A Piazza di Spagna é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade de Roma.
Situada no coração do centro histórico, esta praça é conhecida por sua escadaria monumental, a Escadaria Espanhola, que leva até a igreja de Trinità dei Monti.
A escadaria, construída no século XVIII, é um exemplo impressionante de arquitetura barroca e um local popular para turistas e moradores locais que se reúnem para apreciar a vista e a atmosfera vibrante, lalém de tirar muitas fotos.
A praça sempre foi bonita e cinematográfica, mas nos últimos anos houve algumas transformações e agora ela também é mais um dos endereços das compras de luxo na capital italiana.
A fontana della Barcaccia
A fama da Piazza di Spagna deve-se também porque ali há uma das mais belas fontes de Roma: La Fontana della Barcaccia.
NÃO PERCA SEU PRECIOSO TEMPO EM FILAS ENORMES!
DICAS DE HOTÉIS EM ROMA
Hotel San Silvestro | Hotel Adriano | Hotel Relais Fontana di Trevi | Hotel Duca d'Alba
Muitos sabem que ela é de Bernini, mas ignoram que, na verdade ela é de dois Berninis: o pai (Pietro) e o filho (Gian Lorenzo) trabalharam juntos nessa escultura.
Afinal, foi com seu pai, que também era escultor, que o “mais famoso dos Berninis” afinou o seu talento.
Leia mais:
- O que fazer em Amalfi? Antiga República Marinara Italiana
- Google Tradutor: para viajar e comunicar sem perrengues
- AS Roma: Time de futebol do coração dos romanos
Barcaccia em italiano significa um barquinho qualquer, de pouco valor, ou até mesmo feio.
A lenda conta que a fonte tem esse nome porque em 1598, após uma inundação do Tibre que alagou a cidade de Roma, um barco ficou encalhado exatamente nesse local, depois que as águas baixaram.
Fato está, é que a baixa pressão da água no local não permitia a construção de uma fonte alta e majestosa, então, a forma de um barco foi a solução ideal. Ela foi inaugurada em 1627.
++ Compre agora o Roma em 5 Rotas: seus roteiros de viagem já todos planejados
A Escadaria Espanhola
Mas além da beleza da Barcaccia, a Piazza di Spagna também é famosa porque ali começam os degraus da Escadaria Espanhola (Scalinata di Spagna) que conduz até a Igreja di Trinità dei Monti.
Durante a primavera, a escadaria è protagonista de uma maravilhosa mostra de azaleias. Nos seus degraus são colocados enormes vasos dessa planta, o que faz com que o local atraia uma quantidade ainda maior de turistas.
A Coluna da Imaculada Conceição
Outro motivo para a sua enorme fama é porque ali se encontra também uma coluna com a imagem da Imaculada Conceição e, todos os anos, no dia 08/12 (feriado da Imaculada), o Papa vai até o local e durante uma cerimônia solene, presta homenagem à Virgem Maria.
Mas se todas essas belezas não bastarem, a Piazza di Spagna também é muito frequentada porque aqui termina a principal rua das lojas de luxo de Roma: a Via Condotti.
Durante a última década a praça alternava a presença de lojas de super luxo, com outras lojas mais anônimas ou até fast fashion locais. Desde que foi fechada ao trânsito de automóveis, virando uma área exclusiva para pedestres, muitas marcas de luxo, ou, de qualquer modo bem famosas, correram para o local.
O maior exemplo é a Maison Valentino que ocupa dois prédios enormes bem na parte da praça que fica de frente para a Embaixada da Espanha.
Muitas lojas se transferiram para a Piazza di Spagna, e assim são vizinhas das marcas como Dior, Missoni, Loewe, Pucci, Giuseppe Zanotti, entre outras.
Curiosidade: Por que o local se chama Piazza di Spagna?
A praça já teve vários nomes, inclusive Praça da França. Mas desde que ali tem sede a embaixada da Espanha para a Santa Sé, a praça foi batizada com esse nome.
A embaixada é uma das embaixadas estrangeiras mais antigas de Roma e se hospeda no palácio Monaleschi desde 1647.
Cultura e Gastronomia
Para quem está a procura de cultura e gastronomia, a praça hospeda a casa de chás mais chique de Roma: a vitoriana Babington’s Tea Rooms.
Temos a impressão de sermos teletransportados diretamente para um chá das cinco com a realeza britânica.
Na Praça de Espanha também residiram os poetas ingleses John Keats e Percy Byshee Shelley e o pintor italiano Giorgio de Chirico. Ambas residências hoje se transformaram em casas-museus abertas ao público.
Site do Museu Keats-Shelley Memorial House: http://www.keats-shelley-house.org/
Site da Casa-Museu De Chirico: https://www.fondazionedechirico.org/casa-museo/
Como chegar:
O modo mais rápido é pegar o metrô A e descer na parada Spagna. Você vai sair praticamente dentro da praça!
Mas a praça também está razoavelmente perto de outras localidades, como a Fontana di Trevi, por exemplo.
Mais dicas de Roma para a sua viagem:
- Praça Navona: a praça mais bonita de Roma
- Campo de’ Fiori: de Teatro a Tribunal. Hoje Feira Bem Colorida
- Bairro Coppedè: Conto de Fadas e Arquitetura Moderna
- Fontana di Trevi: a mais majestosa e famosa fonte de Roma
Uma resposta
Definitivamente uma das atrações que mais quero conhecer em Roma! Linda demais!