Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Tax Free em Roma: Como Pedir o Reembolso?

Sabia que dá para pedir o Tax Free em Roma? Se você fez suas compras em Roma e agora está querendo amenizar um pouco o prejuízo, temos uma ótima notícia: você pode conseguir um percentual do valor gasto de volta! Ótimo, certo?

Esse reembolso feito aos não residentes da União Europeia chama-se Tax Free! E, nesse artigo, vamos trazer todas as informações para você de como pedir o reembolso do Tax Free em Roma!

Então relaxe, prepare a sua lista de compras e economize seus euros!

Leia também:

Você pode ir direto aos tópicos para saber sobre o Tax Free em Roma

O que é Tax Free?

Inicialmente, você deve saber que, assim como no Brasil, os produtos vendidos na Itália (e em outros países da Europa) também possuem a incidência de impostos. No caso da União Europeia existe o VAT (IVA em português: Imposto sobre Valor Agregado), que é como se fosse a junção do nosso IPI e do ICMS.

Assim, quando você adquire um produto,  ele já consta com o valor do VAT (Value-Added-Tax) incluído em seu preço final. Contudo, para os turistas que moram fora da União Europeia, é possível solicitar a isenção do pagamento do VAT! E é essa isenção que chamamos de Tax Free!

Entretanto, as lojas não são obrigadas a aderir a esse serviço de devolução do VAT. Assim, se você tem a intenção de requerer o Tax Free, deve primeiro se certificar de que a loja participa do programa.

Ademais, você deve prestar atenção ao valor mínimo para poder requerer: na Itália é preciso gastar 154,94 Euros na mesma loja e no mesmo dia para solicitar o Tax Refund!

Leia também:

Como funciona o Tax Free?

Como mencionado acima, a primeira coisa é verificar se a loja que você está comprando faz parte do programa de reembolso do VAT. Se esse for o caso, quando você for ao caixa, solicite o formulário para preenchimento (pode acontecer de a loja mesma preencher!).

Não se esqueça de estar com seu passaporte (ou ao menos uma cópia dele), pois será necessário incluir o número no formulário. Além disso, no caso de compras na Itália, não se esqueça que as compras devem ser maiores que 154,94 euros, na mesma loja e dia!

tax free em roma
Foto: Shutterstock | Autor: Milezaway

O formulário de solicitação do Tax Free tem período de validade de 3 meses a partir da sua emissão, portanto fique atento!

Os reembolsos aplicam-se a mercadorias que serão levadas na bagagem pessoal (de mão) do viajante. Caso o produto seja muito grande, deve-se contatar a alfândega com antecedência.

E outra dica: se Roma não for seu último destino, antes de voltar para o Brasil, você deverá solicitar o reembolso no último país da União Europeia que você estiver e não em Roma!

Como receber o reembolso do Tax Free em Roma?

Existem basicamente duas formas de receber esse reembolso. A primeira delas é apresentando o formulário (que você preencheu na loja) em uma das agências que fazem essa devolução (vamos falar delas adiante).

Outra possibilidade é colocar o formulário lacrado nas urnas disponíveis para esse serviço. Nesse caso, obviamente, o reembolso será realizado através do cartão de crédito, o que leva em torno de 30 dias.

Onde fazer o Tax Free em Roma?

Se a Itália for seu último destino na Europa e você está se questionando onde fazer o Tax Free em Roma, de forma bem simples podemos dizer que será no aeroporto.

Tax Free em Roma no Aeroporto Fiumicino

Para realizar o reembolso do VAT no Aeroporto Fiumicino, você poderá procurar pela Dogana (Aduana). Os escritórios da aduana podem ser localizados nas seguintes áreas:

  • Embarque dos Terminais T1 e T3
  • Embarque do Terminal E (próximo ao ponto de informações ADR)

Além disso, também existem os escritórios de reembolso de impostos que são gerenciados por operadores privados. Eles estão localizados na área de embarque do terminal T3.

Tenha sempre uma coisa em mente: o tempo de espera para fazer o tax free em Fiumicino pode demorar cerca de duas horas.

Leia também:

Tax Free VIP em Roma na loja Global Blue

Uma das empresas terceirizadas que prestam esse serviço de devolução do Tax Free em Roma é a Global Blue.

  • Global Blue Lounge Rome: situado na Piazza di Spagna, 29, com atendimento das 10h às 19h30, de segunda à sábado. Não possui atendimento aos domingos. Esse é um lounge VIP somente para quem tem cartão da Global Blue ou se for dada uma cortesia por alguma loja de luxo.

Foto: Shutterstock | Autor: Rawpixel.com

Leia Também:

Vale a pena pedir o Tax Free em Roma?

E você pode estar se perguntando se vale a pena solicitar o reembolso. Gastando em torno de 155 Euros, o ressarcimento será no montante de 19 Euros.

Então, em termos monetários, parece bastante vantajoso requisitar o Tax Free em Roma. Agora, você também tem de se atentar a alguns outros fatores. Se a solicitação de reembolso for realizada no aeroporto, você deverá chegar bem mais cedo no local. Isso porque todo o procedimento poderá levar no mínimo uma hora para ser finalizado.

tax free em roma

Passo a passo do Tax Free em Roma

Diante de tanta informação, pode parecer confuso não é? Vamos fazer um resuminho de tudo que falamos acima, em forma de passo a passo.

  1. Você vai até a loja e pergunta se ela faz parte do Tax Refund, ou observe se a loja tem alguma placa contendo menção ao VAT (Value-Added-Tax);
  2. Realizada a compra, solicite o formulário de reembolso. Para isso, não esqueça de estar com o passaporte ou uma cópia dele em mãos. Após isso a loja deverá carimbar esse formulário.
  3. Guarde todos os formulários, bem como os cupons ou notas fiscais das compras. As mercadorias devem estar intactas (não use o que você comprou!) e com as embalagens originais guardadas. Caso compre roupas, sapatos, etc., deixe a etiqueta em tudo até sair do país ou da União Europeia.
  4. Quando você estiver no seu último destino na Europa é que você poderá fazer a solicitação de reembolso.
  5. Lembre-se de chegar no aeroporto com antecedência. Além disso, os itens deverão estar com você na bagagem de mão. Ao fazer o check-in, se perguntarem pela sua bagagem de mão, informe que nela estão mercadorias para as quais você está solicitando o Duty Free.
  6. O formulário carimbado tem validade de 3 meses, então tome cuidado com as datas de validade. O melhor é você enviar o formulário no prórpio aeroporto.

DICAS DE COMPRAS EM ROMA

Respostas de 35

  1. Seu post foi muito esclarecedor!!
    Tenho uma dúvida: estarei voltando para o Brasil às 6:20 da manhã de segunda-feira. Esse horário há funcionamento da aduana italiana?
    Ou, minha conexão é em Madri para retorno ao Brasil, posso solicitar o reembolso na Espanha, caso não consiga requerer em Roma? Muito obrigada!!

  2. Farei uma viagem à Itália, mas de Roma irei para a Grécia antes de voltar para o Brasil… posso pedir o tax free em Roma? ou só na saida da Grécia para o Brasil?

  3. Olá, sabe se o cartão de crédito do reembolso tem que ser o mesmo que pagou o produto?

  4. Boa tarde Luciana,

    Fiz compras em Roma e meu último destino foi Espanha. Peguei carimbo da alfândega e coloquei número do meu cartão de débito no envelope conforme orientada. Coloquei na caixa dos correios e não obtive até o momento. Você sabe o que poderia ter acontecido.

  5. Que post magnífico!! Só uma dúvida, você comentou sobre não usar as coisas, se eu comprar um celular, tirá-lo da caixa para usar, porém guardar a caixa, nota etc. posso ter problemas na devolução?

  6. Ola, tudo bem? parabens pelo PASSO A PASSO, ajudou MUITO.

    DUVIDA.

    Se eu fizer via Global Blue em ROMA, ainda assim preciso fazer algo no aeroporto? como algum formulario, mostrar algo, ou SOMENTE SE ELES ME SOLICITAREM NO AEROPORTO?

    1. Olá, Mario
      Essa semana eu soube que a Global Blue só faz check in em Roma para quem é considerado cliente vip (pelas lojas onde fez compras) e tem acesso ao lounge para antecipar o detax.
      Todos os demais (mortais), devem fazer o tax free no aeroporto.

  7. Eu posso fazer uma compra de um Iphone em Portugal e solicitar o tax free no aeroporto de Roma, já que será meu último destino na Europa?

  8. No aeroporto Fiumicino o atendimento é péssimo , os funcionários sao mal educados e não ajudam com nenhuma informação! Me arrependo de não ter feito em outro lugar! Mesmo pagando a taxa de serviço vale a pena! Pois eles te ajudam ja que estão cobrando por isso, diferente dos mal humorados e grossos italianos do serviço de aeroporto!

    1. Olha, eu não posso fazer tax free. Mas estive na loja da Global Blue perto do Pantheon, junto com uma conhecida brasileira, e os achei bem educados e solícitos.
      Obrigada por comentar a sua experiência.
      Abs,
      Luciana

  9. Agora não tenho mais dúvida sobre como receber o reembolso do Tax Free em Roma!! Dicas perfeitas! Valeu!

    1. Dá uma olhadinha no site da Global Blue, pode ser útil para uma próxima viagem.
      Abs,
      Luciana

  10. Excelente post, Lu! Sempre que recebo família por aqui eles também pedem o reembolso do tax free, é uma boa graninha, informação mais que imprescindível pra quem quer comprar por aqui!

  11. eu pedi o reembolso na alemanha quando fui fazer um intercambio por la, acho muito bom recuperar o dinheirinho…assim ja tem pra proxima viagem ne haha eu pedi no aeroporto mesmo e fui mais cedo, como vc deu a dica aqui

    1. Pois é. Meu único problema com os tax free é porque no aeroporto, alta temporada, a gente pode perder 2 horas na fila.
      Abs,
      Luciana

  12. Muito legal o post, e realmente apesar de toda a burocracia, com a nossa diferença cambial vale pedir se o valor mínimo for gasto.

  13. Adorei as suas explicações como pedir o Tax Free em Roma. Eu já perdi a chance de pegar o reembolso anos atrás por não saber ao certo como fazer/onde ir. Agora não perco a chance. =)

  14. Vale muito a pena pedir o tax free em Roma ou qualquer outra cidade da Europa. Já economizei muito nas compras fazendo reembolso. Agora é interessante como muda o valor por compra no país para ter direito ao reembolso, né? É bom ficar atento a esse ponto também.

    1. Pois é. Eu acho que os valores deveriam ser mais uniformizados, e uns 100 euros em compras já seria ótimo.
      Porque a menos que você gaste em uma coisa cara, gastar mais de 150 euros em uma loja, nem sempre é possível.
      Abs,
      Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!