Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Êxtase da Beata Ludovica Albertoni, na igreja onde São Francisco morou

Na parte mais isolada de Trastevere, um pouco mais afastado do burburinho turístico, a Igreja de San Francesco a Ripa nos revela surpresas: o Êxtase da Beata Ludovica Albertoni, uma escultura de Bernini e a cela onde morou São Francisco de Assis.

Continuo a bater na mesma tecla: se puder, se tiver tempo e interesse,  não deixe de descobrir o inusitado. Roma tem muitos segredos a revelar, com um patrimônio cultural inestimável e… grátis!

Um desses segredos é a Igreja de San Francesco a Ripa. Calma, silenciosa… em um dado momento eu era a única pessoa dentro da igreja.

Ludovica Albertoni era uma jovem de família nobre e rica, que devotou a sua vida à religião.

Tinha visões místicas. Faleceu em 1533 e foi beatificada em 1671. Quando foi decidido que seu corpo seria exumado e transferido para a Igreja de São Francisco em Ripa, encomendou-se a estátua de mármore a Bernini, para decorar o seu túmulo.

++ 9 cidades da Itália para conhecer na primeira viagem ao país 

Bernini já tinha esculpido o Êxtase de Santa Teresa D’Avila, e já estava na casa dos setenta anos, quando terminou a escultura em 1674.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Não é permitido tirar fotos da estátua, portanto, essa é uma foto da Wikipedia. A que eu mesma fiz, com autorização do frade, ficou péssima por não poder usar flash!

Era aqui nesse igreja que São Francisco de Assis se hospedou quando veio a Roma encontrar o papa.

Saibam que essa igreja existe desde o ano 950, e surgiu como hospital para leprosos.

Essa era uma posição muito estratégica desde a época dos antigos romanos (fica atrás do Rio Tibre, onde existia o velho porto de Ripa Grande), e na idade média era um ponto de embarque e desembarque de peregrinos, além, claro da função comercial que todos os portos fluviais tinham: transporte e comércio de mercadorias.

piazza_san_francesco_a_ripa_trastevere

Estima-se que São Francisco conhecia e hospedava-se frequentemente e/ou morava por alguns períodos neste local já a partir de 1209, e em 1223 documenta-se a sua última visita a Roma com hospedagem aqui.

O santuário com a cela onde o santo dormia pode ser visitado com reserva online no site da própria igreja, com guia de turismo e visita guiada em Italiano, Inglês, Espanhol e Francês

Endereço: Piazza di San Francesco D’Assisi, 88

Como chegar: bonde 8 (sai da Piazza Venezia e corta todo o Trastevere), ônibus 44, 780, 75, H (sai de Termini).

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!