Um passeio de ônibus turístico em Roma pode ser um passeio interessante, principalmente para quem está com crianças, idosos ou pessoas que não podem ou querem caminhar muito.
A Capital da Itália é uma cidade na qual caminha-se muito, porque os principais pontos turísticos de Roma estão espalhados por várias localidades do centro histórico e nem todas são facilmente alcançáveis com os meios de transporte.
Então, apesar do ônibus turístico em Roma nem sempre passar em frente às atrações famosas, ele geralmente tem um dos pontos de parada bem perto do local que queremos visitar.
Leia também:
- Por que o Coliseu se chama Coliseu? O apelido pegou!
- Leonardo Express: trem expresso do aeroporto ao centro de Roma
- Viajar de trem na Itália: dicas práticas e passagens baratas

Vale a pena usar um ônibus turístico em Roma? Leia a minha experiência:
Quando resolvi testar um passeio a bordo de um ônibus turístico em Roma, procurei dar uma olhada rápida no percurso que as principais companhias oferecem, sabendo de antemão, que a maioria delas tem como início do passeio a Estação Termini.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
Ingresso fura-filas para o Coliseu
Ingresso fura-filas para a Capela Sistina
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Então com a ajuda do amigo Google, cheguei aos sites das empresas que já conhecia, porque as vejo circular pela cidade.
O ônibus saiu da Estação Termini em uma dia muito quente (era meados de Maio) e meu critério para escolher a empresa foi simples: a que estava com o teto do andar de cima fechado. Não teria resistido fazer o passeio completo (minha ideia era fazer o passeio todo sem descer do ônibus) se o teto estivesse aberto.
++ Leia também | Dirigir em Roma: estacionamento e Zona de Tráfego Limitado (ZTL)
Antes de sair do ponto final, os inúmeros camelôs vendiam água e chapéus de palha/bonés porque estava mesmo quente, e ainda nem era verão! Não quero imaginar como pode ser fazer esse passeio em Julho ou Agosto, para quem quer ficar na parte de cima.
A primeira parada do ônibus turístico, logo após sair de Termini foi a Basílica de Santa Maria Maggiore, uma das basílicas papais (ou patriarcais) de Roma. Nesse primeiro ponto quase ninguém desceu ou subiu do ônibus e nossa próxima parada era o Coliseu.
Ao descer a Via Cavour (ou seja, logo no início do tour) comecei a confirmar do que eu já suspeitava: o ônibus ficou parado em alguns engarrafamentos.
Levamos vários minutos para conseguir finalmente chegar ao Coliseu e, nesse ponto, o áudio já estava contando algo que ainda não estávamos vendo. Mas foi bem legal ver o Coliseu “do alto”.
Leia mais sobre o transporte em Roma
- Passo a passo para comprar os bilhetes do metrô de Roma
- Como chegar do aeroporto de Roma em Trastevere
- Tiburtina: a segunda maior estação ferroviária de Roma
Coliseu: parada lotada e imenso sobe e desce
Logo aprendi que o Coliseu é uma das paradas mais lotadas do passeio. Praticamente o ponto do ônibus turístico fica na frente da entrada do Palatino. Ali se dá um imenso sobe e desce de passageiros.
Acredito que nessa parada o ônibus quase esvaziou e houve uma “dança das cadeiras”. Quem estava lá no fundão aproveitou para vir para as cadeiras mais à frente, ou para sentar perto da janela.
Após deixar o Coliseu para trás, rumamos em direção ao Circo Máximo, e após esse, o ônibus foi em direção ao Vittoriano e Piazza Venezia. Dali em diante, o passeio poderia se chamar “ônibus engarrafado”.
++ Passeio Guiado no Coliseu: Contrate uma guia brasileira em Roma
Nos movíamos muito lentamente, e confesso que foi bem irritante chegar ao Lungotevere (as margens do Rio Tibre), para dali passar pelo Castelo Sant’Angelo, e depois se aproximar dos Museus Vaticanos.
Aqui vai a minha primeira dica: apesar da Basílica de São Pedro e dos Museus Vaticanos estarem logo ali do outro lado do rio, permanecer no ônibus (e não descer na parada do Castelo Sant’Angelo) significa fazer todo o trajeto final no meio do engarrafamento. E pode ser bem irritante.
++ Leia Mais | Passeio Guiado na Capela Sistina: Contrate uma guia brasileira em Roma
Castelo Sant’Angelo e Museus do Vaticano: outro intenso sobe e desce
As paradas do Castelo Sant’Angelo e dos Museus do Vaticano (verifique porque nem todas as empresas e nem todos os horários de passeios param nos Museus Vaticanos!) também têm um intenso sobe e desce de passageiros.
Depois destas paradas o ônibus retorna ao centro de Roma, para chegar em direção à Fontana di Trevi e Via Veneto.
[su_box title=”Minhas impressões e conclusões:” box_color=”#e4e4e4″ title_color=”#0c0b0b”]
- O passeio é legalzinho, mas não é muito barato! (preço mínimo: de 19 a 27 euros)
- Acredito que crianças curtam esse tipo de passeio, desde que, claro, fiquem no andar de cima.
- Em uma viagem com pessoas idosas ou que não podem caminhar, essa pode ser uma opção válida.
- Atenção: à diferença de muitas cidades do mundo, algumas atrações não serão vistas da janela do ônibus. Exemplos: Praça Navona e Fontana di Trevi. O ônibus vai parar nos arredores (na verdade, ele para consideravelmente longe da Praça Navona) e dali é necessário caminhar até as atrações turísticas.
- Mais do que um ônibus panorâmico para ver as principais atrações de Roma, poderia dizer que ele é um ônibus panorâmico do qual ver Roma (Coliseu sim, Basílica de São Pedro não, Circo Máximo sim, Fontana di Trevi não), considerando que nos horários de rush, parte do passeio é bem no meio do engarrafamento.
- Em alguns pontos (Coliseu e Vaticano) é necessário ter paciência para descer e subir do ônibus. Muita gente, muito caos.
- Tem wifi (lento) a bordo. Talvez por ter muita gente conectada, funciona mais ou menos. Não dava, por exemplo, para carregar vídeos no Facebook ou algo assim. Mas era suficiente para usar o whatsapp, por exemplo.
[/su_box]
Empresas e Preços
Consulte sempre os sites das empresas de onibus turistico em Roma, porque os preços mudam de acordo com a baixa e alta temporada.
City Sightseeing
Site: http://www.roma.city-sightseeing.it/eng/percorsi.html
Preço: 28 euros, válido por 24 horas, mas também há passes para 48h (31 euros) ou 72h (35 euros)
Giro completo sem descer do ônibus: 100 minutos
Big Bus Tours
Site: https://www.bigbustours.com/en/rome/rome-bus-tours/
Preço: 27 euros, válido por 24 horas
I Love Rome – Gray Line
Site: https://graylinerome.com/hop-hop-bus-tours/
Preço: 14 euros (1 giro completo sem descer do ônibus), 11 euros (1 tour completo sem descer do ônibus, desde que seja a partir das 13:30), 22 euros (tour sobe e desce válido 24 horas). Os passes de 48 horas custam 29 euros.
GT Tours
Site: https://www.greenlinetours.com/
Preço: 19 euros.
Foi essa a empresa que eu escolhi.
Roma Cristiana: ônibus panorâmico do Vaticano
O Vaticano possui o seu próprio ônibus panorâmico, que passa por três das quatro basílicas papais: São Pedro, Santa Maria Maggiore, São João de Latrão. O percurso não inclui a Basílica de São Paulo Extra-Muros. O que para mim é uma pena!
Site: https://www.operaromanapellegrinaggi.org/en/roma-cristiana/open-bus
Preço: 12 euros (1 giro completo sem descer do ônibus), 1 dia (20 euros), 3 dias (32 euros).
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Como participar de uma missa do papa. Dicas aqui!
- Benção do papa para os sacramentos
- Buraco da Fechadura: um dos segredos de Roma
- Por que o Coliseu se chama Coliseu? O apelido pegou!
- Leonardo Express: trem expresso do aeroporto ao centro de Roma