O bom de Roma é que existem várias ruas comerciais nas quais fazer ótimas compras, sem comprometer o orçamento.
Quando falo de ruas de compras, preciso também contar uma curiosidade: os shopping centers são um fenômeno recente na Itália.
Em Roma há alguns shoppings e também outlets com pontas de estoque.
Geralmente esses shoppings estão em bairros mais periféricos e/ou nas margens das autoestradas, então fica meio complicado ou longe chegar de carro.
Leia também:
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
- Caravaggio: principais obras grátis em Roma
- Calígula: loucura e depravação no Império Romano
- O que fazer em Milão: 20 dicas para curtir a cidade
Por isso a grande maioria dos bairros romanos possuem pelo menos uma grande rua comercial, que costuma ser a mais disputada pelas principais marcas e/ou marcas mais interessantes.
Apesar de não ser a única rua comercial perto do Vaticano, a mais interessante é a Via Cola di Rienzo, que fica no bairro Prati (apesar de bem perto dos Museus do Vaticano).
Essa sempre foi uma rua de compras, mas lá pelos nos 90 e talvez até meados da década passada as lojas não eram tão interessantes como são agora.
Prati é um bairro de classe média, com muitos escritórios de advocacia e tabelionato, porque ali fica o Tribunal Civil de Roma, e muitos prédios em elegante estilo Umbertino. O estilo Umbertino corresponde mais ou menos à ideia de inovação do estilo Hausmaniano dos prédios parisienses.
Foi batizado com o nome do rei Umberto I de Savoia, que reinou mais ou menos no período em que esse estilo arquitetônico esteve em voga: 1880 a 1900.
Então é nesse bairro que localiza-se uma das melhores ruas para compras de Roma. Ela não é enorme, não pensem em uma quinta avenida, mas reúne boas marcas “classe média” e algumas marcas de luxo na novíssima loja de departamentos Coin Excelsior.
Na Coin Excelsior, cujas vitrines principais são ocupadas pela Tiffanys, há quase 5.000 metros e três andares de produtos para todos os gostos e bolsos + loja com coisas para a cozinha e para a casa que fica no subsolo. Endereço: Via Cola di Rienzo 173, abre todos os dias da semana das 10 às 20h.
Mas além da loja de departamentos podem ser encontradas várias marcas legais espalhadas pela rua como Zara Home, Tommy Hilfiger, Desigual, Eredi Pisanò (uma ótima marca italiana de moda masculina, com ternos e camisas com um corte impecável), Calvin Klein, Kiko Make Up, Lacoste, Furla, The Body Shop, etc.
A rua não só compras, mas também gastronomia!
Leia mais:
- Cerveteri: Visita à Necrópole Etrusca e ao Museu Etrusco
- Descobrindo o Trastevere: claustro medieval dentro de um hospital público
- Festival do Cinema de Roma: ótimo evento outonal
Três endereços imperdíveis na Via Cola di Rienzo:
O Mercato Rionale cuja tradução literal seria “mercado ou feira do bairro” da Via Cola di Rienzo é um mercado coberto, onde todos os dias das 7 às 14h (algumas poucas barracas ficam abertas na parte da tarde) você pode fazer compras, deleitar os olhos e o estômago com delícias italianas! Endereço: Via Cola di Rienzo 285
Na parte mais baixa da rua (e quase na altura da loja de departamentos Coin Excelsor) há um endereços imperdíveis: Gabrini e Castroni.
Gabrini é um bar com rotisseria. Meu conselho? Prove pelo menos o suppli, considerado um dos melhores da capital italiana! Endereço: Via Cola di Rienzo 200.
Castroni foi uma das primeiras lojas romanas a vender delícias de todos os cantos da Itália e também do mundo todo. Lá você acha de tudo… é até difícil elencar o estoque… de licores a cachaça brasileira, cafés do mundo todo, vodkas russas e polonesas, chocolates do mundo todo, biscoitos artesanais, balas, doces de pasta de amêndoa (marzipan) sicilianos.
Lá há de tudo, mas tudo mesmo! E como vende delícias do mundo todo, por lá também há goiabada e pão de queijo, mas não creio que esse seja o seu caso, enquanto turista! Endereço: Via Cola di Rienzo 196/198.
Pompi: o tiramisù mais famoso de Roma, na Via Cola di Rienzo
Era uma vez, um bar-lanchonete chamado Pompi. Entre os vários doces que ofereciam aos clientes, começaram a fazer porções de tiramisù.
Talvez vocês não saibam, mas os almoços pantagruélicos de domingo sempre são encerrados por um doce, muitas vezes levado como cortesia pelo convidado. Então, chegar à casa de um amigo com uma bandeja de tiramisù podia ser uma boa pedida.
E o tiramisù desse bar, mais do que os outros doces começou a ficar cada vez mais famoso. A clientela só queria saber do tiramisù do Bar Pompi.
Assim nasceu o mito do melhor tiramisù de Roma, há algumas décadas.
E se pelo menos até a década passada, quem quisesse o tiramisù do Pompi tinha quer ir até o único endereço, nos arredores da Piazza Re di Roma, ali perto da Basílica Papal de São João em Latrão, hoje há várias lojinhas se espalhando por outros bairros de Roma.
Um das primeiras a alçar voo foi a da Via della Croce, a qual eu já apresentei para vocês, porque combino sempre aquele almocinho famoso de 4 euros do Panificio Guerra com um tiramisú do Pompi como sobremesa e, quem sabe, um cafezinho no Caffè Greco o una Cafeteria Illy, tudo ali na Piazza di Spagna.
Quem faz a fama deita na cama!
Mas com essa expansão e, sabendo que além do gosto dos romanos (que atualmente já “descobriram finalmente” que existem tiramisùs até bem melhores!), Pompi abriu novos pontos de venda em bairros mais turísticos.
Uma das aberturas mais recentes está na Piazza del Risorgimento, quase na esquina com a Via Cola di Rienzo. Ou seja, bem pertinho mesmo dos Museus Vaticanos e da Praça São Pedro.
A lojinha vende tiramisùs, sorvetes e até macarons com a marca Pompi (lembram que no início eles eram um bar-lanchonete que fazia doces também, certo?), mas para os macarons eu ainda prefiro os da Ladurée.
Portanto, se você adora um bom tiramisù, aproveite a chance!
Pompi
Site: https://www.barpompi.it/
Piazza del Risorgimento 43
Como chegar lá:
A Via Cola di Rienzo fica coladinha no Vaticano. O percurso foi calculado saindo do metrô Ottaviano (linha A)
Compras acima de 154,94 Euros? Você pode solicar a devolução dos impostos!
Assim, quando você adquire um produto, ele já consta com o valor do VAT (Value-Added-Tax) incluído em seu preço final. Contudo, para os turistas que moram fora da União Europeia, é possível solicitar a isenção do pagamento do VAT! E é essa isenção que chamamos de Tax Free!
As lojas não são obrigadas a aderir a esse serviço de devolução do VAT. Assim, se você tem a intenção de requerer o Tax Free, deve primeiro se certificar de que a loja participa do programa.
++ Leia também: Tax Free em Roma: como pedir o reembolso
Algumas lojas têm um adesivo colado na porta, escrito TAX FREE ou VAT REFUND. Mesmo que a loja não tenha esse adesivo, pergunte sempre como fazer o Tax Free em Roma.
Ademais, você deve prestar atenção ao valor mínimo para poder requerer: na Itália é preciso gastar 154,94 Euros na mesma loja e no mesmo dia para solicitar o Tax Refund! Saiba que para pedir o reembolso dos impostos você deve estar com o seu passaporte ou pelo menos uma xerox do mesmo.
Mais dicas de Roma para a sua viagem
- Fontana del Tritone e Fontana delle Api: Fontes Famosas de Bernini
- Dicas de Papelarias em Roma
- Antico Caffè Greco: o bar mais antigo de Roma
Respostas de 2
Obrigadas pelas dicas estou adorando seus artigos !! Planejar a viagem com suas dicas tem sido muito agradável !
Muito obrigada!