Todos aqueles que caem de quatro pelo Trastevere, precisam conhecer o igualmente pitoresco Monti.
Ele é o único bairro de Roma que pode destronar o Trastevere! Não por acaso Woody Allen o escolheu como locação para o filme Para Roma com Amor.
Monti é um dos rioni históricos de Roma, e mais precisamente é o Rione Número 1.
Rione é uma palavra que começou a ser empregada a partir do séc. XIV, mas na verdade a etimologia da palavra é muito mais antiga, vem do latim regio (sing.) ou regiones (pl.).
Popularmente significa bairro, área, zona, região.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Leia mais:
Todos os bairros de Roma que possuem o título de Rione são aqueles mais antigos, portanto, todos localizados no centro histórico.
Monti, em italiano, quer dizer montes. Apesar de nunca ter sido verdadeiramente um monte, na antiguidade o bairro ficava em uma posição mais alta, até porque ele englobava uma área muito mais ampla do que aquela que conhecemos hoje, e formada por algumas colinas como o Esquilino, Viminale, parte do Quirinale e o Celio. Por isso ele era a região (ou bairro) das colinas ou “montes”.
Imaginem que parte dos Fóruns Imperiais ficava dentro de Monti (como na verdade ainda é nos dias de hoje, porque o bairro está literalmente nas costas dos Fóruns e Mercados de Trajano, de Nerva, de Augusto), e ali também se localizava a Suburra. Suburra em latim significa subúrbio.
Na época da antiga Roma o subúrbio da cidade era o local onde moravam as famílias mais pobres, onde ficavam os lugares mal-afamados, os bordéis. Pasmem, mas o grande ditador Júlio César nasceu na Suburra e dali galgou o poder.
Hoje, Monti é um dos bairros mais pitorescos da cidade, e quando digo que é o único bairro capaz de destronar o Trastevere, não exagero.
Ali entre ladeiras pitorescas, prédios inteiramente cobertos de caramanchões, becos e ruelas cheio de história ainda podemos respirar um certo ar de veracidade.
Muito bonitinho também ver inúmeras portas e janelas cobertos e decorados com vasos de flores. Se não dá para ter um jardim, nada impede aos moradores do bairro de cobrirem suas habitações com flores e mais flores.
Leia mais:
- Roma, Itália: Tudo o que você precisa saber
- O que fazer em Montalcino, terra do vinho Brunello
- Como ir de Roma a Londres
O bairro possui um comércio muito bom para quem está a procura de compras originais. De fato, em Monti há inúmeras grifes, joalherias e até perfumarias artesanais, sem falar das pequenas galerias de arte. Ademais, aos sábados e domingos ali tem lugar um dos mercadinhos de moda mais posh da capital: o Mercato Monti.
Estilistas, joalheiros, criativos e mercadinhos da pulga com o melhor do made in Italy. A boa notícia é que, entre óculos vintage Dior dos anos 60 e gravatinhas borboleta de madeira, há compras para todos os bolsos.
Os apaixonados pela sétima arte podem fazer uma carteirinha de sócios de uma das melhores salas cinéphile da capital, o Cineclub Detour.
Em Monti também está localizada uma das mais tradicionais escolas de música de Roma, a Saint Louis School.
Mas um dos pontos fortes de Monti é a sua gastronomia. O bairro vem conseguindo resistir bem (até quando?) aos apelos do turismo de massa, mesmo que todos saibamos que já houve um processo de gentrificação.
Portanto, por ali ainda é possível comer bem, evitando cair em armadilhas gastronômicas tipo “menus insossos por 10 euros” e outras coisas do tipo. Em Monti há tanto as antigas e tradicionais tratorias, como barzinhos, restaurantes e enotecas mais descolados.
Se tudo isso não fosse suficiente para nos conquistar, Monti fica a pouquíssimos passos de atrações turísticas clássicas como o Coliseu, os Fóruns Imperiais, a Basílica de Santa Maria Maior, a Basílica de San Pietro in Vincoli que abriga o Moisés de Michelangelo.
Se você ainda precisa de uma boa desculpa para conhecer o bairro ou, quem sabe, hospedar-se por lá, saiba que Monti fica a apenas 1 parada de metrô da Estação Termini e a parada fica praticamente encravada dentro do bairro.
E, realmente, para terminar e ainda tentar lhe convencer a ir a Monti… olhem o Coliseu ali no fundo:
Onde fica Monti?
Estatisticamente Monti é um “tiquinho” de bairro, mas mesmo esparramado. A parte mais pitoresca, e o que todo mundo realmente conhece como Monti, fica “comprimida” entre a Via Nazionale, Via Cavour e a Via dei Fori Imperiali
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Visitar o primeiro centro comercial do mundo: os mercados de Trajano
- AS Roma: Time de futebol do coração dos romanos
- Passeio Guiado na Capela Sistina: Contrate uma guia brasileira em Roma
- Desvendando os arredores do Quirinale
Respostas de 2
Adorei a dica! Eu e meu marido ficaremos até sábado e hoje mesmo queremos conhecer. Obrigada! 🙂
Com certeza vocês curtirão