esses ingressos? Tanto nos sites de compra quanto no “coopculture” não localizei. Obrigado pela atenção. Jeferson

    1. Essa venda está suspensa por tempo indeterminado, porque há andaimes de obras no lugar do belvedere. Talvez para aumentálo, porque eram muito poucos lugares/ingressos.

  16. Oi, Luciana, tudo bem?

    Poderia me explicar qual a diferença entre esses dois tours? Pelo que entendi, os dois são guiados, mas não entendi se no mais barato é “só” audio-guia

    1) LE MERAVIGLIE DEL COLOSSEO: VISITA AI SOTTERRANEI E ALL’ARENA
    VISITA DIDATTICA PER SINGOLI E BIGLIETTO FULL EXPERIENCE SOTTERRANEI E ARENA – preço: 34,00

    https://www.coopculture.it/it/prodotti/le-meraviglie-del-colosseo-visita-ai-sotterranei-e-allarena/

    2) BIGLIETTO FULL EXPERIENCE CON ACCESSO ALL’ARENA E AI SOTTERRANEI DEL COLOSSEO
    preço: 24,00

    https://www.coopculture.it/it/prodotti/biglietto-full-experience-con-accesso-allarena-e-ai-sotterranei-del-colosseo/

    Achei esse site da Coopculture bem atrapalhado…

    Obrigada!!

    1. O de 34 tem um guia para a parte do subterraneo e o de 24 não. Só o acompanhamento do pessoal do Coliseu.

  17. estou precisando de ajuda. comprei meu ingresso ao coliseu pelo site oficial coopculture. Agora estou tentando reaver o reembolso , devido a quarentena minha viagem esta próxima e já enviei 4 emails (roma@coopculture.it) e ninguem me responde . MINHA VIAHEM JA FOI CANCELADA PELA CIA AEREA E O COLISEU SEGUE FECHADO. Não é justo quanto ao reembolso nao sei mais o que fazer pois eles mesmo NÃO respondem nada.

    1. Haviam publicado uma nota no site dizendo que aguardam decisão/portaria do Ministério.
      Abs,
      Luciana

  18. fui comprar ingresso com audioguia pra mim e meu filho de 13 anos, na hora de escolher os ingressos não aparece a possibilidade do free pra ele e sim o reduzido.
    achei estranho, já que na pp explicação do site coloca essa possibilidade do free, pagando só o audioguia e a taxa de 2 euros.
    Mas na hora de comprar só aparece o FULL e o reduzido. vc saberia me explicar

    1. Gratuidades só podem ser solicitadas no dia, indo diretamente ao guichê e ficando na fila.
      Por isso você não conseguirá fazê-lo online.
      Abs,
      Luciana

  19. gostaria de uma ajuda.
    Estava pensando primeiro em comprar o ingresso com audioguia, depois em comprar o ingresso que inclui o subterrâneo e o terceiro andar. Ocorre que : se comprar para o subterraneo e terceiro andar, não aparece a possibilidade de comprar o audioguia para a parte geral do Coliseu.
    vi no site que tb tem a possibilidade da visita guiada com guia por 3 horas.
    No caso da visita com audioguia, o audioguia é tb para o Forum e o Palatino né
    to muito na dúvida :
    visita com guia de horas
    visita com audioguia mas sem acesso aos subterraneos
    ou acesso aos subterraneos mas aí pelo que entendi na parte geral do Coliseu e no Forum e Palatino vou ficar boiando né ….tipo sem nenhuma explicação

    1. Boa tarde, Mariana
      Se para você é imprescindível ter explicação, as opções são passeio guiado ou o áudio-guia que pode ser alugado na hora.
      De todo modo, tem que ser alugado um para o Coliseu e outro para o Fórum Romano e Palatino, com dois pagamentos diferentes.
      Sim, o tour do subterrâneo dá uma ilustrada geral ha história do Coliseu, mas não do Fórum e Palatino.
      Atn.,
      Luciana

  20. Nesse caso, como ter acesso ao bilhete do deficiente e seu acompanhante para o Coliseu? Somente na bilheteria na hora? Tem risco de não ter disponibilidade? Agradeço desde já!

    1. Sim, tem que ser requisitado na hora.
      Risco de não ter bilhete é impossível, mas o que pode acontecer é não ter para aquele exato momento. e vocês
      terem que esperar o primeiro horário disponível.
      Abs,
      Luciana

  21. Boa tarde! Gostaria de saber um pouco mais de detalhes, se possível, acerca da gratuidade para deficientes físicos e acompanhantes. Outros pontos turísticos além do Coliseu possuem a mesma política?? Desde já muitíssimo obrigado!

    1. Todas as atrações turísticas estatais e também os Museus do Vaticano possuem a mesma política. Porém é necessário ver as regras de cada uma delas (se reservar online e no dia retirar os ingressos, ou se os ingressos têm que ser solicitados no dia ficando na fila, etc.). Geralmente está tudo explicado nos sites oficiais, embaixo do parágrafpo GRATUITÂ.
      Abs,
      Luciana

  22. Olá, fazendo favor , poderia me informar se é o dia inteiro gratuito no Coliseu? vou dia 23 de setembro. Obrigada. Energias positivas a você, seu trabalho é grandioso a nós!

    Larissa

  23. `Boa noite,
    Gostei muito do post de vocês, muito rico e completo.
    Estaremos em Roma nos dias 03 e 04 de novembro, justamente o dia da entrada gratuita. Você saberia me informar como funciona neste dia? tem que marcar hora? costuma ter muita fila? Obrigada.

    1. Vc tem que ir para a fila e eles vao liberando os bilhetes conforme for tendo horario. Nos dias gratis costuma ter bastante fila, sim.

  24. Maravilhoso post! Me ajudou muito!
    Tenho uma dúvida! Comprei 2 ingressos porém só vi campo para preencher dados de identificação de apenas uma pessoa. Coloquei os meus dados. Vou conseguir retirar os ingressos meu e do meu marido? Ou ele terá problemas para entrar? Obrigada

    1. Oi, Bruna
      Geralmente a gente preenche sempre o nome de quem efetuou a compra. Nenhum problema para seu marido entrar, fique tranquila.
      Abs,
      Luciana

  25. Olá pessoal, parabéns pelo post – o mais completo que vio até agora. Vcs podem me ajudar? Estarei em Roma de 12 a 17 de agosto e não estou conseguindo mais encontrar ingressos online pro Coliseu pra esses dias, a não ser em forma de tour guiado (acho chato, caro e apressado).

    Minha pergunta: Não vale mais a pena simplesmente chegar mais cedo e se plantar na porta pra comprar o ingresso na hora? Se abre as 8:30h, não vale a pena se plantar lá as 7:30h, aguardar 1 horinha (como num show) pra comprar na hora?

    Outra pergunta: Os ingressos na hora tem limite? Ou seja, pode ser que eu chegue lá e não venda na hora?

    Obrigado

    1. Felipe,
      Essa semana meus clientes chegaram na fila às 8h e só conseguiram ingressos para as 9:45. Então, sim, você pode chegar cedo e pode
      conseguir logo um ingresso, ou pode ter que esperar até o horário que tenha ingresso disponível.
      A partir das 16h costuma ser mais fácil entrar.
      Abs,
      Luciana

  26. Olá. Estarei em Roma no dia 6 de outubro. Como funciona para entrar gratuitamente? É necessário fazer reserva ou é só chegar lá e poderei entrar?

  27. Muuuito bom seu post!! Eu havia procurado muito sobre o assunto e o teu post foi o único em que achei o site oficial para compra do ingresso e as dicas fundamentais! Obrigada!

    1. Muito obrigada, Daniela.
      Minha intenção foi escrever um post bem completo, para ser útil!
      Bacio,
      Luciana

  28. Tem tanto tempo que fui ao Coliseu que na época não vendia online ainda. Mas já era por horário marcado. A visita é incrível e me arrependi de não ter feito com audio guia ou guiada pelo Foro Romano e Palatino. Numa próxima quero que seja dessa forma e seguirei suas dicas.

  29. Já visitei o Coliseu, mas adoraria participar na visita noturna e fotografar desse terraço maravilhoso

  30. Excelentes dicas pra gente se planejar! Eu mesma não consegui começar o Coliseu por dentro 🙁 obrigada por compartilhar

  31. Que post maravilhoso!!!! Realmente um Guia completo do Coliseu, nossa atração preferida em Roma (acredito que de qualquer um né). Parabéns pelas dicas, principalmente dos ingressos e gratuidades, não tinha conhecimento. Obrigada por compartilhar

  32. Quando fui, ainda não havia a necessidade de marcação de horário. Na primeira vez que fomos para Roma, haviam nos dado essa dica de comprar na bilheteria do Palatino que era menos congestionada e assim mesmo havia uma fila razoável! Na segunda vez, optei por comprar o Roma Pass, para poder furar fila. 😉

    1. Na alta temporada é mais problemático, mas na baoxa a gente até consegue comprar na hora.
      Abs,
      Luciana

  33. Olá. Primeiramente parabéns pelo blog, muito rico e interessante. Consegue me ajudar? Pois estou com dúvida… eu vou a Roma mês que vem, dois adultos e uma criança (10 anos). Eu já comprei o Roma Pass (2 unidades) pela net para retirar lá e fiz a reserva (2 x 2EUR) no site da CoopCulture para o Coliseu. Ou seja, fiz todo o processo para os adultos.. para minha filha, onde eu vou para retirar o bilhete de gratuidade? Muito obrigado

    1. Antes de passar na roleta, vocês solicitam a gratuidade para ela nos guichês para quem já tem reserva ou Roma Pass. São bem rápidos.
      Abs,
      Luciana

    1. Oi, Fernanda
      08.30 – 16.30. do último domingo de outubro ao dia 31 de dezembro.
      Abs,
      Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!